terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Humilhação anual: a carteirinha da escola

Minha primeira ação oficial como vestibulanda foi tentar sair bem na foto.

Há umas duas semanas, chegou aqui em casa uma revista enorme da minha escola, com, única e exclusivamente, scanners das carteirinhas de todo o pessoal que passou no PAAES. A revista era enorme e tinha umas 30 páginas, em outras palavras: passei a tarde inteira folheando e rindo da cara de todo mundo. A escola já tinha esse hábito terrível de expor as carteirinhas dos recém aprovados, mas só no site, numa página escondida. Agora colocar numa revista e enviar pra casa de todo mundo foi inédito. E eu achei genial e me diverti pacas porque, claro, não era comigo. Não era, mas pode ser, no começo do ano que vem.

Não sou fotogênica e a câmera não me ama. Aliás, não sei me portar muito bem diante das câmeras. Sou tipo o Chandler, basta apontarem uma máquina fotográfica pro meu rosto que, automaticamente, eu fico com cara de pamonha; é um fenômeno. Não quis fazer book de 15 anos porque fiquei imaginando meus pais pagando uma bala pra eu ter um álbum de fotos inteiro com cara de retardada guardado pra posteridade. Fiquei com o show do Radiohead e deu mais certo.

E com foto de carteirinha não há pra onde correr. Não adianta lavar o cabelo com Absolut Repair e passar horas (mentira) colocando as ondas no lugar, milimetricamente, porque você vai entrar na sala e a estagiária vai passar a mão no seu cabelo, sem a menor cerimônia, "pra dar uma ajeitadinha" (sério). Sentiram o "você está descabelada" nas entrelinhas, né? E do que adianta passar meia hora (mesmo) em frente ao espelho, se maquiando, pra sair de casa com cara de natural, ao melhor estilo Gisele, "sou bonita, acordei assim, não uso filtro solar", quando vão enfiar uma câmera na sua cara, ligar o flash automático, e bater a foto? Se eu ainda fosse aquelas meninas atiradinhas, que passam a mão no cabelo, fazem bico e posam de ladinho, como se estivessem tirando foto pro Zebillim, na Lounge, com um copo de vodka com energético na mão, até que ia, apesar do ridículo da situação elas sempre saem bem na foto. Mas eu sou eu e me limito a dar um sorriso tímido, fazendo com que minhas bochechas aumentem três vezes de tamanho.

Estou acostumada com esse tipo de situação. Só que aí a moça vai trocar minha foto no sistema, abre a do ano passado, e solta: "Nossa, você melhorou, hein? Ninguém merece essa foto sua do ano passado - risos" e me olha como se esperasse eu agradecer pelo elogio. Por que esse tipo de coisa só acontece comigo? Sei que minha foto do ano passado é anormalmente medonha, mesmo se tratando de fotos de carteirinha (que têm como princípio nunca ficarem boas), mas não precisava tripudiar.

Nos meus três anos na escola atual, a foto desse ano foi a que mais gostei. Não é o tipo de coisa que eu colocaria no perfil do Facebook, mas não me estragou tanto. Foto tirada, agora é só passar no vestibular.

oi

23 comentários:

  1. Ai Anna, vi quando falou isso no twitter e tive que rir, foi muita cara-de-pau da mulher. E realmente, essas fotos de documento são para arrasar com qualquer um. Mas ver uma foto sua, mesmo que você não goste dela, na revista dos aprovados, tenho certeza, vai te deixar realizada!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Eu AMO a minha foto da carteirinha do nacional! Vou até tirar foto pra te mostrar depois. Meu cabelo colaborou e nem fiquei tão batata-sorriso quanto todas as outras. E apesar de eu ter tirado a foto de uniforme, ficou fofis hahaha

    beijo, tá linda. E ano que vem não vamos rir da sua cara no caderninho de aprovados (que eu adoro gongar) porque sua foto ficou linda.

