sábado, 10 de outubro de 2015

Cadê Anna Vitória

Lembro de um post da Taryne, lá de 2012, em que ela dizia que blogueiro desaparecido por causa de TCC era o maior clichê da blogosfera. Concordo e vou além: acho que o grande clichê da blogosfera é blogueiro desaparecido justificando ausências e prometendo voltar. Pois bem, me encontro nessa posição ingrata novamente. 

Eu imaginei que depois de escrever um livro e um projeto de monografia ao mesmo tempo, seria fácil lidar apenas com um TCC. O que me enlouquecia semestre passado era ter que lidar com dois trabalhos muito importantes e a sensação de que eu sempre estava atrasada com alguma coisa. Fazer uma coisa só e ter certeza que aquela é a minha maior prioridade do momento me parecia algo absolutamente razoável. Mas como a gente é besta, né? 

Os últimos anos me ensinaram que na vida, ou pelo menos na minha vida, as coisas nunca acontecem uma de cada vez. Elas acontecem ao mesmo tempo, se atropelam, não pedem licença, não esperam, e eu que lide com isso. É isso que eu venho tentando fazer. Então tem o TCC. E tem o estágio. E tem o francês. E tem as matérias na faculdade. E tem os textos pra escrever. E tem o curso à distância que eu tô fazendo. E tem minha mãe operada. E tem as viagens. E tem os aniversários. E tem os amigos. E tem o cachorro. E tem o futuro. E tem todo o sono do mundo quando sobra um tempo livre.


Às vezes me permito choramingar por três minutos e penso que seria um sonho estar fazendo esse TCC, que é sobre algo que eu tanto amo e me interesso, que já me fez crescer demais, se eu pudesse me dedicar só a ele. Ou penso que eu seria bem mais feliz no trabalho se tivesse só que trabalhar. Ou que eu queria tirar um ano aprender francês, estudar escrita criativa e ler YAs maravilhosos. Que eu queria poder me dividir em quatro pra dar toda a atenção que minha família e meus amigos e meu cachorro merecem. Que eu queria uns meses pra decidir meu futuro. Que eu queria viajar sem ter que levar trabalho pra fazer nos intervalos e me dar ao luxo de não pensar nisso. Às vezes eu desejo ter muitas vidas pra poder viver tudo que eu quero da minha vida, só que uma coisa de cada vez.


Mas né?

Ensaiei esse post algumas vezes, mas odiava a ideia de ter que colocar o blog em estado de exceção pela segunda vez no mesmo ano. No entanto, se a vida é uma só e as coisas não param de acontecer, o melhor que posso fazer é me esforçar para estar inteira em tudo que me proponho a fazer, e acho que assumir uma ausência é um jeito mais honesto de estar inteira aqui, bem melhor do que todos os dias jurar que vou chegar em casa e postar no blog pra depois morrer de frustração porque, pelo amor de Deus, eu só quero dormir (ou ver o que as pessoas estão fazendo no Snapchat). Recebi um comentário muito fofinho essa semana perguntando por onde eu andava e achei que seria justo retribuir o carinho.

E aí é aquela coisa: eu volto, vocês sabem que eu volto. Depois do meu último sumiço eu voltei com um BEDA inteiro de conversas acumuladas, não se esqueçam disso. Pode ser semana que vem, com um post que eu simplesmente precisava escrever, ou em dezembro, depois que eu entregar meu trabalho. Enquanto isso, caso você se pergunte por onde anda Anna Vitória, saiba que estou trancada no meu quarto rodeada de livros e papéis escrevendo meu TCC. Ou trabalhando. Ou estudando francês desesperada. Ou pensando obsessivamente nas aulas incríveis do curso de escrita. Ou cuidando da minha mãe. Ou garantindo que Francisco, o poodle, se sinta amado e importante mesmo com esse turbilhão aqui em casa. Ou comendo hambúrguer com os amigos, porque eu também sou filha de Deus. Ou dormindo, que é o que eu mais tenho feito quando não estou fazendo coisas importantes. Ou tendo crises existenciais pensando simultaneamente no futuro e no presente, incapaz de lidar com nenhum deles, que é a segunda coisa que eu mais tenho feito quando estou evitando fazer as coisas importantes.

Com certeza alguns dragões
Mas também posso estar no Twitter ou no Snapchat (annachicoria), mais fácil saber o que estou fazendo por lá. 

À bientôt, queridos! 
(tenho prova de francês quarta-feira socorro)

17 comentários:

  1. Anna, abraça aqui! Estou passando pelo mesmo! E espero que esteja curtindo aos montes oseu curso sobre escrita criativa! Estou trabalhando muito para pagar um curso sobre Processo Criativo que terá aqui em BH, e ainda tentarei provas porque eu decidi tentar um rumo novo. Ou multiplicar meus rumos, porque sempre estarei em crise enquanto não me jogar de cabeça no mundo da moda.

    Eu adoro o que você escreve, viu? Estou na torcida pro ti! <3

    ResponderExcluir
  2. "Acho que o grande clichê da blogosfera é blogueiro desaparecido justificando ausências e prometendo voltar." Já posso tatuar na testa? kkk' Concordo plenamente!

    ResponderExcluir
  3. Anna, que saudade dos seus posts! Olha eu te entendo, te entendo muito. No meu curso nós não temos TCC, então só posso mesmo imaginar como estás lidando com isso. Já a correria e a falta de tempo fazem parte da minha vida e por isso te entendo. Faço medicina e agora tô equilibrando os pratos pra lidar com faculdade, inglês, academia, projetos de extensão, plantões. Banhos também me relaxam muito. Meu sonho é me dar uma sessão de massagem no fim do semestre.
    Boa sorte com o TCC! ;)

    ResponderExcluir
  4. Olá, pessoa linda <3 Tava me perguntando mesmo onde você estava, porque passei aqui algumas vezes e não tinha post novo, mas já estava imaginando que sua vida de universitária/jovem trabalhadora estava apertada mais uma vez. A gente perdoa, contanto que cê volte.
    Bjss

    ResponderExcluir
  5. Ah Anna, já estava com saudades! Mas tinha certeza que sua ausência era justificada. Nesses últimos meses também pude perceber o mesmo. "A vida não espera a gente ficar pronto". Incrível como um clichê se encaixa tão bem, né? Hehehe mas enfim, a gente é besta e vai aprendendo "na tora".
    Au revoir!

    ResponderExcluir
  6. Essas fases de sumiços são super normais nos blogs, relaxa! Às vezes a gente precisa dar uma pausa no lado de dentro da tela do pc, pra poder estar presente em várias coisas fora dela. Tudo tem um tempo, né?
    Eu também estou meio preguiçosa com o meu mas não tenho um TCC pela frente pra entregar, mas tenho muitas horas de trabalho e cursos aos sábados que me deixam muito cansada, o que acaba deixando o blog ou qualquer coisa de internet de lado.
    Estava sentindo falta dos seus posts também haha. Tomara que seu TCC seja belíssimo e você volte logo, logo!
    Beijo

    ResponderExcluir
  7. Vou confessar que entro aqui todos os dias em busca de post novo :~
    Mas te entendo perfeitamente porque sou dessas que também some quando precisa (e também sumo quando tenho tempo mas também tenho cansaço mental, aquela incrível sensação de que algo dentro da cabeça fica pressionando o cérebro, sabe? Espero que saiba, porque se ninguém souber o que é isso é sinal de que eu preciso de ajuda)
    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Amiga, vai dar tudo certo e eu tenho certeza que mesmo com mil coisas para fazer tu vai conseguir fazer essas mil coisas lindamente. Tu é foda!
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  10. To aqui choramingando por muito menos que você. Lendo o teu post, só posso pensar numa coisa: "toma vergonha na cara Sandra Paula." Preciso fazer um trabalho pra pós, preciso treinar violão, preciso arrumar vontade (tempo, até tenho) pra malhar, preciso me organizar pra ler 2 livros imprescindíveis... e tudo só requer um pouco mais de organização e boa vontade de minha parte...

    ResponderExcluir
  11. Amiga, "acho que o grande clichê da blogosfera é blogueiro desaparecido justificando ausências e prometendo voltar." TAMO JUNTAS, né? E olha que eu nem tenho um TCC na manga para justificar qualquer coisa, no meu caso é só falta de vergonha na cara mesmo. Será que esse é o nosso fim? Espero que não. Somos boas em pegar fogo e voltar finas feito fênixes (É ASSIM O PLURAL DE FÊNIX?) da blogosfera.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  12. Lembro de ter uns 15 anos, ficar a madrugada inteira no tumblr e na interwebs fazendo um monte de nada e, agora, mal consigo dormir 6h por dia.

    Ser adulto é uó :(

    ResponderExcluir
  13. Acho lindo que eu sumo SEIS MESES e ainda sou lembrada <3 Você volta que eu sei. Sempre voltamos, né? Amiga, torço demais por você e quero que saiba uma coisa: se precisar ter conversas existenciais sobre o futuro, estamos aqui. Só precisamos acertar o fuso haha Como foi a prova? O.O
    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Vergonha, vergonha, vergonha. Também acabei de publicar um post me desculpando pelo sumiço kkkk mas o importante é que nunca desistimos e sempre voltamos!
    Bj e fk c Deus.
    Nana
    http://procurandoamigosvirtuais.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. "Concordo e vou além: acho que o grande clichê da blogosfera é blogueiro desaparecido justificando ausências e prometendo voltar." Minha. Vida. Pior que sinto no meu coração que ano que vem vou sumir sumido, pretendo fazer seis matérias no primeiro semestre e começar o TCC no segundo. Mas pelo menos eu vou me formar. Eu espero. Espero muito.

    Boa sorte, Anna! A gente te espera.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  16. E isso nunca muda, sabe? Eu achava que já tinha passado essa fase de faculdade e estágio, mas veja bem há quantos meses o meu blog está abandonado. E toda a minha estante de livros ainda não lidos (mas serão!) e toda a minha lista no iphone de filmes pra ver (aqueles que todo mundo já cansou de assistir e comentar menos eu, tipo Frozen). Mas eu tenho Pandora, sabe? Que sempre passou o dia sozinha trancada em uma casa, e quando eu chego ela enfia a cabeça entre a minha mão e o celular em uma tentativa sofrida de receber um pouco de atenção. E tem os amigos (que no meu caso ainda são todos ciumentos, acabando com a minha tentativa de juntar todos em um dia e "marcar presença" na vida deles). E repare que eu disse "marcar presença", ao invés de desfrutar da companhia deles. E assim é com a minha família também. E não é porque eu sou insensível, é única e simplesmente porque se eu fosse fazer tudo o que eu quero nessa vida, isso se limitaria a DORMIR. Mas eu tenho lá os amigos. E a família, cobrando presença constante. E a pós (cujo TCC me aguarda - isso nunca para). E os exercícios, os cremes pra passar (a idade faz isso) e as unhas pra fazer, a casa pra cuidar, a roupa pra lavar e passar, as plantas pra molhar, a Vivo pra ligar porque o telefone não está funcionando, o mercado pra fazer e AAAAAAAAAAAA.

    Beijo

    ResponderExcluir
  17. anna, vou ficar aqui ansiosa e torcendo para você voltar logo! eu sou dessas que some e volta com um blog novo hahahaha... faça suas coisas com calma e se dedique! logo, logo você vai estar mais livre :)

    ResponderExcluir