sábado, 17 de janeiro de 2015

Os últimos de 2014 e os primeiros filminhos de 2015 #9

Ao contrário do que eu esperava, esse período de recesso e início de ano não rendeu tantos filmes inéditos assim. Passei quase uma semana na casa da minha avó no interior, sem internet e, portanto, sem Netflix. Foi-se o tempo que eu tinha vários downloads no computador só esperando uma tarde de tédio em Tupaciguara para serem assistidos. Em compensação, estou numa fase deliciosa de rever filmes! Levei vários DVDs da minha coleção pra lá e desde então tenho me divertido horrores reassistindo filmes que gosto muito, como Bonequinha de Luxo, Hannah e Suas Irmãs e Como Perder Um Homem em Dez Dias. Mas, como figurinha repetida não completa álbum (mentira, todo dia é dia e toda hora é hora de rever filmes legais), foco nas novidades porque falta pouco mais de um mês pro Oscar e, pra variar, eu estou completamente atrasada!

Submarine (Richard Ayoade, 2010): Acho que esse filme engana fácil por ter uma direção de arte tão bacana, uma fotografia maravilhosa, ter sido filmado num lugar lindo de morrer (quero ir pro país de Gales amanhã, posso?), e ter uma trilha sonora incrível e melancólica feita pelo Alex Turner. Porque se tirar todo esse apelo estético ele não vai passar de um Filme de Tumblr que é realmente um Filme de Tumblr, contando a história de um garoto neurótico e meio deprimido com quem eu não consegui me importar nem por meio segundo. O romance não funciona, nenhum personagem tem carisma, e as tramas paralelas me pareceram a encheção de linguiça mais forçada do mundo. Baixe o disco com a trilha sonora, procure imagens no Tumblr e economize 90 minutos do seu precioso tempo. #amarga

Stuck in Love (Josh Boone, 2012): Gente, que delícia. Sabe quando fazem um filme na medida certa, que nunca exagera ou é pretensioso, e nem deixa a desejar na história e nos personagens? Pois é. Stuck in Love nunca quis ser um tratado sobre relações familiares e amorosas, mas consegue misturar romance, dramas de família, um humor muito certeiro e ainda assim ser um filme leve e gostoso. Ele me fez rir, chorar, refletir sobre minha vida (vou superar Lily Collins chorando no carro e admitindo estar morrendo de medo? jamais), e dar suspirinhos deliciosos de FEELS. Como se precisássemos de mais, o lindinho do Nat Wolff é um dos personagens e, claro, ele está um lindinho de brinco na orelha, fazendo papel de escritor jovem atormentado e fanboy do Stephen King. 

Interstellar (Christopher Nolan, 2014): Nossa. Então. Eu já disse que não tenho o costume de ver ficção científica, né? Por isso prefiro não comentar toda a pira espacial da história, só gostaria de lamentar por ser tão de humanas que em determinado momento queria que eles dessem uma pausa no filme pra distribuir folhetos ilustrados explicando o pulo do gato. Posso dizer, no entanto, que os delírios megalomaníacos do Nolan me irritam sim e que acho que seria um filme mais bacana e divertido se ele não quisesse fazer tudo muito grande e tudo muito épico o tempo inteiro. Calma, cara. Fiquei irritada porque me senti manipulada pelo filme, que tem um apelo emocional forte mas que sempre me parece um pouco forçado. Mesmo assim chorei horrores, risos. De resto, te amo, Anne Hathaway, te amo, Jessica Chastain. 

Frank (Lenny Abrahamson, 2014): Esse filme apareceu na minha retrospectiva de melhores filmes de 2014 na categoria de Troféu Surpresa do ano, porque eu realmente não esperava que um filme tão estranho como esse fosse me cativar tanto. Sim, Frank é muito estranho, e eu não recomendaria de olhos fechados pra qualquer pessoa, mas, ao mesmo tempo, queria muito que as pessoas abrissem de verdade o coração pra essa história, porque ela vale a pena - principalmente pra quem é fã de música (ou do Michael Fassbender). O filme é sobre uma banda que faz uns sons muito experimentais e malucos, cujo líder usa uma cabeça de papel maché (essa da foto) o tempo inteiro e tem transtornos mentais. É uma história parcialmente real (o livro é incrível!), e a última cena é uma das coisas mais bonitas e delicadas que eu já assisti. 

