terça-feira, 4 de agosto de 2015

A problemática das primeiras vezes





A Iralinha ontem fez um post fofo e ricamente ilustrado nos incentivando a fazer as coisas pela primeira vez, porque elas sempre nos ensinam alguma coisa. Apesar de ver verdade e poesia aí, sempre acho difícil fazer algo pela primeira vez, não importa se é beijar de língua ou comer um sanduíche de carne com abacaxi. Sou uma pessoa que calcula riscos e possibilidades, gosto de saber o que me espera do outro lado pra poder estar preparada.

Mas quando é a primeira vez, não tem como saber.

Ontem, por exemplo, foi meu primeiro dia de estágio num lugar novo, um ambiente de escritório que até então eu não tinha vivenciado. Pedi pra ficar no turno da tarde nessa primeira semana justamente pra, teoricamente, ter a manhã pra me preparar melhor e não lidar com a vida no susto, com atraso e remela nos olhos. Agora a gente ri um pouco por dentro porque, sério, o que eu esperava com isso?

Eu esperava acordar cedo, finalmente começar minha rotina no Blogilates (pobres segundas-feiras carregadas de expectativas, metas, e mudanças de vida esperando pra acontecer e então falhar), programar posts até sexta-feira, ligar no meu curso de francês e fazer minha matrícula, fazer meu almoço e sair pro trabalho cheirosa, bem vestida, e confiante. No entanto, pouca coisa mudou: fiquei até as duas da manhã assistindo novela pelo computador, só consegui levantar da cama uma hora e quinze minutos depois do primeiro toque do despertador, e ao invés de fazer ginástica fiquei dançando Anitta pela casa com pouco compromisso aeróbico envolvido.

Não liguei no francês porque ainda não estava pronta pra lidar com isso, não escrevi posts porque não estava feliz com os temas (GENTE ME SUGIRAM POSTS PLMDD), e comecei a fazer o almoço atrasada o suficiente pra ter que comer um omelete de vento, já que não tinha tempo de ir ao mercado nem pra comprar queijo (!). Saí esbaforida, mais ou menos bem vestida, me perguntando se meu cabelo ainda cheirava a ovo e cebolinha. Cheguei na firma™ dois minutos atrasada, e quando perguntei pra moça da recepção o que eu deveria fazer, tive que ouvir de volta essa acalentadora declaração:

- Boa pergunta, hoje também é meu primeiro dia  - ¯\_(ツ)_/¯

Estava todo mundo em horário de almoço, então tive que ficar esperando. Eventualmente os responsáveis chegaram e eu fui apresentada a uma sala de imprensa praticamente deserta (período de férias + grave: pense numa várzea), e minha chefe, uma fofa em potencial, me explicou mais ou menos o que eu tinha que fazer e me indicou um computador. "Ok, mas o que eu faço agora?":

- Por enquanto não tem nada, mas se tiver eu te passo - ¯\_(ツ)_/¯


No seu primeiro dia de trabalho você não sabe direito até que ponto pode fazer nada no computador e quando é aceitável tirar o catatau que está lendo de dentro da bolsa, mas à medida que eu via as outras pessoas no Facebook sem muito pudor - "Ô Sousa, cê viu essa foto aqui? kkkkkkkkk os caras não perdoam uma" - me senti no direito de abrir 10 abas diferentes e acompanhar os BEDAs do dia. Quando minha chefe saiu mais cedo pra ir ao médico, entendi que o dia seria isso mesmo e me dediquei a ler blogs com cara de quem fazia algo muito importante, usando minhas energias só para enfatizar a quem perguntasse que meu nome é ANNA VITÓRIA.  

A primeira vez que você diz seu nome pra alguém é a única oportunidade que você tem de garantir que a pessoa vai dizer ele direito das próximas vezes. Qualquer entonação menos firme pode te colocar no buraco negro que é ser chamada de Vitória pra sempre, como acontecia no  meu antigo trabalho. Nada contra Vitórias, só não é o meu nome.

Outra problema das primeiras vezes é que você precisa descobrir algumas coisas que, se você for como eu, vai ter um pouco de vergonha de perguntar. São informações cuja ignorância te fazem parecer meio idiota, ainda que seja seu primeiro dia. Tipo, onde é o banheiro? Onde tem água? Preciso trazer meus bloquinhos? Pelo amor de Deus, onde, quando, como eu consigo um café??? Estava prestes a chorar embaixo da mesa de sono e abstinência quando um dos jornalistas me olhou e disse: Moça, cê não vai comer nada? Vai passar o dia sem um cafezinho? Nossa, nem tinha percebido a hora, hehehe, olha só que coisa. Vou lá tomar meu café, já estava mesmo ficando com fome hehehehe.

Primeira vez: você sempre vai parecer meio idiota, ainda que esteja tentando muito não parecer.


