domingo, 4 de janeiro de 2015

O mineiro de alma carioca

Esse post é parte do meu projeto 1001 Pessoas, inspirado nesse blog aqui

Para ler ouvindo:



No começo de 2014 tudo que eu queria era me apaixonar. 

Veja bem, não estou falando de arrumar um namorado, apresentar pra vó, fazer planos, colocar aliança no dedo nem nada - eu juro que eu acreditei de verdade nessa ambição. Eu queria me apaixonar e pronto. Perder o juízo e noites de sono, ficar idiota e monotemática, ver passarinho verde voando por aí. Eu queria tanto que até fiz uma mixtape meio que mandando uma indireta pro universo. A primeira música era Tender, do Blur, que repete infinitamente no refrão:

I'm waiting for that feeling

Waiting for that feeling

Waiting for that feeling 

To come 

O que acontece é que eu sou pisciana. Com ascendente em peixes e lua em virgem. E eu sempre debochei de quem se justifica a partir da astrologia, mas as estrelas me deram um bom, senão ótimo, diagnóstico para a minha patologia, que é sonhar demais, sonhar alto, sonhar longe - mas ter absoluto pavor desse sonho não ser perfeito. Porque se não for perfeito não serve. Porque se não for pra sempre não vale a pena. Porque se não for pra apresentar pra vó, fazer planos e colocar aliança no dedo, eu não vou me apaixonar.

Comofas quando a gente é romântica & realista?
Pois é. Eu disse que era um bom diagnóstico, ou pelo menos uma desculpa perfeita e confortável pra eu me apoiar até cair na real. A lua me traiu e a culpa é sempre das estrelas - até que nós, pequenos Brutus errantes, perdidos por aí, mudemos de perspectiva e enxerguemos que talvez, apenas talvez, ela seja um pouco nossa também. Até que isso acontecesse, eu me desapaixonei tanto que quase virei misândrica (e nem foi no sentido virtual) e eu preciso dizer que esse pára-raio de doido que tenho aqui dentro é muito culpado por todas as vezes que eu fugi, mas da minha parte confesso que fiz, quase obriguei, os outros a fugirem também, no melhor estilo eu queria tanto que você não fugisse de mim, mas se fosse eu, eu fugia. 

O que aconteceu foi que 2014, como eu já disse, foi um ano de desilusões. De errar e ver as coisas dando errado. De encher a lata de filosofias de fracasso e achar graça e poesia num 7x1. Foi um ano onde nada foi perfeito ou como eu sonhava, mas ficou tudo bem. Às vezes foi até melhor do que eu jamais poderia imaginar, então bom também. 2014 me mostrou um jeito especial de dar errado e que dá pra ser feliz assim. Que não precisa ser impecável pra ser incrível. Que não precisa ser pra sempre e ter uma promessa pra ser infinito. 

Se for explicar de acordo com as músicas da Taylor Swift, eu saí de "Mine" e entrei em "Blank Space" - sem a parte de tentar matar o cara no final. Acho, inclusive, que por isso senti uma conexão emocional (sim, me deixem) com o "1989", porque ele representa um movimento bem parecido por parte dela, que no encarte do disco escreve que estava fazendo um monte de coisas que nunca imaginou que faria, e a principal delas é ser feliz num mundo em que ela não está apaixonada. 

Aí eu conheci um carioca. Que era mineiro também, e eu acho que se não fosse por isso eu nem teria deixado ele sentar do meu lado. Mas, mais importante do que ser mineiro de alma carioca (como eu juro que sou também), ele era gentil, o cara mais gentil que falou comigo em muito, muito tempo. Como eu estava mais de saco cheio e na defensiva do que nunca, era tudo que eu precisava no momento. Mais do que ser tirada pra dançar, mais do que uma promessa. Bastou um sorriso, um moço gentil, de bom papo e um lenço de pano no bolso. E eu ainda ganhei um beijo na ponta nariz. 

