sábado, 29 de dezembro de 2012

As melhores leituras de 2012

Como já é de hábito por aqui, finalmente é chegada a hora de compartilhar com vocês o que eu li em 2012. Vi que muita gente aderiu ao questionário inventado pela Taryne e adaptado por mim na hora de pôr em pratos limpos as páginas viradas nesse ano - o que é lindo. Porém, trairei o movimento e usarei um formato um pouco diferente para falar de livros esse ano: vídeo! 2012 foi oficialmente o ano do Youtube na minha vida - que matou não apenas a televisão, mas todo o meu interesse por qualquer outra coisa que não pessoas falando sobre livros, produzindo coisas awesome, adaptando meus livros favoritos, etc. Assim sendo, essa é mais uma tentativa de me aproximar desse nicho, embora eu reconheça que sou um Ryan Atwood diante das câmeras no que diz respeito a total ignorância de como lidar com a exposição, embora, por outro lado, eu seja totalmente Seth Cohen: não consigo parar de falar. Me perdoem pelos 22 minutos, eu fiz o meu melhor e esse vídeo é apenas a quarta tentativa de ser concisa. Podia ser bem pior.


Livros lidos em 2012 - e breves comentários sobre eles:

Lolita - Vladimir Nabokov 
Qualitativamente falando, o melhor livro do ano. 
- O homem que confundiu sua mulher com um chapéu - Oliver Sacks 
- Liberdade - Jonathan Franzen
- O que é ser jornalista? - Ricardo Noblat
- Para seguir minha jornada - Regina Zappa
- Northanger Abbey - Jane Austen
Abandonei, por motivos que já expliquei aqui.
- A mulher de Pilatos - Antoinette May
O pior, e talvez único genuinamente ruim, do ano.
- On the road - Jack Kerouac (versão original)
O mais chato, com certeza, mas vale pelos fluxos de consciência bem mais interessantes no original.
- Jornalismo diário - Ana Estela Sousa Pinto
- Anna Karenina - Liev Tolstoi
Liévin, um dos protagonistas da história, só não ganha o troféu de macho do ano porque temos Augustus Waters na concorrência, mas ele quase chegou lá.
- Jogos Vorazes - Suzanne Collins
- Em chamas - Suzanne Collins
- A Esperança - Suzanne Collins
Katniss Everdeen, definitivamente a personagem mais chata do ano e, a quem interessar possa, minha parte favorita da trilogia é a final. Ainda que não tenha sido um favorito, foi responsável por me fazer virar a noite lendo, principalmente no último volume. Eu precisava saber o que ia acontecer, mesmo. 
- Comer rezar amar - Elizabeth Gilbert
- The fault in our stars - John Green
Emocionalmente falando, meu favorito do ano, vencedor dos troféus de "casal mais apaixonante", "chorei de soluçar" e "grifei loucamente". O pingente de nuvem que não sai do meu pescoço e ainda me faz chorar não me deixa mentir. Obrigada, John Green! 
- Reparação - Ian McEwan
Uma releitura que não poderia ter vindo em melhor hora. Nunca deixem de reler seus livros favoritos, I mean it.
- Precisamos falar sobre Kevin - Lionel Shriver
Para Kevin Khatchadourian, o prêmio de personagem mais perturbador do ano.
- Antes de dormir - S. J. Watson
- O livro amarelo do terminal - Vanessa Bárbara
- Como ficar sozinho - Jonathan Franzen
Soco no estômago mais bem acertado e brilhante do ano. Frazen, eu te amo. 
- Anna e o beijo francês - Stephanie Perkins
- Aos meus amigos - Maria Adelaide Amaral
Se não fosse o Franzen no meio do caminho chutando traseiros, levaria o troféu de soco no estômago. Altas noites rolando na cama pensando em todas as pessoas infelizes do mundo - e morrendo de medo de me tornar uma delas.
- High fidelity - Nick Hornby
Outra releitura que adorei.
- A sangue frio - Truman Capote
- As vantagens de ser invisível - Stephen Chbosky (nem comecei ainda, mas sei que termino até o fim do ano)

18 comentários:

  1. Amiga, você é a coisa mais fofa desse mundo inteiro. Às vezes eu ameaço me esquecer disso por conta das nossas chucrices, mas basta lembrar dos seus vídeos e do seu jeitinho (Xuxa feelings) que volto a realidade <3 Te amo! Amei o vídeo demais da conta. Ficou zilhões de vezes melhor que o meu, hahaha. Tô até com vergonha de postar o meu, btw. Porque tava SUPER enferrujada e dei umas gaguejadinhas. Mas enfim, vamos aos librinhos. AMEI que "Aos Meus Amigos" e "Anna e o beijo francês" entraram na lista dos melhores. Porque eu queria muito que você lesse e gostasse deles. Tinha quase certeza que ia adorar (: Fora isso fiquei com muita vontade de ler Como ficar sozinho e Anna Kariênina. E só você pra me deixar curiosa a respeito de Comer, Rezar e Amar, né? Beijos!

    ResponderExcluir
  2. P.S: Vou copiar esse formatinho dos livros plus breves comentários, tá?

    ResponderExcluir
  3. Finalmente terminei! Tá difícil de lidar com essa internet aqui, hahaha.
    Amei seu vídeo, tanto que vou gravar o meu amanhã, não resistirei. E achei curto, poderia escutar você palestrar sobre seus livros por horas! Preciso ler Alta Fidelidade, Reparação e O livro amarelo do terminal pra ontem.
    A Sangue frio eu li no meu primeiro ano de jornal, e me tirou o sono. Você sabia que o Capote se apaixonou por um dos assassinos enquanto ele escrevia/apurava os fato?
    Nem preciso comentar nada sobre ACEDE nem sobre Kevin. Dois livros incrivelmente incríveis, um ganhou meu coração e o outro o meu eterno respeito.
    Você é a coisa mais fofa do mundo dizendo que acordou e foi rezar pelas pessoas tristes e amarguradas. Também filosofei bastante com Aos meus amigos. Da aflição pensar em amizades intensas que depois simplesmente não se reconhecem..
    Coisa que não vai acontecer conosco, porque você é minha pessoa.
    Parei de ferver no Seattle Grace pra ferver na sua estante e quero mais!
    Beijos, te amo!

    ResponderExcluir
  4. Amei o vídeo! Faça mais quando puder! Vou comentar alguns que você citou, tá?
    Li Lolita há uns anos e, como você, tinha um receio de ser muito forte, mas amei e acho que foi um dos livros que mais me incentivou a continuar a ler. Eu cresci achando que era pura pornografia mas nem é. Babo demais por esse livro do Chico, sério. Tem um só de canções dele que me mata também. Anna Karenina foi um dos meus livros do ano! O que eu marquei de passagens do Lievin é impressionante. Ele também é o meu favorito e a pegada existencialista dele é sensacional. Kevin é ótimo também e achei que fosse só eu que tinha pensado isso do filme, porque vi com meu pai e ele entendeu meio diferente do livro. Eu falei pra ele que o filme me pareceu confuso, só por eu ter lido que eu conseguia dar um sentido.
    Enfim, A Sangue Frio, Reparação, High Fidelity e ACEDE já estavam na minha lista de desejados. E agora entrou também Aos Meus Amigos :)

    Besoo
    Besoo

    ResponderExcluir
  5. Fiquei aqui toda boba com a piaxão que você falou dos livros. E também te achei tão meiga, tão delicada! Quero muitos outros vídeos.
    Tô aqui baixando o Alta Fidelidade e A Culpa é das Estrelas, esse segundo eu estava MUITO com o pé atrás, fico de birrinha quando tem muita gente lendo certo livro. Shame on me.
    Quanto a grifar livros, eu comprei um Kindle (não é propaganda, haha), mas ele tem uma coisa bem legal de poder grifar o texto e ele ainda gera um arquivo separado com tudo que você marcou. Dá pra tatuar as costas até acabar o espaço!

    Beijo e um ótimo 2013.

    ResponderExcluir
  6. Aninha Vitória que vozinha doce é essa? e é impressão minha ou tem uma torcida ai onde você esta? Acho que na sua lista literária de 2012 os únicos que coincidiram foi lolita e Ana e o beijo francês que adorei. Aninha um 2013 bem legal pra você com muito dinheiro no bolso, saúde, paz e benevolência.

    ResponderExcluir
  7. Adquiri Lolita recentemente e tava com muito medo de ler, mas depois desse vídeo acho que vou me preparar psicologicamente e começar.
    Tava pronta pra falar de As vantagens de ser invisível, aí vi a lista! Hahah. Espero que esteja gostando e que escreva sobre ele depois, eu adoreeeei, até mais do que A culpa é das estrelas.
    Você já leu Laranja mecânica, Anna? Acho que é um livro que todo mundo do mundo tem que ler.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  8. Vou ser sexista,bobo e superficial para dizer que "Eu casava".

    ResponderExcluir
  9. Oi Anna.
    Adoro listas de livros e sugestões de outras pessoas. Sempre consigo tirar algo novo e interessante para ler. Anotei várias sugestões suas.
    Amei seu vídeo e seu blog.

    Bjs.
    Elvira

    ResponderExcluir
  10. Sim, A Culpa é das Estrelas foi o predileto de muita gente. O livro é dotado de uma sensibilidade pouco comum em livros que se pretendem para jovens. Eu não gostei de Comer, Rezar, Amar (que li em 2011, acho). Fiquei pensando: "coitada dessa mulher, né gente? Perdeu o marido e agora viajou, foi curtir a vida, tadinha dela, que superação difícil!". Posso ser má, mas é assim que vejo. Nem todas nós temos a oportunidade de viajar por conta de um fim de relacionamento. Não é a vida de pessoas comuns. Não me agrada.
    E Lolita, incrível como sempre. Foi o livro responsável por uma das melhores resenhas que já fiz no blog. Excelente.
    Amei sua retrô, Anna. Amei você pegando no cabelo e esse sotaque mineiro tão lindo.
    Beijão, feliz ano-novo!

    ResponderExcluir
  11. Oi, Anna! Adorei o post... Uma pena que o som do meu notebook não ajudou muito na hora de ver o vídeo :~~
    Mas faça mais, ficou muito bom!
    Beijos, ótimo ano novo!

    ResponderExcluir
  12. NUNCA vou me conformar em ter perdido minha nuvem de ACEDE. Sério. Eu só tive chance de usar uma vez, guardei super guardada e quando fui procurar pra colocar numa corrente de verdade tinha SUMIDO. Absurdo!
    NÃO CONSIGO DEIXAR DE TE AMAR PORQUE EU AMO TEUS VÍDEOS POR CAUSA DESSA SUA VOZ ABSURDAMENTE FOFA E AI MEU DEUS DO CÉU QUERO TE APERTAR PELO RESTO DA VIDA, SOCORRO!
    Li vários desses livros neste ano e vários pretendo ler mas não consegui e, ai, AMO Katchadourian principalmente pela entrevista final que ele dá, gente, awesome! E tu PRECISA ler "Quem é você, Alasca?" porque é ainda melhor que ACEDE - minha humilde opinião - e, bem, neste ano resolvi fazer uma vídeo resenha de cada livro lido justamente pra não precisar ser concisa numa retrospectiva final hahahaha
    Minha flor de lis linda e amada, tenha um 2013 repleto de leituras fabulosas e continue sempre a ser esse ser absurdamente iluminado que eu amo TANTO! Abraços <3

    ResponderExcluir
  13. Preciso reler Lolita com outros olhos o mais rápido possível. Na época, eu li "só por ler", sabe? Então ando precisando reler, sim.
    Essa biografia do Chico me deixa babando - e olha que eu nem dou muita bola pro Chico. As ilustrações são incríveis, ele é todo bem montadinho. Sempre fico admirando-o na livraria.
    Você me deixou curiosíssima com o Anna K. Ainda mais agora que vai sair (ou saiu?) um filme com um dos irmãos Skarsgard HAUHAUAHU. Vou procurar lê-lo antes de me jogar no filme.
    Eu comecei a ler "Comer, Rezar, Amar" em inglês, mas precisei parar - oi, vestibular, muito obrigada! O filme é legalzinho, mas eu tenho a sensação de que o livro é mais legal.
    Adorei o que você falou sobre ACEDE. Realmente, é um livro muito importante.
    Esse "O livro amarelo do terminal" parece ser INCRÍVEL! Meu Deus!
    Tá, gente, eu já entendi que preciso ler Anna e o Beijo Francês, depois Lola e tudo o mais. Vou procurar em inglês, porque em português eu já disse que não funcionou, hahaha.

    Anna, a gente já disse isso mil vezes, mas VOCÊ É LINDA E A COISA MAIS FOFA DO MUNDO! Bom 2013 pra você, sua voz fofinha (que é a antítese da minha), seu cabelo incrivelmente intelectual e suas leituras, HAHAHA!

    Beijos, te amo! <3

    ResponderExcluir
  14. Você e a AnaLu me fazendo inveja de suas retrospectivas literárias, hein? Eu li tão pouco este ano. Lolita já está na minha meta de leitura já tem uns 3 anos e até hoje, necas. Estou tão pobre de leitura que não tem o que falar dos livros, porque conheço pouco.

    ResponderExcluir
  15. Annoquinha, as retrospectivas estão tão gostosas de ver! Meio da madrugada e eu tô aqui amarradona revendo os vídeos de vocês. Não existirá o dia em que verei um vídeo seu e não comentarei que a sua voz é a coisa mais poneilesca da vida. Sdds gritinhos. <3
    Os livros! Lolita será lido em 2013, definitivamente. Passou da hora já.
    Esse livro do Chico encheu os olhos! Semana passada ouvi tudo do Chico durante dias seguidos, aí vejo isso e me derreto.
    Anna Karenina deve demorar um poucão, porque o calhamaço da minha vida será o Infinite Jest, por enquanto.
    Você gostou de Comer, Rezar, Amar! Obrigada! Li ano passado e senti muito a narrativa. Tem uma parte mais arrastada, mas eu meio que mergulhei na parte espiritual da coisa.
    TFiOS! Tragédia Existencial. Não poderia falar melhor sobre esse livro do que você falou no vídeo. Concordo com a questão da tradução, deixou a Hazel meio infantilizada. Mas nada que atrapalhe a maravilha que o livro é. É especial demais.
    Kevin será lido em breve porque não posso mais adiar.
    Como Ficar Sozinho deve ser o primeiro de 2013 pra mim. Acabei de ler o "Ficando Longe do Fato...", do David Foster Wallace e acho que é uma boa conexão. Eles eram melhores amigos e ainda que o estilo dos dois seja completamente diferente, fazem parte da mesma geração. Sinto que vai ser mind blowing.
    Suas obsessões alimentícias com livros são adoráveis. Mas chantilly não supera ACEDE, que você queria comer com requeijão.
    Aos Meus Amigos é #mágoa, já disse. Eu sempre quis ler e perdi a oportunidade de ler com vocês. Mas logo logo lerei, porque esse tema é doloroso e necessário.
    A Sangue Frio é um dos de 2013 também. Apesar de eu não ser de jornal. Só não queria que fosse o primeiro Capote, Bonequinha de Luxo tá na lista há séculos.
    High Fidelity é leitura de janeiro. O Hornby é incrível. Simples e tocante. Apesar de só ter lido um livro dele, sou meio que apaixonada pelo estilo. Te conto o que achar!
    Beijo, sua coisa fofa e diva amada! <3

    ResponderExcluir
  16. Oi, Anna! É a segunda retrospectiva em que vejo Lolita e preciso dizer aqui também que fujo muito desse livro haha Quando era mais nova tentei ler e desisti. E As vantagens de ser invisível é o livro da vez, estou louca pra ler e descobrir se é isso tudo que todos falam. Anna Karenina também é um que eu gostaria de ler. Espero que possa voltar a ler Northanger Abbey. Eu li em português e acho que é o mais fofoque Jane Austen conseguiu fazer.

    ResponderExcluir
  17. Faz tempo que "Lolita" tá na minha lista só por causa da resenha que eu vi aqui haha

    Comer Rezar Amar me surpreendeu também, gostei muito, dá impressão de que a gente está lá com ela. Fiquei morrendo de vontade de comer as pizzas que ela descrevia, ai ai...

    E fiquei boba quando você disse que "Anna e o Beijo Francês" é sobre uma menina que vai para um internato em Paris. Quando eu tinha 10, comecei a escrever um "livro" sobre uma que ia para um em Londres hahaha

    Adorei o vídeo, você é uma fofa!

    ResponderExcluir
  18. Anna,
    Já recuperada do susto de ouvir uma voz que poderia ser a namorada do Alvin e os Esquilos (isso é um elogio)... vamos aos meus comentários... rs!
    Eu já li Lolita e na época em que li (como na época em que ele foi escrito) a maldade humana não estava no atual quilate em que está. Por isso a palavra "pedofilia" nem passou por perto da minha cabeça. Mas se eu fosse mãe.... será que eu pensaria a mesma coisa, será que as minhas impressões seriam as mesmas...? Não sei. Talvez não. De qualquer forma, por agora, eu posso dizer que entendo a beleza do livro. Quando a gente assume mais responsabilidade em algum momento da nossa vida, a nossa cabeça se transforma um pouco. Antes eu não comia carne moída nem por um decreto. Ontem eu fiz macarrão à bolonhesa para o meu marido e acabei comendo. Quando ele me perguntou pq, eu respondi sem pensar: "ah, meu, é o que tem na mesa né?". Então eu tenho muito medo de ficar (mais) chata depois que for mãe e não entender mais livros como Lolita (livros e filmes rsrs).
    Este livro do Chico Buarque me deu até água na boca - e olha que eu não sou tão fã quanto você!!! Realmente a Renata e a Analú foram duas fadas.
    Os outros eu não li... aliás, eu li pouquíssimo em 2012 - uma vergonha. Este ano a meta é: menos internet, mais leitura, mais estudos. Acho que nós só temos à ganhar com isso.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir