terça-feira, 29 de novembro de 2011

Manifesto contra frescuras no café

Não sou uma pessoa fina e cheia de frescuras em se tratando de comida. Sou mineira do interior, e por mais que tenha sido criada em cativeiro e me transformado nesse ser urbanoide que sou, não nego que tenho cá meu pé na roça. Fui criada na base de frango caipira, farofa e doce de compota. Gosto de mesas e pratos fartos e esse papo de que em restaurante fino de chef celebridade a gente vai pra ~degustar~ e não encher a barriga me deprime um bocado. Qual a graça de comer sem se fartar? Odeio porções pequenas, odeio frescurites e acima de tudo, odeio beber café na xícara.

Minha mãe sempre foi viciada com café, vício que herdou da minha avó - cuja casa serve café fresco a qualquer hora do dia - e mesmo quando era a única que bebia em casa, não deixava de, todas as tardes, preparar uma garrafa só pra ela e tomar sozinha. Até o dia que eu resolvi experimentar aquilo que era tão cheiroso, e que ela tomava com tanto gosto e amor, e me apaixonei também. Desde então, somos duas cafeinômanas que tomam uma garrafa inteirinha de café aos fins de tarde e manhãs preguiçosas de fim de semana. 

Foi mamãe que me ensinou a fazer café e me disse que não existe esse papo de medida certa. É uma coisa de olho, tanto pra água, como para o pó e o açúcar. Assim faço desde que ela me ensinou, e são poucas as vezes que erro a mão e meu café não fica sensacional. Que me perdoem a falta de modéstia, mas não troco meu café por nenhum café do mundo. Por muitas vezes já desejei uma máquina estilo Nespresso ou Dolce Gusto, mas sei que elas só me valeriam para capuccino ou para as raras vezes que tomo um espresso, porque acredito num café roots, desses de coador. Espresso bom é espresso cowboy, e desses só consigo tomar quando estou muito necessitada de uma energizada diferente, o faço como se fosse uma dose: viro de uma vez e não se fala mais nisso.

Meu avô só bebe café no copo de vidro, aquele americano de boteco sujinho ou então o bom e velho copo de requeijão. Quando sai o café fresco ele chega, coloca três dedos no fundo do copo e sai. Em Tupaciguara eu também só tomo café no copo e acho que tem toda uma bossa especial que não sei explicar. Aqui em casa somos adeptas das canecas, temos uma coleção. Canecas coloridas, canecas de bichinhos, canecas desenhadas, canecas da Hello Kitty, temos de tudo um pouco. O segredo é encher de café até um pouco abaixo da metade, porção que serve bem, apesar de eu sempre tomar duas (ou três), e não esfria se o papo estiver bom. Tomo café em tudo quanto é lugar, menos na xícara.

Em um episódio de Gilmore Girls, Lorelai teve uma de suas tantas brigas com o Luke e as duas precisam arranjar um outro lugar para tomar café-da-manhã. Encontram uma casa de chás até charmosinha, mas Rory não deixa de esconder seu horror ao ver que lá se serve café na xícara. Que inapropriado! Que afronta! Me senti compreendida no fundo da alma: eu não estava sozinha. Xícaras de café são minúsculas e, pra início de conversa, a boca da gente mal cabe lá dentro. O outro - e maior, e mais óbvio - problema é o da quantidade. É sério que tem gente que se satifaz com aquela dose de passarinho? É sério que tem gente que chega numa cafeteria, paga uns três reais por aquele golinho, se levanta e vai embora? 

Quem bebe café na xícara está perdendo uma grande experiência de vida, que é a de tomar um bom café numa enorme caneca, dessas que chegam a tampar nosso rosto quando viradas. Isso é que é vida, isso é que é felicidade. Café na xícara é uma espécie de coito interrompido da cafeína, com o perdão da grotesca metáfora. É por isso que quando chego nos lugares que servem café, sempre opto pelo capuccino e raramente tomo café fora de casa. Na casa dos outros tenho que fazer a fina e tomar umas 5 xícaras não pega muito bem, e nas cafeterias eles inventam tanta moda com os cafés que sempre acabo frustrada. O capuccino pelo menos vem numa xícara grande e permite mais invencionices sem que a coisa dê errado com facilidade.