Esse carioca, que era mineiro também, me disse que eu era a menina mais bonita daquela festa, e eu poderia ter sido cínica, como eu sou na maioria das vezes, e respondido (ou pelo menos pensado) que ele só estava dizendo aquilo porque queria me beijar, mas alguma coisa aconteceu ali que me deixou com vontade de acreditar no que ele dizia, e eu acreditei. Naquela noite, eu era a menina mais bonita da festa e ele o cara mais legal, e a gente deu muita risada juntos, falou sobre o Rio com a mesma paixão, e ele me beijou devagar e com carinho, até que acabou e cada um seguiu seu rumo. Eu acabei fugindo dele sem querer e nem tive como agradecer por, naquela noite, ter me mostrado que era diferente, que o mundo estava cheio de pessoas diferentes por aí, e que nem tudo estava perdido.

Eu queria ter agradecido, sobretudo, por ele ter me ajudado a acreditar - não num sonho perfeito, mas em todas as coisas bonitas que estão no meio do caminho, entre o delírio cor-de-rosa e o que quer que seja que a gente teme tanto antes de se entregar.

Querido Mineiro-Que-Agora-É-Carioca, cujo nome eu nem sei direito, onde quer que você esteja, obrigada por ter sido gentil, por ter me ouvido enquanto eu falava, por ter tirado aquele lenço do bolso e por ser diferente dos outros. E me desculpe por aquele tchau desajeitado - eu juro que faço melhor que isso. Eu adorei te conhecer.


No início de 2014, tudo que eu queria era me apaixonar. No início de 2015, eu descobri que se eu quiser, talvez, apenas talvez, agora eu possa.

13 comentários:

  1. Peixes? pior signo HAHAHAHA sou pisciana do dia 22 de fevereiro texto romântico mas é gostosinho de ler.

    ResponderExcluir
  2. Anna, sempre li seu blog mas era uma leitora fastasminha (juro que sou camarada), só que tive necessidade de comentar esse post por motivos de comassim pisciana com ascendente em peixes e lua em virgem? Essa sou eu, cara auhauauah
    E sobre o texto, ele me lembro muito com o que aconteceu comigo faz pouco tempo, a diferença é que eu estava decidida a não me apaixonar nunca mais (e todo mundo sabe no que acabam essas promessas) e certa que não existia um homem decente nesse mundo, até me encantar por um projeto de Eric, o da Ariel mesmo, que eu provavelmente nunca mais verei na vida, mas foi tão amorzinho que dá vontade de procura-lo só pra agradecer por ter restaurado minha fé de ainda tem gente legal nesse mundo.

    Enfim, aproveitando pra dizer que adoro o blog e seus textos. Um beijo :3

    ResponderExcluir
  3. Deve ter alguma coisa errada com a minha astrologia, então, porque eu sou leonina com ascendente em escorpião e esse texto falou comigo de muitas (muitas!) formas. ahahahaha Mineiros com alma de carioca são um prato cheio pra qualquer coração se animar, porque ê misturinha deliciosa, né? Uma pena que não tenha dado pra dar tchau do jeito certo.
    Adorei o texto, Anna! Beijo grande e boa sorte com as paixões nesse ano. :)

    ResponderExcluir
  4. Ai meu Deus! Eu já tava toda besta e quotando pra vida isso aqui: "mas as estrelas me deram um bom, senão ótimo, diagnóstico para a minha patologia, que é sonhar demais, sonhar alto, sonhar longe - mas ter absoluto pavor desse sonho não ser perfeito. Porque se não for perfeito não serve. Porque se não for pra sempre não vale a pena. Porque se não for pra apresentar pra vó, fazer planos e colocar aliança no dedo, eu não vou me apaixonar.", e aí você me apareceu com esse final que me fez perder o rumo de casa. Amiga, que coisa MARAVILHOSA. Como a gente tá sempre em sintonia e faz tudo juntas nessa vida, quem sabe isso não sirva pra mim também? O meu cara não foi tão gentil - quero dizer, ele até tentou, dizendo que o coração dele estava batendo sem parar por minha causa - e pode ter sido porque eu fui com sede ao pote demais e nem deixei ele me levar no bico, né? Partiu se apaixonar em 2015 - porque PODEMOS!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Gente que texto perfeito. Apesar de ser ariana, ele me descreveu. Afinal, "se não for perfeito, não serve". Acho que no fim das contas a gente só se apaixona quando decide que não quer mais se apaixonar, e é aí que as coisas acontecem, que a vida trás alguém, e no fim da errado de novo, pelo menos pra mim, "e se não fosse errado, não seria eu".
    O que aconteceu com você, foi mais ou menos o que também aconteceu comigo, só que não terminou com um beijo, e sim com cada um indo pro seu canto. Triste realidade! Parabéns pelo texto, perfeito.

    http://desfocandoideias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eu li o post mais pelo Arctic Monkeys x_x'....

