quinta-feira, 18 de abril de 2013

Esse semestre não, Hermione

Nunca peguei recuperação na vida. É um dos orgulhos do meu ensino médio, besta, muito besta, mas ainda assim um orgulho. Eu não acho o fim do mundo pegar recuperação, mesmo, mas meus pais sempre acharam o horror, o horror, coisa inadmissível no currículo de alguém cuja única obrigação da vida é estudar (PAI, Meu) e se a gente for analisar friamente, até que faz sentido. Nunca peguei, mas só Deus sabe como eu suei sangue para conseguir tal feito.

A vez que cheguei mais perto foi no primeiro bimestre do terceiro ano, em matemática, claro. Lembro que tive um branco homérico na prova de análise combinatória, esqueci todas as fórmulas, as relações, tudo, tudinho e isso me desestruturou para todas as outras e sei que minha nota final não foi bonita. Por isso, na véspera de entrega das notas, eu esperava o pior.

Nem sei como consegui dormir. As notas saíram no sábado de manhã, e eu pulei da cama ali pelas 8h e comecei a dar f5 no site da escola de um jeito mais histérico do que se estivesse esperando o resultado do vestibular. E quando finalmente saiu, eu tinha passado - com folga de humilhantes 0,16 décimos! Nunca tinha me sentido tão humilhada mas, ao mesmo tempo, tão feliz e aliviada em toda a minha vida. Jurei que nunca mais ia me submeter àquele tipo de situação, eu simplesmente não tinha coração pr'aquilo.

Porque, apesar de eu dar minhas ocasionais escorregadas, sempre tive um ladinho Hermione Granger. Do tipo que estudava as notas de rodapé e pedia pros pais fazerem perguntas a respeito, só pra provar que sabia tudo, tudinho, daquela matéria. Do tipo bem insuportável e louca mesmo, ao melhor estilo é leviosa e não leviosá de se levar a vida. E mesmo aceitando que estou longe de ter todas as respostas, mesmo quando eu reconheci que eu nunca ia aprender geometria na minha vida e achei melhor jogar a toalha, doía um pouco, sabe? Sei lá se isso é orgulho, vontade de controlar o mundo, arrogância, culpa dos meus pais, tudo isso e mais um pouco ou só mesmo a genética falando alto, sei que ainda não aprendi a levar a vida mais leve quando se trata de nota.

Terminou hoje, oficialmente, meu semestre na faculdade, semestre esse que num calendário normal chegaria ao fim em dezembro de 2012. Paciência. O negócio é que até hoje a tarde eu estava morrendo de medo de reprovar em uma matéria. Meus amigos dizem que eu exagero, mas eu tinha chances muito reais, a ponto de estar perdendo o sono, de não passar. Foi com os joelhos tremendo que peguei a última prova das mãos do professor, e dei um gritinho ao ver que tinha ido bem. Gritinho que virou um gritão quando ele anunciou a nota dos trabalhos e a soma na calculadora indicou que eu havia passado. Comecei a comemorar com uma amiga que estava numa situação parecida e depois olhei pra ela e disse: meu Deus, que vergonha estar pulando por conta de uma média 7!

No entanto, a vergonha passou logo, meu lado Hermione bateu a porta do quarto e ficou lá choramingando, enquanto eu pulava pelos corredores da faculdade e cantarolava para o secretário do curso que eu havia passado. Comi um cupcake de limão divino, o único que eu gosto no mundo inteiro, e quando cheguei em casa comecei a ouvir Sandy&Jr, porque eu PASSEI e pelo menos hoje toda creicisse será perdoada. Não sei o que esse novo paradigma de desprendimento significa, se é superação dos traumas de infância, se parei de me importar tanto com o que meus pais pensam ou se só estou mesmo perdendo a vergonha na cara, mas eu precisava fazer esse post pra registrar que eu passei e que estou, finalmente, de férias. Acho que vou assistir 'E o vento levou' amanhã.

