domingo, 12 de outubro de 2014

Músicas para cantar no karaokê





Era uma vez Duets, um filme bem ruim. Naquele modelo narrativo de Love, Actually, Duets mostra várias histórias que se conectam de alguma forma, e o que une esses personagens é o amor pelo karaokê. Sim, existe um filme sobre pessoas que se encontram, se redimem, se iluminam e tem suas vidas mudadas pelo karaokê, e eu o assistia obsessivamente quando era mais nova, posto que ele passava todo fim de semana na TV. Foi nesse filme que eu ouvi Try a Little Tenderness pela primeira vez e me apaixonei, bem antes de Duckie eternizá-la pra mim. Foi nesse filme que eu vi a Gwyneth Paltrow cantar Bette Davis Eyes de um jeito horrível, porém maravilhoso, que só os filmes horríveis, porém maravilhosos, conseguem fazer. 

Fui tentar reassistir recentemente e larguei no meio, porque algumas coisas não podem ser destruídas pelo cinismo da maturidade. Assim como Duets, o karaokê é uma atividade que demanda esse espírito moleque, essa aura sem noção, esse coração liberto e esse desprendimento ingênuo pra ser completamente apreciado. Não existe isso de não gostar de cantar no karaokê porque você acha que não sabe cantar, porque a ordem do karaokê é você cantar, dançar e performar justamente por não saber fazer isso. Por isso que aquele pessoal que faz showzinho e rouba o microfone pra cantar Djavan, Jorge Vercilo ou Evanescence dificilmente encontram adeptos na plateia, porque ninguém merece aguentar por três ou quatro minutos uma pessoa que se leva a sério. Já defendi, inclusive, a tese de que o karaokê é um modelo da democracia que dá certo, pois coloca todos em seu devido lugar e celebra o espírito da zoeira.

With a little help from my friends 




























A idade pode ter me deixado imune a Duets, mas espero que nunca cresça o suficiente pra deixar de gostar de karaokê. Agora, uma lista das minhas músicas preferidas para esse momento sublime e descomplicado de libertação pessoal:

#1 Dancing Queen (ABBA)
Sabe aquele momento que a gente para tudo que está fazendo, levanta os braços e grita MINHA MÚSICAAAAAAAA? Dentre todas as minhas músicas do mundo, Dancing Queen certamente é a maior delas. Foi uma das primeiras músicas que eu cantei num karaokê, com tenros 7 anos de idade, e foi Dancing Queen que eu cantei numa máquina de karaokê velha no Hot Zone e fiz o parque inteiro olhar pra mim. Aquele dia foi foda.


#2 Evidências (Chitãozinho & Xororó)
Depois de Dancing Queen, Evidências é definitivamente minha música do karaokê. Minha e do Brasil inteiro, estou ciente disso, mas não tenho ciúmes porque a humanidade precisa disso, sabe? O mundo seria um lugar melhor se todo mundo, ao menos uma vez na vida, pudesse abraçar o coleguinha e urrar, do fundo da alma, SÓ QUERO OUVIR VOCÊ DIZER QUE SIM. Essa versão deles com a Fresno é absolutamente sensacional (e subestimada), mostrando que dá sim pra uma música perfeita ficar melhor.


#3 Quando Você Passa (Sandy & Júnior)
Qualquer música da SandyJúnior é um hit de karaokê em potencial. Essa música (aquela do famigerado TURUTURU, para os menos familiarizados) é minha favorita primeiro porque evoca sentimentos de um amor juvenil que nunca vivi ou evitava viver, mas principalmente porque a gente só percebe como ela é enorme e absurda de se cantar na hora do vamos ver. Chega num ponto que você não suporta mais falar de turuturuturuturu e começa a enrolar a língua, não completar as frases e dar aquela embromada clássica. Se não for decadente, não é karaokê.


#4 Lua de Cristal (Xuxa)
Só um karaokê consegue passar a dimensão verdadeira do apelo emocional dessa música. É tanta mensagem de positividade e magia que é praticamente impossível não chorar. Recomendo reunir as amigas, espremer todas num palco, bem abraçadinhas, pra chorar juntas ao bradar NÓS SOMOS INVENCÍVEIS PODE CRER, TODOS SOMOS UM E JUNTOS NÃO EXISTE MAL NENHUM. A gente encerra a cantoria acreditando na vida, na amizade, no amor e no que quer que seja uma lua de cristal. #momentos


#5 A Fórmula do Amor (Kid Abelha)
A vida está me devendo um momento decente com essa música, porque da última vez que tentei era a última apresentação da noite, eu cantava num ritmo, Analu cantava em outro, e o fundo musical do leãozinho dava um tom completamente diferente. Nossa voz não saía mais, a gente mal parava em pé e a pouca adesão do público nos fez colocar a viola no saco e tentar outro dia. Mas foi uma escolha de repertório maravilhosa e mais a nossa cara impossível - e dependendo da circunstância, dá pra fazer charminho pra algum bonitinho do lugar, afinal, além de ter bom papo e saber dançar, ele vai saber que você não faz feio no microfone. Ou não, vai saber. 


#6 Total Eclipse Of The Heart (Bonnie Tyler)
Nunca cantei essa música no karaokê, mas eu e o Matheus temos a manha de cantá-la no carro que olha, abalamos o trânsito e a cidade ao nosso redor. Também é o tipo de clássico que se enquadra nos nichos chuveiro, fossa e música de bêbado em fim de festa, ou seja, tudo que uma boa música de karaokê tem que ser. É música pra fazer a Claudinha Leitte e terminar o número 100% deitada. #momentos 


#7 Olhar 43 (RPM)
Essa é a música que separa as meninas das mulheres e os meninos dos homens. Prova de fogo na hora de saber quem pertence àquele lugar e quem a qualquer momento pode arregar ou, pior ainda, resolver que Lanterna dos Afogados é uma boa ideia de repertório. A música é grande, rápida, e a letra tem muitas palavras. Além de tudo, o ritmo é super traiçoeiro. Entretanto, no fim, todo esforço é recompensado e ainda temos a chance de sensualizar com nosso olhar 43 ao descer do palco assim meio de lado, já saindo, indo embora, deixando o público louco por você. 


#8 Marrom Bombom (Os Morenos)
Karaokê sem pagode não é karaokê. E são tantas opções que eu poderia fazer uma lista com os 10, 20, e até 50 melhores pagodes pra se cantar no karaokê. Raça Negra, Molejo, e Só Pra Contrariar são grupos que entram na categoria SandyJúnior de: qualquer música é música de karaokê. No entanto, escolhi esse clássico subestimado d'Os Morenos pelo teor de constrangimento da letra, bem como sua falta de nexo. Porque cantar TIRA A CALÇA JEANS BOTA O FIO DENTAL (MORENA VOCÊ É TÃO SENSUAL) é só pros fortes.


#9 Mulher de Fases (Raimundos)
O refrão todo mundo canta junto, mas na segunda parte da música, os singelos versos PÕE FERMENTO PÕE AS BOMBA QUALQUER COISA QUE AUMENTE E A DEIXE BEM MAIOR QUE SOOOOL POUCA GENTE SABE QUE NA NOITE O FRIO É QUENTE E ARDE E EU A-CEN-DI-IIII se transforma em algo como põe fermento nanansjdkfeleof maior que o soool pouca gente sabe quenananaparara acendiiiiii. 


#10 Tempo Perdido (Legião Urbana)
Normalmente sou contra qualquer música série e realmente emocional num karaokê, mas Tempo Perdido é uma exceção porque eu já vivi momentos mágicos com ela nessa ocasião e se o Wagner Moura e a MTV tem direito de fazer isso (e ainda cobrar ingresso das pessoas e depois vender DVDs disso), por que não nós? 

6 comentários:

  1. Concordo com voce quando diz que karaoke são para pessoas que não se levam a sério kkk

    ResponderExcluir
  2. Como eu disse, já tinha lido, né? <3
    Amei que você me linkou, porque A Gente e Karaokê é uma combinação absurdamente perfeita. Devíamos alugar um aparelho em um encontrão, né? Porque fica foda dividir nosso glamour com gente que quer se levar a sério.
    Amiga, amei sua seleção. Também acho que merecemos da vida uma versão decente de Fórmula do amor, porque aquela absolutamente não rolou. E TO PRECISANDO CANTAR EVIDÊNCIAS E OLHAR 43 NUM KARAOKÊ COM VC!!! E:: muito magoada que você não colocasse "Estoy Aqui". Nunca vou admitir aquele Karokê sem Shakira. Maior erro da vida.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  3. Ai anna, sua lista é perfeita! Concordo que karaokê sem pagode, sandy e junior e xuxa, não são karaokê de verdade haahah só faltou "My Heart Will Go On" da Celine Dion ushauh
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Estou aqui apenas me perguntando como é que eu não vi ninguém colocar PALPITE nessas listas. Gente, PALPITE!!!! Melhor música de todos os tempos!!!!!!!!!!

    Precico de karaoke com você!
    A gente devia alugar um pro meu chá! HHahahah!

    Beijo, te amo!

    ResponderExcluir
  5. AHAHAHAHAHAHAH por isso que amo ler seu blog <3 Cê acredita que onde moro não tem um karaokê? :(
    Obviamente se tivesse, lá estaria eu acompanhada de algumas amigas e de muita vodka pra me dar coragem!
    Beijos <3

    ResponderExcluir