quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Minha ruiva favorita

Ou: Ode à Jenny Lewis 


Eu tenho esse defeito de pegar implicância com as coisas sobre as quais as pessoas falam demais. Sabe aquela banda que tá todo mundo ouvindo, ou aquele vídeo que todos os seus amigos no Facebook compartilharam? Então, eu não. Não sei como é a voz da Lana Del Rey e não assisti ao vídeo Gota D'Água. A overdose de comentários, impressões e curtições é tamanha que a sensação que tenho é que já conheço aquilo, ainda que nunca tenha tido um contato efetivo. Vou além: não bastasse ter a sensação de familiaridade, encho o saco antes mesmo de ver/ouvir. Minha relação com Florence Welch, voz cantarolante de Florence + The Machine, é essa. Raras vezes vi mais gorda e ouvi umas três músicas, só pra não entender por que as pessoas falam dela como se fosse a última coca-cola do deserto. Não que ela seja ruim, é só que minha preguiça ideológica me impede de apreciá-la com propriedade. É um gesto deveras pedante da minha parte, confesso, mas não consigo evitar.

Tudo isso para dizer que entre as ruivas que tanto fizeram sucesso em 2011, minha favorita a maioria de vocês nem ouviu falar. E isso me deixa tão triste, o fato de saber que vocês ficam aí babando um ovo desnecessário para a senhorita Welch-Bjork-wannabe enquanto existem coisas mais preciosas por aí, que hoje venho apresentar-lhes Jenny Lewis.


Ela não lança nada de novo desde 2008 e a NME provavelmente não escreve sobre ela há anos, mas há muito tempo não me encantava tanto por um trabalho. Seu estilo é puxado para o country mais moderninho, e suas letras são marcadas por uma melancolia brejeira de rasgar o coração.  No primeiro momento a gente é capaz de dizer que ela tem uma voz que é bonita e só, mas depois percebe um timbre diferente e interessante que a vontade que dá é de querer morrer ouvindo aquilo - do melhor jeito possível.




Depois de muito ouvir seus dois álbuns solo que fui descobrir que ela é vocalista do Rilo Kiley, banda que nunca tive muita vontade de ouvir pra valer porque a única música que conheço me enche muito o saco. Além disso ela já participou de um cd do The Postal Service, projeto paralelo do Ben Gibbard, vocalista do Death Cab For Cutie, e em 2010 lançou um cd com seu namorado, que ainda não tive a chance de ouvir. Nessa salada indie, o que mais me agrada é a amizade e afinidade musical com o ex-casal Ben Gibbard e Zooey Deschanel: as várias parcerias vocais são encantadoras, e o duo das duas musas em Trying My Best To Love You é uma coisa tão bonita que deveria ser proibida.








O primeiro cd solo que ela lançou, na verdade não foi tão solo assim. Chama-se Rabbit Fur Coat e conta com a parceria das gêmeas Watson fazendo coro. A pegada é bem brejeira e muitas vezes encontra uma temática meio gospel, o que muito me faz lembrar a fase cristã do Bob Dylan. As letras são incríveis. Born Secular - toda dolorida e cheia de angústia - e You Are What You Love - otimista, bright and shiny -, minhas favoritas, são igualmente bem feitas e tão opostas que me admira terem sido escritas pela mesma pessoa. Já o segundo, Acid Tongue, tem um quê de soul bem agradável, e minha favorita é Godspeed, em que Jenny alcança uns agudos sensacionais.












Além de tudo isso, Jenny Lewis é uma garota legal. Por legal eu digo que é daquele tipo que te dá vontade de ser ela um pouquinho. Ela tem uma carreira de atriz meio obscura que pouca gente tem conhecimento, mas fez parte de Life With Lucy, como neta de Lucy. L-U-C-I-L-L-E-B-A-L-L. Como não amar? Ela se veste de forma meio retrô meio rock'n'roll, adora paetês, hot pants e óculos redondos, tem um cabelo ruivo lindo, 35 anos e sambando na cara de pessoas bem mais novas, tipo eu.

Já deu pra entender porque ela foi a voz do meu ano, ainda que não tenha sido alguém na longa noite que foi 2011?

15 comentários:

  1. Ela tem mesmo uma voz espetácular! Adorei.
    E adorei seu blog, ele foi indicado pela Ná do A Day In The Life (http://nataliamazzilli.blogspot.com/)

    ResponderExcluir
  2. "É um gesto deveras pedante da minha parte, confesso, mas não consigo evitar". Sou assim também e tenho uma birra particular com música country ou wannabe country. Já tinha visto esse cd da ruiva, indicado por blogs indies, e, logicamente, fiquei com cara de nojinho... Gostava muito da zooey. Hoje acho que ela é sem sal e repetitiva quanto atriz, mas ainda mantenho a apreciação em termos de música. Vou tentar ouvir mais a Jenny.
    Por fim, a Del Rey é uma farsa. Pura farsa.

    ResponderExcluir
  3. Jenny Lewis é ótima! Já conhecia há um tempo. Muito bom mesmo!

    Adorei seu blog! Já estou seguindo e tudo mais haha. Beijo!

    http://deemadrugada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Menina, nunca ouvi falar, mas morri de vontade de ouvir - estou aqui no ócio do trabalho, e nenhum video abre.