A Esperança - parte 1 (Frances Lawrence, 2014): Fim de tarde de segunda-feira, eu numa sala de cinema quase vazia, vendo esse filme sozinha e chorando do começo ao fim. Tirem suas próprias conclusões sobre o nível do estrago que esse filme me fez. Nunca vou cansar de dizer como eu acho as adaptações de Jogos Vorazes incríveis, porque cada novo filme me surpreende ainda mais. Enquanto Em Chamas me conquistou pela energia, A Esperança mexeu comigo por deixar claro o tempo inteiro como essa história é triste, como aquele mundo é cruel e injusto. A crítica social continua perfeita e eu não canso de me apaixonar pelos personagens secundários dessa história - todos complexos e incríveis (e infinitamente mais legais que a Katniss dos livros). 

Obvious Child (Gillian Robespierre, 2014): Primeiro filme de 2015 veio com o ótimo agouro de já ter passado direto pra minha listinha de favoritos da vida. Que coisa maravilhosa é esse Obvious Child! Uma comédia-sobre-aborto que nunca se limita a ser só uma comédia-sobre-aborto, mas sim uma história sobre uma garota incrível, desbocada, confusa e cheia de falhas, que calha de ter que enfrentar o processo de um aborto, mas que nem por isso perde o direito de ser sua própria heroína e viver um amor, torto e lindo, de comédias românticas. É um filme autoral, escrito e dirigido por uma mulher, protagonizado por uma mulher fantástica (JENNY SLATE, VAMOS SER AMIGAS EM 2015), e que só vem a enriquecer e fortalecer os argumentos pró-escolha. Coisa linda. 

What If? (Michael Dowse, 2013): Então, não sei direito o que eu achei desse filme. É mais uma comédia romântica sobre dois melhores amigos que acabam se apaixonando e, apesar da premissa nada original, é fofinho, o casal é uma graça, os coadjuvantes são divertidos e o senso de humor é equivocado, mas esse não é o problema. Parece que ficou faltando alguma coisa, sabe? Não sei se ainda não consigo levar o Daniel Radcliff a sério em papéis "normais", não se faltou química entre o casal, não sei se o ritmo é estranho porque o filme é canadense e o timing deles é outro... Enfim. Não sei. Não é ruim, mas sabe quando um filme nunca te convence completamente você sente que faltou algo? Aff, odeio ser chata. 
Loucas pra Casar (Roberto Santucci, 2015): Esse filme já me rendeu todo um épico particular já que é tão ruim que me obrigou a sair do cinema antes do fim. Já falei sobre ele lá no outro post, inclusive com muitos spoilers do final, que é pra ninguém ficar com vontade de ver. É aquela coisa, né, não é como se ele te enganasse em algum momento, porque você olha pra esse cartaz e sabe que vai dar merda. Comédia da Globo Filmes costuma seguir o círculo vicioso de humor raso, histriônico, e como esse filme é sobre mulheres (RISOS ETERNOS), bastante machista também. E ainda vem com um final ~surpreendente~, que é pra todo mundo falar que "é uma comédia inteligente sabe, tô tentando entender o final até agora rsrsrsrs". Gente, horrível, fujam. 

Lola Versus (Daryl Vein, 2012): Sei que esse tipo de comparação é uma coisa bem preguiçosa, mas só consigo definir Lola Versus como um Frances Ha colorido e menos legal que Frances Ha. Os filmes são meio que complementares, já que Frances Ha não se foca muito em romance, e esse é totalmente sobre relacionamentos. No caso, é a história de Frances Lola descobrindo seu lugar no mundo estando solteira pela primeira vez desde o colegial, no meio do seu retorno de Saturno. Segue aquela linha realista, com um bocado de sexo deprimente e uma dose de vergonha alheia. O filme demorou a me cativar, mas curti muito o final. E, claro, Gretinha é sempre uma linda, os figurinos que ela usa nesse filme são maravilhosos, quero todos pra ontem #prioridades

E aí, já viram algum desses filmes? Curtiram? Odiaram? Qual filme incrível eu não posso deixar de ver esse ano? Pra quem vamos torcer no Oscar? Comentem! 

