sexta-feira, 22 de março de 2013

Você é chata, Min Green, e foi por isso que a gente acabou

I definitely don't
Eu gosto de gostar das coisas, sabe? Já disse isso quando confessei a vocês que queria demais ter amado Os Miseráveis e não amei, e hoje venho dizer o mesmo sobre um livro. Gostar é muito melhor que gongar, se apaixonar é muito mais satisfatório do que debochar, e eu queria tanto não ter tido vontade de tacar um livro bonito como esse na parede! Mas eu quis, e acho que só não joguei porque não era meu. Falo de "Por isso a gente acabou", do Daniel Handler, livro que a internet amou quase em uníssono e eu estou vindo aqui provocar mágoas e instigar as talifãs a me chamar de recalcada porque não consegui gostar. A Marie e a Nina falaram a respeito dele de um jeito muito apaixonante e foi por isso que quis lê-lo. Portanto, acho justo compartilhar as impressões delas com vocês. 

E eu fiz um vídeo falando um pouco sobre o que achei e queria saber também a opinião de vocês. E o vído é spoiler-free, então sem desculpas.

16 comentários:

  1. Enfim, entro nas livrarias e quero levar todos os livros com capa colorida, e ao mesmo tempo me sinto vazia dentro da livraria, eu queria achar um livro fantástico. Uma das minhas escritoras favoritas não fez mais livros que venham para o Brasil. Depois de ler "Enquanto o amor não vem", senti que deveríamos ter mais autores tão profundos qto Iyalan.

    Me convenceu em não querer o livro ehehe. Gosto de livros bobinhos, mas super bem escritos e com adolescentes que pensam racionalmente ahahahah!

    Beijocas Anninha

    ResponderExcluir
  2. Anna, já até conversamos sobre esse livro e compartilho de algumas das tuas opiniões, tipo, como a Min é uma das pessoas mais malas do universo. Eu não sinto que ela é das artes, diretora de cinema ou uma pessoa sensível, a única impressão que ela me passou é que ela é aquelas pessoas pedantes que só gostam de filmes considerados "cultos".
    Fora que também achei o fato de todos os filmes serem inventados pelo autor meio sem graça, acho que o mais legal de ter esse tanto de referência cinematográfica num livro é que cria uma conexão entre leitor com o personagem por meio de um interesse comum, tipo aquela coisa de fulana gosta dos mesmo filmes que eu então ela não deve ser de todo mal.
    Fora isso achei o resto do livro ok, apesar de nunca ter torcido pelos protagonistas. Tipo, meio óbvio que o Ed estava traindo Min, ninguém aguenta uma menina chata daquele jeito sem estar pegando mais alguém.

    ResponderExcluir
  3. O que existe de bom nesse livro são as ilustrações e a dedicatória. Ponto. Porque eu fui ficando demais de magoada enquanto lia, porque eu queria muito amar, e isso não acontecia, e eu fui me sentindo uma criatura absurda, porque como assim só eu não ia amar.
    E, apesar de você saber disso e ter me ignorado SOLENEMENTE no ról de pessoas citadas nesse post, amei termos odiado um livro juntas, HAHA.
    E leia Desventuras em série. Lemony Snicket é HILÁRIO!
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  4. Livrinhos bobos que nos servem bem: Anna & o Beijo Francês, Lola & o garoto da casa ao lado <3 E eu tenho certeza que o Isla vai vir na mesma toada. Amiga, se seu objetivo era me fazer perder o único resquício de vontade de ler esse livro do Daniel Handler, missão cumprida.

    Que pecado ele ser tão bonito e a história não combinar. Você viu o hard cover no canal que eu te recomendei? O da Ariel Bissett? Confesso que quis muito um livro maravilhoso daquele na minha estante quando ela mostrou.

    Morri de rir quando você disse: "Eu já tinha terminado com ela, olha, há muito tempo" HAHAHA!

    Beijo, amiga <3

    P.S: Vou acabar lendo o e-book pra ver se vou detestar tanto quanto vocês.

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que se a Bella tivesse terminado com o Edward, faria a mesma coisa que a Min. Just saying. É um Crepúsculo com ilustrações. Comecei a ler já sabendo que não iria amar, mas não achei que odiaria tanto assim! É uma história sem começo, meio e fim - só uma despeitada inventando N motivos pra um relacionamento ter acabado.

    Simplesmente insuportável!

    ResponderExcluir
  6. Mesmo você fazendo uma crítica negativa sobre o livro em questão, fiquei curiosa! Enquanto você folheava as ilustrações, fiquei com vontade de ler e tirar minha própria impressão. Acho que a novidade na forma de contar a história, como você disse, através dos objetos, tenha sido uma premissa interessante, só é uma pena que o enredo tenha desandado mesmo com uma ideia tão boa.

