sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

Prestando contas

Então o mundo não acabou. Sendo assim, a fatura do cartão de crédito chegará no final do mês e logo a Simone cantará de algum lugar que então é Natal e me perguntará o que eu fiz. Na tentativa de evitar esse aborrecimento - não podendo evitar o cartão de crédito - vim aqui compartilhar o que consegui cumprir da minha módica lista de resoluções para o ano de 2012 que fiz ao fim do ano passado.

Antes dela, um comentário: essa coisa de resoluções minimalistas é algo que adotarei para a vida. Se propor objetivos consciente das suas limitações e das limitações da vida é uma coisa ótima, uma vez que é bem mais fácil atingi-los e gera muito menos frustrações.

Comprar um maiô preto - check!



Antes mesmo do ano acabar, já fui correr atrás dessa resolução. Viajei para um mezzo resort mezzo hotel fazenda com minha família para passar o ano novo e foi lá que fiz o grand-début do meu maiô preto. Encontrar a peça perfeita não foi fácil, experimentei ao menos uns 10 antes de encontrar algo que servisse. E nem é como se eu tivesse provado 10 e ficado dividida. Foi só na décima prova que consegui encontrar algo razoável. E eu amo meu maiô. Estreei com toda a pompa Grace Kelly exigida pelo traje: chapéu nos cabelos, óculos enormes, livro bonito e pretensioso em mãos. A princesa de Mônaco com certeza apresentaria bronzeado mais interessante que meu branco azedo de vestibulanda-que-não-vê-a-luz-o-dia-há-9-meses-and-counting, mas não se pode ter tudo nessa vida. É claro que fui criticada pela minha escolha, mas não tanto quanto esperava. Aliás, os olhares incrédulos não foram nada perto de todas as pessoas que disseram que era ótimo eu ter a ousadia de usar maiô e começaram a considerar o mesmo.

Viajar - meio check!

Logo no dia 04 de janeiro de 2012 eu me encontrava em um avião rumo a Belo Horizonte, cidade que até então não conhecia. O problema é que fui pra lá fazer prova e, por conta de imprevistos, acabei perdendo o último dia da viagem, que tinha reservado para conhecer um pouquinho da cidade. Fora isso, só fui a São Paulo, cidade que conheço talvez melhor que a que eu moro e nem deveria valer nada nessa lista, mas foi uma viagem tão linda, tão mágica e tão diferente das outras que vale a menção. Além disso, já tenho três viagens programadas para 2013, sendo uma delas com meus amigos, o que eu mais queria. Ou seja, não cumpri o intento inicial mas pelo menos corri atrás dele.

Aprender a fazer tortas e pães - fail



Essa foi um fracasso total. Minha única tentativa resultou num bolo triste e embatumado, e eu segui pilotando o fogão só para fazer meus já tradicionais sanduíches e os cookies, que venho tentando aprimorar. Mas bolos, pães e tortas vão ter que acumular na conta de 2013.

Fazer maratona de algum seriado - check!



Cheguei lá e com louvor: em 2012 troquei oficialmente os filmes pelas séries! Não que isso seja necessariamente bom - ainda não consegui ver On The Road para falar mal e não tenho opinião formada sobre Intocáveis. De uma forma ou de outra, considerei minha maratona oficial a semana em que eu só fiz ver, pensar e respirar Twin Peaks, mas, além dela, também assisti Girls, três temporadas de House - e agora estou no limbo sem coragem de terminar -, The Lizzie Bennet Diaries, Modern Family e estou revendo Grey's Anatomy junto com várias mafiosas. Para quem não conseguia ver mais do que três episódios sem se cansar, tive um bom avanço, né?

Cortar o cabelo - check!



