quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Jane Ryan me entenderia

No Pique de Nova York é meu filme favorito das gêmeas Olsen (aliás, por onde andam?). Sim, gosto mais dele do que de Passaporte pra Paris e até mesmo - pasmem - que As Namoradas do Papai. O filme conta a história de duas irmãs que, apesar de gêmeas (dã!) são muito diferentes e vivem brigando: enquanto Roxy é toda metaleira do tipo que não penteia o cabelo, tem um armário bagunçado e não vê problema em matar aula, Jane é do tipo certinha, nerd, uptight, que usa terninhos de tweed e quer trabalhar na ONU. As duas viajam juntas pra Nova York porque Jane tem que fazer um discurso muito importante em uma conferência  enquanto Roxy quer ir na gravação do clipe do Simple Plan. Nesse ínterim elas aprontam todas e protagonizam muitas confusões, sendo uma delas a da agenda perdida. 

Jane esquece sua agenda dentro de um carro, e como a agenda é uma extensão da sua pessoa, ela tem que dar um jeito de recuperá-la antes do seu compromisso. Foi assistindo a esse filme no cinema, aos 10 anos de idade, que eu percebi que toda mulher de sucesso tem uma agenda que é a extensão da sua pessoa. Uma agenda gorda, cheia de marcações, canetas coloridas, post-its e papéis clipados, coisa de gente importante demais pra se dar ao luxo de memorizar tudo que acontece de importante consigo. Naquela sessão de cinema, coloquei na cabeça que no futuro eu seria uma garota que carrega a vida na agenda - o sucesso viria como consequência. 


Naquela época eu ainda não sabia disso, mas os anos me mostraram que sou uma Roxy tentando desesperadamente ser Jane, numa tentativa vã de fazer aquela camiseta de banda amassada que uso pra dormir combinar com um terninho cor-de-rosa. Quem entra no meu quarto se deslumbra com a disposição dos móveis e objetos, os livros organizados por cor e todas aquelas caixinhas, cada uma pra uma coisa. No entanto, basta abrir meu armário pra ver que é tudo uma grandessíssima ilusão de ótica.

Expectativas vs. Realidade

Compro agendas desde os 10 anos, com o dinheiro que a Tia Silma sempre me dá no Natal. Escolhia sempre a mais bonita, cheia de frufrus, adesivos e desenhos e ano após ano prometia para mim que aquela fatídica nova agenda marcaria meu grand-début na condição de mulher de sucesso, pois seria aquela a escolhida para carregar a minha vida. Então eu enchia janeiro de recortes de revista e letras de música, e no primeiro dia de aula escrevia absolutamente tudo que devia fazer - de tomar banho antes de ir pra escola aos deveres de casa que os professores nunca passavam. À medida que o tempo ia passando, as anotações iam diminuindo, se restringindo inicialmente às tarefas, passando depois só para das datas das provas e depois nem isso: ela era resgatada da obsolescência só em dezembro, a época dos amigos escreverem recados e promessas de amor e amizade para o ano que viria.

No segundo colegial, sei lá por qual motivo, não comprei uma agenda. Para minha surpresa, senti falta dela. Tanta, aliás, que acabei aceitando de bom grado uma dessas pretinhas e sem frufrus, que meu pai tinha sobrando em casa. Nossa química foi tão boa que no ano seguinte larguei a mulherzice e comprei outra agenda pretinha, agenda de pai - afinal, que tipo de mulher de sucesso ainda usa agenda da Capricho? A estratégia falhou miseravelmente, acho que foi a agenda que menos usei na vida, e olha que foi o ano em que prestei vestibular!

Meu pai costuma dizer que a gente só aprende a usar alguma coisa direito quando tem real necessidade disso, muitas vezes querer sem precisar não é o suficiente. Tinha decidido não comprar uma agenda em 2013, até que, claro, o ano chegou desabando na minha cabeça logo no sétimo dia do primeiro mês - the pains of being aluna de federal. Era tanta coisa pra lembrar, ler, anotar, entregar, adiantar, revisar, xerocar e estudar que meus papéis soltos não davam mais conta do recado e sentia que minha cabeça explodiria de tantas informações e datas a serem guardadas. Até mesmo meus colegas de sala viravam pra mim, toda descabelada em meio a uma confusão de papéis e lembretes anotados na mão, e diziam que eu precisava de uma agenda.

