terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Se meus sapatos falassem

A life less ordinary é um blog apaixonante. Mais apaixonante ainda é a forma como a Cacá consegue deixar tudo interessante e fofo. Foi isso que ela fez quando um dia, supostamente sem inspiração, resolveu catar seus sapatos e contar um pouco a respeito deles e das histórias escondidas nas solas de cada um. Achei a proposta fantástica e, como uma amante de sapatos, resolvi fazer o mesmo. Convidei Analu, Tary e Rafinha para me acompanhar porque estava conversando com elas quando tive a ideia, mas quem animar pode ficar a vontade!



Os companheiros de guerra: Eu realmente amo os meus tênis. Muito. Principalmente os All Star. Sou obcecada por All Star e, se pudesse, teria um de cada cor. O branquinho surrado foi meu primeiro, comprado quando tinha 12 anos, e que me exigiu uma coragem de enfrentar meus colegas de escola extremamente hostis a tudo que parecesse remotamente emo. Sou dessa época e lembro que no primeiro dia que usei o tênis na escola logo fui interpelada por uma garota - "VOCÊ VIROU EMO?" - tão indignada que senti como se tivesse tatuado a suástica nazista na testa. Abandonei o par por uns tempos depois que essa argolinha do cadarço saiu, mas depois vi que bastava colocar no lugar e o tênis voltava a ser perfeitamente usável. Embora seja bastante velho, só recentemente que ele começou a apresentar as marcas da idade: nas últimas semanas, o solado do pé direito começou a descolar. É o início do fim.


Embora ame o branquinho, o roxo é meu favorito. Sou apaixonada por ele por causa da cor incrível que ele tem: sei que outras pessoas devem ter um igual, mas enquanto eu não ver com meus próprios olhos, irei acreditar que esse modelo é meu e de mais ninguém. Não, nunca vi outro All Star dessa cor em pés alheios e gosto de acreditar que, como não tiro os meus, eles são minha marca registrada. Juntos já viajamos bastante, fizemos vários vestibulares e vimos os shows mais incríveis do mundo. Na alegria e na tristeza, na fazenda e embaixo da chuva, no Radiohead e na Fuvest, para todo o sempre, amém.



As botas de combate: Se tivesse que escolher um modelo de sapato favorito para usar pelo resto da vida, ficaria com as botas. Botas são absurdamente confortáveis e, ao mesmo tempo, interessantes do ponto de vista das modas. Acho que se eu fosse de um espírito um pouco mais livre e morasse num lugar um pouco mais gótico, é provável que usaria botas pra tudo nessa vida, até mesmo pra dormir. Sempre adorei coturnos e tinha uma dificuldade enorme para encontrar modelos usáveis para comprar aqui em Uberlândia,  tanto que quando vi o modelo da direita, gótico mas não tanto, feminino pero no mucho, senti que era o destino. Por incrível que pareça, é meu sapato preferido para sair para ~baladas~, uma vez que me permitem pular feito pipoca a noite toda e criam equilíbrio com meus vestidos rodados muito frufrus. A bota do meio também é uma ótima parceira nas pistas de dança e em dias de chuva. Oficialmente é um modelo de cano alto, mas gosto de dobrá-la um pouquinho para espantar a vibe amazona.

O coturno caramelo tem oito anos de idade e foi roubado herdado da minha mãe. Quando eu tinha 10 anos, esse modelo de coturno estava bastante na moda, tanto que mamãe comprou o referido pra ela e um idêntico para mim, em tamanho menor. Os anos se passaram, assim como a moda antiga, mas eu sempre tive um apreço especial por ele. Numa faxina de guarda-roupa ele foi parar na pilha dos sapatos que iam para a doação e, vendo-o lá, não consegui desapegar, peguei pra mim. Sei que é um modelo que nem se usa mais e a cor é totalmente ultrapassada, mas adoro e uso sempre que tenho a oportunidade, ainda que o salto me deixe mais gigante do que já sou.



Os de mocinha elegante: Não costumo usar muito salto alto, primeiro porque já sou alta o bastante e segundo porque na maior parte das vezes o esforço não compensa. Salto pra mim só mesmo em casamentos, bailes de debutante ou aqueles dias em que acordo precisando de um reforço na auto-estima. Do resto as sapatilhas e as botas dão conta. Meu salto favorito é essa sandália preta de tachas, que comprei com meu próprio dinheiro há dois anos. Nos primeiros meses eu ia com ela em tudo quanto era lugar, em festas, cinema e até mesmo pra almoçar na casa da avó. Recentemente cismei que o salto dela está meio mole e me sinto muito insegura ao andar, embora já tenha examinado de todos os jeitos possíveis sem ter encontrado nenhuma evidência de algo errado.

Esse outro é meu sapato de tango/princesa. Sou completamente apaixonada pelo modelo, pela cor, e com o fato de que ele vai bem com jeans e camiseta e até vestido de festa. É meu sapato coringa, que uso sempre quando preciso parecer mais arrumadinha ou quando quero deixar a produção um pouco mais meiga. Já dancei a noite toda em cima dele também e, embora depois de algumas horas eu tenha parado de sentir os pés - me espantaria se isso não acontecesse -, consegui segurar a onda e ir embora da festa perfeitamente calçada.



As sapatilhas: Sapatilhas são uma coisa linda de Deus, né? Faço coleção delas e acho que mais uma nunca é demais. Mentira, quem coleciona é minha mãe, a louca dos sapatos e de tudo que envolve sair de uma loja com várias sacolas cheias de coisas para entulhar o guarda-roupas, mas eu estaria mentindo se dissesse que não me aproveito do seu descontrole. Mamãe sempre conta que sua frustração de infância foi o fato de ter apenas sapatos pretos e brancos, pois combinavam com tudo. Assim, a forma que encontrou de exorcizar esses demônios foi me enchendo de sapatos de todas as cores possíveis. Fui perceber esse padrão quando me dei conta de que não tinha nenhuma sapatilha preta, enquanto só de vermelhas havia 3 no armário. Eu diria, aliás, que as vermelhas são minhas favoritas, mas a verdade é que elas estão velhas demais e estou procurando uma nova pra chamar de minha e adotar pra vida. Enquanto isso não acontece, o posto de favorita vai ficar por conta dessa espécie de mocassim cor-de-rosa choque, de laço exageradamente grande, a qual chamo carinhosamente de meu sapato de Barbie. Não tem muito o que dizer a respeito, é rosa pink com um laço enorme. Seu único defeito: depois de ter tomado uma chuva ele passou a soltar tinta. No primeiro dia meu pé ficou rosa da cor do tecido e foi muito difícil limpar tudo, agora ele só macha de leve, se eu der algum azar. Outra favorita é essa cheia de brilhos furta-cor, apelidada de Meu Pseudo-Sapato de Cristal. Ela também fala por si só: brilhos.



As douradinhas: Essa Melissa dourada é provavelmente a minha Melissa favorita de todos os tempos. Passei semanas enchendo o saco da minha mãe, que não queria me dar alegando que eu nunca usaria um sapato tão extravagante. Quando finalmente consegui o presente, como que para provar que ela estava errada, passei a me vestir em função da bendita, até que descobri que dourado, na verdade, é uma cor bastante versátil. Usei tanto que ela está querendo rasgar em vários lugares e a maioria dos pontos de brilho sumiu, sem que falar que depois de 15 horas de pé em cima dela na última estreia de Harry Potter eu não consigo olhar pra ela sem sentir dor nos pés. Comprei essa dourada na tentativa de substituir a primeira, mas a verdade é que acabei com um sapato que tem de maravilhoso o que tem de desconfortável. Na primeira vez que saí com ela quase que voltei pra casa andando de quatro. Comprei umas almofadinhas e um spray para amaciar o couro que deram uma amenizada na situação, mas ainda não ouso sair com ela sem proteger meu pé com band-aids em lugares estratégicos.


Os favoritos: Eu disse que minhas botas eram minhas favoritas, mas estava mentindo. Meu sapato favorito é esse vermelho, comprado quando eu tinha 12 anos de idade e fui a minha primeira festa de 15 anos. Era uma festa a fantasia e eu fui vestida de Minnie, de modo que precisava de um sapato que combinasse com a indumentária. Acho que em 2006 não se usava tantos sapatos coloridos como acontece hoje, porque lembro que minha mãe disse que ia comprar pra eu usar uma vez e nunca mais. Só que eu me apaixonei tanto por ele que também usava sempre que tinha a chance e, assim como o dourado, descobri que vermelho pode ser uma cor neutra. Ele foi tão usado que hoje está meio mole e esquisito, mas gosto de tê-lo guardado. De todos os sapatos que tenho e tive, certamente é o que eu mais amo.

O oxford lilás está indo pelo mesmo caminho. Comprei no auge da moda e ainda hoje não há quem me convença de que eles não são a melhor opção de sapato para todas as ocasiões. Eles fazem com que eu me sinta sofisticada e feminina, e juro que acredito que se Audrey Hepburn fosse viva, ela não o tiraria dos pés.

13 comentários:

  1. Gente, você é a cara da eficiência! Preciso fazer esse post logo! E concordo com você: Se só pudesse existir um sapato no mundo, eu viveria de botas! Botas são muito dignas! E as sapatilhas seriam a vida.. Se em Curitiba não fosse tão frio, e se a maioria delas, quando novas, não comessem nossos pés! Quem nunca ficou na mão e precisou parar na farmácia no meio do passeio pra comprar uma caixa de bandaids e conseguir continuar andando que atire a primeira pedra!
    Sua diva. Te amo. <3

    ResponderExcluir
  2. Aiaia, me divertir com a historia do all star. Tenho um desde muito tempo também, e esses últimos meses ele só começo a se abandonado porque achou de furar o solado. Deixei no canto meu companheiro de uma vida corrida. "_"

    Boa noite moça, até breve. "_"

    ResponderExcluir
  3. Adorei! Acho que vou fazer um post assim! Eu quase não compro sapatos, sou o oposto das mulheres ahaha. Eu amo botas e coturnos, são super confortáveis e dá pra usar quase com tudo, e também não tinha uma sapatilha preta ou de cor básica, só prata, verde e outras cores hahaha, tive que comprar uma. Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Fotografando sapatos em 3,2,1... hahaha!
    Apaixonei por seu Oxford. E seus sapatos vermelhos. Apesar de raramente dar atento a sapatos ou acessórios, não resisto a uma sapatilha vermelha ou algo do gênero. Sapatilhas são amor. ♥
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Anna,
    Gostei bastante da ideia do post. Seus sapatos são lindos! Adoro sapatilhas e sempre acho que mais uma nunca é demais. Tenho uma pink que comprei em 2010 que tem sido a sapatilha da minha vida desde então. A coitada tá ficando descascada já, mas eu continuo usando. Me arrependo de não ter comprado de outras cores, tinha em vermelho e era simplesmente maravilhosa...

    All Star é outra paixão. Já tive vários modelos e cores, mas hoje opto pelo modelo "basqueteira" preto ou branco. Tenho um creme também que vai com tudo! E sabe, eles são realmente confortáveis, né??

    Beijos,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Que fofíssimo esse blog que você indicou! Não conhecia e achei uma graça. Vou escrever o meu, mas ainda não sei quando. Acho que, no meu caso, daria um post melhor se fosse sobre vestidos, haha! Não que eu não dê o devido valor aos sapatos, mas não sei se os MEUS tem tanta história (ou se eu lembro delas). No mais, concordo sobre as botas e AMEI suas sapatilhas douradinhas!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Acho que é uma verdade universal a versatilidade e conforto do All Star, sem contar o amor que cada um tem por seus pares (que grande parte das vezes nos são grandes companheiros). Sabe, minha mãe sempre tentou me fazer usar botas, já deve ter comprado uns três pares, mas eu não consigo. No fim sempre coloco para doação e minha mãe sempre grita dizendo que nunca mais comprará as benditas botas, mas no próximo inverno já sei que terá um novo par aqui em casa, rs.
    Sapatilhas, rasteirinhas e salto: <3 Estou apaixonada pela sua sapatilha da Barbie, gente! hahahahha. E o Oxford, admiro quem os usa e os ama, já cheguei a experimentar vários, mas no fim, sempre acabo levando mais uma sapatilha.
    Amei o post, Annoca. Super beijo s2

    ResponderExcluir
  8. AMO TÊNIS! Amo all star! Mas fiquei triste com o preconceito que você sofreu. É complicado td isso! ;)

    Seu texto me lembrou de quando escrevia frases/nome de bandas na borracha lateral dos meus all stars! hehehe

    Adorei as sapatilhas! Lindas! :D

    Beijos,

    http://algumasobservacoes.blogspot.com/
    http://escritoshumanos.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  9. Tenho três oxfords meio fail e tô precisando desse oxford lilás. Apenas.

    ResponderExcluir
  10. Se fosse contar a história dos meus all stars, daria um livro de romance. Não me sobrou nenhum :(
    Quero um mocassim e um oxford, não tenho!

    ResponderExcluir
  11. Meu Deus, mas que ideia mais fantásticaaaa! Tô completamente apaixonadaaa rs...eu também tenho um love affair por all star, e meu namorado implica comigo até hoje, diz que antes era s[o feio e hoje é feio e eu não tenho mais idade. Nem ligo!
    Sou super fã de botas e achei a sua marrom linda, estou super precisando de uma assim, mais curtinha... sapatilhas são meus xuxus do momento (tenho uma dourada igual a sua da melissa!) e oxford acho lindo no pé de todo mundo, menos em mim rs.

    E seus pés ainda cabem nos sapatos de quando você tinha 12 anos? Que inveja! rs.. tenho um aqui que guardo só pra ver, pq não cabe mais de jeito nenhum. =/

    Beijocaaa

    ResponderExcluir
  12. All Starrr <3<3<3 Sapatilha dourada da melissa <3<3<3<3 Mas o que brilhou meus olhos MESMO foi esse oxford, que coisa linda geeenteeem e bem esses nao sao todos os teus sapatos, né? HAHAHAHA
    Vou fazer isso algum dia, genial!
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  13. Que lindo esse post, me sinto honrada <3
    Amei a sapatilha de brilho furta-cor, lindona!
    Eu também amo botas (bizarro não ter nenhuma das minhas naquele post, eu esqueci delas pq estão guardadas para o próximo inverno hahaha).
    Bom, nem preciso dizer que me identifico com a tua obsessão por All Star <3

    ResponderExcluir