Precisei de três visitas ao salão para finalmente sair de lá com um corte que me satisfez por completo. Na primeira delas tirei o grosso do comprimento que veio se acumulando por conta da total falta de tempo para cortar o cabelo que marcou 2011. No meio do ano, mudei o estilo do corte para algo mais quadrado e puxado para o chanel. Há mais ou menos um mês, tirei mais uns quatro dedos e senti que estava lá. 

Conhecer a Máfia - check!



Taí um item que eu não imaginei que conseguiria cumprir, nem mesmo na empolgação da escrita. Claro que eu considerava possível ter umas duas ou três mafiosas no currículo até o fim do ano, mas chegar em dezembro de 2012 com mais de 10 abraços diferentes computados, todos eles no mesmo espaço de tempo? Valeu aí, ano do fim do mundo! É claro que só vou ficar satisfeita quando tiver a chance de conhecer todas, mas até lá, as fotos, os mimos e as lembranças daqueles dias mágicos me consolam, assim como os planos mirabolantes para repetirmos esse feito. 

Arrumar meu quarto - meio check!


Consegui arrumar a parte que mais me incomodava no quarto, que era a escrivaninha e a poluição visual, mas sinto que aina não cheguei onde queria. Mudei minha estante de lugar, me livrei de um monte de tralhas e consegui dispor meus livros de um jeito que eles ficam organizados sem precisar estar escondidos. Além disso, juntei vários mimos especiais para compor a decoração junto com eles, e fiquei extremamente satisfeita quando duas amigas entraram nele pela primeira vez e disseram que não poderia haver espaço mais a minha cara. O problema agora é que preciso dar um jeito em alguns móveis e arrumar prateleiras novas porque - novidade - tenho mais livros do que espaço para guardá-los, sem contar no meu mural de fotos, que continua uma vergonha, e umas gavetas que insistem em vomitar roupas. 2013, venha com espírito de desapego, por favor!

Ter um caderno de lembranças - fail


Foto da Melina Souza
Quando, no começo do ano, ganhei de um amigo um caderninho maravilhoso, entendi que era o universo me dando a chance de começar a reunir minhas memórias. O problema é que esse espírito durou só algumas semanas e uns poucos surtos esporádicos de inspiração. Além de um texto de abertura, uma enorme lista de livros que quero ler e vários trechos de leituras incríveis, meu caderno continua magrinho e tristonho e nada parecido com as colagens fantásticas que encontro no We Heart It. Quero muito comprar o One Line a Day para estrear em 2013, espero conseguir começar a construir algo para ficar. 

16 comentários:

  1. Adorei o post e super me empolguei pra adotar a ideia de objetivos pequenos para um ano grande (a frase brega leva meus créditos).
    Vou inclusive me inspirar em alguns para fazer a lista do ano que vem. Ah, seu cabelo ficou lindo!
    =*

    ResponderExcluir
  2. Já fiz uma lista com coisas que eu pretendia fazer no ano seguinte mais de uma vez, mas nunca deu certo. Eu sempre acabava me esquecendo e tal.
    Admiro sua obstinação!
    Beijos.

    ResponderExcluir
  3. Nem preciso dizer qual foi a melhor resolução cumprida, né? Máfia <3
    E meu One line a day chegou, amiga! Compre, ele é super cheiroso! Eu não vejo a hora de chegar 1o de janeiro para eu começar a brincar disso. E comparar as respostas com vocês, of course, porque uma vez bichas...
    Espero que em 2013 a gente se abrace de novo, e faça ainda mais partyhards.. amo você! <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei a lista! As minhas são bem maiores, mas geralmente eu aproveito coisas que eu ainda quero realizar e não consegui no ano anterior também. Farei a minha lista no dia 31!
    Beijo