    Mas ela vai estar lá "Anna Vitoria Rocha - 1º lugar em comunicação social UFU"

    ResponderExcluir
  3. No meu antigo-ex-colégio eles pediam pra gente levar uma 3x4, no meu ex-colégio era o mesmo esquema de flash na cara. Eu ficava com uma raiva...
    Da última vez que tirei foto 3x4 (pro vestibular) eu fui com uma camiseta escrito "wanted" e nem me toquei! Por sorte o cara era bonzinho e cortou no Photoshop, por piedade.
    Mas cê vai ver como vai ser legal ver sua carinha na revistinha de aprovados! Aqui eles colocam no site do colégio, ainda não colocaram as fotos do último vestibular e eu tenho até medo de ver minha cara!

    Beijo

    ResponderExcluir
  4. Achei que nunca ia encontrar alguém que também desse um sorisso na hora de bater a foto! awheifhaiwowh ano passado colacaram no colégio essa bendita foto de todos os formandos, eu prefiro não comentar como eu sai na minha awheoifhoiwefo uma coisa me confortou agora, eu sai melhor que o chandler ahwehfoawiie
    beijos

    ResponderExcluir
  5. Nossa, essa sua foto está uma graça menina! Você alegar não ser fotogênica, mas saiu bem sim :)

    Se você vissem a minha foto do RG ficaria chocada uahuahahuahauauha E a minha do antigo passaporte, então? A coisa mais feia do mundo! Ainda bem que agora já pode sorrir na foto do passaporte :D

    ResponderExcluir
  6. Minhas fotos nunca ficaram bonitas na carteirinha do colégio. A que eu tirei agora na faculdade foi incrivel, logo no dia que eu ia fazer choveu, e eu não tinha guarda-chuva, e onde tirava a carteirinha não era coberto, e era o último dia. Resultado: eu sai toda molhada na foto, com o cabelo ridiculamente horrivel, e um sorriso super medonho, resumindo, to linda! Já a da minha identidade eu não sei o que a moça fez que a foto ficou bonita, a única também né rs
    Beijos e boa sorte nesse ano de vestibular :D

    ResponderExcluir
  7. MEUDEUS SEU CABELO TÁ LINDO. Agora me explica quando você deixou de ter cara de pirralha e virou gente? Lembra aquele post do teorema? Já basta uma amiga linda, não quero andar com vc, ok? ahhahahahahhahaa

    Mas sinceramente, sabe com que cara vc tá nessa foto? Cara de quem passou no vestibular, aposto que muita gente vai olhar sua foto na revista do seu colégio no ano que vem ;)

    Já desejei boa sorte no twitter, mas desejo de novo. Muita boa sorte nesse ano que é um saco, mas vale a pena depois que você vê seu esforço recompensado. Se distraia com a gente aqui no blog, com leituras (bem poucas, pq vc precisa se concentrar nas dos vestibulares!!!), mas também não arruma muita distração porque temos que fazer nossas escolhas.

    p.s.: O show de vanguart nesse final de semana é uma boa despedida da vida antes de fazer a imersão nos estudos, hein? Toda vez que o Hélio (ó só que íntima) twitta sobre o show, fico com vontade de pegar um avião e curtir "Para abrir os olhos" ao vivo e do seu lado!

    ResponderExcluir
  8. aimeudeus, graças que esse comentário foi.
    acredita que piscou a luz do bairro inteiro (creio eu) bem na hora de postar? hahahhaa
    dei sorte!
    beijo

    ResponderExcluir
  9. Tenho certeza que ninguém vai dar risada da sua foto quando você sair na revista. Minhas carteirinhas sempre foram um freak show, a última nem se fala, eu nem quis fazer cara de feliz, foi uma expressão "oi, estou odiando tirar foto!"

    Boa sorte nesse ano, pra você e pra mim também vestibulandas :D

    beeijos

    ResponderExcluir
  10. realmente esse momento é tenso, eu também sempre saio com cara de pamonha porque fico séria, não saio sorrindo!!!
    a minha foto da faculdade, do ônibus e do estágio todas horríveis com a pior cara possível!!!
    mas a sua foto ficou uma beleza, quando você começou escrevendo estava esperando uma impublicável!!!
    e vai ficar muito bonita na foto da faculdade tb ^^!
    beijossss!

