segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Parece cocaína, mas é só o Oscar

(Post dedicado às minhas companheiras de caixa alta, histeria e comentários impublicáveis durante a cerimônia: Taryne, Analu, Deyse, Rafinha, Milena, Marie e Renata)

Oscar pra mim é como se fosse um feriado, um dia especial pelo qual eu espero ansiosamente o ano inteiro. Crio mais expectativas com relação a ele do que com meu próprio aniversário: os dois geralmente acontecem na mesma semana e se eu tivesse escolher entre eles, ficaria com o Oscar sem pensar duas vezes - ou então com os dois no mesmo dia, o que aconteceu ano passado e foi lindo demais. 

O dia do Oscar parece ter uma energia diferente e quando a noite começa a cair e as estrelas iniciam seu desfile no tapete vermelho eu me sinto tomada por um êxtase muito estranho, daí o título. Nunca experimentei cocaína, mas me vejo demais na experiência da Hannah e do Elijah, num episódio de Girls dessa temporada, no qual eles resolvem cheirar e ficam falando sem parar, tendo ideias malucas, querendo fazer tudo ao mesmo tempo agora. Oscar é isso, é ficar com um olho na TV, outro no streaming do computador, trocando mensagem com as amigas numa janela, perdendo o critério e a vergonha no Twitter em outra e dizendo coisas desconexas pra quem estiver ao redor ouvir. 

Há quem goste de política, há quem goste de futebol e há quem goste do Oscar. Não importa o fato de a Academia ser ultrapassada e irrelevante na hora de identificar os melhores - função na qual ela mais erra do que acerta, vale dizer - o que importa é o burburinho, são as especulações, são as teorias que a gente cria pra tentar adivinhar o vencedor, aquilo que acontece por debaixo dos panos, os fluxogramas e análises feitas com tanto afinco e reflexão que até parecem ser destinadas a algo muito, muito sério. Mas quem tem coragem de dizer que não é sério? No fundo, não duvidem, tudo acaba em política. 

Pessoa favorita e mulher mais bonita do mundo
Tive férias atípicas esse ano - um jeito bonito de dizer que não tive férias de jeito nenhum -, de modo que não pude me dedicar a assistir a todos os indicados como costumo fazer todos os anos. Mesmo assim, na última semana fiz esforços de guerra para vencer os atrasos mais urgentes e consegui formar certas opiniões: meus favoritos a melhor filme eram Django Livre e Amor, dois filmes que não tinham a menor chance de levar o prêmio principal e por isso não me impediram de ficar bastante satisfeita com a vitória de Argo. É um filme bem à moda americana que consegue não ser tão quadrado como Lincoln, contando uma história interessante - que parece mais bacana ainda por ser real! - num ótimo ritmo, o que faz dele um trabalho bem agradável e só torna mais feio o fato de Ben Affleck não ter sido indicado a Melhor Diretor. Me realizei vendo Anne Hathaway ser premiada e ainda que tenha sido a estatueta mais previsível da noite, não me contive e chorei baldes com seu discurso, um amor tão enorme que fui capaz de perdoá-la por aquele vestido medonho. Resolvi fingir que não vi.

Outra coisa que achei melhor fingir que não aconteceu foi o Oscar da Jennifer Lawrence: digam o que quiserem, ela não mereceu aquele prêmio. Ela pode ser simpática, autêntica, musa do bracinho gordo e o que for - não me importo, morro de preguiça - mas o Oscar de ontem é de Emmanuelle Riva. Seguindo o raciocínio da Academia, se Jennifer merece o Oscar por seu trabalho em O Lado Bom da Vida - um bom filme, mas acaba aí - Julia Roberts deveria ter sido indicada por todas as comédias românticas que fez na vida. O erro da Riva foi nascer na França - não fosse por isso, JLaw e seu horroroso vestido que mais parecia um sofá de vó seriam tacados no moedor de carne - se fosse eu receber a estatueta de Melhor Atriz, vestida tal qual Naomi Watts estaria. 

Django não tinha chances como Melhor Filme e Tarantino nem foi indicado ao prêmio de direção, mas o filme rendeu dois prêmios deliciosos, o de Melhor Ator Coadjuvante pra Christoph Waltz - que merecia ter sido indicado a Melhor Ator enquanto Leo DiCaprio fosse lembrado como o coadjuvante fantástico que foi - e o roteiro original para Tarantino. Dois discursos lindos, duas pessoas maravilhosas. Tarants, tô contigo no Oscar e na vida.


No mais, me sinto mal quando leio críticas falando que a cerimônia em si foi um saco, porque eu me diverti pra caramba. Fã de musicais como sou, quanto mais cafona a coisa ficava, mais vontade eu sentia de levantar do sofá e ir dançar. Seth McFarlane é um cara que eu não suporto, cabeça por trás do filme que eu mais odiei ter assistido ano passado, Ted, mas que ganharia fácil meu coração se não falasse ou fizesse piadas e se resignasse a cantar - pra todos os efeitos, ainda assino embaixo da resenha da New Yorker sobre sua abismal babaquice. Não posso com homem cantando e dançando, e meu coração quase parou quando ele apresentou um número ao lado do Joseph Gordon-Levitt logo depois de ter cantado "The way you look tonight", que é só uma das músicas mais bonitas de todos os tempos.

Daniel, te amo, mas tô interessada nos amigos à sua esquerda
Sei lá, não sei como as pessoas não gostam do Oscar. Qual outro evento promoveria tão perfeita intersecção entre assuntos deliciosos como cinema, alta costura, galãs e picuinhas de bastidores? 

14 comentários:

  1. Anna,
    Foi uma delícia acompanhar o Oscar com vocês, mal posso esperar por 2014. Não concordo nem um pouco sobre a JLaw, mas não iremos discutir mais por isso, hahaha. Pra mim, as melhores partes da noite foram Anne, JLaw, Os Miseráveis no palco, Ben Affleck e o Tarantino, com quem eu simpatizo mesmo sem ter visto Django por preguiça. No geral, foi uma noite incrível. Não me lembro de ter me divertido tanto em outro Oscar quanto no de ontem.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Ai Anna, passaria o resto do dia abraçada com você por causa desse post. Você foi A ÚNICA que concordou comigo que o vestido da J. Law tá um horror de feio. Acho que estamos sozinhas no mundo com essa. Também acho que ela não mereceu, não porque a interpretação dela foi ruim, mas porque entre todos os papéis que concorriam, era o mais simplório, sabe? Achei que tinha papéis mais grandiosos concorrendo, vide a Naomi, que era minha favorita. A interpretação dela, por conta do papel, dá de mil da J Law. Mas não desgosto da menina, então o prêmio dela não estragou minha noite. Também acho que Christoph Waltz devia ter levado de melhor ator, isso sim, mas fico feliz com a premiação dele de qualquer jeito.
    Não sei nem dizer o que amei mais nesse Oscar, porque tanta gente amada levou prêmio, o elenco d'Os miseráveis me fez enlouquecer e jamais vou esquecer do Joseph, do Daniel e do Seth nesse momento, que pra mim foi um dos melhores. Bom mesmo foi poder berrar tudo isso no caps lock com você e com as meninas. Isso por si só merecia um Oscar de melhor transmissão <3
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Dá próxima vez, vê se faz um post assim sobre premiações do cinema Brasileiro. A gente dá tanto valor as coisas de fora, que se esquece do que se passa por perto.

    Todo mundo só fala desse Osca agora, como se já não bastasse o Brasil se só carnaval e futebol.

    Boa tarde. "_"

    ResponderExcluir
  4. O moço acima podia fazer um post sobre as premiações do cinema brasileiro no blog dele, né? Eu adoraria ler! Porque no seu eu gosto de ler o que VOCÊ tem vontade de escrever, mas enfim. Vamos aos comentários.

    Concordo sobre o desmerecimento da J Law, mas isso não foi capaz de destruir a cerimônia pra mim. Eu já estava eufórica nessa hora. Nem liguei. A única coisa que poderia destruir tudo pra mim seria a vitória de Lincoln. Eu amo o Tarants de paixão, você sabe, mas acho que o Oscar deveria ter sido por Bastardos. Argo era minha torcida e eu expliquei meu amor todo lá no blog, depois você vai ver.

    Quanto a Anne Hathaway, só consigo dizer que chorei. Foi inesquecível e mais do que merecido.

    E é por essas e outras que eu te amo tanto. Onde eu poderia encontrar alguém que ama Oscar tanto quanto eu? Você descreveu meus sentimentos a respeito como nem eu mesma conseguiria.

    Beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  5. Foi a primeira vez que vi o Oscar em inglês e acompanhei a cerimônia inteira! Adorei seus comentários hahaha!
    E realmente Jennifer Lawrence não mereceu, ainda mais porque disseram que o filme era péssimo em relação à história real do livro. Se fosse assim, nos poucos trechos que vi, Braddley teria que ser ao menos indicado né?! A mina fez alguns filmes (aka Mística teenager) e ganhou um prêmio o qual muitas atrizes melhores sequer chegaram perto? Injusto! Mas bem que vc acertou em dizer que as indicações e as premiações são antiquadas!!!
    No mais, fiquei feliz com as vitórias de Life of Pi e Django =) Com a apresentação do Seth (vc não gostou de Ted? Eu ri demais!!!!) e com o Joseph amor eterno!
    Adorei a experiência de ver tudo!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu já amava assistir Oscar e ser poser do começo ao fim. Pouco entendo de cinema, de moda, menos ainda. Mas no Oscar, entendo tudo! Até parecem Olimpíadas, quando eu me torno a pessoa mais entendida de esportes da face da terra, sabe?
    Então. Eu já amava assistir Oscar, mas agora que eu tenho toda uma equipe de acompanhantes.. O futuro do jornalismo somos nós cobrindo o Oscar, gente. Desentendimentos em relação aos indicados, às roupas... Não prevejo nada mais supimpa. E eu ainda não engoli J Law roubando o Oscar de Naomi ou Manu. Pra mim, seria da Naomi, mas Manu merecia por ser velhinha, como diz Milena.. Enfim.. Valeu porque ela tomou um tombo na escada, e isso foi genial.
    Amei esse Oscar, totalmente musical, com PERFORMANCES de noviça rebelde e Capitão Von Trapp entregando o Oscar à Mia Thermopolis. Foi em O Diário da Princesa que conheci Julie Andrews, e foi dali que papai me colocou pra assistir A Noviça Rebelde.. As duas coisas juntas foi demais de marcante pro meu coraçãozinho!
    E essa foto de Anne descreve a minha noite! <3
    Amo vocês! Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Também sou fã dos Academy Awards, Anna!

    Mais do que o meu pai gosta de futebol, eu gosto de sentar no domingo de noite e assistir os meus atores e atirzes preferidos sendo premiados. Achei tudo muito linde e maravilhoso! De fato, a apresentação do Seth foi um lixo e o número de abertura dele não é nada comparado ao Hugh Jackman em 2009 (esse aqui http://www.youtube.com/watch?v=Terhj8mjPwY), mas eu me diverti ainda sim.

    Muitas pessoas estão discordando do Oscar da Jennifer. Bom, eu achei merecido. Não sou uma fã louca que defende ela cegamente, mas tenho meus motivos pra acreditar que ela mereceu estar ali.

    Gostaria que O Hobbit tivesse ganhado algum prêmio técnico, como Cabelo e maquiagem. Não rolou, mas quem sabe no próximo?

    De qualquer forma, eu adorei o seu texto e vou botar o link na fan page do meu blog.

    Beijos,

    Mari
    http://www.caixadamari.com/

    ResponderExcluir
  8. Infelizmente fui bastante infiel às minhas manias pré-
    Oscar esse ano. Não consegui assistir grande parte dos filmes indicados (mas vou, tomara!) e mal tive vergonha na cara de me manter acordada pra assistir a premiação. Ou seja, por mais que eu tentasse comentar algo que presta, seria uma vergonha total! haha

    Olha, também sou super fã do Tarantino e, sendo o melhor ou não, eu queria que ele tivesse ganhado tudo! haha e sobre a JLaw, digam o que quiserem, mas nem O lado bom da Vida, nem ela foram dignos de ganhar algo. Não sei se foi porque a adaptação ficou uma merda na minha opinião, ou porque ela é ruim mesmo (ao contrário do que todos dizem). Algo nela é antipático e não consigo - nem se eu me esforçasse um pouco - gostar dela!

    No mais, é só isso que tenho a dizer mesmo. O jeito agora é torcer pra conseguir assistir tudo e aliviar minha consciência o quanto antes! hahaha

    Beijão! :*

    ResponderExcluir
  9. Como eu queria ter assistido ao Oscar para poder comentar decentemente, mas não resisti ao sono e acabei dormindo. Não posso deixar minha opinião, nem tenho uma. Então deixo os elogios ao texto muito bem escrito e envolvente.

    ResponderExcluir
  10. Pessoas que se envolvem emocionalmente com o Oscar vivem mais, apontam estudos.
    Olha, que delícia foi passar a cerimônia inteira na caixa alta com vocês. Perdendo dignidade, arrepiando nos musicais e gritando de indignação. Esse ano foi meu ano #poser, mas confesso que correr pra ver tudo antes da cerimônia é uma das coisas mais legais do mundo. 2014, chega logo.
    Assim, discordo do vestido da J Law. Ok, podia ter sido melhor, mas é só falar em vestido bolo de noiva que eu fico toda feliz. Torci pra ela por simpatia mesmo, porque só no trailer de Amor já morri com a Riva. Velhinhas <3 Mas comemorei porque... bora aproveitar minha falta de critério, né? Diversão.
    Anna Hathaway ganhando o Oscar. Apenas. Melhor momento da história. E aquele número de Les Mis matando? Ai, Oscar, te amo.
    Amo você também! <3
    P.S: Acabei de ver esse episódio de Girls e uau, igualzinho nossas party hard.

    ResponderExcluir
  11. "Seguindo o raciocínio da Academia, se Jennifer merece o Oscar por seu trabalho em O Lado Bom da Vida - um bom filme, mas acaba aí - Julia Roberts deveria ter sido indicada por todas as comédias românticas que fez na vida." --------> Resumiu a vida! <3 Sempre tem um trecho nos seus posts que eu quero imprimir e colar na parede!

    Não vi Amour por pura falta de culhões, mas qualquer coisa, qualquer coisa era melhor que essa menina pra melhor atriz (fofa, linda, mas esse papel não leva Oscar, meu deus!).

    Adorei sua empolgação com o Oscar, ano que vem vou tentar me dedicar a cerimônia, esse ano lutei ferozmente só pra conseguir ver todos os indicados de melhor filme.

    beijo

    ResponderExcluir
  12. Feliz aniversário, Anna! Apesar de não conhecê-la, vim até aqui porque admiro bastante sua forma de ver o mundo e passar para o papel (anh... a tela?). Enfim, só queria te desejar um infinito bem grandão, repleto de felicidades.

    ResponderExcluir
  13. Feliz Níver Anna! Gosto muito do seu blog, admiro muito que mesmo tão nova, você tem um talento enorme. Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Não assisti esse ano (chatiadíssima), mas me senti realizada só lendo esse post. Puro amor, merecia o Oscar!

    ResponderExcluir