    ResponderExcluir
  5. Não acredito que o seu blog também comeu meu comentário. Qual o problema do blogger com a minha pessoa? Enfim, tinha dito que olhei as minhas resoluções e não me saí tão miseravelmente como estava imaginando. Até que foi ok, mas você foi bem melhor que eu. Aprovo e acho corajoso o uso do maiô preto divônico, btw. Mas a melhor mesmo é ter conhecido a Máfia. Nem coloquei nas minhas resoluções por motivos de: jamais ia pensar que ia acontecer tão cedo. Que loucura linda abraçar vocês! Um dos momentos mais lindos deste ano, com toda a certeza. Espero que a gente mate essa saudade em 2013 também e que ele seja tão bom pra gente quando 2012 foi. Te amo muito! <3

    ResponderExcluir
  6. Olha,vejo boa parte da sua lista completa. Isso é bom. Queria eu ter alcançado tudo o que me propus. Talvez,estipular planos para um período de tempo seja uma boa ideia...

    ResponderExcluir
  7. Eu havia me esquecido das minha resoluções, você me lembrou de dar uma olhada (ou decepcionada, veremos) nelas! haha
    Você realizou uma parte boa dos seus objetivos, fico feliz por isso!

    Que venha 2013 com mais metas e realizações!

    ResponderExcluir
  8. Oi Anna!
    Eu lembro quando você postou seu cabelo novo por aí e eu acho que você ficou uma DIVA com o cabelo novo. Enxergo um futuro brilhante pra você, é "líquido e certo" [termo jurídico que eu conheço apesar de não ser advogada]. Eu tive cadernos de lembranças durante toda a minha adolescência, até descobrir os blogs... nunca mais os fiz. Mas é algo adorável, quando se tem tempo e paciência. Estou desde março tentando fazer algo muito especial com as fotografias e lembranças do casamento e da lua de mel. Jacaré conseguiu?
    Minha flor, eu passei por aqui pra te desejar um esplendoroso ano novo e que eu consiga te acompanhar mais de perto, porque seu blog é um dos que eu mais orgulho de conhecer e seguir.
    Super beijo.

    ResponderExcluir
  9. Gostei da sua lista.
    Eu não me empenhei muito na minha lista e eu decidi não continuar com resoluções de virada de ano.

    ResponderExcluir
  10. Passei por aqui algumas vezes nesse 2012 e gostei do que li, por isso volto sempre.
    Aproveito a ocasião para desejar que 2013 seja um ano gostoso de se viver e que você alcance outras realizações. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  11. Desisti de diários, cadernos de memória e afins, porque o fato é que eu só vou usá-los no começo do ano e aí nunca mais! Estou morrendo de vontade de um maio preto, mas não acho em lugar algum. E com certeza conhecer a máfia foi a coisa mais inusitada e marvilhosa desse ano, a gente devia conseguir repetir sempre! hahahaha
    Te amo prima <3

    ResponderExcluir
  12. Ai eu preciso ver se cumpri minhas metas para 2012, mas morro de medo porque acho que não cumpri nenhuma. Aff. Mesmo assim eu vou lá e faço outra lista gigante para o próximo ano e inflo de otimismo. hahaha
    E eu tinha na minha lista Conhecer a Máfia e arrumar meu quarto: fail. :'(
    Beijo Anna linda! <3

    ResponderExcluir
  13. Seu cabelo está lindo demais, Anna! (:

    Metas simples são tudo de bom.

    ResponderExcluir
  14. Fui ler o post só hoje mas tudo bem rs. Adorei que você conseguiu cumprir/realizar todos os desejos que você fez, isso é muito bom! Eu fazia essa listinha, com coisas que davam pra realizar, mas esse ano eu nem fiz. Posso roubar e postar no meu também? haha o mais legal é depois voltar lá na lista e ver o que você conseguiu fazer. Teve um ano que eu consegui tudo e fiquei muito feliz, mesmo sendo coisas bobas. Ah, e ameeeeeeeeeeei o corte do cabelo, ficou lindo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe acabou de me presentear com um maiô preto... super amei!!!
    Gostei do meme, vou aderir também!
    Seu blog é muito fera!!!
    Bjuh
    :D

    ResponderExcluir