sexta-feira, 20 de setembro de 2013

A problemática de Olhos nos Olhos

Ou: Todo mundo sabe que você chorou noite passada



Já me disseram para ser feliz e passar bem, e se eu consegui não morrer de ciúmes pode ter certeza que eu quase enlouqueci. E mesmo depois de passada a loucura, os ciúmes, quando eu já estava refeita, pode crer, o dia em que eu coloquei um trecho de Olhos nos Olhos no Twitter ainda não estava tudo bem. Quando a gente quer que a pessoa que nos deu um pé na bunda agonize de tristeza e arrependimento diante do nosso frescor da juventude recuperado, é porque a dor de cotovelo ainda está batendo com força. 

Claro, criar coragem pra lavar o cabelo, passar um batom e sair de casa é um começo, voltar a cantarolar andando na rua e a sorrir para estranhos é um caminho (ou um sinal de que você ficou pinel de vez), mas você só se vê livre de verdade e pronta pra outra quando simplesmente não se importa. Não desvia da calçada quando aparece uma flor e nem faz questão de gargalhar alto pra ver se o fulaninho suporta te ver tão feliz. Superar é simplesmente dar de ombros, olhar na cara da pessoa e desejar bom dia desejando mesmo que ela tenha um bom dia - ou no mínimo um dia que não seja inteiramente desagradável marcado pela explosão de uma bomba nuclear.

Então, quando eu escuto essas músicas de superação e vitória no melhor estilo chupa otário, o que eu enxergo é um grande truque que não me engana. Basta já ter passado por isso pra saber que é verdade. Queridos leitores, ninguém tira Chico Buarque da cartola sem motivo e letra sincera pra mim é Apesar de Você e Trocando Em Miúdos: ou assume que vai morrer de rir da cara de tacho do infeliz quando ele se der mal ou abre o jogo e coloca na mesa seu peito tão diiilaaaceraaado. 

Contudo, como a gente adora se enganar e a dor de cotovelo depois de um pé na bunda é um sentimento universal e bastante democrático, ninguém perde a chance de fazer uma música sobre o ocorrido. Pensando nisso, organizei uma seleção de músicas com letras de pessoas que querem esfregar na cara do mundo que nunca estiveram tão bem, mas aqui entre nós a gente sabe que a coisa vai mal. Começamos com Pink gritando que não precisa de ninguém porque é uma rockstar e depois o Fratellis vem jogar na cara que está na cara de que você passou a noite chorando. Ida Maria implora por última dança e Clarice Falcão jura que se algum dia tentar beijar o cara é pra ele ter certeza que ela está drogada. Esteban, no CD mais dor de cotovelo do mundo inteiro, esfrega na cara de sua musa Sophia que encontrou alguém bem melhor que ela. Zooey Deschanel com sua franjinha e seus enormes olhos azuis, quem diria, está amarguradíssima e manda o fulano recolher seu amor e sentar sozinho, pois ela não se afoga mais por ele. 

E aí vem os Beatles. Porque eu sempre sonhei em ter uma música com nome no título. E minha banda favorita, que também é indiscutivelmente a melhor banda do mundo, tem uma música chamada Anna. Que é uma música de fim de namoro no estilo então vai lá com o fulaninho. O John Lennon pode até amar a Anna, mas esfrega na cara dela que ela não soube dar valor e por isso é melhor devolver o anel e ir lá. Com o fulaninho. 

Eu vou, seu John Lennon, mas é só porque eu sempre preferi o Paul McCartney, tá? 

Nesse meio tempo, o John McCrea, do Cake, jura que ela vai voltar, porque ele se recusa a viver numa vida em que ela goste mais de outro do que dele. Jeff Tweedy, do Wilco, engole o orgulho e confessa que andou até limpando a casa pra ver se a saudade dava uma folga, mas a verdade é que ele odeia sua casa vazia. O coitado até ligou pra mãe da moça, num gesto final de desespero. Jeff Tweedy assume que fica dobrando camisas pra distrair o coração e a gente quer fingir que é durona. Ha. Ingênuas. Depois dessa, enchi o saco daqueles que tentam sair por cima e abracei a lama: entra Chico Buarque com o hino das desesperadas que dá título a essa problemática e depois vem o ABBA liquidar nossa dignidade. The Winner Takes It All é aquela música que você ouve quando entrega os pontos e assume que perdeu e perdeu feio. Abandona a dignidade porque o vencedor fica com tudo. Gwen Stefani até tenta enganar a gente que tá super bem revendo o ex depois de anos e que eles são super modernos e amigos, mas é só ver esse clipe que fica claro e evidente que ela nunca superou aquele verão no mediterrâneo. 

No Distance Left To Run, do Blur, registra claramente que não temos mais pra onde correr, então ele vai ficar ali bem de buenas tentando se matar pra ver se entra de novo na vida da fulana. Em seguida, Alex Turner confessa que vai estar velhinho em sua cadeira de balanço e ainda vai fingir pra si mesmo que Alexa foi só mais uma, enquanto ela trata o amor como um joguinho pouco sério. Blake Sennett, do Rilo Kiley, mata a pau e diz que vai passar a vida procurando por alguém como a desalmada que o abandonou e aí vem Taylor Swift, a rainha dos términos de namoro, quebrada como uma promessa refletindo sobre mais um fim e um cachecol que nunca foi devolvido.

E como eu sou boazinha, resolvi encerrar a seleção com a doce e cheia de esperanças Star Anew, do Beady Eye, porque se o Paulo Mendes Campos diz que o amor acaba para recomeçar em todos os lugares e a qualquer minuto, quem sou eu pra discordar?


01. So what (Pink)
02. Everybody knows you cried last night (The Fratellis)
03. Last Dance (Ida Maria)
04. Eu esqueci você (Clarice Falcão)
05. Adiós, Sophia! (Esteban)
06.  Take it back (She&Him)
07. Anna  (The Beatles)
08. She'll come back to me (Cake)
09. Hate it here (Wilco)
10. Olhos nos olhos (Chico Buarque)
11. The winner takes it all (ABBA)
12. Cool (Gwen Stefani)
13. No distance left to run (Blur)
14. Love is a laserquest (Arctic Monkeys)
15. Rest of my life (Rilo Kiley)
16. All to well (Taylor Swift)
17. Start anew (Beady Eye)

6 comentários:

  1. AMEI que você lembrou de Tay Tay. Sofro demais ouvindo All to Well, gente. Sempre visualizo a cena deles dançando na cozinha, sob a luz da geladeira. Acho tão incrível. HAHAHAHA. E olhos nos olhos é pra dilacerar qualquer cotovelo, xente. AMO tanto essas músicas dor-de-cotovelo assumidíssimas. "Olhos nos olhos, quero ver o que você faz ao sentir que sem você eu passo bem demais" tão bem que to aqui lembrando de você e cantando pra você e respirando você e pelo amor de Deus volta, moço, sinto sua falta! HAHAHA
    <3

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHHAAHAHHAHAHAHAAHHAHAHAHAAHAHAHAHAHAHAH Anna, basta eu vir aqui ler um post pra me lembrar o quanto você é incrível. E o quanto parece comigo em seus pensamentos. Eu sempre amei as músicas dor de cotovelo, mas não essas sertanejas de corno da vida. Eu sempre amei as de superação no estilo "desejo esfregar sua cara no asfalto pra te mostrar o quão maravilhosa e capaz eu sou". Vou ter que baixar todas as músicas, mas vou ter também que prestar atenção em todas as letras, porque eu adoro uma história de dor de cotovelo revoltada. Essa é a minha vida. Esse é o meu clube. Concordo plenamente com você quando diz que a superação só acontece quando a gente passa a não se importar mais e a dar bom dia realmente desejando bom dia. Mas nossa, como demora uma eternidade pra isso acontecer. E minha mãe comentou comigo na semana passada sobre a música da Clarice Falcão que eu ainda não ouvi. Em tempo, gostaria de compartilhar com você as músicas que eu amo justamente por ter a conotação dor de cotovelo (fora The Winner Takes it all, que você já listou absurdamente bem):

    Renata - Tihuana (porque claro que nós duas nos parecemos e eu também sempre quis uma música com meu nome no título - e eu não sabia que Os Beatles têm uma música chamada Anna!!!) onde alguém diz que não vai esperar por alguém que tem medo de se apaixonar pelo resto da vida - e apesar disso grita aos quatro ventos um refrão de que Renata é impossível de esquecer (chupa, otário!)

    You Oughta Know - Alanis (minha preferida dela, justamente por isso!) e eu não entendo como você pôde esquecer de listar essa, que Alanis já começa a música dizendo "quero que você saiba que estou feliz por vocês e não desejo a vocês nada além do melhor" e continua sua rasgação de seda no puro recalque do "ela é pervertida como eu? Faria sexo oral com você no teatro?" Alanis. Diva. Vontade de ser amiga dela e dar a mão.

    Pitty - Na Sua Estante (e a comparação com minhas próprias dores de cotovelo não param aí) onde Pitty se acaba ao dizer que o cara vai demorar pra sair da vida dela mas devia mandar notícias. Nossa, como Pitty já me entendeu.

    Quase um Segundo - versão Paralamas, porque essa é a que dá mais dor no coração. Herbert Vianna se questionando no fundo da alma se ela ainda pensa nele.

    O nosso amor a gente inventa - O que dizer de Cazuza falando que o amor todo é uma mentira que a vaidade dele quer? Que um troço qualquer morreu num corte lento e profundo e que quando o amor acaba a gente pensa que nunca existiu?

    Amei o post. Tanto, que fiz um no comentário.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. OBAAAAAAAA, playlist nova da pônei!!! \o/ *soltando fogos*

    Amo demais quando você separa essas playlists, Anninha! <3 Separou músicas ótimas que eu ADORO (pô, GWEN, GENTE!!!!!) e outras que já já vou conhecer.
    E quem nunca escutou So what num término de relacionamento, ein? HAHAHA. Fases, né?

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  4. adorei a sua playlist. até favoritei por no 8track <3

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus que post incrível!!Parabéns mesmo. Preciso nem falar da playlist (tendo Beatles, She&Him, AM, ABBA, Chico Buarque e Blur: <3)

    ResponderExcluir
  6. aluguel de bolsas de luxo originais e brechó de bolsas online. para maiores informações, visite www.bobags.com.br .

    ResponderExcluir