Os recortes empolgados de início de ano, as páginas vazias do meio, e a recente tentativa de fazer dar certo
Então eu comprei - igual a da Analu, aliás - e ela demorou quase um mês pra chegar. Todos os dias eu passava na portaria do prédio, sonhando com a minha agenda, já me sentindo imunda com a quantidade de papéis, lembretes e notas no celular que eu nunca me lembrava de olhar que iam se acumulando. Coloquei a culpa de tudo de errado que acontecia na falta de agenda, porque se eu deixei aquele fichamento pra última hora e agora estava correndo contra o tempo para entregá-lo a tempo era porque, claro, eu não tinha uma agenda.

Desde que ela chegou, toda elegante com suas flores delicadas e fitinha meiga de babados, tenho me esforçado para mantê-la atualizada, organizada e pelo menos carregada com as informações da faculdade que eu não posso esquecer. Andei até passeando pelo Vida Organizada para ver se otimizava o uso da minha bonitinha (mas saí correndo em pânico depois do terceiro post). Vai ver quem nasce pra Roxy jamais poderá ser Jane, apesar do meu esforço pra parecer uma pessoa penteada e com tudo sob controle.

Isso não significa que parei de tentar: continuo carregando a agenda na bolsa todos os dias, fingindo que sou dessas que não vai pra lugar nenhum sem a fiel escudeira, caladinha esperando o sucesso chegar.

22 comentários:

  1. Acho que seu pai tá certo, viu. Amo agendas, mesmo quando eu nem tinha necessidade pra usar e agora na faculdade realmente me faria falta se eu não tivesse uma. Mas no carnaval ela passou jogada e desatualizada e seu post acaba de me lembrar que eu tenho que organizá-la!

    Me identifiquei.

    Besoo Anna

    ResponderExcluir
  2. Pensei que eu fosse a única! Tive diversas agendas, ganhas e compradas, além de diários, que após meados de março ficavam em branco.
    Esse ano comprei uma pequena, simples e bonitinha, pra marcar pelo menos os dias que faltei na faculdade, que tenho prova, trabalhos, além de textos/filmes que os professores indicam.
    Até agora tá tudo certo, marco todos os dias e às vezes sai até desenho! :)
    Espero que nossas agendas de 2013 e as próximas sejam lembradas até o fim, e utilizadas como merecem ^-^

    ResponderExcluir
  3. Eu adoro esse filme. Desde que assisti pela primeira vez, me identifiquei igualmente com as duas e sempre achei isso muito bizarro. Agora fiquei curiosa, quero assistir de novo e ver se estou mais para Jane ou para Roxy.

    Eu amo agendas, mas também tenho dificuldade em usá-las. Tenho melhorado e elas têm sido cada vez mais minhas melhores amigas. :)

    ResponderExcluir
  4. Eu nunca tive agenda, até a sexta série do ensino fundamental. Eu mudei de um colégio público pra um particular e lá a agenda (padronizada do colégio) era item obrigatório. No começo, eu não estava acostumada a usar e acha bem desnecessário. Mas, não sei se por virar hábito ou o quê, hoje não vivo sem - mesmo que use só pra compromissos escolares. Na segunda, começo na faculdade. Antes de comprar uma agenda, pesquisei muito, mas foi no impulso que escolhi uma da moranguinho. Até fiquei com medo de parecer infantil demais, mas depois de seis anos sendo obrigada a comprar o modelo padrão, resolvi deixar meu lado ~criança~ ser despertado.

    Ah, eu amo as gêmeas Olsen e o seu blog.
    Esse post foi, disparado, o que mais gostei até hoje.
    Beijos!

    olhos-de-capitu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Ai, Anna, amo tanto essa filme que deu vontade demais de ver agora. Também sou uma super Roxy tentando (escondido, claro) ser uma Jane. Mas já tou até desistindo, sabe? Porque eu até escrevo na minha agenda meus compromissos, mas, acredite, simplesmente esqueço de consultá-la depois! Quer dizer, acho que sou o inverso de todas as pessoas que têm problemas com agendas. Esse ano eu nem comprei, porque é dinheiro jogado fora, mas sempre levo um caderno ou um bloquinho comigo para anotar as coisas que sinto que não vou lembrar de cabeça.
    E amei que você tem suas agendas antigas <3 as minhas eu joguei fora porque, né, a vergonha foi maior que a nostalgia.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  6. Bom vim aqui avisar que estou lhe seguindo no instagram :)
    Bjinhos

    ResponderExcluir
  7. Primeiro, gostaria de dizer que morri de rir com o marcador "sheldon cooper" no final do post!

    Anna Vitória, eu també adorava "No Pique de Nova Iorque", mas o meu preferido das Olsen era o "Férias em Roma" - que hoje, já nem me lembro do enredo. Sobre o paradeiro das duas, da última vez que soube de algo, estavam morando em Nova Iorque e fazendo faculdade de algo relacionado à moda. Elas sempre aparecem nos desfiles de marcas famosas e tal...

