domingo, 22 de setembro de 2013

Cinco livros que eu gostaria de viver

Tem essa música do Belle and Sebastian que fala sobre uma história de amor que aconteceu só na imaginação. Não por acaso ela se chama "Wrapped up in books" e a letra diz que nossas aspirações estão dentro dos livros e as inclinações implícitas em olhares. Nem preciso dizer que isso é tão minha vida que chega a doer quando paro pra pensar e por isso pra mim é uma aventura deliciosa listar alguns livros cuja história eu queria muito viver. Fui indicada a esse meme pela querida Supernambs (acho esse apelidinho tão amor!) e só achei o meme difícil quando me dei conta de que a maior parte dos meus livros favoritos são marcados por pequenas tragédias das quais eu passaria longe se pudesse escolher. Listei no susto os cinco livros que pensei primeiro e o resultado foi esse:


   1. Orgulho e Preconceito (Jane Austen)


Eu sou um clichê irrecuperável e é claro que minha primeira escolha seria a história de amor mais bonita de todos os tempos. Em se tratando de mim, é bem provável que o fenômeno Mr. Darcy ficasse de fora e eu terminasse a vida solteirona como aconteceu com a própria Jane Austen, mas se eu pudesse escolher um único livro no mundo para viver de cabo a rabo, seria esse. Ah, a Inglaterra do século XIX, com suas dores, delícias, bailes e milhões de coisas não ditas. Suas formalidades, preconceitos e Mr. Darcy chutando a porta das conveniências. Viagens pelo interior, propriedades enormes com galerias de arte e esculturas, cartas escritas à mão e recitais de piano na hora do jantar. Conhecer Jane, Bingley, Charlotte e Mr. Bennet, jogar o lenço no meio dos soldados, andar pelo campo agarrada com um livro e existir ao som de Dario Marianelli. Preciso dizer mais alguma coisa?

   2. De Paris, com amor (Lino de Albergaria)


Esse foi o primeiro livro que eu amei. O livro que eu li sentindo cócegas na barriga, o livro que me fez experimentar pela primeira vez o que era ser perdidamente apaixonada por palavras, o primeiro livro que permitiu que eu tivesse a vontade genuína de pular pra dentro das páginas. De Paris Com Amor também é uma história de amor, de um colega de sala pelo outro e também dos dois pela Cidade Luz. Uma garota começa a trocar bilhetes anônimos com seu colega de sala e ao longo dessas cartas misteriosas os dois brincam juntos de passear por Paris. Tem como ser mais lindo? É por isso que eu sou estragada assim hoje em dia. Enfim. Foi esse livro também que fez com que eu me apaixonasse por Paris e tornou a cidade com seus boulevards e jardins um dos meus maiores sonhos. 

   3. Eu sou o mensageiro (Markus Zusak)


Ed Kennedy é um taxista de 19 anos sem nada de aparentemente especial. Ele é taxista e dono de um cachorro fedido que adora beber café, o Porteiro. Por conta de um mal entendido, Ed sai como herói de um assalto a banco e dias depois uma carta de baralho aparece em sua caixa de correios, com uma missão endereçada a ele. Sem entender direito o que aquilo significava, mas tendo certeza que ele precisa correr atrás dos desafios, Ed descobre a vida de algumas pessoas, passa a fazer parte delas, ainda que discretamente, e com poucos gestos empreende grandes mudanças, tanto para os outros como para si mesmo. Queria viver essa história porque queria ter a chance de fazer algo extraordinário e relevante na vida das pessoas, quero conhecer pessoas extraordinárias e ouvir suas histórias e quero viver experiências que me levem à iluminações sobre a vida da forma delicada, sensível e linda de morrer que Zusak escreve para Ed. Queria também um cachorro bebedor de café para fazer companhia para Francisco, o poodle que adora maçã. 

  4. Paula (Isabel Allende)


Paula é o livro que Isabel Allende escreveu quando sua filha entrou em coma. Ela começou a escrever as memórias de sua família e sua história de vida para que a filha pudesse ter recordações, caso perdesse as próprias por conta da doença. Eu não queria de forma alguma experimentar a dor a Isabel Allende passou em sua via crucis com Paula e é bem verdade que sua história reserva episódios que eu dispensaria de bom grado. Mas, ao mesmo tempo, a escritora tem uma história de vida tão incrível que eu queria ter esse acúmulo de memórias e a coleção de amores dela pra mim, além de ter a chance de conhecer seu avô e seu padrasto, meus personagens favoritos do livro.

  5. An abundance of Katherines (John Green)


Katherines foi o John Green que menos curti até hoje, eis um fato, principalmente por causa do personagem principal, que também é narrador da história, Colin Singleton. O Colin, queridos leitores, é chato. Pense em Ross Geller adolescente e terás menino Colin. Misture Ross Geller e Ted Mosby de coração partido aos dezessete anos e saberás que tremenda pain in the ass é esse sujeito. No entanto, a história vivida por ele é muito legal. Depois de levar um fora da décima nona Katherine de sua vida, Colin está no fundo do poço sentindo um buraco em seu peito. Ele precisa de novos ares e de perspectiva, e é por isso que ele sai com seu amigo Hassan em uma viagem sem rumo pelos Estados Unidos. Sou fissurada pela ideia de road trips que mudam a vida, e ao contrário de On The Road, pretensioso, sem propósito e cheio de personagens detestáveis, esse livrinho leve e divertido reserva bons momentos e até hoje eu morro de saudades do clima da história. Queria andar de carro com Hassan, Lindsey Lee Wells e até mesmo com o chato do Colin. Queria conhecer as pessoas bizarras da cidadezinha em que eles se hospedam e queria fazer descobertas importantes sobre a vida durante essa jornada. Simples assim. 
   
