terça-feira, 19 de março de 2013

Perry, o ornitorrinco

Eu nunca tinha assistido Phineas e Ferb até ontem. Querido leitor, segure bem firme seu queixo que insiste em cair, que como todo assunto que trato neste espaço, esse também vem com uma história de brinde. Como eu ia dizendo, até ontem Phineas e Ferb tinha tanta relevância na minha vida como, sei lá, Ben 10, e eu imaginava que era assim para a maioria das pessoas também. Falando sério, se você tem mais de doze anos e não tem filhos pequenos, qual a importância de Ben 10 na sua vida? Este era meu pensamento a respeito de Phineas e Ferb.

Até ontem. 

Na verdade, a história toda começou há duas semanas, quando minha amiga Thatiana quase sofreu um ataque cardíaco quando viu na rua um bar com uma foto do Perry, o Ornitorrinco, na fachada. Imbuída deste mesmo espírito de infarto agudo do miocárdio que a tomou de assalto diante da supracitada visão, ela chegou até nós numa cena que se seguiu mais ou menos assim:

- VOCÊS NÃO SABEM! TEM UM RESTAURANTE AQUI PERTO QUE NA FACHADA TEM UMA FOTO SABE DE QUEM? DO PERRY!!!1111111

- PERRY, O ORNITORRINCO???????????????////////

- SIIIMMMMMM!!!!111111111111111111111111

Perry, o Ornitorrinco
É claro que a caixa alta e o excesso de exclamações ficam por conta dos meus amigos, porque eu assisti a tudo isso sem entender patavinas da comoção. Quem diabos era Perry, o Ornitorrinco, e por que logo eu, que tenho um apreço todo especial por esses mamíferos que botam ovos, nunca tinha ouvido falar do referido, tendo em vista que ele comovia meus amigos nesse grau? Esperei a gritaria passar e humildemente levantei o dedinho e perguntei do que eles estavam falando. Eu sou uma pessoa que fala baixo, mas juro que nesse momento senti que tinha acabado de fazer minha pergunta com um megafone e que todos no local, da moça da cantina ao tatuado da copiadora, tinham me ouvido e agora me julgavam. Pois é, eu nunca tinha visto Phineas e Ferb.  

Como eu havia dito, isso aconteceu há duas semanas e só fui assistir Phineas e Ferb ontem. Esse intervalo de tempo é culpa minha também, que subestimei a importância do desenho e pensei que todo o amor que meus amigos tinham por ele era um fenômeno, digamos assim, local. Não é por que eles quase rolaram no chão conversando sobre o programa que a maioria das pessoas se sentiria do mesmo jeito, certo? Errado. Pelo que entendi, não ter assistido Phineas e Ferb é quase a mesma coisa que nunca ter visto Bob Esponja ou não gostar de Flintstones. 

Quem me elucidou isso foi a Analu, quando conversávamos sobre um joguinho viciante chamado IconPopQuiz (aliás, recomendo) e ela deixou escapar que a Rafinha não conseguiu adivinhar quem era Perry, o Ornitorrinco, e ainda teve a capacidade (sic) de perguntar quem era aquele pato com chapéu (me jogo aos leões e levo as amigas comigo). Acho que a única forma de fazer com que vocês entendam a urgência que nasceu no meu coração para assistir Phineas e Ferb é eu mostrando a forma como Analu se transformou quando toquei no assunto: 



Como se forças do destino desejassem que eu não mais passasse um dia sobre a superfície terrestre nessa ignorância gravíssima, domingo de manhã perdi o sono por conta dos latidos de Francisco, o cão. Oito da manhã, sem nada pra fazer, com preguiça de viver e sem conseguir dormir de novo, fui aproveitar as oportunidades infinitas que o Netflix me oferece para finalmente assistir Phineas e Ferb. Vi uns seis episódios antes de cair no sono novamente - não sem antes me julgar rigorosamente por só ter descoberto esse novo universo naquele dia. Minha mãe chegou a ir no quarto para ver do que eu tanto ria (em alto e bom som), e acho que ela se preocupou um pouco quando viu que era um desenho animado. Sobre ele, especificamente, não poderia dizer melhor que Analu: é genialmente tosco e engraçado. Os episódios se concentram nas ideias malucas que os dois irmãos tem para fazer suas férias memoráveis (que incluem construir uma montanha russa e fazer uma praia no quintal), enquanto a irmã mais velha tenta desesperadamente fazer a mãe flagrar os dois com a mão na massa - o que jamais acontece. 

Mas onde entra Perry, o Ornitorrinco, nessa história? Bem, Perry é o bichinho de estimação dos dois, que todo mundo pensa ser meio bobo. Em público ele é bem apático e quando estimulado só emite uns grunhidos estranhos, mas quando ninguém está prestando atenção ele escorrega por algum orifício e se torna um agente secreto pronto para salvar o mundo dos planos maléficos do Dr. Doofenshmirtz. 

Eu poderia terminar esse post por aqui, não fosse pela conclusão apocalíptica a qual cheguei hoje pela manhã: Chico, o poodle, é Perry, o Ornitorrinco! Não, meu nobre cão não bota ovos e muito menos tem um bico de pato, mas eu tenho certeza que quando eu não estou prestando atenção ele foge por algum buraco e se transforma num agente secreto de altíssimo calibre e competência. Isso porque a maioria das pessoas olha pro Chico e só enxerga uma massinha amorfa de cachorro, que mais parece um travesseirinho vivo, que respira e é quentinho na medida certa. Quem já teve o prazer de dar uns apertos nele, pode também ouvir o barulhinho que ele faz que mais parece um arrulhado, um ronrono, um barulho de ninguém menos que Perry, o Ornitorrinco. Essa conclusão me abalou severamente, principalmente porque agora faz todo sentido que as minhas meias que Chico vivo roubando jamais aparecem de volta, por mais que eu as procure pela casa. Certeza que fazem parte de algum plano complexo e ultra-secreto para salvar a humanidade das mãos de algum cientista louco, suicida e megalomaníaco.

mandomuitobemnophotoshop.jpg

12 comentários:

  1. Eu costumo assistir ao desenho sempre que posso, porque é toscamente genial ou genialmente tosco, ou os dois. O fato é que eu gosto muito dele e devo dizer que já ultrapassou o ranking de amor que eu tinha Bob Esponja no topo. Adoro seu blog.

    olhos-de-capitu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Nunca consegui ver um episódio inteiro de bob esponja. Acho muito muito muito tosco e a risada dele me irrita, nunca vi sentido. Me recuso. Mas Phineas e Ferb é puro amor. Eu sou viciada em desenho animado, gosto de ter tv a cabo só pra poder ficar assistindo scooby doo infinitamente e agora com o "tooncast" minha vida é ainda mais perfeita, porém Phineas e Ferb passava na tv globinho, perto da hora de "3 espiãs demais" e eu não posso ficar sem desenho, mesmo em casa que não tenha tv a cabo, então, foi amor à primeira vista. Mas eu não gosto do Perry, gosto da irmã mais velha - que eu não lembro o nome, do mesmo jeito que não sei quem é o phineas e quem é o ferb - porque ela simplesmente me mata de rir e a história deles me lembra Dexter, sei lá porquê.
    Mas eu nunca entendi por que raios o Perry é que é famoso. E eu morri de rir level quase fiz xixi nas calças, com a sua teoria sobre o Chico. É tipo eu teorizando sobre minhas barbies depois de ver Toy Story pela primeira vez! You're a genious!
    <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Teorizar sobre barbies (et al) após assistir Toy Story: Quem nunca?

      Excluir
  3. Eu tenho uma birra gigante com desenhos que foram lançados depois dos meus onze anos. Sempre achei que eles eram feitos pra vender produtos licenciados (nem de As Meninas Super Poderosas eu gostava, pra falar a verdade). Até o dia que eu assisti Phineas e Ferb na TV globinho e nunca mais consegui parar!! Eu tenho uma camiseta do Perry e o meu filho também tem um moletom e um gorro de lã que eu fiz pra ele. Perry, o ornitorrinco é divo.
    Eu me identifico muito com a Candence porque como sou irmã mais velha também fazia dedurar meus irmãos a missão da minha vida (eles só não eram gênios)

    ResponderExcluir
  4. Eu li o post no carro, pelo IPhone, às 6h45 da manhã, e comecei a rir sozinha que precisei ler em voz alta. Então eu, Helena e mamãe choramos de rir logo de manhã, e venho te dizer que você é uma gênia. Eu comentei já, aliás, mas acho que o blogspot não aceitou meu comentário via celular. Fiquei bem de cara. Eu dizia que Perry é maravilhoso, que Mr. President Chico o Poodle é mais maravilhoso ainda, que suas meias devem ter absoluta serventia no mundo (até porque, meias são de Deus) e disse também que você é melhor que um livro de crônicas, um blog de resenhas e um almanque de piadas juntos!
    Te amo!

    ResponderExcluir
  5. Ainda estou no tempo das tartarugas ninja...

    ResponderExcluir
  6. Nunca vi essa bagaça em todos os meus 21 anos de existência. Meus amigos com toda certeza também não conhecem. Só sabia que Analu tinha uma camiseta com o tal Perry. Mas me diverti muito lendo o post e Chiquinho nunca é demais <3 Certeza que ele é um agente secreto fofíssimo nas - muitas - horas vagas. Vou ter que dar uma chance pro desenho(Netflix, já disse que te amo hoje?)porque coisas maravilhosamente toscas foram feitas para mim.

    Beijo, amiga!

    ResponderExcluir
  7. As poucas vezes que eu vi esse desenho eu ri também!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  8. Antes de tudo, que viaaaaaaaaaagem, Anna! SHAUIHSUIAHSA Essa história do Chico ser Perry, o Ornitorrinco, foi o ápice do post, serião.

    Bom, eu tenho um irmão de 10 anos em casa, então há anos estou familiarizada com esse desenho. Aliás, meu irmão já chegou a me acordar de manhã pra assistir com ele. Pois é. É genialmente tosco mesmo e, por unanimidade, alguns amigos nerds meus lá dos cursos de exatas ADORAM esse desenho. Não sei o que é, mas acho que a estupidez do desenho acaba resgatando um pouco da infância de todo mundo.

    Chico ficou muito bem de Perry, só pra constar. HASIUAHUSH

    Beijos :D

    ResponderExcluir
  9. OMFG! EU AMO PHINEAS E FERB, PERRY, TUDO ♥ Falando nisso, se quiser umas dicas de desenhos super incríveis eu dou. Assista no Cartoon Network: Hora da Aventura, Regular Show e Gumball. Sério, eu morro vendo esses desenhos. Não lembro se na minha época os desenhos eram tão estupendamente toscos fantásticos, mas os de hoje estão investindo nisso. Apesar de ter 19 anos, ainda assisto desenho e nem tem um motivo plausível para isso, como de ter um irmão mais novo. Também to jogando Icon Pop Quiz e estou viciada.

    ResponderExcluir
  10. Me lembro de já ter percebido que mal sabia o que aconteceu com Phineas e Ferb porque estava centrada no Perry
    Seu cachorro conheceu meu gato, já que tenho certeza que ele também era um agente secreto. Infelizmente, aparentemente foi abatido em combate ;-(

    ResponderExcluir