segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Das poucas páginas de 2010

Não sei se vocês repararam, mas pulei as retrospectivas de 2010 sem pensar duas vezes. Nem ao menos falei de livros e filmes, que gosto tanto, e o motivo é um só: li pouquíssimo em 2010, me envergonho disso e não queria que ninguém soubesse. Simples assim. Só que a Tary me chamou na chincha ao me convidar para fazer o meme da retrospectiva literária e resolvi que era melhor mesmo reconhecer o pouco que li; até porque apesar de poucos, foram sinceros e em sua maioria proveitosos os livros do ano que passou.

Os livros que li em 2010

Antologia de Contos - parte 1 (Machado de Assis); The Catcher In The Rye (J.D.Salinger); Indignação (Philip Roth); Leite Derramado (Chico Buarque); Divã (Martha Medeiros); O Clube do Filme (David Gilmour); Crime e Castigo (Dostoiévski); Bonequinha de Luxo (Truman Capote); Amor de Capitu (Fernando Sabino); O Amor nos Tempos do Cólera (Gabriel García Márquez); On The Road (Jack Kerouac); As Pernas da Tia Corália (Antonio Prata); They Do It With Mirrors (Agatha Christie); Iaiá Garcia (Machado de Assis) e Helena (Machado de Assis).

* Em itálico os favoritos; em negrito os que eu realmente preciso reler.

O casal literário mais fofo

Fermina Daza e Florentino Ariza, de O Amor nos Tempos do Cólera: Florentino Ariza amou Fermina Daza por mais de meio século, amou-a quando ela não sabia que ele existia, quando ela o amou também, quando amou outras pessoas e quando o odiou e quando esqueceu que ele existia. Fermina Daza amou, desamou, esqueceu, odiou e amou de novo Florentino Ariza. Eles viveram uma vida inteira e o sentimento permaneceu ali, tão forte a ponto de ser maluco que eu peço pelo amor de Deus pra ver que isso um dia pode ser de verdade.


Virei a noite lendo

Li pouco em 2010 porque na maior parte do tempo eu estava cansada demais pra ler, por isso nunca terminava os livros, lia duas páginas antes de dormir e já caia morta na cama. Mas como não poderia deixar de ser, o livro que me fez perder a hora e esquecer que no outro dia eu estava de pé às 6h foi uma releitura e não tinha como ser outra: Harry Potter e as Relíquias da Morte.

Soco no estômago

Crime e Castigo: demorei dois meses inteiros para conseguir concluir o livro, e nem é só porque ele é um calhamação russo do peso de um tijolo, mas porque é um livro que me deixou realmente mal. É de longe o livro mais angustiante que eu já li, tanto que lia em doses homeopáticas porque eu ficava mal de verdade, desconfortável, com um peso no estômago e um desassossego que nunca senti antes durante uma leitura. Não sei se ele é realmente um soco no estômago, mas dentre os outros é o que mais se aproxima do conceito.

Aquele em que chorei de soluçar


O prêmio dos olhos marejados vai novamente à releitura de Harry Potter e as Relíquias da Morte. Não li nada de tão dramático ou que me tocou ao ponto de chorar em 2010, até porque não sou dessas que costuma chorar lendo. Só que com Harry Potter fica meio impossível não se emocionar, e apesar de não ter sido um choro torrencial foi o suficiente para pingar e enrugar as páginas e deixar o nariz vermelho, mais uma vez. Ah, e no conto Memória de Natal, presente no Bonequinha de Luxo, cheguei perto de chorar, aliás, agora não me lembro se chorei ou não, mas fiquei bem tocada.

A maior decepção do ano

Amor de Capitu: para quem não sabe, esse livro do Fernando Sabino tem a genial proposta de recontar Dom Casmurro de forma mais imparcial, tranferindo a narração para a terceira pessoa de modo a retirar a tendenciosa voz de Bentinho da condução da história. O problema é que, ao meu ver, ele só não chegou a fazer isso como deixou a história mais parcial ainda, como se tivesse apenas trocado os pronomes da primeira para a terceira pessoa e ponto. Toda a atmosfera de dúvida que paira na versão do Machado (olha a intimidade) praticamente some, e eu sinto a história mais declarada e aberta, de forma a induzir totalmente uma versão dos fatos Odeio ter que falar mal do Fernando Sabino e dizer que, na minha opinião, ele tropeçou, mas se meter com Machado de Assis é uma coisa que dificilmente alguém faria sem errar.

O mais chato

Iaiá Garcia: me sinto injusta ao colocar esse livro nessa inglória categoria, porque foi um livro que li praticamente inteiro durante dois voos de 40 minutos (ida e volta de São Paulo), bem rapidinho e sem maiores dramas. Mas se o comparo a todos os outros que li durante o ano, esse foi o menos empolgante e mais qualquer nota, apesar de ser Machado de Assis. O romance com mais pés no romantismo do autor - e o único com final feliz - se desenvolve sem maiores emoções, com final previsível, personagens pouco cativantes. Um livro que ao terminar você percebe que não ganhou e nem perdeu muita coisa ao longo das páginas.

Quase morri de rir

As Pernas da Tia Corália: Ainda que fosse pouco divertido ele estaria aqui de todo jeito, pois foi o único mais puxado para a comédia que li. As Pernas de Tia Corália me mostrou uma faceta do Antonio Prata que eu até então desconhecia, que era a de seus textos puramente fictícios. Esse livro é um conjunto de contos curtinhos, leves e divertidos sobre situações inusitadas, bizarras e realmente originais, como o hilário "Logística", onde um projeto de guarda-chuva é completamente desacreditado, sem falar naquele sobre berinjelas que abre o livro, "Reflexões sobre a planta ovo: um babaganuch existencial". Entre tantos continhos divertidos, a parte que realmente me arrancou gargalhadas foi a das citações iniciais, as mais divertidas que já li, com um tom zombeteiro que tem todo o livro, brilhante como qualquer Antonio Prata.

Aventura, fantasia, ou infanto-juvenil


They Do It With Mirrors: não se enquadra muito na categoria pois é um mistério policial típico de Agatha Christie, mas não queria deixar de falar sobre ele. Nunca tinha lido na da autora por bobeira e também por certa preguiça desses livros que tem uma fórmula pronta, como os dela ou os do Sherlock Holmes, em que há um crime, uma investigação e o mordomo (ou qualquer outro personagem improvável) é o assassino. Porém, ao lê-lo senti que faltava isso na minha formação literária; apesar da fórmula, não deixa hora alguma de ser uma leitura realmente envolvente e divertida, principalmente por ser um mistério da Miss Marple (clássica personagem da autora). Li em inglês e não tive problemas, aliás, adorei o estilo de escrita da autora, é bem coloquial e fluido.


Bate-bola de personagens


Personagem masculino apaixonante: Holden Caulfield, de The Catcher In The Rye;
Personagem feminina admirável: Holly Golightly, de Bonequinha de Luxo e Helena, de Helena;
Personagem mais chato: Dean Moriarty, de On The Road (sério);
Personagem mais perturbador: Raskólnikov, de Crime e Castigo;
Personagem que mais me identifiquei: não tive uma identificação genuína com nenhhum personagem, mas lembro que lendo Divã, me vi em vários monólogos da Mercedes;

O melhor livro que li em 2010

O Amor nos Tempos do Cólera, sem titubear na decisão. Demorei para ler o livro porque gostava me deleitar aos poucos com ele, me apaixonei por absolutamente tudo que li: o enredo, os personagens, o estilo da escrita, o desenrolar dos acontecimentos, os capítulos enormes, as poucas mas significativas falas que ficaram martelando na minha cabeça por dias e dias ("Deus, isso dura mais que uma dor!"), as sensacionais e inesquecíveis linhas finais e fico realmente feliz que tenha comprado o exemplar quase sem ver num sebo de São Paulo, muito mais porque estava barato demais do que qualquer outra coisa. Uma das melhores coisas que já li.

Indicados:

Melissa, Nathália, Letícia, Nina, Kamilla, Isa e Amanda.

Queria finalizar com uma foto da minha estante, como fez a Tary, mas não tenho uma estante propriamente dita, e sim livros espalhados aleatoriamente em todos os cantos da casa. Sendo assim, deixo vocês com uma foto de um pedacinho da bagunça gerada quando decidi que era hora de reorganizar meus livrinhos queridos.