    Quanto à agenda, assim com você, tive agendas desde os tempos de ensino fundamental, aí, depois que saí do ensino médio, abandonei...Esse ano comprei uma, mas tá mais pra diário do que para agenda! Mas ainda assim, mesmo confiando na minha memória, sinto que com uma agenda fico mais organizada hehe! Boa sorte para você, espero que consiga dar conta de tudo o que tem para fazer!

    Adorei o texto, como sempre, muito divertido!

    Beijos,

    Michas

    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. História da minha vida.

    Eu era fascinada pelos filmes das gêmeas Olsen (mas meu preferido era Passaporte pra Paris), e acho que o que mais gostei de No Pique de Nova York foi a agenda da Jane. Já comprava agendas antes disso, mas vendo esse filme que decidi que queria usar minhas agendas quase compulsivamente (e fazer um discurso). E, é claro, falho todo ano.

    Ano passado a faculdade me presenteou com mais compromissos, coisas pra ler e estudar, ensaios para escrever e trabalhos para apresentar, e agora uso post-its de cores diferentes para atividades diferentes: fiquei bem realizada. Mas, ainda assim, minha agenda ainda não passa nem perto da agenda da Jane. Um dia, talvez, quem sabe...

    ResponderExcluir
  9. Esse filme é bem legal... e eu também sofro da "síndrome da agenda" (isso existe??!). Comprei uma marronzinha no começo do ano e até agora só escrevi meu nome nela, mas levo ela pra todos os lugares. Vai entender!

    ResponderExcluir
  10. Esse ano eu comprei uma agenda SUPER simples e baratinha - porque dinheiro não tá fácil - e até que dá um orgulho - e desespero - de vê-la sendo bem usada e praticamente lotada de afazeres.

    Mas acredite, essa vontade de ter uma agenda organizada não é um sonho só seu não. Sempre tive essa vontade de ter uma agenda de mulher com os compromissos e tudo mais, mas acho que agendas com post-it e marcações coloridas são impossíveis de serem mantidas. Sei lá, é muita dedicação. Minha agenda tem o único objetivo de fazer o que minha cabeça não deixa: me lembrar das coisas da faculdade.

    Enfim, boa sorte com sua nova agenda! Ela é muito fofa!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  11. Eu também adoro esse filme das Olsen, mas minha coisa preferida delas SEMPRE será o seriado "três é demais", elas erma muito fofas! Acho engraçada essa coisa da Roxy ser metaleira e querer ir no clipe do ~~simple plan~~. Um metaleiro jamais iria a um clipe do Simple Plan. Quanto às agendas, as uso como diários desde os nove anos e, como a escola me dava uma, a da escola eu usava pra anotar os compromissos escolares. Ano passado tive uma mini-agenda pra marcar as datas da universidade e, por causa da greve, quase não a usei. Esse ano achei que desistiria, mas acabei comprando uma LINDA que escrevo em tópicos tudo que fiz no dia, já que não sou do tipo que curte planejamentos/organização.
    Se você entrasse no meu quarto perceberia NA HORA que sou uma Roxy.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  12. Morri, pra variar! Meu sonho era ser Jane também, mas eu sou uma Roxy que se faz de menininha. Esse ano, pela força do desespero e das muitas coisas pra fazer, estou usando a agenda! E todas as páginas estão lotadas de anotações desesperadas de trabalho, teatro, entrevistas e contatos. Mas, contudo, todavia, entretanto, ela não tem linha editorial (escrevo com a caneta ou lápis que estiver na minha frente) as anotações não tem ordem, se não couber no dia certo, escrevo no dia do lado, e fica tudo tão zoneado que qualquer um pode abrir e só eu entendo. Depois de uma semana, nem eu, claro.
    Meu sonho ainda é ser uma mulher de sucesso com flags coloridas na agenda. Porque meu mês de janeiro tem um trecho de música em cada dia. E eu até colei 2 ingressos de cinema.
    Eu sempre sonho um sonho de usar minha agenda lindamente. Oh God, why.

