sábado, 14 de junho de 2014

Porque não dá pra viver só de novela: as séries do momento

A Tadsh inventou esse meme utilidade pública no qual devemos contar um pouquinho sobre as séries que estamos acompanhando no momento. Digo utilidade pública porque estou passando por uma fase que eu jamais imaginei que viveria: estou sem séries para assistir. Quer dizer, estou vendo algumas coisas, mas bem menos do que estou acostumada - não tenho muito foco na vida, então assisto 35 séries ao mesmo tempo e levo três anos para terminar séries que as pessoas levam no máximo três semanas. Mas no último ano eu fiquei órfã de Dexter, Breaking Bad e How I Met Your Mother, de modo que minha agenda televisiva reduziu bastante. Então, adorei ser convidada para contar um pouco sobre as sobreviventes, mas vou adorar mais ainda ler as respostas que pipocarem por aí. Sugestões nos comentários são sempre bem-vindas! 

Repasso para: Tary, Mimi e Larie.

Parks & Recreation


Parks & Rec é a série atual que eu mais gosto, e é minha comédia favorita - obviamente atrás de Friends, mas Friends é hors concours. Lembro que via as propagandas na Sony e ficava pensando que não fazia o menor sentido que uma série sobre funcionários públicos de um departamento que ninguém se importa, em uma cidade bizarra que ninguém conhece, fosse interessante. Ainda bem que me enganei, e sou eternamente grata à Tary, que tanto insistiu até que me convenceu a dar uma volta por Pawnee e me apaixonar por tudo que existe lá. Os personagens de Parks são entusiasmados e apaixonados, e isso faz com que todos sejam absurdamente apaixonantes. E engraçados. E inspiradores. É um elenco que funciona muito bem, e o que eu acho mais lindo é que os relacionamentos mais incríveis da série são os de amizade - e olha que ela vem com o brinde de um dos ships mais fantásticos da história. Sinto que cresci e abandonei Seth Cohen pra me apaixonar perdidamente por Ben Wyatt e sonhar em ser alguém como Leslie Knope. Aliás, Amy Poehler, rainha do universo, lidera um rol de personagens femininas bem sensacional, e ainda temos Rob Lowe no elenco, pra encantar entusiastas dos anos 80.

Orange Is The New Black


Se Parks é a comédia do momento, Orange Is The New Black fica com o posto de melhor drama atualmente no ar. Ok que a série tem um senso de humor incrível, mas a segunda temporada chegou semana passada pra mostrar que vai ter muito tiro, porrada e bomba por aí. O que mais gosto nela é que ela parte de uma proposta que deixa abertura pra um desenvolvimento clichê e estereotipado e, episódio por episódio, desconstrói tudo isso. Porque veja bem, com uma protagonista branca, bem educada e de classe média que vai parar na prisão por conta de seus dias de porra louquice pós-faculdade, a ideia imediata que vem à mente é de que as outras detentas vão ser personagens-acessório, ali só para que ela cresça e se redima a partir dessa nova experiência. Só que, como eu disse, esse desenvolvimento fácil é desconstruído com muita competência e coragem, e o que temos são personagens complexas e incríveis, com todo o rolê marginalizado representado com direito a uma construção que vai além daquilo que inicialmente as diferencia. Fico muito feliz que exista uma série assim, que seja ainda por cima sobre mulheres e que traga tanta diversidade pras nossas telas. No momento, minha personagem favorita é a Taystee. 

Modern Family



O título diz tudo: a proposta de Modern Family é trazer pra TV americana as novas configurações familiares que já existem há muito tempo, mas que não tem a visibilidade apropriada. O núcleo Dunphy-Prichett integra o pai coroa que casou de novo com uma mulher mais nova e imigrante latina; o casal gay que adota uma criança asiática; e a família """tradicional""" com papai, mamães e três filhos. O que mais amo na série é que ela consegue ser MUITO engraçada e muito tocante. Gosto de comédias que também fazem chorar, e eu choro horrores vendo Modern Family. Acho os dramas muito reais e adoro muito que eles são abordados com profundidade e muito realismo, apesar da leveza que o tom cômico dá pra tudo. É filmada no estilo mockumentary, com os personagens dando depoimentos pra câmera, e adoro muito quando eles começam a falar uns dos outros pelas costas.