Na hora de ir embora, de novo a insegurança. Então eu simplesmente levanto e vou? Tenho que avisar alguém? Vou ser idiota e ficar até às 18h, quando o resto do pessoal for, mesmo que meu expediente acabe às 17h? Só eu vou sair antes? Será que essas pessoas sabem que não fiz nada o dia inteiro e estão me julgando? Vou ter que mandar um tchau coletivo e alto, mesmo odiando falar alto? Por que mesmo que eu não vim de manhã com os outros estagiários? São tantas questões que acho que foi muito mais fácil perder o BV.

Eventualmente fui embora - dei um sorrisinho pra menina do meu lado, então, deixa eu correr porque tenho um compromisso às sete (eu, Paul Rudd, duas formigas e um balde de pipoca) - sorri e acenei pras pessoas nas outras mesas, e só respirei depois que estava a uns dez passos de distância da portaria. No meio do caminho encontrei uma amiga, justamente a que ia ao cinema comigo, e desisti de ir pra casa pra ir direto junto com ela.

O filme do Homem Formiga é muito mais legal do que eu jamais poderia esperar, e entre sorvetes e Elvis Presley, cheguei em casa quase dez horas depois de ter saído, sorrindo muito, pensando em formigas gigantes e achando a vida até que bem boa. O que me deixa nervosa nas primeiras vezes é que a gente nunca sabe como vai ser, e às vezes é mesmo muito melhor do que a gente espera. Daí fica a vontade que todo dia seja um novo começo, mas pelo menos na próxima já vou saber onde fica o café. 

18 comentários:

  1. "Na hora de ir embora, de novo a insegurança. Então eu simplesmente levanto e vou? Tenho que avisar alguém? Vou ser idiota e ficar até às 18h, quando o resto do pessoal for, mesmo que meu expediente acabe às 17h? Só eu vou sair antes? Será que essas pessoas sabem que não fiz nada o dia inteiro e estão me julgando? Vou ter que mandar um tchau coletivo e alto, mesmo odiando falar alto?"

    HAHAHAHA, amiga, tive que dar esse ctrl v enorme no comentário porque você descreveu a minha vida nos meus primeiros dias de trabalho do meu primeiro estágio. A gente acostuma tanto com escola e faculdade, que tem horário certinho, que só faltou eu ficar esperando o sinal tocar pra eu sair - só que cada um sai no horário, não tem sinal, e eu ia sim, ter que levantar, pegar minha bolsa, dar tchau, torcer pra ninguém ter percebido que eu não tinha feito nada de útil e só voltar a respirar quando estivesse na portaria.

    Ah, a gente. Sempre tão preparadas pra vida adulta, não?

    Te amo!

    ResponderExcluir
  2. "A primeira vez que você diz seu nome pra alguém é a única oportunidade que você tem de garantir que a pessoa vai dizer ele direito das próximas vezes."

    Pouca coisa nessa vida é mais certa que isso. Várias vezes que eu disse meu nome as pessoas entenderam "Anatália" oi?
    Hoje faço assim: Ana, Ana Flávia. Com pausas para as pessoas registrarem o Ana e depois o acompanhamento. haha

    Primeiros dias de trabalho são as piores primeiras vezes pra mim.
    Odeio não saber onde fica o café ou de ter que perguntar tudo no primeiro dia, porque nem todo mundo é gentil e está disposto a te deixar à vontade. :|

    Mas sem dúvida, começar algo é motivador. Se tá com medo, vai com medo mesmo né!?

    ResponderExcluir
  3. Ai, amiga me abraça me beija me chama de meu amor.
    Primeiro: que lindo ser citada no seu blog.
    Segundo: Primeiras vezes nunca são fáceis, nenhuma, nunca. Verdade verdadeira. E acho que perder BV com certeza é mais fácil do que primeiro dia de trabalho. Por que diabos a gente nunca tem o que fazer no primeiro dia, senhor? É um fenômeno isso? Todas as tuas dúvidas e frustrações são EXATAMENTE AS MESMAS minhas quando eu comecei a trabalhar 3 anos atrás. "Quando será que é ok pegar mais um café?" era minha maior dúvida. Hahaha
    Que bom que o segundo dia chega e aos poucos tudo começa a se encaminhar. Logo tu vai lembrar do primeiro dia com um sorrisinho de "ai como eu sou bocó" no rosto. E vai ser ótimo.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  4. Quantos mimos eu já comecei dizendo procê me abraçar? Uns 200? Vou começar de novo, desculpa e me abraça, obrigada. Amiga, eu sou tão idiota que nunca tinha pensado que eu não era a única. Às vezes acho que sou paga pra ficar lendo o blog de vocês porque até hoje tem dias que não tenho absolutamente nada pra fazer e fico lá, de boas, me fingindo de ocupada quando na verdade só estou mimando geral. Agora: sobre a hora de ir embora. AMIGA HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHA EU ME EMBOLEI (?) NA CADEIRA DE TANTO RIR. TÃO EU, AFF. Recentemente mudei de lugar e agora tenho que dar tchau pra todo mundo, em alto e bom som que minha voz obviamente não consegue alcançar. E quando ninguém escuta? Devo repetir? Devo sair correndo? Fingir que nem percebi? Momentos.

    beijo, te amo <3

    ResponderExcluir
  5. Primeiro dia das coisas é MUITO morte! Eu fico nervosa até em primeiras coisas mais tranquilas tipo Primeiro Happy Hour com o time. Tudo é motivo pra dor de barriga psicológica. E a hora de ir embora é sempre tão feliz que eu saio voando praticamente.
    Eu super cogito trocar de emprego mas só pra evitar uma nova primeira vez tô deixando quieto por hora. Talvez a psicologia explique...
    (e AHH homem formiga é mto legal! me surpreendeu tbm!)