    Vou ver se confiro quando chegar em casa.

    beijoca

    ResponderExcluir
  5. É interessante como pra apresentar uma cantora apenas você fala desde sobre seu próprio jeito de ser até uma breve apresentação do cenário musical relacionado. Se isso não é ser expert em fazer uma resenha, não sei o que é. Pensar que você vai encontrar na faculdade colegas de jornalismo que não conseguem elaborar um parágrafo direito...
    Anyway, vou ver todos os vídeos, e com certeza baixarei algumas das músicas depois. E é CLARO que eu já tinha ouvido Jenny Lewis antes, afinal ela cantava a primeira (e ótima) música de Songs for My Next Love!
    Bj

    ResponderExcluir
  6. Eu queria ser ruiva :(

    Assim como você, também alimento um "desgosto gratuito" por essas coisas que vivem na boca do povo. Não sei, acho que as pessoas comentam TANTO que o assunto acaba se desgastando antes mesmo de começar. Mais ou menos por aí. Ainda mais nessa rodinha "Indie", que mais parece um surto do que nova fronteira cultural... podem me chamar de chata, mas não consigo gostar, sequer ter paciência, com esse assunto :P

    Vou tentar ouvir a ruivona!

    ResponderExcluir
  7. Cabelos ruivos naturais me fazem chorar de admiração e inveja. Acho o timbre da Florence muito ~exótico~ e tive uma fase de achar suas músicas bonitinhas, porém a melodia é tão desconexa que meu interesse durou muito pouco tempo. Minha ruiva preferida é Lily Cole, desde sua atuação em O Mundo Imaginário de Dr. Parnassus. Não sei se ela canta ou não, mas vai participar de um filme produzido pelo Marilyn Manson e o lado ~pseudo gótico~ da minha vida acha isso muito legal.

    ResponderExcluir
  8. Nossa ela é simplesmente linda, não parece mesmo que tem 35 anos...Nunca tinha ouvido falar, quem sabe agora passo a ouvir.
    Faz muito tempo que acompanho seu blog, mas nunca comentei =P... Também não consigo seguir a modinha, isso tudo simplesmente me irrita e eu nunca sei direito o que ta nas paradas(não que isso faça diferença), ultimamente está mais ridiculo ainda com o ser "indie" ser popular, isso sim é pedante.

    ResponderExcluir
  9. Eu também tenho uma preguiça de ouvir e ver essas coisas que todo mundo fala toda hora, eu também não vi esse video da gota d'agua e o outro que você falou, mas eu me apaixonei pela voz da Florence, mas eu não sou fã, as letras das músicas são muito macabras e obscuras, não curto rs. O que mais gosto nela tbm é o ruivo do cabelo, meu sonho é ser ruiva, só que isso é impossivel pra mim porque sou morena rs. Eu não tinha ouvido falar dessa menina, e nem posso ouvir agora, mas pelos comentários do pessoal e pela sua descrição parece ser ótima, e adorei o estilo dela. Beeeijos e feliz ano novo atrasado haahahaha.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Rilo Kiley é muito bom menina. Por que você não gosta? Essa música que você conhece é do último álbum da banda, que é chatinho. Os discos anteriores são fenomenais! Uma das melhores bandas que já existiram, na minha opinião.

    ResponderExcluir
  11. GENTE, A VOZ DELA É UMA DELÍCIA! Mesmo! Também tenho preguiça dessas coisas, juro. Só comecei a escutar Adele por que MINHA IRMÃ baixou o CD, por que se fosse depender de mim...HA!
    Curti, já vou anotar na minha lista de 'a baixar', rs.


    Um beijo, sua linda!

    ResponderExcluir
  12. oie anna, tudo bom?
    não conhecia a jenny lewis, mas gostei bastante dela... concordo com você quanto a gostar de algo ou se interessar por algo que todo mundo não para de falar... prefiro conhecer antes ou gostar de coisas mais alternativas! e também odeio quando as coisas que eu gosto viram modinha! fico até feliz que tal coisa tenha recebido o sucesso que merece, mas parece que dá uma desanimada gostar daquilo que todo mundo gosta, né? conheci uma música da florence + the machine ano passado, mas foi isso. adorei a voz dela, mas nem procurei mais coisas dela... a voz de 2011 para mim foi adele... comecei a ouvir ela no início do ano (apesar de já conhecê-la desde 2009) e alguns meses depois ela estourou. fico feliz por ela, mas que graça tem dizer agora que eu gosto de adele? todo mundo conhece! hahaha! baixei algumas músicas da jenny aqui no meu pc, vamos ver se eu vou encantar com ela como você! e sim, aquela música dela com a zooey é linda demais! vontade de apertar quem tiver por perto! >.<
    beijo, beijo!

    ResponderExcluir
  13. Não conhecia, Anninha! Mas adorei, e que voz incrível!
    Ainda assim, acho que prefiro a Florence (não me odeie!)...
    Beijos =)

    ResponderExcluir
  14. Suas dicas musicais são sempre incríveis, Anninha!

    Mas fico com a Rafa: das ruivas franjudas, ainda fico com a Florence <3

    ResponderExcluir
  15. Quanto tempo não via alguém falar da Jenny, poxa vida, uma voz tão incrível quanto a dela merece mais é ser divulgada por todo lugar. Não tem como não se apaixonar completamente depois de escutar Rabbit Fur Coat. E de fato, ela é três mil vezes melhor que a Florence, é uma pena que nem todo mundo pense assim.

    ResponderExcluir