Game of Thrones



Taí uma série que eu jamais imaginei que iria gostar. Não sou muito fã de fantasia, épicos, etc, e resisti enquanto pude aos apelos dos amigos que, um a um, se rendiam à disputa pelo trono de ferro. Li o primeiro livro mês passado e me apeguei demais, provando que estava certa a menina Gabriela Couth que definiu a série como um "Harry Potter adulto". São dois pesos e duas medidas, claro, mas devorei o primeiro livro com tanto gosto que acho a comparação possível. Agora estou vendo a primeira temporada e achando tudo absurdamente fiel e bem da forma como eu imaginava na minha cabeça. Sei que não vai ser sempre assim, mas por enquanto o saldo é positivo. Quero ler o segundo livro antes de ver a segunda temporada e assim por diante, mas não sei se vou aguentar por muito tempo, principalmente porque meus amigos estão em dia com a série e simplesmente não falam de outra coisa.

My Mad Fat Diary


Única série adolescente que estou vendo, para o meu pesar (aliás, vocês tem alguma indicação bacana?). Em compensação, é uma das melhores que eu já vi. A história gira em torno da Rae, uma garota gorda que, depois de sair de uma clínica psiquiátrica, precisa reaprender a viver como uma adolescente normal ao mesmo tempo que faz as pazes consigo mesma. A discussão que a série faz de body image e auto-estima é boa demais, e os papos da Rae com seu psiquiatra servem como drops de terapia pra quem assiste. A série é britânica e rola toda uma vibe Skins, e é sensacional porque se passa nos anos 90, então tem referências estéticas e de cultura pop maravilhosas. O texto é esperto e bem engraçado, e a trilha sonora é demais. Um detalhe que pode ser bom ou ruim é que My Mad Fat Diary é muito curta: duas temporadas de seis episódios cada, e ninguém sabe se vai ser renovada. Sim, a TV britânica sapateia nos nossos corações sem dó e por isso até hoje não tive coragem de ver a segunda.

O limbo




Duas séries que antes eu curtia pacas se perderam muito em suas últimas temporadas: Downton Abbey e Grey's Anatomy. A primeira foi muitíssimo bem e se sustentou por três temporadas sendo minha novela das seis aristocrática favorita - o problema foi o fim do seu terceiro ano. Estou com a mão no queixo e coração partido sem entender até agora, e não vejo muito sentido em continuar vendo. Até tentei acompanhar a quarta temporada, mas é tudo tão sem propósito que não sei se quero continuar. A outra amargando o purgatório é Grey's Anatomy. Só Deus sabe como eu já amei Grey's nessa vida, todo o tempo, lágrimas e estabilidade emocional que eu já investi nessa série. O problema é que Shonda Rhimes é uma transtornada que não tem o menor respeito pelos seus personagens - o que é bem irônico, se a gente for pensar que o ponto mais forte da série está justamente neles - e depois de dez temporadas vendo ela matar gente a torto e a direito, eu cansei. A série já acabou, já esgotou suas possibilidades e perdeu uma das atrizes mais importantes do elenco. Não vejo por que continuar. Abandonei porque preciso, deixei de lado porque amo muito e não quero perder o respeito.

O gargarejo




Duas séries que só vi o piloto, mas que pretendo continuar a ver: Devious Maids e Les Revenants. A primeira é uma espécie de Desperate Housewives, só que o foco é na vida das empregadas latinas das famílias americanas nos subúrbios chiques. É uma novela mexicana americana (?) com tudo de bom e ruim que a premissa reserva. Fui fisgadíssima pela latinidade da série, e não resisto a nada do nicho tão ruim que é maravilhoso. Já de Les Revenants eu confesso que não lembro de muita coisa, porque vi o piloto há muito tempo. É algo com mortos que voltam e ficam perambulando pelo meio dos vivos, e é francesa e tem uma vibe gótica maravilhosa. Tem só uma temporada, então estou esperando um dia que eu acorde mais mórbida que o normal para assistir tudo de uma vez. 

12 comentários:

  1. Vim correndo ler o post pra ver quais séries estariam aqui haha. Adorei esse meme e vou roubar algum dia!
    Sou viciada e quero ver algumas que estão no post, como Orange Is The New Black, que vejo muita gente falando bem e My Mad Fat Diary que vejo muito no Tumblr e em blogs, as duas parecem ser ótimas.
    Já GoT está na minha seção limbo, parei na segunda temporada e já sei de quase todas as mortes, eu fico na preguiça de ver mais de 40min de série sabendo que tem um monte de ep pela frente mas quero ver porque acho a história em si muito boa. Um dia eu consigo.
    Agora to assistindo HIMYM e estou apaixonada pelo Barney, mesmo ele sendo um safado hahaha, to quase terminando!
    Beijo

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível! É tanta gente que fala bem de Parks que tô vendo que vou ter que acabar me rendendo... Mesma coisa com My Mad Fat Diary...

