quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Para gostar de Beatles

Sempre que falo sobre os Beatles por aqui, algumas pessoas comentam que conhecem pouco da banda e que gostariam de saber mais, que apesar de gostarem da proposta não tem paciência para conhecer a discografia, ou então que só conhecem os grandes hits e que não foram muito tocados por estes. Pensando nessas pobres almas e também naquelas que ousam dizer que não curtem o fab four, resolvi fazer essa mixtape para converter a todos, ou ao menos alguns. Porque olha, não confio em quem não gosta dos Beatles. Não confio porque é a melhor banda do mundo. E você pode preferir Rolling Stones, AC/DC, U2 e Led Zepellin, e eu não questiono a qualidade de nenhum deles, mas o que os Beatles fizeram e trouxeram para a música não vai se repetir. Eles são eternos, e isso eu não li em lugar algum ou me foi contado por alguém, eu vi: naquela linda noite de novembro, estava lá com 60 mil pessoas, crianças e senhores de cabeça branca, coxinhas e metaleiros, ouvindo o coro uníssono em canções de uma banda que acabou há mais 30 anos, regidas por um velhinho de 68, charmoso como poucos em seu terno azul.

Eu era bem nova quando ouvi Beatles pela primeira vez: foi num jantar na casa dos meus tios onde tocava o One. Meus pais gostaram muito do disco e compraram também, mas eu tinha um bocado de medo de ouví-lo, porque sabia que o John Lennon havia morrido, e naquela época eu tinha medo de ouvir gente morta cantando. Paranoias de infância. Então que um dia, me borrando de medo, apertei o play e pus aquele cd vermelho pra tocar, e pensei que algo tão legal e divertido não poderia fazer mal. Minhas músicas favoritas eram Love Me Do e Lady Madonna. Alguns anos depois ganhei o Revolver de presente, e fiquei surpresa com aquele som, que pra mim não tinha cara de Beatles. Beatles pra mim era ié-ié-ié e existe alguma coisa menos ié-ié-ié do que o Revolver? Aos poucos, fui me acostumando com aquele som novo, a aprendi a gostar; aliás, gostei tanto que depois disso peguei até uma birra das canções antigas. Nessa época, For No One se tornou minha música favorita, e ouso dizer que ela talvez seja minha favorita até hoje - se não A favorita, certamente uma das.

Algum tempo depois vim a conhecer o resto da discografia, e aí não tinha mais volta. Me apaixonei perdidamente por todos os cds, cada um a seu tempo, e todas as músicas tiveram seu momento especial. De tempos em tempos cismo com algum cd e ele então se torna meu favorito, mas logo mudo de ideia e escolho outro. O primeiro que amei foi o Revolver, depois o Please, Please Me (fiz as pazes com o ié-ié-ié), Abbey Road, que foi meu amor por muito tempo, Rubber Soul, e já faz alguns meses que ando de amores com o o Álbum Branco. Copiando a ideia da Rúvis, que tentou converter seus leitores em fãs de Death Cab For Cutie, nessa mixtape tentei mesclar o que há de melhor e mais amado em todos eles, na esperança de que vocês venham a amar também.


Mais blablabla sobre as músicas escolhidas!
O cd começa com Dear Prudence, música que, de cara, está no meu Top 5 de favoritas. A primeira vez que a ouvi foi num cover da Siuxsie, e demorou um tempo até eu descobrir que aquilo na verdade era Beatles. Gosto tanto de uma como da outra, mas poucas coisas são tão bonitas como a maneira como a original vai crescendo, crescendo, até atingir seu ponto máximo numa vibe mágica meio psicodélica.
Em seguida, outra canção do Álbum Branco, Happiness Is A Warm Gun, também presença garantida no meu Top 5; o que mais gosto nela é o fato do início ser pesado e mais sombrio, com guitarras ótimas, e o refrão quebrar a tensão e ser todo redentor e alegrinho, e o John está com uma voz sensacional.  
Lovely Rita, na sequência, é uma música do Sgt. Peppers que eu não costumava prestar muita atenção, até que um dia, enquanto eu ouvia o cd e fazia alguma outra coisa, ela terminou e eu pensei que era uma música bem divertida. Paul havia sido multado por uma guarda de trânsito - que não se chamava Rita - e ao invés de ficar com raiva, escreveu essa música pra ela.
No início da carreira, os Beatles regravavam muitas canções, e You Really Got A Hold On Me é uma delas, originalmente de uma banda chamava The Miracles. É uma balada fofa do With The Beatles e dá vontade de dançar cheek-to-cheek com alguém.
It's Only Love, do Help!, é uma música bem obscura deles, pouca gente conhece; até mesmo os Beatles a desprezavam, o John dizia que a letra era abominável e o Paul que ela tinha sido feita pra preencher espaço. Ela é bem açucarada e tem uma letra simples, mas adorável. Eu acho fofa.
Na sequência vem Here Comes The Sun, uma das poucas músicas do George Harrison que ganhou espaço; ela é do Abbey Road, meu segundo cd favorito deles, e é uma das coisas mais encantadoras que eu já ouvi. George Harrison era muito talentoso, e o trabalho musical nessa faixa é uma coisa de ir às lágrimas. Ele escreveu outras músicas para os Beatles, sendo a mais famosa delas Something.
Para representar a fase psicodélica deles, escolhi Blue Jay Way. O normal seria colocar Because ou Lucy In The Sky With Diamonds, as clássicas, mas eu gosto bem mais dessa. Do cd Magical Mystery Tour - que pouca gente dá valor, mas que é excelente -, também é uma composição do George (tenho um carinho enorme por ele, e se o Paul McCartney não fizesse meu coração sangrar de amor, ele seria meu beatle favorito), e na minha opinião é mais viajada que suas companheiras mais famosas.  
Girl, do Rubber Soul, outro cd muito querido, me agrada porque é marcada por vários suspiros longos que acompanham a melodia, que trazem uma atmosfera bem legal.
Ah, Blackbird. Essa música dói, de tão linda que é. Fala sobre o movimento negro nos Estados Unidos, e o blackbird da letra se refere às mulheres negras. Foi um dos momentos mais emocionantes do show do Paul McCartney, numa daquelas horas que eu pensei que minhas pernas não me aguentariam.
O Abbey Road é cheio de músicas pequeninhas que são complementadas por aquelas que vem na sequência, como se uma fosse continuação da outra. A dobradinha Golden Slumbers/Carry That Weight é um desses casos, e elas são praticamente uma música só. Com melodia de canção de ninar, é uma dessas músicas que o Paul mostra como tem uma voz incrível e sabe usá-la de formas diferentes, de modo que muitas vezes dá pra pensar que na verdade é outra pessoa que está cantando. Não, é o sir Macca mesmo, porque ele é foda.  
Baby, You're A Rich Man é uma dessas músicas que eu não prestava atenção, até que ela toca na cena final de Social Network e me deixou completamente apaixonada.  
Oh! Darling, que também consta no meu Top 5, é sensacional. Paul McCartney mostra porque é sir e samba na cara da sociedade com um trabalho vocal fantástico, numa música de amor bem desesperada, sofrida, que a gente canta no chuveiro se descabelando.
Passei muito tempo sem conseguir escutar All You Need Is Love, porque ela foi meu toque de celular por anos, e eu, pessoa antissocial que odeia telefone que sou, entrava em pânico sempre que a ouvia. Só agora, depois de meses de reabilitação, consigo ouví-la de novo, e sim, ela é linda, e a letra é a melhor mensagem que qualquer música poderia passar.
I've Just Seen A Face tem um violão rapidinho e legal, que dá um toque meio country à música.
Por fim temos For No One, minha favorita, que faz parte do Revolver. A letra, linda e tristíssima, fala sobre um relacionamento que vai acabando, dia após dia. A música é do Paulma, e John Lennon disse que, das músicas que o Paul fez, essa era uma das favoritas dele.
Pra acabar com chave de ouro, Her Majesty, essa musiquinha de menos de 30 segundos, que também dá fim ao Abbey Road. Acho um jeito lindo e singelo de se finalizar um cd, e vocês?

12 comentários:

  1. Vou ouvir com certeza! Conheço muito pouco - analfabeta musical - e vou adorar conhecer mais *-*

    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  2. olha, minha história com Beatles é meio neuorótica. Na infância eu implicava demais com eles, porque achava que as canções eram místicas, do tipo letras subliminares e melodias tentadoras para nos hipnotizar... fantasiosa e conspiradora eu? magina

    além do que, eu era mega blaster ultra fã da banda "rival" - The Monkees, que também é maravilhoso de ouvir, tenho a discografia inteira...

    mas enfim, o melodrama e a neurose passaram e eu acabei não resistindo às músicas que naturalmente nos cativam... baixei muita coisa dos Beatles e curto bastante coisa atualmente. beijos =)

    ResponderExcluir
  3. Queria muito uma mixtape da britney.


    Kim K.

    ResponderExcluir
  4. Então, eu sou meio poser. Porque eu amo Beatles sem conhecer quase nenhuma música. Amo Beatles pelo que eles são, por tudo o que eles representam, nunca precisei me viciar nas músicas para pensar isso. Mas como vou atuar numa peça chamada SUBMARINO AMARELO com texto baseado em músicas dos Beatles, cuja personagem que eu provavelmente farei se chama LUCY NOCÉUCOMDIAMANTES, acho melhor eu tomar vergonha nessa minha cara de Dee Dee e baixar essa mixtape né.
    Beijos, amada!! <3

    ResponderExcluir
  5. Ok, ficarei em um canto escuro, encolhida em uma posição fetal, porque não gosto de Beatles :(
    Não gosto, mas reconheço que eles revolucionaram a música! Também acho que outra banda igual jamais irá existir, e que eles marcaram a história, são atemporais. Mas, mesmo assim, não consigo gostar.

    Sua mixtape foi uma ótima ideia! Será de grande utilidade pra quem ainda tem esperanças de se safar desse mundo cruel, o qual habito solitária! haha

    ResponderExcluir
  6. Eu me espanto em como as pessoas conhecem tão pouco de Beatles. É meio o que você diz: você pode até gostar mais de Led ou de Rolling Stones (eu gosto), mas não pode negar - ou desconhecer! - a importância deles. E, se você foi ao show do Paul e continua "gostando médio", ai meu filho, esquece, você tem problemas.

    Amei a sua seleção! Fugiu muito do óbvio, e só tem coisa boa. Amei!

    ResponderExcluir
  7. tive que vir comentar esse post! como você deixou Please Mr Postman de fora?

    =P

    ResponderExcluir
  8. AAah, Beatles *-*
    amo amo amo!
    Meu namorado fez um video pra mim com a música Here comes the sun, fiquei pulando de alegria. Embora, eu prefira yesterday.
    É bom saber que ainda tem gente com bom gosto musical.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Baixei a mixtape já e começarei a ouví-la assim que terminar a da Gabi! Amei o post e a sua descrição das músicas e acho que você se daria bem na Rolling Stone sim, desde que não fosse para escrever sobre o show da noite anterior!
    Meu Beatle preferido é o John -clichê, eu sei- mas em segundo lugar fica o Ringo! Não sei o que o Ringo já fez, mas eu adoro ele e isso basta!
    Quanto à discografia da banda, eu não conheço detalhadamente, gosto de músicas de vários cds, mas nunca ouvi a todos... Minha tia tem todos eles e pegarei emprestado assim que possível, é Beatles né.
    Também não confio/respeito quem não curta Beatles e quero muito ir pra Londres pra tirar foto na faixa de pedestres deles! HAHA
    (Isso porque chorei quando passei na frente do prédio que o John morreu e visitava o memorial dele todos os dias enquanto estive em NY)
    Enfim... Beatles é vida, é lindo, é maravilhoso e a mensagem que eles transmitiram para o mundo é irreparável! Eles acreditam que tudo que precisamos é amor e isso faz com que eu os ame mais do que a qualquer outra banda possível! Beatles são lindos <3
    P.S.: Exijo um namorado que goste de beatles e cante alguma de suas músicas dedicando para mim.
    Beijos Anna!!!
    P.S.2: Quando eu terminar de ouvir a mixtape venho dizer o que achei, beleza?

    ResponderExcluir
  10. Eu amo Beatles! E acho que Beatles vem meio de berço. Cresci escutando, vendo meus pais dançarem, cantarem e nossa! Como eu amo. Meu namorado não teve a mesma felicidade, e por isso eu enfio nele (mesmo que seja goela abaixo) td quanto é música dos Beatles.

    Também olho torto pra quem diz não gostar deles. rs... as pessoas podem até dizer que não conhecem, mas que não gosto? Ah, duvido! #crime! rs..

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Eu também gosto muito dos Beatles. Golden Slumbers/Carry That Weight - escutei essas músicas ano passado trocentas vezes :D Eu usava Carry That Weight como toque do despertador (celular), rs. O toque do meu celular era Here Comes The Sun. Outra que gosto muito é We Can Work it Out.

    Ótima mixtape! :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. Estou escrevendo esse texto pela terceira vez, porque nas outras duas vezes o blogger nao gostou do meu comentário e me trollou apagando eles... Enfim, se você está lendo esse texto é porque eu sai vitorioso dessa vez... :P

    Sabe, esse é um post que eu gostaria de ter escrito, mas fico feliz que você o tenha feito antes, porque eu certamente não tenho tanta propriedade pra falar de Beatles quanto você. Eu nunca me arrependo de ter baixado todos os discos e realmente acho que todo mundo deveria fazer o mesmo. Contudo, pra quem não esta habituado às músicas do quarteto, nada melhor que a sua mixtape. Por isso, farei questão de divulgá-la!
    Sinceramente, se eu fosse selecionar minhas musicas favoritas, provavelmente não conseguiria uma lista com menos de 100, como a do o Rob Gordon. Yesterday, Something, In my Life, Let it be, Eleanor, Strawberry Fields, Penny Lane, Norwegian, Nowhere man, Till there was your, Hold me Tight, Michelle, Girl e tantas outras... Eu até gosto de "One", mas sinto falta de muitas músicas... Acho que Beatles é isso, selecionar apenas algumas é uma tarefa ingrata entre tantas ótimas (tanto as divertidas quanto as tocantes). Eu imagino como não deve ter sido fácil fazer a seleção pra essa mixtape!
    E é como minha mãe diz, mesmo quem acha que conhece poucas músicas deles, com certeza ja ouviu varias, só não as associou com o quarteto de Liverpool. Acho quase impossivel escolher "A" música mais famosa...
    Eu também tenho minhas fases. Até pouco tempo era Rubber Soul (e sua mixórdia dançante+pensativa), agora é With the Beatles e, provavelmente, logo será outra. Agora Sgt. Pepper's e White Album acho que são excepcionais, merecidamente são sempre apontados como um dos melhores álbuns de todos os tempos. É muito interessante perceber a organização dos discos, incluindo canções que estão ali só pra "harmonizar" a passagem de uma música pra outra (confesso que essas trilhas de menos de um minuto ainda me desconcertam um pouco! haha).
    Da seleção que você fez, confesso que algumas canções não reconheço só de nome. Mas as que eu conheço, só de ler o título já me fazer querer cantarolar... :P
    Não vou baixar essa mixtape porque já tenho todas as músicas aqui, mas prometo um dia ouvir exatamente as que você escolheu e na ordem. :)
    Beijos

    PS: Gostei principalmente da contra-capa, ficou ótima!

    PS2: Se tem uma coisa que eu acho bizarra é terem traduzido o título do filme/disco deles, A Hard Day's Night, para "Os Reis do Iê, Iê, Iê" (no BR) e "Os Quatro Cabeleiras do Após-Calypso" (!)(em Portugal) :X

    ResponderExcluir