terça-feira, 8 de novembro de 2011

Virgens suicidas, só que ao contrário


Ontem No dia que escrevi esse post,  havia assistido Heathers pela segunda vez em uma semana e não consigo parar de me perguntar como vivi 17 anos da minha vida sem ter visto esse filme. Para explicá-lo, basta pedir para que vocês peguem Meninas Malvadas, Gossip Girl, Clueless e John Hughes, joguem num caldeirão juntamente com Clube da Luta, Quentin Tarantino, Alice no País das Maravilhas, Winona Ryder como protagonista e misturem bem. Parece piada, mas eram os frutíferos e saudosos anos 80, quando algo assim era concebível e realizado.

Veronica - Winona Ryder musa - é uma garota que faz parte do grupo das populares da escola - as Heathers - , mas meio contra sua vontade. Apesar de reconhecer que aquilo é realmente estúpido e que as coisas que suas amigas fazem com os outros (em parceria com os jogadores de baseball musculosos e descerebrados) é um bocado cruel, ela não consegue fugir daquilo. Todas as vezes que tenta se desvencilhar de sua panela, é puxada de volta pela líder, Heather Chandler, que, com seu incrível poder de persuasão, lembra Veronica da triste realidade que a espera fora daquele grupo. Sem as Heathers ela iria do topo ao completo ostracismo.

Tudo muda, no entanto, quando ela se envolve com JD, o garoto novato e misterioso que após fisgar Veronica e ouví-la murmurar sobre o profundo ódio que nutre por Heather Chandler e seu bizarro poder de influência, convence a garota a pregar uma peça na "amiga", plano que no final sai um pouco do controle quando eles acabam por matá-la (sim!!!!) e fazem todos acreditarem que foi um suicídio motivado pela descrença dela diante do enorme vazio que era ser a garota mais popular da escola.

O macabro plano de JD, no entanto, era mais abrangente que simplesmente dar cabo à vida de Heather: o que ele queria mesmo era protestar contra aquela sociedade capitalista hipócrita, perfeitamente representada no microcosmo das escolas e em seu sistema de hierarquia que subjugava e hostilizava os jovens americanos, fazendo-os pessoas malvadas, egoístas e profundamente traumatizadas enquanto eles deveriam era estar lendo o Manifesto Comunista ou algo do tipo - essa inserção de Karl Marx na história fica por minha conta. De que forma ele planejava fazer isso? Matando seus ícones ou simplesmente explodindo o colégio. Um embrião de Tyler Durden, basicamente.

O filme é claramente a fonte de onde os roteiristas de Meninas Malvadas beberam, uma vez que a personagem da Lindsay Lohan, que inicialmente deseja sabotar a rainha má Regina George, mas que depois se vê seduzida e presa àquele mundo que a reconhecia, temia e idolatrava. Mais claramente ainda enxergamos Gossip Girl, principalmente no que diz respeito à estética: as meias calças coloridas e as tiaras enormes na cabeça das rainhas do Upper East Side vieram diretamente do universo das Heathers, com exceção das tiaras, uma vez que, no filme, o maior símbolo de poder é uma fita vermelha. A Veronica, no caso, seria a Jenny, garota que faz de tudo para entrar naquele meio e depois faz de tudo para acabar com ele. A referência ao Tarantino fica por conta do humor negro e do extremismo da história: não gosta da menina popular? Mata. Se ele fosse dirigir um filme adolescente, esse é exatamente o tipo de coisa que aconteceria.

Enquanto As Virgens Suicidas, em toda sua melancolia e profundidade coloca o suicídio como forma de reação e escape ao aprisionamento que é ser uma garota numa sociedade repressora, Heathers opta pelos assassinatos disfarçados de suicídios para denunciar a brutalidade do meio escolar e das pressões sociais que vem com a adolescência. Os tons pastéis e pálidos da Coppolinha, com suas personagens quase etéreas, são contrapostos pelas vibrantes cores dos anos 80 e a explosividade do filme de Michael Lehmanm. Um não é melhor nem pior que o outro. São diferentes e se complementam, e qualquer um que seja atraído pelos muitos elementos supracitados ou deseja ver um filme realmente divertido, deveria assistir Heathers urgentemente.

9 comentários:

  1. A cada resenha que você faz minha lista no filmow aumenta. Agora, mais uma vez graças a você, passei a marca dos 100 filmes! haha

    ResponderExcluir
  2. Estou com uma listinha de filmes para ver até o final do ano e Heathers entrou nela! haha.

    ResponderExcluir
  3. haha, minha lista tbm tá aumentando cada vez mais, eu já tava com vontade de assistir As virgens suicidas, agora Heathers tbm está na lista. é só eu ficar de féris que faço uma super sessao aqui ;) ótimas dicas, vitória :)

    ResponderExcluir
  4. Anninha, eu sou do tempo da Alicia Silvestone! Mas você é velha, viu!
    Meninas Malvadas é um filme que considero genial - pela inspiração que fora o livro e pelo caráter de suas personagens, pois não há verdadeiros "mocinhos" ou "vilões", o que percebemos é que existem humanos tentando buscar um lugar ao sol na sociedade que os predispõe a isto.
    Estou com o livro As Virgens Suicidas aqui, pretendo ler ainda esteano. Haja expectativa!
    Gostei desse Heathers. Abraços moça!

    ResponderExcluir
  5. Poxa vida, Anna! Sempre que eu venho aqui tem mais um filme incrível que eu adiciono na minha lista IMENSA de "quero/preciso ver". E acho que isso acontece por causa do teu jeito de falar sobre os filmes. Realmente prende a minha atenção e me faz querer formar opiniões, sabe? haha
    Já disse pra ti que sou tua fã? :D
    Beijo. <3

    ResponderExcluir
  6. Vou te falar: nunca tinha ouvido nem o nome desse filme!! Mas agora acho que preciso ver!! uau!

    ResponderExcluir
  7. Gostei da resenha. Vou colocar esse filme na minha lista para eu ver. Nunca nem tinha ouvido falar desse filme, acredita?

    ResponderExcluir
  8. alguem tem o link pra baixar esse filme?????

    ResponderExcluir
  9. Honestidade: velho, ler um texto fuderoso como o seu me dá vontade de enfiar a cabeça na privada e dar descarga. Como sofrer faz parte do meu ciclo vital, vou ler mais um pouquinho rs

    ResponderExcluir