    Leia "Desventuras em Série" pra refazer sua impressão do Daniel Handler! Mesmo que o formato das histórias se repitam em todos os volumes da série, não deixa de ser muito bom. Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Eu não sei se você sabe que seus vídeos são engraçados mesmo se você nem tenta ser. haha
    Bem, eu fiquei realmente surpreso no começo porque não fazia ideia que era Lemony Snicket o autor desse livro! Conforme a resenha se desenrolava, fiquei mais surpreso ainda e admirado com a coragem que ele teve de pular de uma série de aventura infanto-juvenil para um romance com narrador feminino (e aqui eu ignoro tudo o que ele publicou além disso). Eu acho muito bacana quando o/a autor(a) se arrisca assim - tanto que tento transitar eu mesmo entre vários tipos de escrita. Mas talvez ele não tenha tanta aptidão escrevendo romances como esse.
    'Desventuras em Série' também não fez parte da minha infância ou adolescência (só o filme, que é bem morno), ainda mais por ser uma série grande de 13 livros, mas até hoje eu tenho curiosidade de lê-la e vez ou outra participo de promoções que sorteiam os livros todos. Dizem que há muitas mensagens escondidas ao longo dos livros, e isso é realmente algo que me atrai.
    Mas voltando ao "Foi Por Isso Que a Gente Acabou": tenho que ler pra dar uma opinião mais concreta, mas é grande a possibilidade de eu me decepcionar com o livro também e o achar superestimado. A ideia é interessante mesmo - na minha cabeça incoerente, praticamente uma extensão de Trocando em Miúdos -, mas isso é muito pouco pra fazer de um livro um bom livro.
    Quanto a citar filmes falsos, eu particularmente achei interessante sim e muito válida a justificativa do Snicket... do Handler. Agora, se isso funciona é outra história. Porque eu acho que é válido, mas quando complementa a história. Uma associação que fiz imediatamente é com An Imperial Affliction - ora, as citações também eram falsas, mas estavam completamente conectadas à história original e eram pertinentes à ela. Eu sei que frusta um pouco quem gosta de ver seus filmes favoritos citado no livro, mas eu não vejo nada de mal em inventar, dentro da história fictícia, filmes fictícios, lugares fictícios, etc. Por mais que pareça o contrário, acho que ajuda a sustentar o mundo e o enredo que o escritor criou.
    Enfim, continuo adorando seus textos, mas, como você tem o talento de fazer resenhas em vídeo, então espero mais dessas também! ;)
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. (acho que eu usei a palavra 'livro' mais vezes em um comentário só do que seria aceitável)

    ResponderExcluir
  9. Vou admitir que tenho uma implicância com esse livro desde que li as primeiras resenhas daquele estilo que inclui citações. Porque achei estranhas. Não por causa do que elas diziam - nem lembro - mas por causa da maneira como diziam o que diziam. Acho que é essa tentativa do fluxo de consciência que, no caso, achei estranha. (Só que não dá pra julgar um livro por meia dúzia de quotes, eu sei)

    Até hoje não me animei a ler o livro, mas tenho tanta - TANTA - certeza de que também vou achar a Min uma chata, e o livro mais ainda que... Acho que vou deixar assim mesmo, a não ser que o livro caia no meu colo.

    Desventuras em Série é uma série bem interessante. Na minha opinião durou um pouco além do que precisava, mas a história é bacana e acho o máximo a maneira como Lemony Snicket participa (quando comecei a ler eu devia ter uns 12 ou 13 anos e não sabia que era só um pseudônimo, daí lia as dedicatórias dos livros e ficava... "nossa, coitado desse homem" hahaha)

    ResponderExcluir
  10. Aaah, eu tinha tanta esperança com esse livro. :(
    Acho que vou tentar ler mesmo assim, vai que eu goste, né? hahahah
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  11. Gente, obrigado pelo alerta!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  12. Quando eu marquei pra ler esse livro lá no skoob o fiz porque recentemente havia terminado um relacionamento e a gente tem mania de querer ler coisas sobre que "justifiquem" isso ou aquilo, e esse pareceu um bom livro pra isso. Mas né? Parece ser bobinho mesmo. Só não esperava que fosse tanto! Você realmente antipatizou com a personagem, hein... acontece vezenquando.

    Kissu ;*

    ResponderExcluir
  13. Realmente, tinha uma época que esse livro era o hype da vez. Fiquei com super vontade de ler. Porém, eu li bastante resenhas ruins sobre ele, viu? Vi várias falando mais ou menos os mesmos pontos que você falou. Teve muita gente que achou a Min chata. Apesar de todos os pontos negativos, eu ainda tenho vontade de ler o livro. Quero ter uma opinião minha sobre ele.

    ResponderExcluir
  14. Eu não compreendo. Você é só elogios a ACédE, que usa o mesmo recurso (The Hectic Glow, Uma Aflição Imperial, etc), mas não gostou de PIaGA por esse motivo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho ACEDE um caso diferente porque a temática de AIA está diretamente relacionada com a história da Hazel. Ela conta o suficiente sobre ele pro leitor ter uma noção de por que ela gosta do livro, por que ele é importante. E o Hectic Glow é só uma referência que eles fazem de vez em quando. Já em Por Isso A Gente Acabou, a Min cita DIVERSOS filmes, exaustivamente, e as cenas que ela descreve pouco tem a ver com a história. Se fosse só o Greta em Fuga, que de certa forma está inserido no contexto da história... Mas não. Ela fala de filmes que não existem o tempo inteiro, de forma quase pedante, e nem tem como a gente fazer uma relação entre eles e a história. Foi por isso que eu não gostei. =)

      Excluir
  15. Oi
    Achei sua resenha ao acaso hoje, acabei de subir a minha no meu blog e estava procurando outras pessoas com a opinião parecida com a minha. Assim como você, achei esse livro um rosário de mimimis e não pretendo reler. Com relação as citações, gostei do seu ponto de vista. Realmente as inferências cinematograficas não fazem sentido se os filmes não existem, apesar de eu até achar legal essa parte. Mas olhando pelo seu lado, seria muito mais proveitoso que as citações fossem de filmes reais e incentivassem a molecada a assistir a clássicos do cinema.

    Adorei encontrar seu blog, voltarei mais vezes. ;)

    http://elasleram.blogspot.com.br/2014/03/dldotigre-por-isso-gente-acabou.html

    ResponderExcluir