Para as xícaras abro só uma excessão: o cafézinho que se toma após o almoço. Nesse caso, a xícara torna-se a medida ideial. Depois do almoço ninguém quer café pra ser feliz, quer só "dar um tempo pra comida assentar", como se diz por aqui, relaxar antes de seguir com o dia ou uma desculpa para mais dez minutos de conversa. De resto, por mim, xícaras seriam abolidas dos chiques jogos de porcelana e substituídas por coloridas e fofas canecas gigantes.

12 comentários:

  1. Eu não gosto de café! Mas também não gosto de xícaras! Chocolate quente na CANECA! Humpff!

    ResponderExcluir
  2. Nossa, Anna!! Que bom q vc é viciada em café! Não há prazer gastronômico maior nessa vida!!!
    Eu só tomo café fora de casa (minha, mãe e namorado,rs) na cantina da faculdade, mas é pra tomar um golinho tb, pq o pó q eles usam é mt ruim!!!
    Sempre odiei espresso, só em situações de extrema necessidade em que café de coador não existe, pq que treco ruim!!! Sempre que vou à cafeterias tb peço cappuccino! Somos chiques? Não, só necessitamos de um café decente!!! Não que sejam ruins, mas não tem coisa melhor do que café de coador!!!
    Comecei minha coleção de canecas faz um tempinho e tb sou dessas de q tem que ter meia caneca cheia!!!
    Já fui mais viciada de tomar uma garrafa inteira sozinha, mas atualmente me contento com meus 300ml habitual!!!
    Ai... esse post me deu vontade de tomar café!!!! Vou dormir logo pra chegar o café da manhã mais rápido, hahaha!!!
    Beijossssssssss! #postdelícia

    ResponderExcluir
  3. Sabe que eu prefiro de café com leite ou cappucino? Não me bate.
    Mas lá de vez em quando me da vontade de tomar aquele café e eu sempre pego uma caneca, porque as xícaras aqui de casa, além de pequenas, tem um formato estranho que faz eu virar todo o café em cima de mim! HAHAHA, juro. sou descoordenada, beijos. haha

    ResponderExcluir
  4. Anna, que texto divertido. Eu gosto de café, mas ele não é meu ídolo :P Bebo umas três vezes por dia, mas na caneca (ou no copo de extrato de tomate), haha.

    Lembro-me uma vez quando um cliente do meu pai chegou lá em casa (homem refinado, diga-se de passagem) e minha mãe o serviu café na xícara. Ele disse na hora: "Bem, vou fazer um pedido, não leve a mal, por acaso você tem aí daquele copo americano ou copo de extrato de tomate? É que eu prefiro beber café nesse tipo de copo..."

    Todo mundo caiu na risada e, no final, deixamos as xícaras bonitinhas e pequeninas de lado p/ beber café super à vontade.

    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Eu concordo plenamente e acho que café na xícara tem um grande agravante: a gente queima o dedo quando segura a asa. Só sei que aquela asa minúscula, que eu preciso colocar meu dedo ali pra conseguir levantar esses dois dedinhos de café são totalmente desproporcionais ao tamanho dos dedos gerais da nação e fatalmente meu dedo encosta na xícara quente e isso já faz com que eu queira tomar logo o café pra largar logo a xícara e tudo isso se resulta em queimar a língua com o café quente. Não sei quem foi o indivíduo que resolveu inventar a xícara de café.