12 comentários:

  1. Oi, Anna! Li todos os seus últimos posts, mas ultimamente tava difícil de comentar - ou de fazer qualquer coisa (só queria dizer, porque foi uma ótima sequência de posts) (sério. O último foi excelente).
    Mas, enfim: filmes! Vi alguns da lista. Mockingjay foi muito bom, né? Eu achei que ia detestar porque é o livro do qual eu menos gosto na trilogia, mas foi fantástico. Arrepiada sempre que lembro da Katniss cantando The Hanging Tree e da transiçãozinha pro povo de Panem cantando.
    Eu também vi Interstelar e fiquei meio dividida. Eu gosto bastante dos filmes do Christopher Nolan, acho que eles faz ótimos blockbusters (que eu sempre faço questão de pagar o ingresso porque tem que ser no cinema), mas fiquei meio decepcionada com os últimos. Mas a trilha sonora desse é maravilhosa. E eu fiquei bem emocionada com a parte humana da coisa, com o protagonista e a filha (esqueci os nomes, claro).
    Vi Stuck in Love e Lola Versus e não gostei muito de nenhum dos dois. Não são muto meu tipo de filme. Lola é o tipo de coisa que é ~realista~ e deprimente e prefiro não ver rs
    Sobre Submarine: trilha maravilhosa (!!!) mas tenho uma preguicinha enorme desse filme, já vi os gifs no tumblr e acho que tá bom.

    Beijo!
    PS: vai ficar chato eu roubar esse esquema de post pra falar dos filmes que andei vendo lá no meu blog?

    ResponderExcluir
  2. Eu só vim pra falar que concordo muito com o que você disse sobre Interestelar. Eu não achei ruim, só senti que tudo era demais.. longo demais, história toda complicadinha demais pra te dar aquela atordoada, núcleos desnecessários. Dava pra pegar a ideia, que é maneira, e fazer algo melhor. E de fato, Anne e Jessica <3
    Aproveitando, vou te falar alguns filmes bem maneiros que eu vi esse ano que podem te interessar: Holiday Inn (um músical bem delícia com o Fred Astaire - infelizmente sem a Ginger), Dial M for Murder (suspense do Hitchcock bem redondo e no maior estilo Agatha Christie) e Relatos Salvajes (uma comédia argentina sobre situações extremas que passamos no dia dia, me ganhou fácil!).

    ResponderExcluir
  3. Nossa, guria, achei a mesma coisa de Submarine! Achei o filme muito sem sal nem açúcar e não consegui simpatizar com nenhum personagem (e isso é quase vital pra algo dar certo).
    Dos outros assisti Mockingjay ♥ e What If (que eu gostei bastante... achei fofo). Quero assistir Obvious Child e agora, também, Stuck in Love.

    Interstellar eu baixei mas eu preciso estar muuuuuito no clima pra assistir esse tipo de filme. Caso contrário, quero dormir.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Annoca, acabo de criar uma lista nova no meu caderninho da vida de "filmes que preciso ver", e digo desde já que 90% dela vai ser de indicações suas. Dessa sua lista só assisti A Esperança (claro) e What if.

    Chorei o filme todinho da Esperança e saí chorosa do cinema. Obviamente que não vou sobreviver ao próximo.

    What if eu achei bacaninha, mas senti esse mesmo feeling de que tava faltando algo. Muito louco.

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  5. Cê sabe que esse tipo de post eu só mimo por amor, porque nunca sei o que dizer porque obviamente nunca assisti nada e tals. Só queria dizer que sua opinião (e a do Math, por tabela) é tão importante pra mim que todo mundo na Cena Hum queria marcar um cinema pra ir assistir "Loucas pra casar" e eu consegui convencê-los de que era uma bosta sem nem precisar falar que as 3 mulheres eram uma só, hein.
    <3

    ResponderExcluir
  6. Desde o momento que você me indicou Questão de Tempo, eu assisti e amei, comecei a prestar atenção nos filmes que você fala aqui no blog. A senhorita acabou de me livrar de uma cilada tremenda sobre o Loucas pra Casar, porque eu tava a fim(?) de ir ver essa porqueira, mas agora desisti, amém.
    Comédia romântica em que amigxs se apaixonam são meu novo ponto fraco (he) e eu bem que adoreizinho o What If. A Esperança, ainda não tenho estrutura pra assistir (demorei um ano e meio até ter coragem de assistir os dois últimos HP). Fiquei com vontade de Stuck In Love, Obvious Child e Frank - por motivos de amo(????) o lance dos transtornos mentais.

    #ChegaLogoJunho porque tô com saudade da sua orelha mineira!
    Beijo de Patetinha <3

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei Submarine porque essa apelação toda estilo Tumblr me pegou hahaha, inclusive saí reblogando gifs do site.
    AMO Nolan e só Deus pode me julgar haha, eu sou fã dele e dos filmes, acho ele maravilhoso e quero muito assistir esse filme, mas os maravilhosos cinemas aqui só passam altas horas da noite, sem condições! Enquanto isso, espero um torrent. Minha irmã assistiu e falou que chorou horrores também.
    A Esperança, nem digo que amei porque seria óbvio, e foi pelos mesmos motivos que você citou. Esperando loucamente pelo próximo!
    Estava louca pra assistir Loucas pra Casar mas uma amiga disse que era péssimo e a empolgação foi por água abaixo.
    Beijo
    http://www.deborabp.wordpress.com

    ResponderExcluir
  8. Que ninja, eu abro um blog por acaso nos banners do rotaroots e aparece alguém da minha cidade *-*. E não qualquer pessoa, mas alguém com bom gosto *----*

    Adorei o blog.
    Fora esse "loucas pra casar", quero ver todos *-*
    Abração!

    ResponderExcluir
  9. Obviamente não vi nenhum desses filmes e cá estou mortificada porque são todos filmes que eu JU-REI que veria. Menos Loucas para Casar porque pfvr eu leio teu blog, né? <3
    2015 começou de um jeito bacana para filmes, então depois da minha maratona Oscar vou priorizar esses.
    Beijos, te amo, óbvio <3

    ResponderExcluir
  10. Morrendo de vontade de assistir A Esperança e Loucas pra Casar hehhe

    www.princedreamer.com

    ResponderExcluir
  11. Anna,

    Primeiramente: ri tanto da sua descrição de Interstellar!! Eu ODEIO ficção científica também. Odeio, odeio, tenho pavor. Acho extremamente chato. Mas tô afim de ver o filme, porque ouvi opiniões tão divergentes que sei lá. Preciso formar minha própria opinião.
    Ainda não vi quase nenhum dos filmes da tua lista — Nem A Esperança, pasme. Pensei em ver Loucas Pra Casar, mas depois desse seu "fujam", desisti. Eu nem tava tão na vibe pra ver, era só fogo mesmo, porque tá absolutamente sem nada em cartaz e eu tô sentindo falta de ir ao cinema. Vou esperar pra ir ver A Teoria de Tudo, então. Paciência.

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  12. Nossa, quanta indicação bacana! Fiquei curiosa com vários desses, que eu nunca tinha ouvido falar. Não sou dessas, cinéfilas. Ainda me roendo de curiosidade pra ver A Esperança porque Jogos Vorazes foi uma das minhas séries preferidas em 2013!

    Ah, outra coisa, deixei uma tag pra você lá no meu blog: http://www.coloridavida.com/blog/2015/01/tag-conhecendo-a-blogueira/ Espero que você curta a brincadeira. :)

    ResponderExcluir