terça-feira, 31 de dezembro de 2013

Doismilestresse


Peço perdão antecipado pelo limite ultrapassado no trocadilho que dá título a esse post, mas essa aglutinação brega é a melhor coisa para dar conta desse meu ano que vai chegar ao fim daqui a algumas horas. Foram três períodos da faculdade em um ano com poucas férias e quase nenhum feriado, um dia-a-dia sem noção e sono suficiente; muito trabalho, mas muita coisa boa e muito crescimento. Por aí tenho ouvido que 2013 foi um ano para fazer jus à fama de azarado de seu último decimal e acompanhei muita gente passando por maus bocados nesses últimos doze meses, mas acho injusto dizer que o meu também foi ruim só porque atravessei a linha de chegada com meio metro de língua pra fora e uma bandeirinha branca. 

Nunca estive tão cansada, é verdade, mas não foi tudo de todo ruim. Aliás, meu 2013 foi uma coleção de dias estressantes em que eu acordava pensando que não ia dar conta, mas o que me fazia levantar era o fato de sempre ter algo bom me esperando lá na frente. Atravessei pequenos desertos, mas encontrei um oásis no fim em todas as vezes. Não consigo reclamar disso. 

Há exatas duas semanas eu e meus amigos da faculdade fizemos uma festa de final de ano. Como cada um é de um canto e não passamos Natal e Ano Novo juntos, a festa era pra unir essas duas comemorações e nos dar um gostinho do que era viver essas datas juntos. Era uma brincadeira, claro, mas fizemos direitinho e o jantar foi comido com pompa de ceia de Natal e à meia-noite nos abraçamos, trocamos votos de tudo de bom nessa vida, uma garrafa de champagne barato foi passando de mão e mão na roda e naquela noite eu voltei pra casa sentindo uma energia diferente, como se eu tivesse mesmo vivido o Natal e o Ano Novo num intervalo de poucas horas. Como minha família não tinha grandes planos para as festas desse ano além dos de sempre (cada ano mais preguiçosos), resolvi que aquele noite tinha sido o meu Natal e meu Ano Novo e talvez por isso os dias que se seguiram, até hoje, passaram fazendo com que eu me sentisse em um limbo bizarro, presa num vão que não era 2013, mas não tinha frescor da folhinha nova no calendário. Sumi da internet, da vida e até um pouco de mim, por isso não vejo a hora de acordar amanhã com aquela sensação maravilhosa de que algo novo está começando, ainda que seja mais do mesmo. 

Para não perder o costume, um pequeno balanço (inspirado no post da Juliana Cunha):

O que foi legal em 2013
- Fui pro Nordeste com a minha família duas vezes e matei minhas saudades do mar;
- Dois encontrões mafiosos;
- São Paulo com os amigos, Lollapalooza, show do Killers;
- Consegui uma iniciação científica com um tema que me interessa de verdade;
- Fiz matérias que mudaram minha cabeça de lugar e me ensinaram mais sobre o que eu sou, o que eu penso e acredito;
- Escrevi bastante - ainda que o blog tenha ficado em quarto plano;
- Aprendi a dirigir de verdade e perdi o medo do trânsito;
- Aprendi a passar delineador;
- Descobri que fotografia é legal;
- Criei coragem pra ficar ruiva e gostei do resultado;
- Senti o quanto meus pais me amam e se importam comigo - nunca duvidei disso, mas esse ano eles demonstraram isso de uma forma diferente e muito mais intensa. São os melhores do mundo;
- Consegui participar mais (no sentindo Charlie da coisa);

O que não foi legal em 2013
- Percebi que não dou conta de fazer tudo que tenho vontade de fazer e tive que largar coisas no meio do caminho;
- Vi que meu pai estava mesmo certo quando dizia que uma hora meu corpo ia cobrar a conta e fiquei muito doente e muito surtada por achar que eu dava conta de tudo;
- Dormi pouco e comi mal;
- Não passei na prova do Detran;
- Bati o carro;
- Só fiz bagunçar meu quarto e bagunçar ainda mais sobre a bagunça e agora eu muito sinceramente não sei como proceder;
- Vi poucos filmes;
- Me irritei desnecessariamente com as coisas ao meu redor;
- Me senti mais ovelha negra do que nunca;

Coisas que quero fazer em 2014, mesmo não acreditando em resoluções de Ano Novo
- Tirar carteira de motorista, pelo amor de Deus, isso já tá ficando ridículo;
- Levar o francês mais a sério e estudar de verdade - não só quando tem prova ou quando é dia de entregar o livro;
- Me organizar melhor para parar de virar noites ou acordar quatro e meia da manhã pra terminar algum trabalho;
- Viajar: com a Máfia, com os amigos e com a família;
- Ler um livro nacional por mês;
- Fazer cartões de Natal para as pessoas que eu gosto (nota mental: começar a fazer na Páscoa);
- Tentar de verdade manter um diário de papel, mesmo que ele seja feito só de quotes, letras de música e recortes de jornal;
- Encarar a papelada e tudo de chato e angustiante que envolve eventualmente estudar fora do país;
- Ler mais jornais e revistas e não só os colunistas que eu gosto e as páginas de artes;
- Fazer força para dormir antes da meia-noite, pelo menos durante a semana (ou no mínimo quando eu tiver que acordar antes das 9h);
- Aprender a mexer na minha câmera analógica e fazer coisas legais com ela;
- Atualizar o iOS do meu celular;
- Comprar um estojo e um caderno novos (pois é);
- Ir mais à igreja;
- Arrumar de verdade meu armário e não só organizar marromenos pra menos de um mês depois estar tudo uma zona de novo;
- Fazer algo legal no meu aniversário e não ficar surtada e deprimida e querendo me esconder das pessoas;
- Dizer mais sim do que não (mas com sabedoria).

