quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

2010 em músicas: quase uma retrospectiva

Ando com tanto bode desse final de ano, numa vontade tão enorme de simplesmente apagar todas essas festas do calendário e acordar dia 02 de janeiro com uma agenda nova e linda ,que tinha decidido ignorar as tradições festivas ao menos por aqui. Só que eu mesma não me respeito e já estava pensando numa retrospectiva. Queria fazer por fotos, como fez a Analu, mas aí lembrei que quase não tirei fotos esse ano, e a maioria das poucas que tirei foram as do celular do Matheus durante as aulas e vocês realmente não precisam me ver de uniforme, descabelada e sem maquiagem. Sendo assim, uma vez que resolvi me mexer e fazer mixtapes pro blog, a ideia de relembrar 2010 por músicas me pareceu brilhante.

A proposta, a priori, deveria ser simples: uma música por mês; confesso, porém, que estava bastante confusa e perdida tentando lembrar qual música mais tinha me marcado em cada mês do ano, de modo que com a ajuda do Google descobri um esquema supimpa pra resolver o imbróglio: um site que mostra as músicas mais ouvidas em casa mês a partir dos scrobbles do LastFm. Perfeito! Admito que mudei uma ou outra, para ficar mais coerente com a proposta e tentar deixar a lista um pouco menos heterogênea (apesar de que esse também é um dos trunfos da proposta, já que pelas músicas dá pra sacar bem quais foram os altos e baixos do ano, embora eu tenha uma quedinha natural por músicas melancólicas ainda que em dias ensolarados).

Outro adendo é a respeito das faixas bônus: coisas que definitivamente não fazem parte da minha vida - tanto que ouvi com o scrobble desligado - mas que sempre que forem ouvidas vão me lembrar desse ano que passou. Era meu dever fazer essa menção, pouco honrosa, mas de coração.

P.S.: Acho que mais aleatória que essa seleção, só essa capa. Como a temática é bem abrangente, me dei ao direito de vasculhar coisas bonitas por aí e foi isso que saiu. Tem até um pouquinho a ver com esse papo de retrospectiva, já que passei o ano sonhando com sapatos Miu Miu e esses passarinhos no vestido da mocinha da contracapa, além de lembrarem os sapatos, lembram muito a capa de dois discos que ouvi demais esse ano, "Sky Blue Sky", do Wilco, e "Hello Hurricane", do Switchfoot.

P.S².: A imagem de capa foi encontrada no We Heart It e a ilustração da contracapa é da mui talentosa Cécile Mancion.

16 comentários:

  1. TSAMINA MINA Ê Ê WAKA WAKA Ê Ê

    Essa música me lembra você, a gente dançando ela na Hi Five (nosso passado nos condena)

    bisou bisou

    ResponderExcluir
  2. Funny Face que amoour!
    Adorei sua coletânea!
    Feliz 2011!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Baixando a mixtape agora mesmo! :D
    Gostei da retrospectiva musical!

    Beijos e feliz 2011.

    ResponderExcluir
  4. Adorei, muito criativo! Feliz 2011! beijos

    ResponderExcluir
  5. Certamente 2011 será bem melhor.Felicidades a voce
    Passei aqui lendo. Vim lhe desejar um Tempo Agradável, Harmonioso e com Sabedoria. Nenhuma pessoa indicou-me ou chamou-me aqui. Gostei do que vi e li. Por isso, estou lhe convidando a visitar o meu blog. Muito Simplório por sinal. Mas, dinâmico e autêntico. E se possivel, seguirmos juntos por eles. Estarei lá, muito grato esperando por você. Se tiveres tuiter, e desejar, é só deixar que agente segue.
    Um abraço e fique com DEUS.

    http://josemariacostaescreveu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Tem coisa melhor que encontrar alguém com gosto parecido com o seu e que gosta de fazer mixtapes? haahhaaha
    Você tá me deixando mal acostumado já, daqui pouco vou querer um diferente todo mês... :P
    Já baixei, ouvirei logo.
    Seus leitores agradecem...
    bjo

    PS: Switchfoot em setembro e Paul em Novembro era inevitável, né... rs

    ResponderExcluir
  7. Gostei da mixtape *___*, ei qual o site q mostra as musicas por mês do last.fm??

    ResponderExcluir
  8. Adoro Funny Face. E o rosto alegre da nossa querida Hepburn.
    Te desejo um Ano-Novo maravilhoso, repleto de realizações e m ais desse bom humor e bom gosto que você apresenta aqui, no blog.
    Um beijo grande!

    ResponderExcluir
  9. Já tô ouvindo e adorando, tô em agosto agora! Mas é óbvio que eu ia gostar.. Cosmonautas, Rome, Paul... nosso gosto é muito parecido! Não vejo a hora de nos encontrarmos um dia e passarmos horas conversando sobre tudo haha.
    beijo!

    ResponderExcluir
  10. Eu adoreeeeeeeei essa retrospectiva. Gostei da presença de She & Him aí, viu? Que 2011 te inspire ainda mais!

    ResponderExcluir
  11. Amooooo fazer retrospectiva por músicas, a minha está lá no blog! :D
    Baixei a sua, depois digo o que achei mas adorei ver Camera Obscura, She & him, Phoenix e Fred Astaire s2

    Bom 2011 pra você!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Hahaha, AMO love story e waka waka! As outras acho que nunca ouvi! Queria ver uma retrospectiva por fotos, mas a de música também foi boa! Beijos Anna!

    ResponderExcluir
  13. Gostei da diversidade, apesar que só conhecer mesmo Waka Waka e Love Story =/
    Eu ia fazer uma retrospectiva para 2010 no meu blog, mas acabei não fazendo, deixe pra lá !

    Um bjo e um maravilhoso fim de ano.

    ResponderExcluir
  14. Menina vitoria estou passando para te desejar tudo de bom nesse 2011, novas realizações e muita saude !!

    beijo grande !!

    ResponderExcluir
  15. Filhote (é o meu jargão), se eu for me basear pela tua mixtape (que eu já baixei e escutei), o ano foi maravilhoso!!!!!!!!
    Adorei a música do Jon Foreman e a da Scarlett. Ah, e a "Cosmonauta" - em especial.
    beijoooooooo.

    ResponderExcluir
  16. Sabe que adoro essa ideia de mixtape, né?
    Baixo todas, naquela coisa de ouvir mais músicas, conhecer novas, novos gostos musicais.
    Bjitos!

    ResponderExcluir