    ResponderExcluir
  11. Cara, foto de carteirinha não favorece ninguém, sério mesmo. Não sei porque eles não entendem que câmera digital tem zoom, então eles não precisam enfiar ele no nosso nariz só pra parecer que ele tem dois metros!
    Hahahaha, sempre me revolto com isso! Não tenho mais carteirinha da escola (sonho com o dia que vou receber a da facul), mas sei bem como é isso.
    A sua até que ficou bem legal! Precisa ver minha foto da carteira de motorista! rs
    Bjos

    ResponderExcluir
  12. Lembranças ruins das minhas carteirinhas ruins. Dear Lord. E o pior é que eu ainda as tenho. Na minha gaveta estão todos os exemplares, desde a 4ª série. Acho que a única coisa pior do que dar com elas ocasionalmente quando abro a gaveta seria alguém num lixão encontrar e rir da minha cara e aí a risada viria ecoando até mim, porque eu saberia.
    Outro problema foi pra renovar a identidade quando fiz 18. Eu me esforcei pra sair bem e fiquei pensando que aquela foto é que seria mostrada no jornal ou em panfletos caso eu fosse sequestrada pelo pessoal da máfia de órgãos. No fim, não adiantou nada. Parece que eu vou pular da identidade pra assassinar alguém. E nem é exagero. O que me alivia é que daqui a pouco vamos ter de renovar a identidade pra digital e ai de alguém se não me deixarem tirar uma foto nova!
    Bj

    ResponderExcluir
  13. a minha foto da carterinha da faculdade era ótima, juro!, eu gostava mesmo - apesar de eu ser dessas como você que passa por tudo isso. mas eu perdi ela e tive que fazer outra e, não, o cara não tinha como fazer outra com a mesma foto. resultado: uma foto pééssimaaaa. ai que ódio!, rs

    ResponderExcluir
  14. Ai Anna, como você exagera! Você é muito bonita e eu falo sério!
    Cartões de passagem no ônibus também é um problema em questao de foto. Saio horrorosa em todas, com cara de doente, que horror!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Num reclama não que seu nariz nem é torto. Eu quase tenho que ficar de perfil pro meu nariz ficar no lugar certo...

    ResponderExcluir
  16. Ficou tão bonita nessa foto Anna. Creio que compartilho essa agonia. Saio "bem" em fotos casuais e tal, mas quando é pra documento, carteirinhas ou coisas assim, SEMPRE fico péssima. Dá até uma dorzinha.
    haha
    Beijo.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Oi Anna!

    Ah, vc eh linda! e ja vi algumas fotos suas, vc esta sempre bem, inclusive nessa ;D
    Eu odeio foto 3x4 e nas normais, nao sou mto fotogenica.. sempre tem que tirar 3 pra salvar 1. rs..
    Oh, ta tendo sorteio no meu blog, se quiser participar, fique a vontade ;]

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Na minha época (lá vem o papo de gente velha) eu tinha certeza de que inventaria algo mais simples no futuro. Tá ok então, né. Eu já era a CDF (hoje é NERD?) e ainda por cima tinha que tirar fotos 3x4, só pra pagar um pouco mais de mico porque nunca é o suficiente.

    Mas larga dessa bobeira! Você saiu bonita :)

    ResponderExcluir
  20. Essa foto está ótima, você ficou linda, de verdade :)
    As minhas que são um desastre, a começar pelas da infância porque quando pequena eu tinha medo de tirar foto 3x4 e saia com cara de choro em todas as fotos, SÉRIO. Hoje eu tenho uma foto em que sai mais ou menos bem, o que faz com que eu a recorte da carteirinha antiga para colocar na nova.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. "cara de pamonha"... hahahahaha! Eu tinha uma foto de escola que era tão feia que até a minha sogra da época se assustou. Disse pro meu namoradinho: "credo, que menina feia!!!!!!!". HAHAHAHAH!

    ResponderExcluir
  22. Também não sou NADA fotogênica, odeio tirar fotos.
    Mas te achei muito linda. *-*

    ResponderExcluir