15 comentários:

  1. Acabei de ver esse meme em outro blog e adorei. Agradeço muito a indicação, farei sim, com certeza!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  2. O livro do Chico é bom? Minha amiga leu e disse que comparado com os outros é muito água com açúcar. :(
    Em 2010 eu li, muuuuitos textos da faculdade, muuuuitas gramáticas . rs
    Mas esse ano já estou evoluindo. Li 2, estou lendo mais 3 ao mesmo tempo e confundindo um pouco as histórias :$ rs;

    beeeijos

    ResponderExcluir
  3. Também li pouco em 2010, mas como eu tinha meio que perdido o hábito da leitura, fiquei feliz com a marca de 17 livros! :D
    Você fala com tanto carinho d'O Amor nos Tempo do Cólera, que eu fico com vontade de ler, vai pra minha lista do que quero ler em 2011.
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. E eu que estou com O amor nos tempos do cólera há uns três anos na estante e nunca consigo ler? Leio umas duas páginas e abandono! Vou reparar isso esse ano - sem falta - depois do que você escreveu. Também quero muito ler Crime e Castigo, parece ser uma daquelas histórias que permanece na memória e eu amo isso em livros, juntamente com os personagens cativantes, é o que mais valorizo nas minhas leituras. Muuuuuito obrigada por ter respondido o meme, Anna! :D
    Beijos

    P.S: Vi que você está lendo Alta Fidelidade! Li em 2009, acho, achei hilário e ultra bem escrito! Ah, e quem sabe um dia quando eu estiver bem calminha e fofa, dou uma nova chance pra Travessuras ;D

    ResponderExcluir
  5. Tome jeito! Isso é ler pouco? Eu não li NADA em 2010, nem terminei O Cortiço que comecei no começo do ano. Vergonha pouca é bobagem.

    Ganhei O Amor nos Tempos do Cólera de Natal, mas até agora o bichin' tá encostado na estante :/ e ler Harry Potter já virou meta pra vida.

    ResponderExcluir
  6. Adorei o memê! E desse jeito vou ter que ler O amor nos tempos de cólera, viu.

    ResponderExcluir
  7. Oba!!!! Ainda bem que vc me passou este meme, porque eu estava morrendo de vontade de respondê-lo, embora seja muito difícil pra eu (que não lembro nem o que comi ontem) lembrar do que li durante todo o ano rsssss
    beijocas!

    ResponderExcluir
  8. Anna, eu adorei! Mas assim como a Mel, eu jamais lembraria o que li. Mas como eu coloco data em tudo que compro de livros, fui fuçar aqui, e achei tudo que li esse ano (dos que comprei), fora o que li emprestado (fui no skoob pra me salvar). Vou respondê-lo em breve. Mas é muito livro...kkk. Nem sabia que tinha lido tudo isso. E eu ainda acho que preciso ler mais. Mas enfim...logo o post sai. Adorei o meme! Acho que vai ser o primeiro que vou responder...rs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi, Annoca!

    Que legal que você me indicou! Fazia um tempão que eu não respondia um meme, rs. :)
    Também não li muitos livros em 2010. Foi um ano bem corrido, infelizmente. :/
    Fiquei com vontade de ler "Amor nos Tempos de Cólera"! Você falou tão bem dele que vou agora mesmo adicionar na minha lista de "Vou Ler" do Skoob. :D



    Beijão, gats

    ResponderExcluir
  10. Ler é uma delícia e é incrível a capacidade que temos de nos apaixonar insanamente por tantas histórias! Beijão :*

    ResponderExcluir
  11. Fico feliz de O amor... ter sido seu grande livro de 2010, porque também gostei muito muito quando o li. É incrível, García Marquez merece um beijo na testa! hahahaha

    E, graças a sua lista, não vou perder meu tempo lendo Amor de Capitu (comecei uma vez, mas acabei desistindo) e vou ler Bonequinha de Luxo de uma vez. Afinal, está na estante do meu roommmate, no quarto em frente ao meu. E é Bonequinha de Luxo!!! Por que ainda não li? hahaha
    beijo!

    ResponderExcluir
  12. Ei Anna, tô lendo Crime e Castigo agora e já ia pensando que se eu responder esse meme ao fim desse ano é muito provável que ele ganhe a categoria de personagem mais perturbador. Não estou demorando pra ler porque estou de férias, mas em relação aos outros que li nas férias, ele realmente está me deixando enrolada. É uma leitura pesada, daquelas que fecho o livro a cada capítulo e dou uma descansada, hahhaa.
    Beijos Anna!

    ResponderExcluir
  13. Se achou "Crime e Castigo" punk, tente ler "Recordações da Casa dos Mortos"... "Crime e Castigo" parece fichinha perto desse.

    ResponderExcluir
  14. Eu nem tenho palavras, apenas que eu te admiro muito e digo pra vc: continue assim, lendo sempre!
    Mesmo que se decepcione ou ache ruim algum livro.
    Eu preciso voltar a ler urgentemente... :~
    E bagunca? kkkkk... eu sofro com isso, mas com roupas por aqui!

    Beijos Anna!

    ResponderExcluir