    Eu só gosto de tomar café de manhã mesmo, acho que não combina muito essa coisa de café logo após o almoço, e apesar da minha avó ser adepta ao cafezinho no meio da tarde, eu procuro não acostumar. Porque se eu for beber café, eu vou querer pão. E pra uma pessoa gordinha assim tipo eu, nunca é legal acostumar a comer pão toda tarde.

    Eu bebo café nas canecas também. Que eu tenho poucas por enquanto, mas antes de elas existirem eu também era muito adepta ao café em copos de geleia (não tem mais acento na geleia? meu mundo caiu.). E isso quer dizer que você já pode ir tomar café lá em casa, medido completamente a olho e com coador, porque eu vou te servir em uma linda caneca.

    Oi, quando você vai me convidar pra tomar o seu café?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  6. "Café na xícara é uma espécie de coito interrompido" HAHAHAHAHAHAHAHAHA cabou-se!

    Sabe que eu sou uma fresca que só toma café com chantilly. Beijos pra sociedade. Ainda não me acostumei com o café puro, apesar da idade pedir tal ato maduro. Nhé. Mas mesmo assim, também acho que cafés servidos em xícaras não condizem com a vontade da pessoa, coitada. Só se for depois do almoço mesmo ou aquele "cafézin" de fim de tarde, que manda as visitas embora, sutilmente.

    ResponderExcluir
  7. Lendo esse post fui me tocar que nunca tomei café numa xicrinha daquelas. Também acho sem graça e aqui em casa nunca teve. Costumo tomar em caneca também (não transbordando como meu namorado faz, só pela metade, mesmo que "duas metades") e uma mania minha de café: não gosto de pires. Pior que xicrinha é pires. Ok que pires não tem muito a ver com caneca, mas sou tão desacostumada que mesmo quando tomo em xícara (full size), é sem pires. Vai entender. Adorei o texto!

    ResponderExcluir
  8. Eu achando que só eu tomava café no copo ahahaha Talvez seja porque sou viciada, dai uma xícara para mim não basta.
    Sobre os livros, graças a Deus já vendi xD

    ResponderExcluir
  9. Eu sou um grande bebedor de café e também acho xícara coisa de moleque criado com vó. Acho, inclusive, café expresso outra frescura sem cabimento, embora eu beba de vez em quando no desespero. E sequer me dou o trabalho de experimentar todas as outras bebidas estranhas que, segundo informações, em algum momento utilizam café como um (e apenas um) de seus ingredientes. Essas coisas são uma ofensa praa quem gosta de café.
    Eu tenho quatro canecas que se revezam entre si quando estou em casa. Tenho o costume de colocar tudo que tenho pra beber dentro delas. Uso caneca pra guardar chaves também, e até para fazer sucrilhos. Acho que caneca dá um outro aspecto pras coisas. O chato é que elas quebram com facilidade, pois sabe como é, eu sou meio desleixado (principalmente quando a caneca não é tão nova assim, ou seja, não é mais o meu xodó).
    Enfim, muito bom! Texto muito foda. Gostei demais. :D

    ResponderExcluir
  10. Nossa, eu sou louca por café. Mas por causa de problemas de saúde, fui proibida de ingerir cafeína (buááá), e faz um bom tempo que não tomo.
    Mas concordo com você. Até onde eu tomei café, foi em canecas, assim você aproveita bem o café (e eu não botava pela metade, enchia mesmo).
    Minha mãe ainda ama o hábito. Eu ainda tomei descafeinado um tempo, mas aquilo é muito ruim, deixei de lado.

    ResponderExcluir
  11. coleção de caneca = te amo.
    viciada em (MUITO) café = vem pra são paulo e vamos morar juntas, vamos?

    (cadê as pessoas pra comentaram meu lesbianismo?)

    ResponderExcluir
  12. não sou viciada em café, mas gosto muuuuuito, aprendi a gostar com meu pai que bebe umas 5258415254 canecas cheias de café por dia! concordo que feliz é quem toma café em canecas, haha, daquelas que cobrem o rosto :)

    beijos.

    ResponderExcluir