EXPECTATIONS


REALITY


(Mas eu juro que nunca mais vou me submeter a esse tipo de situação)

16 comentários:

  1. Eu desencanei das notas no ensino médio, por causa da matemática. Na verdade quase reprovei foi em biologia, mas é a matemática que me traumatizou. Percebi isso hoje quando estava numa aula de estatística e o professor colocou uma fórmula no quadro e começou a desenhar gráficos. Mesmo eu tendo me lembrado de OTK quase comecei a chorar por causa dos traumas do ensino médio. Na faculdade eu sempre pego 2 recuperações, mas sempre passo. Nunca vou esquecer de quando precisava de NOVE pra passar e já estava estudando pra final, faltei a aula da entrega da prova pra me poupar da humilhação e daí minha amiga me liga, a cobrar porque ninguém tem créditos, né, pra dizer que eu tinha tirado EXATAMENTE nove. Eu imediatamente comecei a pular na minha cama e fazer A dança sozinha. Foi o paraíso na terra. Essa sensação de passar em algo aparentemente impossível é tão maravilhosa que a nota que aparece no boletim acaba sendo insignificante! JAHAHAHAHAHAHHAHAHA
    <3

    ResponderExcluir
  2. Eu ainda estou no Ensino Fundamental, mas odeio tirar nota 7 com todas as minhas forças, se eu sei que posso tirar mais me recuso a tirar essa nota, tanto é que fiquei muito chateada por ter tirado 8,1 em Geografia nesse bimestre, as vezes chego a exigir demais de mim mesma, é estranho, enquanto eu me entristeço com um 8 tem pessoas que fazem a festa por um 6, dizem que quando você chega ao Ensino Médio é bem difícil aparecer um 9 no boletim, então vou começar a sofrer antecipadamente... Matemática e eu somos inimigas eternas, tenho a sensação que ano que vem a coisa fica pior! Adorei o texto Anna, é tão gostoso tirar uma nota boa, você se sente satisfeita, é, eu também tenho um complexo de Hermione, mas isso é bom!

    Beijos

    ResponderExcluir
  3. "Do tipo que estudava as notas de rodapé e pedia pros pais fazerem perguntas a respeito, só pra provar que sabia tudo, tudinho, daquela matéria." IGUAL EU MENINA! AHAHAHAHAHA

    Eu entendo o seu desespero, eu sempre ia bem na escola, cheguei a ficar quase de recuperação em certas matérias, mas passava de boa, aí chega a faculdade e comemoro feito louca quando passo de raspão, com média 7! Não tá fácil para ninguém! Principalmente quando a matéria for Marketing.... *trauma*

    E BOAS FÉRIAS MOCINHA! (:

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAH, Ai, Anna! Meus pais também sempre acharam inadmissível ficar de recuperação, e eu também peguei meu 'diploma' de ensino médio sem ter umazinha no currículo. Sei que eu me matava loucamente, e que pais amolecem com o tempo, porque quando a minha irmã pegou as 2 recuperações dela ninguém aqui em casa deu a mínima pra isso. Se fosse comigo, na época, eu estaria morta e enterrada há muito tempo. Mas enfim. Só que eu virei cara-de-pau no meio do segundo ano. Menina, meu terceiro ano eu simplesmente não estudei. Pra porcaria nenhuma. E mesmo assim consegui o milagre de passar direto até em física.
    Mas eu desprendi tem tempo. Comemoro meus 7 loucamente, e já peguei 2 finais na faculdade. Faço prova no chute, não me orgulho nada disso, e sempre prometo pra mim mesma que não vou me enfiar mais nesse tipo de situação.. Aham, Cláudia.

    ResponderExcluir
  5. hahahaha eu costumava ser assim no ensino fundamental, mas ao entrar no ensino médio as coisas se descontrolaram um pouco e nao, eu nao me orgulho disso :/ mas agr to no 3 ano e louca estudando mt, n sei nem como arrumei tempo de vir aqui comentar, coisa que normalmente n faço, leio na calada! E quanto as suas férias, aproveita! Passa rapidinho! (você deve saber disso haha ) bjs

    ResponderExcluir
  6. História da minha vida nesse texto, Anna! Antes da faculdade eu era exatamente como você, suava sangue mas não ficava de recuperação. Depois da faculdade? Nossa, era um super alívio ver um 7,0 no sistema! E no começo eu ficava MUITO deprimida ao ficar contente (oi? paradoxos?) com uma nota dessas, mas na faculdade é assim mesmo. Até as Hermiones perdem um fôlego na graduação. E só depois de alguns semestres fui me dar conta de que não era uma vergonha enorme passar com 7,0, era, sim, um alívio imenso. :)

    ResponderExcluir
  7. Peraí, pra passar na faculdade você tem que ter média 7? É isso? :O Uau. E eu chorando aqui pra passar com média 5,0. Me sinto até idiota por isso! :P Mas, convenhamos, se a média das exatas fosse 7, ninguém passava em nada. #fato

    Eu sempre fiquei de recuperação no colégio - e em Matemática, veja só! -, mas no segundo ano tomei vergonha na cara e me comprometi mais. Mas mesmo assim ainda fico muito tensa quando preciso de muito pra passar. Tipo a prova de cálculo que eu preciso de 7,5 e SÓ DEUS SABE como vou conseguir tirar isso.

    Tô louca pra entrar de férias, esse período nunca acaba!

    Beijos :)

    ResponderExcluir
  8. C tá me zuando que vc cantou pro Oscari hahahahahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. SUPER CANTEI!
      Eu, Fla e Thati pulando e cantando pela Faced, foi vida.

      Excluir
  9. Depois do primeiro período, depois de toda a enrolação nas aulas e de toda a ilusão de calouro, disse para mim mesma "chega de brincadeira, agora é estudar".

    Durante a escola, sempre fui a menina que só passava na recuperação desde a quarta série. Quando entrei na universidade, dei duro para reverter isso e me tornar uma estudante com médias 9 e 10.

    Consegui, mas numa matéria ou outra, derramei lágrimas por receber umas médias 8 e alguns quebrados. Hoje eu me perdoo. Até porque, eu sempre pegava o limite máximo de créditos - cerca de oito disciplinas por semestre - e ainda fazia iniciação científica kkkkk

    ResponderExcluir
  10. Na faculdade eu morro de medo, no ensino médio eu ja tinha me acostumado. Joguei a toalha tbm, não sei até hoje pra que q serve "seno, cosseno e tangente" :) kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  11. Oi, Anna!
    Que amor esse post! Super gostoso de ler e passando com uma simplicidade ímpar uma das suas características. Amo posts assim, com essa leveza.

    Eu nunca tive muito esse lado Hermione, não posso dizer que entendo o que você passa, mas já tive meus momentos de passar horas atualizando o sistema esperando a nota sair para, finalmente, me dar conta que eu tinha conseguido passar (sem muita folga nos décimos). É uma sensação horrível, de fato.

    Meu namorado é um pouco assim. Não sei se por pressão dos pais, desde pequeno, ou por própria insegurança em querer ser o melhor, sempre, ele fica apavorado antes das provas, por mais que saiba (quase) tudo. Mas faz parte.

    Adoro seu blog.
    Beijos.

    olhos-de-capitu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Matemática e Física fizeram eu relaxar com essas coisas de notas. Sempre fiquei em recuperação nessas duas matérias, desde minha 7ª série. Um horror, eu sei, mas com o tempo eu acostumei. hahahaha
    Mas na faculdade é outra história. Hermione se apegou de um jeito que já estou no 4º semestre nunca tirei nota baixa, muito menos recuperação. E é muito bom! Deveria ter sido assim a vida inteira, mas como não fui, paciência. Tenho toda a faculdade para compensar.
    Boas férias!! :)
    <3

    ResponderExcluir
  13. Cara... Minha primeira recuperação foi em Química, no segundo ano do ensino médio. Depois, só na faculdade, mas diretaço. Recuperação, não exame. Calma, deixa eu explicar. Geralmente temos duas provas e uma terceira de recuperação, pra 'trocar' a nota mais baixa (apesar de alguns professores não aceitarem esse sistema). Tô sempre na semana das provas de recuperação. Exames mesmo eu também pego, uns dois por semestre, e vai de boa. Legal do exame é que te dá a oportunidade de subir a tua nota até para oito, dependendo do esquema.

    Mas sei lá, Annoca, eu não acho isso saudável. Qualquer momento você vai comprometer todo o teu desempenho por causa de um número que não analisa todas as variáveis. Acho que as notas não servem pra nada, mas adoro fazer provas. Como lidar?

    Supere e quero muito ler o post da tua primeira recuperação! Brincadeira, tomara que não aconteça. Mas, se acontecer, quero ler. :P

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mari, o problema é que na UFU não tem recuperação, exame, nada... Se não passar tem que repetir a matéria, eis o motivo do pânico de não passsar :~

      Excluir
  14. Nossa como eu ri com esse texto, tenho uma amiga igualzinho, rs! Me senti praticamente em um blog standup! hahahah Parabéns, você escreve muito bem!

    ResponderExcluir