domingo, 3 de março de 2013

Músicas que não vou ouvir (mas bem que queria)

Falta pouco menos de um mês para um dia que promete ser um dos mais bacanas do ano - e certamente um dos mais aguardados dos últimos, sei lá, cinco anos? Dia 29 de março estarei  na Chácara do Jockey em São Paulo, prestes a ter um ataque cardíaco de tamanha ansiedade de ver uma das minhas bandas favoritas ao vivo, o Killers. Minha história com eles começou quando eles apareceram em um episódio de The O.C. tocando "Smile like you mean it" e "Somebody told me", e seguimos juntos desde então. A Rinna e o Matheus, dois dos meus melhores amigos, compartilham do meu amor pela banda e é ainda mais legal pensar que verei o show ao lado deles - e do Victor, que entrou na onda há pouco tempo mas a gente aceitou no clubinho mesmo assim -, depois de tantos recreios passados juntos dividindo fones de ouvindo e sonhando em um dia vivermos essa experiência ao vivo.

Como nem tudo são flores nessa vida, minha fase favorita da banda é a inicial, a época de ouro do "Hot Fuss" e do "Sam's Town". Dessa vez eles vem ao Brasil em turnê com o último álbum, "Battle Born", que me agrada - pero no mucho - e por isso acredito que muito do meu repertório do coração vai acabar ficando de fora do setlist. Pensando nisso, montei um top 5 com as músicas que claramente não tocarão no show, mas bem que poderiam.


For reasons unknown: Porque eu ganhei o Sam's Town em 2008 e essa foi a primeira música pela qual eu me apaixonei incondicionalmente. Porque eu já perdi a conta das vezes que assisti vídeos dela sendo apresentada ao vivo só porque o Brandon Flowers assume o baixo e eu tenho problemas com baixistas e ver esse homem tocando baixo me coloca caída no chão gelado gritando TROUBLE! TROUBLE!. Pra completar, na apresentação do vídeo acima, Brandon fala sobre o momento que o amor acaba, tema da música, e convida as pessoas a gritarem junto com ele se já sentiram na vida aquele sentimento escorrer por entre os dedos acompanhado de uma vontade louca de trazê-lo de volta.


This river is wild: Depois que cansei de amar a música acima, foi a vez de me apaixonar perdidamente por essa. Foi uma paixão muito inesperada, porque eu sempre a pulava para ouvir "Why do I keep counting?" logo, mas um dia estava distraída e fui tomada inesperadamente por sua energia maravilhosa, e até hoje ela é minha favorita do cd. O segundo refrão tem uma força tão extraordinária que imagino um palco explodindo em água por todos os pontos para dar conta da emoção que toma conta quando ela chega. Por outro lado, reconheço que eu e meus amigos somos provavelmente os únicos a valorizar essa música, já que a plateia nunca atinge o nível de catarse que ela exige e por isso é melhor mesmo que fique de fora.


I can't stay: Essa é A música, sabe? Ela não é a melhor, a mais bonita, a mais vigorosa, a mais emocionante, mas ainda assim é A música. Não sei explicar como ela foi de uma faixa qualquer de um cd qualquer nota para A música que faz tudo vibrar e borbulhar aqui dentro, mas o importante é que ela faz, e como! Assim como o vídeo que eu escolhi é O vídeo, mesmo o áudio estando péssimo e a imagem granulada, ele é O vídeo porque o Brandon bate no peito a cada vez que diz "I can't stay", e sente a música e sorri cantando, e isso vale mais que qualquer HD.


Glamorous Indie Rock&Roll: Porque é sempre bom voltar onde tudo começou e esse é exatamente o espírito dessa música. Pouco importa o que eles estejam fazendo atualmente, toda a pegada anos oitenta, os sintetizadores e sei lá mais o que o Brandon tem inventado - um dia tudo se resumiu ao bom e velho indie rock'n'roll e eu sinto uma saudade danada dessa época.


Jilted lovers & broken hearts: Dei uma roubadinha porque essa música não é da banda, mas sim do trabalho solo do Brandon, mas quem se importa quando se tem esse refrão delicioso, dançante e ao mesmo tempo tão cheio de mágoas na composição?

10 comentários:

  1. não poderia concordar mais com esse top 5, eu já perdi as contas de quantas vezes eu gritei sozinha cantando This River Is Wild e meu coração se parte só de pensar que eu não vou estar lá para ver eles esse ano, mas meu dia há de chegar, Que seja lindo para você Anna!!

    ResponderExcluir
  2. Morreeeeeendo de vergonha de não conhecer nada, mas grata pelo guia, porque vou me sentir menos perdida no final de março, quando esse vai ser o único assunto existente na terra!

    E tava nessa ansiedade toda quando fui ver o Guns N Roses pela primeira vez... e olha, vai ser muito mais incrível do que você pode sonhar! É uma emoção única!

    ResponderExcluir
  3. Eu também não conheço a banda, Anna, você sabe que sou de MPB da velharia, mas compartilho contigo essa sensação de preferir certas canções em lugar de outras, mas não ter a oportunidade de ver nosso ídolo cantá-las. Acontece, mas só a euforia de estar perto daqueles que nos trazem algum significado e/ou saudosismo já vale mais que o repertório.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. For reason un-KNOW. Bem, eu não conheço muito a banda, aliás, até ler esse post. Mas o som é bom, estou já já em letras.mus para ler a tradução da primeira música. Gostei <3

    Mas não virarei fã, não saberei todo o repertório, porém estimo que eles cantem as antigas, acho que não só você mas como a maioria dos fãs anseiam por isso.

    Eles serão sensíveis eheheh :)
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, me dá muita dor no coração que esses artistas demoram tanto pra dar as caras, que quando dão, não tem como cantar tudo. :(
    Taylor tá demorando tanto a vir que já perdi minhas esperanças de escutar "Crazier" e "Mine" e "Teardrops of my guitar" ao vivo. E com tanta, tanta dor no coração..
    Devia ser obrigado vir fazer show ao fim de cada CD! Assim a gente não perderia nada... <3

    ResponderExcluir
  6. Tou morta e enterrada de inveja de você porque vai no Killers. Se fosse um show só deles, sem nenhum festival no meio, eu ia tá lá pulando abraçada com você.
    Dá mesmo uma agonia quando a gente vai num show e sabe que a banda não vai tocar as músicas que a gente queria tanto ouvir. Sofri muito disso com Keane e até hoje quando escuto certa música, penso: putz, não acredito que eles não tocaram essa. É de doer o coração.
    This river is wild tinha que ter demais! Gente, essa música é algo que <3 <3 <3
    Óbvio que vou passar o resto do dia só ouvindo The Killers, agora.
    Beijo <3

    ResponderExcluir
  7. Também fiquei morrendo de vergonha de não conhecer a banda, mas estou tirando o atraso com as suas dicas. Aparentemente, tem tudo pra ir pro meu mp3 ;)

    ResponderExcluir
  8. Anna,
    Eu tô tão feliz por você! Já espero o post apaixonado descrevendo o show. Eu adoro The Killers, mas não é AQUELA paixão como a sua, não. Adoraria ouvir "Sweet Talk" ao vivo - você acha que eles irão tocar?! Conheço poucas músicas, mas acho o Brandon um lindo! Aproveite muito.
    Esses artistas bom demais só têm o problema do excesso de músicas boas e a falta de tempo pra tocar todas. É uma pena. No show do McFly, só eu sei o quanto sofri por não ouvir músicas como "Obviously" e "The Guy Who Turned Her Down", duas das minhas preferidas. Mas, é a vida... e valeu a pena. Vai valer pra você também!

    Beijos"

    ResponderExcluir
  9. Adorei, porque eu tenho muita consciência de que eu preciso conhecer melhor The Killers, porque eu realmente gosto do som da banda. Pode até ser que não vá gostar de nenhum álbum por inteiro, mas talvez adicione mais músicas ao meu repertório para poder ouvir incessante e incansavelmente, como Mr. Brightside.
    Gostei muito do seu TOP5 e acho que esse era o incentivo que faltava pra tomar vergonha na cara e ouvir alguns dos discos. O Brandon também tem um ótimo trabalho solo! :) Até hoje eu me empolgo ouvindo Magdalena e Crossfire-tell-the-devil-that-he-can-go-back-from-where-he-came...
    Enfim, espero que você aproveite bastante o achou e também estou aguardando um post emocionado depois.

    ResponderExcluir
  10. Cuidado, Anna.
    O Lollapalooza vai ser no Jóquei Clube. Se você estiver na Chácara do Jóquei, não vai ver essas músicas nem nenhuma outra :P
    (quando descobri que eram lugares diferentes fiquei meio pasmo)

    ResponderExcluir