terça-feira, 12 de fevereiro de 2013

Lidando com o batom vermelho

(O título desse post foi uma criação da Rafa, a partir de uma brincadeira na Máfia onde cada uma deveria criar um título pra pessoa acima postar, tipo uma nostalgia dos jogos do Orkut, sabe? Eu dei o título pra Marcela, e o resultado é esse aqui)

Extra! Extra! Direto do baú das minhas analogias grosseiras, venho por meio deste compartilhar com vocês a conclusão de que a humanidade pode ser dividida entre pessoas batom vermelho e pessoas smoky eyes, estando as primeiras muito mais pra diferentes (onde lê-se: FREAKS) e as últimas mais dentro da casinha do que fora dela com maquiagem borrada na Galeria do Rock. 

Eu sou uma pessoa batom vermelho, e o fato de que desde criança eu procure pretextos pra pintar minha boca dessa cor e que hoje não viva sem ela é só uma feliz coincidência. 

A maioria das mulheres tem um certo receio de usar batom vermelho. Medo de parecer piranha, medo de parecer palhaça, medo de chamar atenção demais e sabe lá Deus a quantidade de paranoias que conseguimos alimentar dentro das nossas cabeças. Eu já tive medo de batom vermelho também, claro. Só que esse medo durou mais ou menos até o momento que eu me olhei no espelho sem ele e decidi que faltava alguma coisa. Eu podia ir pr'aquela festa sem rímel, sem brincos e até seria mais fácil esquecer as chaves de casa do que pisar naquele salão sem o meu batom. 

O batom sou eu, lógico. Eu, que muito mais escuto do que falo, que muito mais olho do que faço e, principalmente, muito mais penso do que tiro a bunda da cadeira pra agir. Em um dos ensaios do maravilhoso de "Como ficar sozinho", o Franzen diz que existem dois tipos de solidão, e o mais perigoso deles é o daquela pessoa que se coloca sozinha, que se acostuma tanto a viver num mundo dela mesma que sente dificuldades de sair da casca e ir viver no mundo real. Acho que ser batom vermelho é mais ou menos isso. Parece poético de longe e um monte de gente tem vontade de experimentar, mas um medo e uma paranoia lá no fundo sempre os segura longe desse emaranhado maluco que faz de nós quem somos. 

Pessoas como eu não se assustam com essa visão porque ela é natural demais. A gente só sabe viver desse jeito, ainda que fiquemos o tempo todo imaginando se tem batom no nosso dente. O que vemos da janela é um bando de gente que parece ter vindo ao mundo com um manual de instruções para a vida que nós perdemos por estarmos demasiado envolvidos numa discussão com Deus, tentando barganhar uma nuvem em formato de pônei para olharmos quando estivéssemos aqui na Terra. 


Eu nunca consegui fazer uma maquiagem preta nos olhos, dessas que a menina aprende na lição 1, parágrafo 1, inciso primeiro na cartilha de maquiagens práticas para o dia-a-dia e as noites da mulher moderna. Passo infinitos minutos encarando aquele quadradinho preto na minha paleta de sombras, coloco o pincel de leve por cima e quero gritar sempre que ele encosta na pálpebra. Não sei se aquela menina que me encara do outro lado do espelho está bonita ou não, mas sei que ela não sou eu. Ao fundo, fico escutando o Frank Sinatra cantar "The lady is a tramp" e tenho medo, porque sempre fui uma pessoa "Strangers in the night", sabe como é. Medo de parecer piranha, medo de parecer palhaça, medo de chamar atenção demais e medo de parecer a Effy de Skins. Então desisto, esfrego os olhos, passo meu batom vermelho e nossa, olha eu ali do outro lado, que saudades, por ande andei enquanto eu me procurava?

Usar sombra preta, no meu mundo, é desasnar pra vida. Fazer aquilo que a maioria das pessoas faz como se fosse a coisa mais simples do mundo, mas sem conseguir me livrar da sensação de que saí de casa com graxa nos olhos. Diante de certas situações, sinto que em algum ponto da vida perdi a chance de levar um empurrão de alguém, um chute na bunda que fosse, levanta-te e anda, Anna Vitória. Ou pode ser também que eu tenha ignorado os sinais de siga em frente porque parei no meio da rua pra procurar aquela nuvem em formato equino, pra ver se ela estava no mesmo lugar onde eu havia deixado um dia. Participar não deveria ser uma resolução de ano novo, sabe, e é nesse ponto que eu tanto me identifico com o Charlie, de "As vantagens de ser invisível", que um monte de gente acredita ser um personagem meio besta, outros queriam salvar, e eu só queria estender a mão e dizer: toca aí, amigo. 

Já passei da fase de querer esfregar fora o batom, tentar mudar quem eu sou e na maior parte dos dias sou apaixonada pelo meu lado batom vermelho, mas tem dias que não consigo me livrar da sensação de que seria muito mais fácil viver sem me preocupar se tô andando por aí com batom nos dentes.

EXPECTATIONS



REALITY

10 comentários:

  1. Menina, eu tinha pavor de batom vermelho. Sempre disseram que minha boca era grande demais, imagina com batom vermelho? Seria eu e o coringa, né. Mas sempre ouvia também que loira fica bonita de batom vermelho, e morria de vontade tentar. Até que um dia uma colega passou vendendo avon no teatro, e lá tinha um batom vermelho a 6 reais. Pensei: "É agora!", porque já que eu ia fazer um teste, não ia pagar mil dilmas num batom, né? Comprei.
    O batom chegou justamente num dia que eu ia na balada com as minhas amigas. Saí da aula de teatro e trouxe pra casa as amigas e o batom. Todas elas quiseram usar, e eu fiquei meia hora tentando decidir, até que liguei o foda-se, tasquei o batom na boca, me achei linda, curti a noite, e desde então, ele nunca mais saiu da minha vida. <3

    P.S.: Sombra esfumaçada preta? Linda nos outros. Se for em mim, tenho a sensação de que tenho graxa na cara, e que tá todo mundo comentando que eu levei umas porradas..

    ResponderExcluir
  2. Pelo amor de Deus, Anna Vitória, que post FODA. Eu ainda minha impressiono com o quão fantástica você é por mais que já tenha tido milhões de amostras disso. Senti feito um tapa na cara toda a metáfora inserida aí.

    Ano passado foi o primeiro em que eu passei batom vermelho. Muito por causa de você. E toda vez que saio com ele de dia me sinto uma vitoriosa. Porque eu passei a vida inteira me preocupando com o que os outros iam pensar de mim. E isso se reflete em tanta coisa! Só esse ano tive a coragem de comprar um óculos mais moderno, maior e com aro todinho colorido. Passei um tempão com vergonha de ir pra faculdade de saia.

    Mas tudo isso passou. Mandei a minha zona de conforto pro espaço a partir do momento que meu desejo foi mais forte. E a partir do momento em as minhas seguranças foram se esvaindo. E, meu bem, se você conseguiu passar tanto tempo divando de batom vermelho com apenas 18 anos... Aguarde e verá.

    E falando da mulherzice toda: amiga, você sabe que eu amo maquiagem. Usei maquiagem azul na minha formatura. Uma das cores mais rejeitadas e alvo de preconceito (maquiagem de piranha) e eu tenho certeza que não pareci uma quenga. E quanto ao smokey eye: tente os tons de marrom primeiro. Smokey eye marrom com batom vermelho é sucesso e uma das minhas apostas mais certeiras.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Eu amo o quanto você sempre surpreende a gente. Pegou um título relativamente simples e criou um texto genial assim!

    Confesso que queria poder ser mais descolada, assim, desencanada com o que os outros vão pensar ou não. Inclusive, literalmente falando, esse é um dos motivos de eu não conseguir usar plenamente o batom vermelho. SEMPRE penso: "Ah, vão achar estranho, porque eu sou muito branca" ou "Ah, não combina com a ocasião mesmo..." e acaba que eu nunca, nunca uso meu lindo batom vermelho. Não sei lidar, mas adoraria saber.

    P.S. Também não sei fazer maquiagem escura nos olhos. Sempre erro HAHAHAHA

    Beijos, Annoca! <3

    ResponderExcluir
  4. Peraí, sério que vc é assim? Juro que não tem nada a ver com o jeito como te vejo, mas, confesso que prefiro você de batom vermelho do que estilo Effy de Skins. Eu não sei se sou batom vermelho ou olhos esfumados, sua descrição de batom vermelho deixou-me angustiada, porque, pra mim, pareceu terrível ser isso, sério. Por outro lado, não me vejo como um olho esfumado, mesmo porque as minhas pálpebras ficam péssimas quando esfumadas... O que sou eu? Quero uma explicação, já que você é meu guia prático de bons modos na vida do dia a dia hahaahhaha
    Muito bom teu título, muito bom teu texto e muito bom o meme, rs.
    Abraços saudosos <3

    ResponderExcluir
  5. E EUUUU, MULHER, que não sou nem batom vermelho e MUITO MENOS AINDA smoky eyes? Quer dizer, se for pra dizer para qual lado estou mais inclinada, é o lado do batom vermelho. Por que nunca consegui fazer um smoky eye sem achar que estava esquisita - por outro lado, já consegui usar batom vermelho e me sentir super incrível com ele.

    Talvez eu seja uma batom vermelho e não saiba ainda?

    Enfim, texto incrível, como sempre!

    Beijins!

    ResponderExcluir
  6. Eu uso os dois. Às vezes, juntos. O que será que isso quer dizer? Que eu sou uma freak, que vive dentro da casinha? Oh, god.

    Adorei o post! Bela criatividade a partir de um título simples.

    ResponderExcluir
  7. Eu tinha muito medo de batom vermelho. Mas aí vi o incentivo na Máfia e hoje tenho mais batons vermelhos do que de qualquer outra cor HAHAHA Porééééém, devo confessar que espalho bastante pra ficar um vermelho discretinho. Bocão vermelho ainda não tive coragem de usar por muito tempo.
    E que vida triste é a da sombra preta. Não me anima, decididamente não me anima.

    ResponderExcluir
  8. Batom vermelho só pode ser coisa errada num mundo injusto. Não é sempre que eu uso, verdade seja dita, porque acho que não combina com a maioria das coisas que visto, mas quando o coloco me sinto uma pessoa totalmente diferente (pro lado bom da coisa).

    Você e os seus textos geniais <3

    ResponderExcluir
  9. Oi! Sou assim! Tinha o maior medo do mundo de sair e as pessoas acharem muito piriguete, adulto demais e blablabla. Até que um dia resolvi sair e me senti maravilhosa, mesmo todo mundo olhando pra mim e ainda fui pra igreja haha. Depois que eu passei a usar, um monte de gente na igreja usou também. Acho que a gente sempre espera alguém dar o primeiro passo, eu estava esperando mas ninguém deu, então eu tive que ir. E também não curto esses olhos, eu tenho uma sombra preta que comprei só pra isso e até hoje não consegui usar, sempre acho que fica pesado demais, que não combina comigo. E as pessoas que usam os dois?
    Beijo

    ResponderExcluir
  10. Eu tenho um batom vermelho. Um único batom. Ele não é um vermelho tão forte e a cor é um pouco mais fechada.
    Confesso que no começo eu tinha medo mas reparei que ultimamente tenho usado muito mais.
    Agora, sombra preta eu ainda não consigo usar.
    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir