quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Minha estante virtual

Fui convidada pela mais nova noiva do meu círculo social, minha amiga e editora amada, Amandoca, para fazer o meme da estante virtual, que consiste em, basicamente, compartilhar um pouquinho do que há de interessante (ou não) no meu Skoob. Aliás, não costumava participar muito dessa rede social, usava mesmo só pra marcar o que eu tinha lido para não me perder depois, mas recentemente tenho explorado os recursos variados - como a incrível troca de livros e os livros viajantes - e me divertido bastante. Recomendo. E quem quiser ver um pouco da minha estante física, fiz um bookshelf tour - que está bastante desatualizado, diga-se de passagem - ano passado. 



1 - Quantos livros você tem na aba LIDO?
152.

2 - Qual livro você está lendo?
Comecei ontem a leitura de A Sangue Frio, leitura obrigatória pra todo estudante de Jornalismo, principalmente aqueles interessados em jornalismo literário. Sempre quis ler pelas razões óbvias, mas decidi que não dava mais para seguir vivendo sem tê-lo lido depois de, numa mesma semana, ter sido questionada a respeito por dois professores e quase morrido de vergonha ao ter que admitir que nunca havia lido. 

3 - Quantos livros você tem na aba VAI LER?
44. Mas tenham segurança que minha lista mental é MUITO maior.

4 - Você está relendo algum livro? Qual?
Não. Semana passada quis muito reler One Day, mas depois de uns 3 capítulos que ajudaram a matar a saudade da Emma e do Dexter, resolvi que era melhor usar meu tempo para todos aqueles livros que ainda não li. Como disse, são muitos.

5 - Quantos livros você já abandonou?
5. São eles:
Iracema: Comecei a ler por causa da Fuvest, mas desisti logo no primeiro dia. É praticamente impossível um vestibulando conseguir finalizar esse livro, de narrativa absurdamente rebuscada, com José de Alencar usando várias linhas para descrever o olhar que a virgem dos lábios de mel lançava a uma palmeira. Era abrir o livro e dormir. Larguei.
Northanger abbey: Nunca tinha lido Jane Austen em inglês, e achei um pouco mais complicado do que estava esperando. Embora a personagem principal seja absurdamente divertida, e o seu objeto de afeição um amor, as dificuldades que tinha com a gramática antiga estavam me desgastando absurdamente. Não larguei, apenas deixei para depois.
O coração das trevas: O livro de Joseph Conrad que ganhou uma adaptação para o cinema pelas mãos do Coppolão - Apocalipse Now - pode ser incrível, mas me cansa bastante. Não sei o que acontece comigo e com ele, já tentei lê-lo mais de uma vez e abandonei por questões de fadiga profunda. Estou esperando o momento certo pra gente se acertar;
O livro do desassossego: Fernando Pessoa me cansou também, ou melhor, me esgotou. "O livro do desassossego", além de ser um calhamaço, é pesado em outros sentidos. Como o nome já denuncia, o desassossego do personagem, da história e da narrativa colocam o leitor num estado de desconforto e angústia que só os bons suportam. Eu não fui boa o suficiente. Li mais da metade, mas abandonei por estar à beira da loucura. Mesmo. 
Lua nova: Larguei por não aguentar o mimimi da Bella e por não ser obrigada a ler que ela estava mordendo os lençóis por causa da dor provocada pela ausência de Edward. I rest my case.

6 - Quantas resenhas você tem cadastradas no Skoob?
Só 4. Queria ter paciência de fazer mais resenhas pro Skoob, já que sempre dou uma bisbilhotada no que as pessoas disseram sobre as coisas que li ou quero ler, e adoro esse recurso.

7 - Quantos livros você já avaliou?
5. Nunca lembro de fazer isso.

8 - Quantos livros você tem na aba FAVORITOS? Cite alguns deles:
Classifiquei meus favoritos apenas no dia que criei minha conta no Skoob, de modo que ela está bastante desatualizada. Constam 14 livros ao todo, dentre eles "O apanhador no campo de centeio", "Dom Casmurro", "Reparação", "Travessuras da menina má", "O amor nos tempos do cólera" e "Para uma menina com uma flor". 

9 - Quantos livros você tem na aba TENHO?
37. Também fiz a classificação logo quando abri a conta, e depois para separar os livros que eu queria ler mas já tinha e aqueles desejados, para facilitar a escolha da minha amiga secreta (que foi a Milena), no amigo secreto literário da Máfia. 

10 - Quantos livros na aba DESEJADOS?
32. Aliás, o Natal tá chegando né? Risos.

11 - Quantos livros emprestados no momento? Quais?
Não costumo registar empréstimos no Skoob. Mas tenho 7 livros emprestados no momento: "Orgulho e preconceito", "O apanhador no campo de centeio", "O que se passa na cabeça dos cachorros", "Como ficar sozinho", "Precisamos falar sobre Kevin", "Lolita" e "Paula"

12 - Você quer trocar algum livro? Qual?
Tenho 5 livros disponíveis para troca. São eles: "Por mais um dia", "O guardião de memórias", "As Valkírias", "O alquimista" e "O caçador de pipas".

13 - Na aba META, quantos livros você tem marcados? Conseguiu cumpri-la?
Não uso esse recurso. Livros são meu lazer, não obrigação.

14 - Qual o número do seu paginômetro?
39.167

15 - Qual o link do seu perfil no Skoob?

11 comentários:

  1. Oi Anna! Visito teu blog há um bom tempo, mas nunca comentei. Nunca é tarde né? É engraçado como eu também só uso o Skoob para marcar os livros lidos e pouco para interagir com as pessoas. To com uma vontade imensa de ler O Amor nos Tempos de Cóleta!
    Adoro teu blog!

    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Acho que semana passada ou algo assim eu encontrei seu skoob (talvez pelo twitter) e dei uma olhada, mas bem mais legal saber com seus comentários. Também gosto bastante de lá.
    To louca pra ler A Sangue Frio há anos. Depois conta o que você achou.
    Besoo

    ResponderExcluir
  3. Sou perdidamente apaixonada pelo skoob. Sei que ele tem muitos problemas, mas uma rede social só pra marcar livros tinha que ser amada, né?
    Sua estante é muito organizada! Ajudou horrores na hora de escolher o presente de amigo oculto (pela que a livraria não - jamais superarei.
    Também senti faniquitos pra reler One Day. Às vezes bate uma saudade da Emma e dos problemas dela... Mas essa vida é curta demais e são livros demais. Dilema da vida.
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  4. Adorei esse meme que a Amandoca criou, to enrolando pra responder nem sei porque! Essa semana dou um jeito nisso! Boa leitura com "A Sangue frio", depois conversaremos....
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  5. Meu skoob anda tão desatualizado, que seria até vergonhoso participar de um meme desse, haha
    Já assisti o filme One Day, me apaixonei! Queria ler o livro.

    ResponderExcluir
  6. ai Anna, eu queria tanto ser mais participativa no Skoob! Teve uma época que eu era super fissurada mas ultimamente ele tá mais desatualizado do que setlist de tia idosa em festa de aniversário... =/

    ps: e eu também tenho problemas com releituras!
    beijoca!

    ResponderExcluir
  7. Cara, não acredito que você quer trocar O Caçador de Pipas! Poxa, Pônei, decepcionei ;(
    E eu tô lendo Um Dia! Pois é, criei vergonha na cara e comprei mesmo morrendo de medo dele ser um fiasco (é, eu sou meio desconfiada com esses livros que todo mundo gosta, morria de medo d'A Culpa é das Estrelas também, mas ambos fizeram jus a quantidade de estrelas no skoob). Voltando lá pras trocas, sabe que eu não troco livro? Tipo, nunca. Tem uns aqui que eu detesto, mas não consigo me desfazer, são tipo irmãos mais novos birrentos, sabe? No fundo a gente ama mesmo sendo a maior roubada da vida hahahaha
    E eu amei esse meme! Qualquer um pode fazer?

    <3!

    ResponderExcluir
  8. Esse meme começou na vlogosfera, né? Ainda tô em dúvida se faço em vídeo ou post. Vamos ver (: Também acho que você tinha que fazer mais resenhas! Amo suas resenhas!

    <3

    ResponderExcluir
  9. Tenho a menor paciencia pra esse meme pq nunca uso skoob, mas acho legal ler. HAHAHAHA Caramba, vc lê muito!
    Bjss

    ResponderExcluir
  10. "Livros são meu lazer, não obrigação". Isso, super concordo. Acho muito artificial quem tem metas demais, como se fosse uma maratona pra ver quem lê mais. O bom é você sentir cada leitura, escolher com calma e deleitar-se de cada uma delas. Super apoiada!
    Muito legal esse meme! :)

    ResponderExcluir