  Hors concours: Harry Potter (J. K. Rowling)


Coloquei Harry Potter separado da lista porque não saberia dizer qual livro especificamente eu gostaria de ver e nem se queria mesmo uma aventura já escrita pra mim. De Harry Potter, queria o universo, Hogwarts, aulas de Poções e Feitiços, ser amiga da Hermione e do Rony, ter objetos mágicos, abraçar o Sirius, ler O Pasquim e trocar ideias malucas com a Luna. Queria comer pudim de ruibarbo e passear em Hogsmead nos feriados, queria passar pela experiência de ser escolhida pela varinha e de assistir a um jogo de quadribol da arquibancada, com um cachecol listrado com as cores da minha Casa. Queria receber corujas-correio, ter um caso com o Cedrico e ir na Copa Mundial de Quadribol. Queria um suéter personalizado feito pela Sra. Weasley e até mesmo sonho em levar uma bronca da McGonnagal. Enfim, queria atravessar magicamente a plataforma nove-três-quartos e que minha vida nunca mais fosse a mesma.

Indico para a brincadeira: Tary e Renata (e eu vou esfregar a carinha das duas no asfalto se me ignorarem), Analu e Couth

9 comentários:

  1. AH BOM, porque eu adoro listas e fico ansiosa chutando qual é o próximo item a aparecer, e quando vi Katherines na quinta posição pensei: QUE HERESIA IGNORAR O HARRY POTTER, mas realmente, é hors concours! Amiga, sou clichê que nem você, e é óbvio que O&P vai estar na minha lista, só que em segundo, porque colocarei Harry na primeira, hehehe.
    Beijos! Te amo!

    ResponderExcluir
  2. Ok, Harry Potter é fato. Agora, fiquei muito surpresa quando li Katherine aí, haha. Acho que a história toda de meter o pé na estrada é sensacional, também tenho vontade, mas se comparada as outras histórias de cair na estrada e tals, não sei. Sou louca pra ler Eu sou o mensageiro, do Zusak. Enfim, adorei sua lista, abiga. Te amo!

    ResponderExcluir
  3. Anna, sou do seu time das escolhas óbvias em se tratando de Orgulho e Preconceito.
    Lizzy e Darcy e a Inglaterra naquele contexto do livro, as cartas do Darcy, cara, é muita coisa pro meu pobre coração. Impossível não amar. Ainda não tive coragem de ver o filme, pra não perder as imagens nítidas dos personagens e cenários que tenho na memória.
    Enfim, se eu fizer a lista, certeza que será minha escolha. (POSSO FAZEEEEEEEEEEEER? Deixaaa? Diz que sim e zás. Õ/) - ignore a pessoa histérica. hahahahaha

    Eu Sou o Mensageiro, Ed e Porteiro, como não amar também?
    Também gostaria muito de fazer algo importante pra esse mundo viu, mas por enquanto estou concentrada em me manter acordada e feliz neste calor que a primavera mal chegou, e já trouxe. :p

    os outros eu não li, mas fiquei imensamente curiosa.
    Adoro suas tag e listas e coisas do tipo. Me divirto com seus pensamentos .

    beijão.

    ResponderExcluir
  4. Anna já assistiu lost in austen? sua descrição de como seria viver em orgulho e preconceito me lembrou muito ela! (e vamos desejar que existam muitas realidades paralelas porque eu também quero um mr darcy pra chamar de meu!)

    ResponderExcluir
  5. Que meme legal!!! Eu super viveria Katherines, mas tinha que ter o Colin, ele é um chato tão chato que é legal! HAHAHAAH Gostei das suas escolhas, embora não conheça todos os livros! Os que eu conheço parecem legais e vivíveis o suficiente!

    ResponderExcluir
  6. Ah infelizmente o unico que li foi Orgulho e Preconceito, mas com certeza é um dos meus preferidos! Amo demais esse livro e gostaria de ser a Elizabeth hihi

    ResponderExcluir
  7. Cara, CARA. Primeira vez que eu vejo alguém falando sobre Eu Sou o Mensageiro no mesmo tom que eu. Acho que estou andando pelas bandas erradas, haha. Ed <3 É o perfeito anti-herói, que no fim vira herói. Ahhh, esse Zusak. <3

    HP sem comentários.

    Orgulho e Preconceito, oun <3
    Como não amar???

    Sim, sim, sim!! Concordo muito quanto ao Colin, chatão... Mas que dá vontade de meter o pé na estrada com eles, ah, isso dá! hahaha...

    Curti muito o post. Mesmo.
    Muita vontade de ler o livro De Paris, Com Amor. <3 <3 <3

    olhos-de-capitu.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olha.

    Você é muito chique , eu não sei se conseguiria fazer um post com um tema assim tão chique. Fato é que minha lista vai ser tão tão TÃO clichê que eu corro o risco sério de perder algumas amizades só por isso.

    Triste em saber que eu não li nenhum dos livros nos quais você gostaria de morar.

    Ainda. Mas eu lerei.

    Beijo (e to esperando o meme das divas também!)

    ResponderExcluir
  9. Tô fazendo minha lista também!
    E o primeiro da lista, o mais irresistível é Harry!. <3

    Não li nenhum dos outros livros :(((, mas né, se é bom pra VIVER neles, eu bem que deveria correr atrás, né?

    ResponderExcluir