quinta-feira, 2 de fevereiro de 2012

Conselhos para os novos vestibulandos (que eu gostaria de ter ouvido) - parte 3

(parte 1) (parte 2)

7 - Você não vai ter tempo de estudar tudo

Lide com isso e siga em frente. Não dá tempo mesmo. Sempre vai ter aquele tópico que você não conseguiu ler, aquela matéria que você não teve tempo de fazer exercícios, aquilo que você deixou pra última hora e acabou esquecido. Não dá pra estudar e revisar tudo. Sabendo disso, organize o que precisa estudar para não deixar coisas importantes para trás. Conhecendo a prova que vai fazer, você fica sabendo o que é crucial estudar e o que dá pra deixar de lado. Por exemplo, se você vai fazer apenas o Enem, não precisa perder seu tempo estudando as partes mais complexas de polinômios e logarítimos, porque isso não cai. Ao invés disso, faça exercícios de análise combinatória até perder de vista, porque isso despenca. 

Tenha maturidade de ver que você não vai conseguir aprender certas coisas. Esse é o tipo de conselho que ninguém vai te dar, mas acredite, você não vai aprender algumas coisas, por mais que estude. Eu nunca aprendi Geometria. Nem no fundamental, nem no colegial, e nem estudando pro vestibular. Eu tenho bloqueio mental para Geometria e quando tentava estudar perdia uma tarde toda para conseguir fazer uns dois exercícios, ainda assim muito sem segurança. Chegava na prova e eu não sabia nem começar. Vi que perdia um tempo danado com aquilo e larguei de mão, passei a investir meu tempo em outras coisas. Funcionou? Bem, fui abençoada ao ponto de só me deparar com Geometria pesada em duas provas e sim, isso me prejudicou de certa forma, mas tenho certeza que ganhei mais pontos usando o tempo que teria perdido com apótemas para ler de novo sobre domínios morfoclimáticos, que caíram em todas as provas que fiz, do que perdi chutando aquela questão de tronco de pirâmide.

8 - Não despreze questões

Uma prova de primeira fase costuma ter mais ou menos 90 questões. Você vai lá, faz as que sabe e deixa as que tem dúvida pra depois. Você tenta, peleja, pensa, se esforça e quando vê, aos 42 do segundo tempo, você desiste de pensar naquelas duas últimas que restaram e chuta ou deixa em branco. Não faça isso! Tente, por mais cansado que esteja. O pior que pode acontecer é você errar, o que já ia acontecer de todo jeito. Uma questão a mais faz toda a diferença, e eu digo isso porque não fui para a segunda fase da Fuvest por conta de três questões que eu tenho certeza que se tivesse me esforçado um pouquinho mais poderia ter acertado.

9 - Não deixa nada em branco

Numa prova aberta, procure não deixar questão alguma em branco, ainda que você não saiba a resposta. Se for uma questão de física, matemática ou química, se você não souber nada, escreva umas fórmulas, tente começar o exercício, coloque tudo o que você sabe, copie o enunciado... Qualquer coisinha te dá pontos. Poucos, mas é melhor que nada. Se for uma questão de Humanas, encha linguiça. Invente. Escreva tudo que você acha que pode estar relacionado, não tema o papelão ou a cara de pau. A menos que você deixe marcas de identificação ou ofenda os Direitos Humanos, você não pode ganhar pontos negativos e, novamente, para quem não sabe nada, o que vier é lucro.

10 - Relaxe

Não perca a cabeça e viva de estudar. Vestibulando também é gente e você merece uma folga de vez em quando. Não deixe de sair com seus amigos, ver filmes, ler um livro que gosta, jogar conversa fora nos intervalos. Tudo isso é muito importante para que você esteja emocionalmente bem, e para que tenha resistência física para a prova. É claro que não vai dar pra você ir para a balada todo fim de semana, mas uma vez ou outra não vai te matar. Aceite que tem dias que o estudo simplesmente não rende, e ao invés de ficar se torturando diante de uma atividade que não vai pra lugar algum, desista. Vá dormir, passear e resolva esse problema no outro dia.

Na véspera do vestibular, esqueça os livros. Como disse acima, sempre vai ter algo pra você revisar, mas fuja dessa tentação. Você fez o que podia e agora não adianta correr atrás do leite derramado. Procure relaxar, fazer o que mais gosta e pensar o mínimo possível na prova. Estar com a cabeça fresca no dia te coloca a frente dos seus concorrentes.

Evite conversinhas pré e pós vestibular. Sempre na porta dos locais de prova fica um pessoalzinho que quer discutir aquele assunto com você, pra esclarecer melhor, meia hora antes da prova. Fuja porque isso é fria. Vai bagunçar o que você tem na cabeça e te deixar inseguro. Uma vez cheguei antes de uma prova da escola e fui explicar como se fazia um exercício de genética da população para duas amigas. Fiz o esquema pra elas e na hora da prova tive um branco colossal. Não dê essa chance ao azar. Da mesma forma, evite conversinhas de fim de vestibular e evite ao máximo ficar corrigindo sua prova com a dos outros, principalmente se ainda tiver prova no dia seguinte. Esse tipo de coisa põe dúvidas na sua cabeça e pode te fazer surtar por achar que errou uma questão que você pode ter acertado. Mesmo que sejam seus amigos, explique que não gosta de falar sobre a prova imediatamente antes ou imediatamente depois e peça que eles respeitem isso e conversem a respeito longe de você.

Espero que tenha ajudado em alguma coisa e que não tenha enchido muito o saco de vocês. Agora acabou pra valer!

6 comentários:

  1. *like no bloglovin pra ler depois* ah brigada meeeeeeeesmo ! era tudo que eu precisava ❤

    ResponderExcluir
  2. Anna, eu nunca aprendi geometria! Toca aqui! Consequentemente, trigonometria também.. nunca.
    E essa de esquecer os livros é muito importante, gente. Sério. No dia que eu fui fazer vestibular da PUC, tinha uma menina sentada do meu lado, antes do começo da prova, DESESPERADA, com um livro de biologia gigante em cima da mesa, grifando e virando as páginas loucamente. Me deu desespero só de olhar, credo!

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nunca ouvi nem metade disso também :( Apesar de ter passado no vestibular, todas essas dicas teriam feito do meu ano menos desesperador, por assim dizer! Muito bom Anna, adorei! :D

    ResponderExcluir
  4. Com certeza ajudou demais. Vestibulando é muito cheio de dúvidas, ao menos eu fui uma ;~ óbvio que passar de primeira sempre é perfeito, excelente, mas vejo alguns pontos bons de ter passado de segunda. Tipo, a experiência e a segurança. :) (Mas não indico cursinho a ninguém, que fique claro rs)

    ResponderExcluir
  5. NUNCA APRENDI GEOMETRIA! +1

    E tô achando muito fofo você dando conselhos assim. Nunca prestei vestibular, só o Enem :x mas acho que coisas assim ajudam muita gente.

    ResponderExcluir
  6. Isso de nunca deixar nada em branco é muito válido. Uma vez tinha essa questão de probabilidade em um vestibular, e era do tipo que a resposta era um número de 0 a 999. Como eu não perdia nada se errasse, somei/multipliquei/fiz algumas contas meio que aleatórias com os números do enunciado. Parece difícil de acreditar, mas eu acabei chegando no resultado certo! (nem por isso eu passei, mas enfim...)
    E quanto a conversar sobre a prova, em um dos vestibulares eu cheguei bem cedo (como sempre) e só tinha no local alguns prof. de cursinho que ficam distribuindo panfletos com dicas e tal. Eis que a gente começa a conversar, eles perguntam sobre a prova do dia anterior e, como eles eram prof. de matemática, se oferecem de tirar alguma dúvida ou conversar sobre algum assunto. É ÓBVIO que eu tinha dezenas de dúvidas de exatas e tem coisas que eu não entendo até hoje, mas, na hora, eu só perguntei o que eles achavam que ia cair e mais nada. Engraçado, no dia da prova (e no dia anterior), às vezes você não quer aprender mais nada, não quer que entre nem uma formulazinha mais na sua cabeça, e eu acho que é melhor assim... diferente de prova de colegial, que de vez em quando os alunos aprendem a matéria 10 min. antes da prova! (ah, e nesse vestibular, sim, eu passei)
    :*

    ResponderExcluir