    ResponderExcluir
  3. Faço minhas as suas palavras sobre GoT, nunca imaginei que fosse gostar, mas assisti as quatro temporadas em menos de um mês e aqui estou eu completamente rendida e apaixonada pelos homens da familia Stark. <3
    Tirando OITNB e Modern Familly não conhecia nenhuma das outras que você citou, mas vou atrás, porque sou devoradora de séries, assisto tudo de uma vez e agora estou aqui completamente órfã.
    Realmente um post de muita utilidade pública.

    ResponderExcluir
  4. Ai Anna queria ter sua coragem para abandonar Grey's, sofro muito, mas amo tanto que quero temporadas infinitas hahaha. OITNB S2 #OhMyVauseman

    ResponderExcluir
  5. Amiga, vou seguir sua indicação feliz da vida! Já faz um tempo que ando querendo falar sobre o assunto. E, olha, fiquei feliz de perceber que nossa grade televisiva está tão parecida!

    Ai, Parks <3 Sinto que se um dia (bate na madeira) não concordarmos em mais nada nessa vida, poderemos dizer "we'll always have Parks". E, não me bata, mas Ben Wyatt é muito mais legal que o Seth! A senhora já terminou a última temporada? MELHOR SEASON FINALE EVER.

    Eu acho que Orange Is The New Black é a melhor dramédia que eu já coloquei meus olhinhos. Essa segunda temporada está FODA, mal posso esperar para você terminar e vir falar comigo.

    HAHAHAHA O que é esse gif de Modern Family, me diga? Nossa, já chorei demais vendo essa série. Outra que me encantou completamente nessa última season

    Só vi a primeira de Game of Thrones e achei sensacional até dizer chega. As pessoas realmente não falam de outra coisa e sinto que vou acabar escolhendo a série em detrimento dos livros =( Não vou dar conta de ficar em dia com aqueles trambolhos até o ano que vem.

    (eu tenho uma indicação bacana de série teen, mas você vai ter que ler meu post, quando ele sair, haha) Me apaixonei perdidamente pela temporada inicial de My Mad Fat Diary e quero um Finn na minha vida. Essa cena é maravilhosa.

    Assino embaixo sobre Grey's =(((((

    E termino com um pedido, continue Devious Maids (todo mundo precisa dessa bosta na vida, juro) e Les Revenants (tenho inúmeras teorias e preciso falar sobre elas).


    Bexos, te amo <3

    ResponderExcluir
  6. Gente do céu, li o post inteiro achando que tava no blog da Tary e quando vim comentar e vi que era o seu buguei! Não sabia que você via tantas séries!!!!!
    Estou vendo Fringe, super recomendo. E, claro, Doctor Who, Ru Paul's Drag Race e Da Vinci's Demons também são ótimos!
    Nunca comecei a ver grey's e pelo que falam das últimas temporadas, ainda bem! hehehe
    Muito bacana esse meme!
    Espero que vc esteja bem!
    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Obg por esse meme! Tava precisando imensamente de ler e falar sobre séries.
    Parks. Meu deus, essa série! Sei lá, acho que todo dia devíamos agradecer pela existência de Parks ao levantar e antes de dormir, pelo menos. É definitivamente minha série do ano e chego a me arrepender de não ter começado a ver antes. Amo todos os personagens, claro, mas Leslie é modelo de vida e pós-vida e Chris Traeger é adoração. Chego a sofrer toda vez que penso que já tá perto de acabar.
    Preciso tomar vergonha nessa minha cara e começar OITNB. Desde que comecei a ver coisas sobre ela pipocando por aí, me convenci de que tem tudo que me chama a atenção. Mas infelizmente sou besta e ainda não comecei.
    Modern Family, que saudade! Só vi a primeira temporada inteira e depois acabei caindo num limbo absurdo que só engloba alguns episódios aleatórios pra me dar uns spoilers desnecessários. Preciso voltar!
    Olha, Game of Thrones é uma coisa. Muita gente em cujo gosto eu confio muito adora, mas eu não consigo me convencer a ver. Não tem nada a ver com o que eu geralmente procuro numa série e estou atrasada demais com leituras pra tentar a versão escrita. Então acho que fica pra próxima vida.
    MY MAD FAT DIARY, HOLD MY FEELS! Olha aqui, dona Anna Vitória, a senhora tome vergonha na cara e veja a segunda temporada. Eu choro sangue toda vez que penso que é bem provável que não renovem, porque essa série tem CAPACIDADE, com letras maiúsculas mesmo. A primeira temporada termina linda, do jeito que bem sabemos, mas é um final que beira o clichê. Aí vem a segunda temporada e traz os problemas pesados pra ordem do dia e o desenvolvimento dos personagens continua perfeito. Queria muito uma terceira pra ver do que mais eles são capazes, mas não estou muito confiante. O que me faz deitar e chorar como uma criança, porque o meu amor por essa série não tem limites.
    Downton Abbey eu nunca vi, cheguei a planejar e tudo, mas acabei deixando pra lá. Grey's, você bem sabe, é um eterno amor e ódio. Amo muito e amo sempre, mas odeio o rumo que a série tomou. Mas simplesmente não consigo não ver. Acompanhei até o final da décima temporada e olha, foi foda. Pelo menos Shonda deu um episódio de despedida digno. Mas né. Dói.
    Essas duas últimas eu não conhecia. Uma parece erradíssima e a outra... meu deus, isso é um cervo? hahahahaha
    Vou tentar responder rapidinho, Bavita
    Beijo<3

    ResponderExcluir
  8. Séries! Amo séries e preciso me controlar pra não assistir tv além da conta. Tem ajudado que eu ande achando tudo (tudo que não é Mad Men ou True Detective) bem mais ou menos ultimamente.

    Enfim. Da lista, vi os primeiros episódios de Game of Thrones e dormi haha Fantasia realmente não é pra mim, ainda mais com essa cara de idade média. E vi a primeira temporada de Parks, que achei boa. Preciso continuar! Ouvi todo mundo dizendo que só melhora com o tempo, então eventualmente vou assistir. E assisto Downton Abbey. Eu amo demais de coração a primeira e a segunda temporadas, fiz aula sobre, escrevi trabalho sobre, etc. A terceira já achei bem mais fraca e acho que acabei gostando da quarta pela falta de expectativas. Mas acho que se acabar na quinta acaba em boa hora.

    No momento praticamente todas as minhas séries tão no hiatus (Orphan Black não tá, mas minha vontade de assistir deve estar), então tenho visto uns episódios perdidos de Friends e Gilmore Girls porque é sempre bom rever. Mas vou tentar assistir My Mad Fat Diary porque todo mundo ama demais e parece ser incrível. Falta a coragem porque parece que às vezes é forte?

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. Já que a gente acompanha - e, pelo jeito, gosta bastante! - de EXATAMENTE as mesmas séries, eu vou seguir a sua dica com My Mad Fat Diary! E eu ainda não vi a 2a de OITNB! SOCORRO!

    ResponderExcluir
  10. Eu já ficaria louco com as suas poucas séries. Descobri o mundo das séries meio que esse ano, o que coincide com minha entrada no Banco de Séries. O site é meio capenga, mas é viciante ver as séries cadastradas, as notas e os comentários. Vontade de assistir tudo.

    Adoro comédias, mas não conhecia essa Parks. Vou dar uma conferida. Eu tenho um vício terrível de querer analisar todos os pilotos.

    Também assisto Modern Family, mas sou do tipo que assiste tudo atrasado. A galera sempre está umas 200 temporadas na minha frente. Estou na 2º de Modern Family, na 1º de Breaking Bad e Gossip Girl, e na 6º de Greys, por exemplo. Terminarei. Um dia.

    Não posso afirmar com muita certeza se é bacana porque estou no 5º episódio, mas, de série adolescente, estou vendo Faking It, que parece estar dando certo, já ganhou uma 2º temporada. É sobre duas meninas que fingem um relacionamento para ficarem populares na escola. Quer dizer, isso no piloto, porque a coisa toda tem vários desdobramentos depois. O que eu acho de mais legal é o contexto, não é um high school comum/clichê, a escola é meio que o Tumblr/Twitter, os populares são os excluídos e vice-versa.

    ResponderExcluir
  11. Grey's tá no limbo mesmo!!! A Shonda matou meus personagens favoritos e mandou a Izzie embora (eu só vi até a quinta temporada + spoilers das amigas). E Orange is the new black entrou pra minha lista, obrigada :D

    ResponderExcluir
  12. Eu estou para começar Orange Is The New Black. Tô doida pra ver.
    Estou vendo Believe (já viu?). Fiquei apegada na menininha, ela me conquistou.
    Vi recentemente Hannibal e quero morrer pq vai demorar à beça pra voltar e ela é, sinceramente, uma das melhores séries que eu já vi! ♥
    Fora isso, vejo Chicago Pd, Chicago Fire, Once upon a Time e Beauty and the BEast.
    Na verdade eu sou louca, vejo muito mais, contando as que dei uma paradinha hahaha
    Orange Is The New Black é a próxima. House of cards tbm.

    Ahhh cheguei aqui pq resolvi futucar os links do #voltamundoblogueiro e post sobre seriado eu sempre quero meter minha colher kkkkkk

    Bjos
    Prazer ;)

    ResponderExcluir