    ResponderExcluir
  13. Lindo texto. Amei de verdade. Eu também decidi não comprar uma agenda esse ano, porque eu não consigo usa-la adequadamente. Tenho só um bloquinho de notas, porque quando estou lendo os blogs fico anotando, as resenhas dos livros que eu gostei, músicas para ouvir, coisas que eu preciso comprar, etc.
    Agendas são muito difíceis de usar, oras. Mas a sua é linda demais, então se não der mesmo, eu faço o sacrifício de pegar pra mim IHDOIAHDIOS. BJ

    ResponderExcluir
  14. Minhas agendas só serviam para os recados dos colegas...
    Hoje uso um caderno que a empresa me deu de final de ano (do ano retrasado)... desisti de agendas...
    bjokssss

    ResponderExcluir
  15. Eu uso um caderninho fofinho para anotações do dia a dia, além da agenda da empresa onde eu trabalho, que claro, são só para coisas do trabalho. Agenda mesmo eu usava como um diário, relatando meus dias para não esquecer deles. Todo o ano eu comprava uma, mas esse ano decidi não ter justamente porque acabava esquecendo dela. Comecei a anotar meus dias numa arquivo de computador, mas acabei esquecendo dele porque o achava muito frio e sem graça. Agora que as agendas estão baratinhas vou comprar uma porque acho que preciso dela do meu lado, nem que seja para lamentar que não escrevo na minha agenda, sabe? hahahaah
    Beijo. <3

    ResponderExcluir
  16. GENTE, quem nunca?! Eu tive zilhões de agendas e nenhuma sobreviveu. Seu texto não poderia ter descrito essa guerra perdida de um jeito melhor. É isso. Eu não sou uma mulher ocupada. As agendas não precisam de mim. Fica aquela frustração, né...

    ResponderExcluir
  17. Inveja de você e da Analu conseguindo cumprir as promessas de escrever nas agendas. A minha das corujinhas serve, no máximo, pra anotar ideias de posts e vídeos. Uma vergonha. Pelo menos ela é bonita. Sou uma Roxy querendo ser Jane, definitivamente. Mas ainda estamos no segundo mês do ano e eu tenho esperanças de me emendar nessa vida.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  18. Eu adoro as gêmeas Olsen desde que assisti três é demais ~sério~ e costumava assistir os filmes delas sempre. Enfim. haha
    Eu uso agenda desde o colegial, mas anoto não só o que preciso, é importante ou essencial, anoto coisas que eu fiz, lugares onde fui, coisas que comprei, enfim, peguei a pratica de anotar tudo, gosto mais para depois poder pegar e lembrar certinho as coisas que foram acontecendo. Gosto de agendas, só sou organizada para montá-las.

    ResponderExcluir
  19. Realmente sou uma Roxy querendo ser Jane. Acho super lindo aquelas meninas todas bonitinhas com suas roupinha sociais e nudes que tem pela minha faculdade. Porém, sou a Roxy. Não adianta. Eu não consigo largar meus coturnos. Não consigo manter minhas coisas organizadas. E o meu cabelo liso, tento desesperadamente deixá-lo beeem armadão e podrinho, do tipo: acordei e fui assim (só que não, exige muito secador e creme). O negócio da agenda é que eu sempre tive uma e nunca considerei grande coisa. Uso mais para me organizar mesmo e não consigo viver sem ela, mesmo usando pouco.

    ResponderExcluir
  20. Oi! Acho que também sou uma Roxy desejando profundamente ser uma Jane. Nunca soube usar agendas,mesmo para o caso de escola e depois, faculdade. Ano passado até peguei uma dessas simples para me acompanhar e de fato, ajudou muito na hora de fazer a monografia, no entanto, nunca consegui ser organizada. O meu maior problema, porém, é no final. Olho para todo aquele papel que preciso jogar fora (pois tenho pavor de guardar essas coisas) e me dá uma super preguiça de destruir tudo, então acaba ficando na gaveta até resolver minhas pendengas. Eu sei. Super estranho, né? Mas fazer o que. Agendas, um dia aprendo a usar.

    bjos :)

    ResponderExcluir
  21. Hahaha

    1) Que eu também adoro esse filme das Olsen.
    2) Que eu também adorava uma agenda.
    3) Que eu também nunca consegui usar uma agenda.

    A diferença é que eu ainda não preciso de uma e, para esse ano, eu decidi viver livre dela. Sempre me sentia culpada por gastar um bom dinheirinho numa agenda e simplesmente, NUNCA usar. Quer dizer, alguns rabiscos ou outros no começo do ano e só. Era uma perda de dinheiro muito grande, haha.

    Esse ano, comprei só um bloquinho de anotação que deixo perto do meu computador. Uso de vez em quando e olhe lá. haha

    Beijos!

    ResponderExcluir
  22. Seu pai é uma pessoa muito sensata, mesmo precisando, a minha tá jogada entre os papeis e não sou louca de mexer lá, não quero descobrir que tipo de ser habita aquele lugar.

    ResponderExcluir