New year's resolution - to write something of value
New year's resolution - to write something would be fine


8 comentários:

  1. Gostei bastante das suas ponderações de 2013 e até queria conseguir me inspirar nos seus objetivos de ano novo pra fazer algumas coisas da sua lista que eu achei lindas e poéticas, como escrever um diário de papel mesmo que tenha só letras de música, ler um livro nacional por mês e escrever cartões pra quem você gosta (espero estar nessa lista, hein?). Fiquei com vontade de te mandar um caderno de presente e recomendo mesmo que você faça algo legal no seu aniversário (por conta da data do meu aniversário eu sempre começo o ano novo com pretensões para meu próximo aniversário - porque eu sempre estou perto do meu aniversário anterior, e o que deu certo e o que deu errado no meu dia. Hoje por exemplo estou é querendo ficar quieta no meu canto no próximo - o que eu sempre quero, mas quando chega na última hora acaba que eu fico querendo ver todo mundo. Preciso de uma boa organização para meu aniversário de 2014)

    No fim das contas, lendo seu texto eu cheguei à conclusão que pra 2014 eu quero ser mais próxima das pessoas que eu gosto muito (como você <3).

    Feliz 2014, Little Pony, exemplo para filha. Que você conquiste tudo isso que quer, e espere um caderno de presente pelo Correio esse ano. Com cartão. :)

    ResponderExcluir
  2. Amiga, 2013 também me cansou demais e, apesar das coisas boas que ele trouxe, não vou sentir a menor falta dele!

    Achei sua retrô maravilhosa e acho que vou fazer resoluções esse ano também. Deixei de fazer ano passado e fiquei o ano todo me sentindo meio desanimada com as metas a curto prazo.

    Feliz 2014! Amo tanto você que nem sei <3 Que esses próximos dias sejam surpreendentes e maravilhosos para nós.

    ResponderExcluir
  3. Ao contrário de você eu atravessava o deserto e caia de cara na areia, que entrava toda na minha boca.
    Foi legal não cara.

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  4. Nossa, os seus desejos ou metas rs para 2014 são grande parte do que eu quero para o meu também mas também não tenho a mínima ideia de como vai ser haha. Esse ano pra mim foi muito ruim, parece que não fiz nada que queria. Eu também queria fazer a prova do Detran de novo esse ano mas o meu prazo termina agora, ou seja, sem chances. Mas faz a sua sim, e tomara que passe porque isso é uma das coias mais chatas da VIDA! Outra coisa que quero é dormir cedo. Só consigo dormir depois de 1h da manhã haha. E mexer em câmera analógica é amor! É muito legal o resultado.
    Ah, obrigada pelo comentário lá no blog, achei super fofo ahaha. Que bom que eu e minhas irmãs causamos esse sentimento. Qualquer coisa quando você passar aqui no Rio nós levamos você no nosso Braga's Tour ahahaha.
    Beijos e um ótimo ano!

    ResponderExcluir
  5. Amiga, não preciso nem fazer comentários sobre o meu 2013. Mas tirando o que foi ruim, foi bom, né? E a gente tenta se fixar nisso. Meu foco pra lembrar 2013: Encontrões da Máfia <3
    E se a sua carteira já está ficando ridícula, nem comento sobre a minha!
    Espero que consigamos levantar a poeira desses blogs, que isso já está ridículo.
    E ei, eu também quero muito fazer cartões de natal, bora pensar nisso juntas, e fazer planos, bem bichamente?
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  6. Engraçado, mas as vezes odeio tanto essa época do ano que passo muito tempo me concentrando em como o ano foi ruim.

    Foi realmente um ano estressante, mas 2014 deve trazer coisas melhores. Assim espera a humanidade.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Gostei dessa retrospectiva, tão mais simples, tão mais objetiva... Quero fazer esse ano. Na minha de 2013, demorei horrores para escrever, fiz um texto enorme e ainda esqueci de coisas muito importantes, mas que ficaram num campo mais metafísico. Uma pena.

    Annoca, espero que você consiga cumprir suas resoluções e tenha um ano mais tranquilo!

    ResponderExcluir
  8. Já me ganhou no gif da Frances "haha"
    Bem, também vou investir mais em leitura em 2014. Guardar dinheiro, emagrecer, pra variar.
    Que vc consiga realizar suas metas. Não é fácil, mas a gente precisa continuar tentando, sempre né.
    Bjs

    ResponderExcluir