    ResponderExcluir
  7. Adoro viver momentos assim tanto quanto descreve -Los. Por isso adorei ler seu texto. Já estive lá e sei quão reveladoraspodem ser situações assim, desajeitadas, inusitadas, que só os cosmos mesmo pra reserva -las a nos no momento correto. Ótimo texto , achei uma delícia ler. Um beijo ! www.eunomadiando.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Miga pisciana, quando o assunto é sonhar demais, não tem mesmo como fugir para as colinas, porque só essa zoeira do zodíaco justifica. E não tem jeito, não serve um sonho pela metade, tem que ser inteiro e perfeito, tal qual a gente imaginou. Eu já namoro há bastante tempo, cê sabe, mas por incrível que pareça, eu até que tive uma vidinha amorosa agitada antes disso e só Deus sabe as mancadas que eu já tem porque desencantava dos caras que pareciam perfeitos à primeira vista e que depois não eram nada do que eu imaginava. Já teve menino sendo dispensado no dia dos namorados, outros tendo seus beijos recusados na cara dura e ainda aqueles que me viram na cena clássica com ~outro~. Momentos.

    Anyway, o que eu quero dizer é que a gente sonha e sonha muito, mas não se deixa levar porque as coisas não saíram bem como a gente imaginou, mas oh, de um jeito meio torto, elas às vezes acabam sendo perfeitas sim. Então não perde a fé, que uma hora cê se apaixona de vez. Enquanto isso, aproveita pra se apaixonar por mais caras com alma carioca - mesmo que por uma noite só.

    beijo <3

    ResponderExcluir
  9. Aff que coisa maravilhosa esse post.
    Sonhar em se apaixonar nunca é demais. E tu pode sim. Não só pode como deve!
    Ansiosa com futuros posts sobre paixões. Ai, ai.. (suspiros apaixonados)
    Beijos, te amo! <3

    ResponderExcluir
  10. Ai, Anna. Suspirei alto aqui, porque né. Você, sua sensacional. <3
    Fico muito, mas muito, feliz que você tenha descoberto que nesse mundo uó tem sim pessoas que podem fazer valer à pena ficar boba, se apaixonar. Sempre tem um menino gentil para cuidar de uma coração cansado e você vai encontrar o seu. ;)

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  11. Surpreende o quanto podemos ter de uma pessoa em apenas uma noite, né? O quanto ela muda nossa perspectiva e traz novos ares. A sensação é ótima. Que 2015 seja de amor, paixão e reciprocidade, por favor. :)

    ResponderExcluir
  12. Nossa que texto perfeito! Que delícia ler isso. Espero que 2015 seja um ano para todas nós nos apaixonarmos por garotos fofos assim! <3

    ResponderExcluir
  13. Ai, gente, que texto mais lindo. <3
    Eu sou um desastre pra relacionamento. Fujo e faço fugir todo mundo que tenta se aproximar. Posso até ter gostado muito de uma e outra pessoa, mas o "sentimento" sempre correu água abaixo muito rápido e antes de me deixar baixar a guarda e realmente me entregar pra coisa.

    A verdade é que somos bem parecidas nesse aspecto. Sou realista, mas no fundo queria muito ter uma paixão boa, até amor, se pudesse. Acho, no entanto, que tento com muita força provar pra outra pessoa que ela não me curte como pensa, que nem levo em consideração que talvez a pessoa possa estar sendo sincera.

    Começo uma coisa já pensando em como vai terminar. Vai ver é por isso que meu pai já tá me chamando de encalhada -- o que eu não ligo, porque na outra parte do tempo fico me convencendo que não foi porque não era pra ser (e que muito provável eu queria sentir algo e não me forçar a sentir).

    Mas vai que 2015 seja o ano, né? A hopeless romantic com doses cavalares de realismo também merece uma chance.

    Beijos!

    ResponderExcluir