sábado, 26 de dezembro de 2009

"Não adianta nem tentar me esquecer..."

Se um outro cabeludo aparecer na sua rua
E isso lhe trouxer saudades minhas, a culpa é sua
O ronco barulhento do seu carro
A velha calça desbotada ou coisa assim
Imediatamente você vai lembrar de mim

Acho que a presença de Roberto Carlos nas nossas vidas nos finais de ano é mais comum talvez que a do bom e velho peru natalino. Desde que eu me entendo por gente, o especial existe há milhoes de anos, e desde suas edições mais remotas até hoje, a toada do rei não mudou muito, ou melhor, não mudou nada. São as mesmas músicas, algumas delas na mesma ordem até, o figurino dele é o mesmo - com uma ou outra aplicação de botox ali e acolá -, os comentários entre as músicas, e as rosas ao final do show ao som de "Jesus Cristo".

Eu sei que um outro deve estar falando ao seu ouvido
Palavras de amor como eu falei, mas, eu duvido
Duvido que ele tenha tanto amor
E até os erros do meu português ruim
E nessa hora você vai lembrar de mim

Mesmo sabendo de tudo isso, eu, desde que me entendo por gente, assisto ao especial quase todos os anos. A tradição é assistir junto da minha avó paterna, que é fã eterna dele (quem com mais de 50 não é?), é uma companhia incrível, porque ao mesmo tempo que ela canta, sorri e suspira com Betão - a família lhe deu esse apelido carinhoso, depois de tantos anos, podemos nos dar direito a essas liberdades (minha avó, a mais íntima, chega a ousar mais e chama-lo de Bebeto) - , ela briga com ele, o chama de velho caquético, diz que ele está achando que é menino, briga com aquele cabelo medonho do coitado, faz insinuações maldosas de que ele deve estar namorando, pois anda "saidinho" demais.

À noite, envolvida no silêncio do seu quarto,
Antes de dormir você procura o meu retrato
Mas na moldura não sou eu quem lhe sorri
Mas você vê o meu sorriso mesmo assim
E tudo isso vai fazer você lembrar de mim

Confesso que no começo, assistia aos shows só para rir dos comentários de vovó, nos últimos anos que peguei gosto. Sempre o mesmo repertório, concordo, meio brega as vezes? Concordo também. Entretanto, as músicas dele são lendárias e por que não dizer que algumas são lindíssimas? "Detalhes" é minha favorita, acho a letra doída de tão linda. Vai dizer que isso não é poesia pura? (que dificuldade escolher só uns trechos da música pra colocar aqui!)Alinhar ao centro
Eu sei que esses detalhes vão sumir na longa estrada
Do tempo que transforma todo amor em quase nada
Mas quase também é mais um detalhe
Um grande amor não vai morrer assim
Por isso, de vez em quando você vai
Vai lembrar de mim

É clichê, todo ano são as mesmas músicas, a cada ano a Globo apela mais (Calcinha Preta, oi?), mas o Roberto Carlos faz um bom trabalho, melhor ainda quando ele e Erasmo cantam juntos e se emocionam. Eu, além gostar muito, morro de vontade de ir em algum show dele. Não preciso nem pegar a rosa, mas só cantar no coro de "Como Vai Você?" está bom. As rosas eu deixo para minha avó, que se fosse, estaria no gargarejo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário