domingo, 21 de abril de 2013

Ode a Sandy & Jr.

Melhor capa ever?
Nasci em 1994 e nunca vou parar de dizer que queria, na verdade, ter vindo ao mundo em 84 ou antes, para aproveitar plenamente tudo que os anos 90 tiveram a oferecer. Mas, se tem uma coisa com a qual minha geração pôde contar e que dificilmente vai se repetir, foi o fenômeno Sandy & Jr. O primeiro show da minha vida, o coitado do meu pai me carregando nos ombros durante toda a apresentação que atrasou quase três horas, as quais eu gastei comprando toda parafernália inflacionada que os ambulantes vendiam, daquelas faixas cafonas de colocar na testa até camiseta e pulseiras neon. O mais engraçado é que todas as pessoas mais ou menos da minha idade tem uma memória da dupla parecida pra contar, e é impossível encontrar alguém que não saiba cantar alguma de suas músicas. Aliás, desconfio muito de quem não sabe uma letra delas de cor, nem que seja A Lenda ou As Quatro Estações. 

Pensando nisso, resolvi listar minhas músicas favoritas deles. Se preparem para muitos agudos, amores desesperados e letras que rimam alegria com magia (prestem atenção nos clipes, que são um espetáculo por si só) - e não se esqueçam de compartilhar suas favoritas também, seja na forma de post ou comentário por aqui mesmo. Lembrem-se do que eu disse: se não conhece Sandy & Jr., boa pessoa certamente não é.

"E quem poderá prever um romance imprevisível, com um turuturuturuturuturutu...?"


Quando você passa (ou aquela do turuturuturu): Essa música funciona como termômetro para saber se você está ridiculamente apaixonado por alguém: se a letra começar a fazer muito sentido, querido leitor, é porque já era. 

"Se existe céu, você sempre será inesquecível para amar" 


Inesquecível: Sempre foi a minha queridinha, desde a infância. Teve uma época, ainda no colegial, que eu e uma amiga nos lembramos que ela existia e foram semanas cantando durante todos os intervalos, com direito aos gritos em falsete e toda a extravagância da música pede. 

"Se por acaso, um dia, assim, sem querer, voltar pra mim eu nunca ia te por de castigo"


Não ter: Como a maioria das músicas da dupla, essa é uma regravação de alguma balada internacional. Coitado do meu professor de espanhol que, com a melhor das intenções, resolveu trabalhar a versão da Laura Pausini na minha turma de 2º colegial. É claro que eu e a mesma amiga companheira da Inesquecível  acima (beijos, Sofia!) resolvemos nos lembrar do quão fantástica é essa letra e só cantávamos em português.

"Quando eu sei que vou te encontrar, imagino que vem me falar pra namorar com você"


Com você: Como quase toda menina da minha idade, eu passei pela fase em que queria ser a Sandy. Quando eu brincava de ser a Sandy, era essa a música do meu grande número. Decorei toda a versão ao vivo, dos gemidos que ela solta durante a música até as deixas que solta para a plateia cantar. 

"Te dar magia e alegria é meu jeito de dizer te amo, e que eu te quero, do fundo do meu coração"


Do fundo do meu coração: O rap do Júnior, só isso que eu digo. Foco no rap do Júnior.

"Meu coração então disparou, quando você sorrindo me olhou"


Eu acho que pirei: A vida não faz sentido sem uma coreografia pra mobilizar a pista de dança das nossas festas de nove anos, certo? É exatamente pra isso que essa música serve, colocando todo mundo pra fazer gesto de loucura com as mãos, dar um pulo, abrir os braços e fingir que está voando, mostrar que o coração está batendo e depois dar aquele beliscão maroto no coleguinha do lado. Ai que saudade dessas festinhas!

"Se eu quiser sair só comigo sai, se eu não quero ir também, ninguém vai. Tudo que eu pedir me responde ok, se não for assim, não sei"


Etc e Tal: Descoberta dos meus 19 anos: eu absolutamente amo música country, do mais raçudo ao cool que ganha espaço nos festivais hipsters, e sim, eu tenho um CD da Shania Twain. Analisando em retrospecto, faz todo sentido do mundo que eu ame essa música desde pequena. Curiosidade: minha mãe achava o verso "banana pra você" deveras indelicado. 

"Sei que meus olhos vão te convencer que eu te amo além das palavras, ai como eu quero você!"


Nada é por acaso: Estava assistindo ao seriado deles esses dias (tô de férias, me deixem) e essa música tocou. Nunca tinha reparado nela e não consigo parar de cantá-la desde quinta-feira.

"Eu nunca vi mulher de bigode, Maria Chiquinha"


Maria Chiquinha: Duas palavras pra vocês: QUEM NUNCA?

"Eu cresci agora, sou mulher. Tenho que encarar com muita fé."


Imortal: Naquela época que eu queria ser a Sandy, eu realmente acreditava que cantava bem. Isso me fazia interpretar essa música pra todo mundo que parasse 30s pra prestar atenção em mim, que só esbanjava minhas habilidades vocais segurando o derradeiro imortaaaaaaaaaaaaal da música até o final. E meus pais achavam lindo (ou fingiam muito bem).

28 comentários:

  1. HAHAHA, amiga, se já viu meu blog, deve imaginar que senti muito alívio quando vi que maria chiquinha está devidamente ali <3
    De resto, amo acho que pirei, mas prefiro a versão original, e suas justificativas foram ótimas, mas a primeira foi maravilhosa, HAHAHA, se começar a fazer sentido, run to the hills!
    Amei esse meme!
    <3

    ResponderExcluir
  2. Ahhhhh gente...que nstalgia vc e Analu!!! Ameii o post das duas! Eu era muuuito apaixonada pelos dois e acho que até seria dificil listar as músicas preferidas...mas enfim! Não ter, é linda e é o clipe mais lindo deles! Eu acho que eu tinha que fazer esse meme pq é minha cara! kkkkk
    Beijos!

    ResponderExcluir
  3. Todo mundo já foi fã de Sandy & Jr em algum momento da sua vida.

    ResponderExcluir
  4. Apenas morri com esse teu post. Eu tenho poster deles até hoje, bjs me liguem. E fiz um post em homenagem à Sandy ano passado quando soube que ela ia fazer TRINTA anos e me achei A velha. Meu comentário mor é: comassim vc preferia a dancinha de "eu acho que pirei" num universo em que existia "dig dig joy"??? Comassim? HAHAH
    <3

    ResponderExcluir
  5. Só digo uma coisa desse post: SIMPLESMENTE AMOR!
    Tenho pena das crianças e pré adolescentes de hoje que não sabem e nem nunca saberão o que é ser fã de Sandy e Júnior. Sua seleção de músicas deliciosa, eu só incluiria Ilusão - que amo!!!!

    =]

    ResponderExcluir
  6. Daqueles posts inesperados... hahaha
    Eu vivia cantando aquela música das estações e achava lindo (ainda acho) o vídeo clipe na Estação da Luz! Não adianta, marcaram época.

    ResponderExcluir
  7. Falando sério, sem nenhuma ironia, acho "Não Ter" uma música mt boa, e um dos meus desejos mais secretos é que o Wilco gravasse uma versão dela em inglês rs.

    ResponderExcluir
  8. Se tem uma coisa que me faz falta na vida é cantar Sandy e Júnior com você, Anna, haha. Vai ser bão!
    Claro que eu escutei todas, me deliciei com toda a breguice, e deixei meu coração mergulhar em "não, não me deixe maaaais!".
    É triste constatar que sempre tive uma veia pra fossa, até minhas músicas preferidas de Sandy e Júnior são de fossa, ó Deus!
    Que delícia de post e que honra ser citada por aqui!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. EU TE AMO ETERNAMENTE POR TER COLOCADO COM VOCÊ, NO FUNDO DO CORAÇÃO E ACHO QUE PIREI <3 <3 <3 <3

    ESSAS COM TODA A CERTEZA ESTARÃO NA MINHA LISTA. ÓBVIO QUE VOU FAZER ESSE POST, COMO PODERIA SER DIFERENTE???


    TE AMO <3

    ResponderExcluir
  10. Pausa pra falar: Sandy já usava a cor Snob antes de todas as fashionistas e samba na nossa cara na capa de As Quatro Estações. Beijos

    Continuando: gente, voltei no tempo com esse post! ou de 88, mas queria ser de 84 e uns quebrados, pra vestir a camisa dos anos 80 com tudo que tenho direito. Peguei bem o comecinho de S&J, mas não segui a dupla porque meu pai não seixava (mereço ¬¬). Tô aqui rindo sozinha com as músicas.

    ResponderExcluir
  11. aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaah que nostalgia! hahahahah saudades infância! Bons tempos aqueles! Cada vez me identifico mais com os seus posts!

    ResponderExcluir
  12. Amei esse post! Sandy & Junior marcaram uma época! <3

    Lembro que eu não vivia sem o meu cd das quatro estações, levava até para escola pros coleguinhas escutarem!

    ResponderExcluir
  13. Comentei agorinha no blog da Analu acerca disso: também fui da geração que acompanhou, pelo menos, a adolescência de Sandy & Júnior. Eu não fui uma mega fã da dupla, mas gostei de algumas músicas. E eles eram/são lindos, até hoje (apesar da rebeldia sem sentido de Juniô e dos quilos de maquiagem que a Sandy usa, sem precisar).
    É bom relembrar isso tudo, né?
    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Pelo amor de Deus, é o melhor post da vidaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  15. Melhor definição de nostalgia. O legal de ter nascido na década de 90 é que sempre encontro alguém para relembrar dos saudosos dias de Sandy & Júnior. Já aconteceu de passar horas revendo vídeos no youtube e constatando, com amigos, que ainda lembramos das letras E de algumas coreografias.

    Bons tempos. Ensaiava a coreografia por tardes a fio, jurava que seria cantora e entoava todas as canções usando o controle remoto como microfone. Adorei a seleção e tô aqui lamentando muito por não ter youtube no trabalho ~:

    ResponderExcluir
  16. Ah é! Certeza que todo mundo conhece pelo menos uma música deles. Aquele cd Identidade era o meu favorito, hihi. Mas a música que mais gosto deles é uma já do finzinho da dupla: Abri os olhos.

    ;**

    ResponderExcluir
  17. Anna Vitória,

    Ri do começo ao fim lendo este post. Me identifiquei com cada uma das suas palavras. E o rap do Junior merece muita atenção!

    A coreografia de Eu Acho que Pirei é muito, mas muito amor <3
    Mas a que eu mais gostava de dançar era Dig Dig Joy e Vamo Pulá, que era cheia de emoção e tal! Nossa, Sandy e Junior é amor demais, né? ahahahha

    Acho que vou fazer um top 10 também, posso?

    Beijos,

    Michas
    http://michasborges.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Ô God Anna! Eu cresci com Sandy e Jr., e foi a Sandy que cantou minhas dores de amores, que embalou momentos de farra e de muita dança - sabia e ainda sei todas as coreografias ahahaha!

    Dizer uma música preferida. Acho que "Libertar" do cd "Identidade" é a minha preferida da dupla. É profunda, aliás, esse cd é muito bom. Só perde mesmo para o da capa que eles estão vestidos de preto, cd do "turu turu". Esse cd, as músicas, a forma como o ganhei da minha mãe com um cartão lindo; o momento pelo qual eu estava passando, é especial.

    O último cd deles marcou o meu primeiro emprego. Ia escutando o cd todos os dias e a sensação que tenho é de independência, de amor e paz pois eram dias ensolarados de 2005 indo e vindo de ônibus e cheia de sonhos!

    Vou tentar fazer um post sobre, mas é que eu já falo tanto da Sandy no blog ahahaha, daqui a pouco vira fan page!

    Beijocas e AMEI saber do seu amor pela dupla!

    ResponderExcluir
  19. Ah, a versão do Wilco para "Não Ter" poderia se chamar "Don't To Have" rs.

    ResponderExcluir
  20. nuh que post bom!
    Engraçado que quando vi o post na minha página inicial, estava escutando "quando você passa" na maior inocência possível. Fico feliz por não ser a unica no mundo. ESTOU VENDO QUE OS FÃS DE S&J N MORRERAM!

    Só faltou a melhor musica da dupla (só que ao contrário). Aquela que diz pra você enroscar o meu pescoço dar um beijo no meu queixo e... GEME!! AAAAH QUE COISA ERRADA!!!!E o clipe? Scream abrasileirado. dupla revolucionária xD

    ResponderExcluir
  21. Tinha a fita cassete deles. Sem mais.

    (o mais legal é ouvir Sandy & Júnior e, enquanto isso, cantarolar a versão original na cabeça. e é claro que o contrário também acontece... e olha que não são poucas as músicas em inglês que invocam S&J! rs)

    ResponderExcluir
  22. No Fundo do Meu Coração era a minha preferida e como boa criança inocente eu achava aquilo o máximo de poesia possível e ficava mostrando para a minha mãe o quanto era lindo.

    Agora tô lembrando de um filme, que tinha tipo uma paródia com Carrie, a Estranha no início... revi trocentas vezes e nem lembro o nome!

    ResponderExcluir
  23. Just one with the primary rewards to possessing this established is because
    these are so handy and easy to employ.

    Also visit my weblog: simply click the up coming post

    ResponderExcluir
  24. Dig dig doy vem dançar comigo! Eu gosto dessa e da do power ranger!!! Tempos memoráveis!

    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir
  25. Nossa! Sandy e Junior! Marcou época. Tenho muitas lembranças com a música Inesquecível e o melhor momento foi o show deles no RIR, lembro como se fosse ontem, todo mundo pulando em Vamo pulá e a lama subindo. Foi arrepiante, até hoje quando vejo o vídeo eu fico arrepiada. Tenho vários cds... e isso porque nasci em 78 :P

    ResponderExcluir
  26. Quase não acrediteeeeeei quando vi esse meme!
    Morri de amores e já anotei pra fazer. (Dando os créditos devidos, claro - porque ideias lindas assim merecem ser divididas).
    Só que está TÃO difícil escolher só deeeez. Aiaiai.
    "Quando você passa", aiaiai. Morri de amores, e já fez tanto sentido nessa vida, que peloamor. hahahahaha
    Voooooolta infância, voooooooooolta!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  27. Juro que procurei um comentário da Renata aqui reclamando da Sandy...hehehehe
    Eu sou muitos anos mais velha do que você mas conheço TODAS as músicas. Quando estava na faculdade até cantava (no videokê de um buteco trash lá em campinas) com um amigo: QUE CÔOO CÊ FOI FAZEEEE NO MATO, MARIA CHIQUINHAAAA???? Eita saudade!
    Fui tietar a Sandy lá na PUC uma vez. Consegui tirar foto com ela! Dai fui estúpida o suficiente para deixar a foto no computador da empresa que eu trabalhava.. dai quando eu sai, formataram o computador e eu fiquei sem a foto! (crise de choro profundo e soluçante...) =(

    ResponderExcluir