    ResponderExcluir
  6. Hahaha, passei por isso mês passado e pior: ainda recusei o emprego no fim do dia. (E nem tinha café.) Por essas e outras que decidi trabalhar em casa, quem precisa de contato físico mesmo né?!

    ResponderExcluir
  7. HAHAHAHAHAHAHA Gente, quem nunca, né? Parece meu dia de hoje: toda animada pra começar a aula e FUÉN, a prof não aparece, a gente é trocado de sala pra não ter absolutamente nada e o outro prof faz slides em comic sans.

    Nós somos vencedoras por sabemos lidar com desenvoltura com primeiras vezes: escrevendo em blogs, claro.

    Beijo! ;*

    ResponderExcluir
  8. Cara, você leu meu pensamento! Começo em um estágio novo na segunda que vem e estou exatamente passando por isso hahahaha. É surreal ser nova em um lugar e não saber se comportar, nesses casos eu tenho a tendência de falar super baixinho, quase sussurando, o que leva as pessoas a gritarem de volta 'QUÊ?! NÃO OUVI, FALA MAIS ALTO'.
    Já estou me preparando para os possíveis micos (creio que serão muitos). Boa sorte pra ti nessa nova ~fase~.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  9. HAHAHAHAHAHAHAHA QUE SENSACIONAL! A Gente é sempre tão igual, A Gente é sempre tão A Gente. Eu tenho certeza absoluta que meu primeiro dia no próximo estágio vai ser igualzinho. Me sinto mal de não fazer nada, mesmo que todo mundo ao redor esteja fazendo nada. Me sinto mal de perguntar onde ficam as coisas, não sei se posso comer ou se devo esperar que me ofereçam alguma coisa, morro de vergonha de perguntar o que eu tenho que fazer em seguida, etc. É sempre uma tortura até a gente se acostumar.

    Mas vai dar certo, miga, pegue minha mão e confie! Aos poucos cê acostuma com o pessoal e o pessoal se acostuma contigo.

    Boa sorte!

    Beijo <3

    ResponderExcluir
  10. Me sinto muito representada por esse post. Comecei um estágio há pouco mais de um mês e o primeiro dia foi bem assim (com a diferença de que a máquina de café fica na minha bancada. Mas, ironias da vida, não tomo café). Agora já me sinto um pouco mais confortável, mas nem tanto, porque tenho vergonha de fazer outras coisas no computador (e se perguntarem? E se quiserem saber o que estou lendo?, etc), então prefiro abrir sites com mais caras de profissional (incrível como limpei a caixa de entrada do meu e-mail pessoal e da universidade nesse período, haha).
    No meu primeiro dia, fui para o andar errado porque foi o que a moça da portaria me indicou e depois minha chefe disse para eu ler o site do lugar onde eu trabalho. Aí eu fiquei quatro horas lendo, porque não sabia se tinha que falar se já tinha terminado, haha. E quando chegou a estagiária nova ela deve ter tido uma reação parecida, porque só tinha eu e eu fiquei tipo "espera a chefe chegar do almoço para ela te passar uma instrução" ¯\_(ツ)_/¯
    E também é ruim que as pessoas ficam conversando mas você não pode entrar na conversa porque não sabe de quem estão falando, então acaba ficando bem excluída. Mas depois de um tempo a gente supera. :)
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Fui ver Homem Formiga na estréia única e exclusivamente pelo Paul Rudd, aquele lindo <3, mas me diverti horrores no cinema e é um filme que eu veria facilmente mais umas duas vezes na telona!

    Primeiros dias são sempre awkward, eu mesma não sabia o que fazer quando entrei na linha pela primeira vez, mas hoje eu já dou oi e tchau coletivo principalmente porque eu não sei falar baixo hahaha mas é normal Annoca, logo você já vai estar se sentindo em casa e nem vai se lembrar do primeiro dia - eu não lembro, nunca lembro sabia? haha

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Estou adorando seu BEDA! Minha sugestão é um post sobre personagens que, mesmo sendo de livros/séries/filmes diferentes, poderiam ser melhores amigos. Espero que continue no pique pra escrever :)

    ResponderExcluir
  13. Sugestões de posts: lista com seus super heróis favoritos e também falar de Homem Formiga, né? Adoro essas coisas, ia adorar ler alguma coisa sua sobre isso :DDD
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Primeiras vezes são horríveis pra mim, sou tímida demais e simplesmente travo
    No meu antigo emprego, todo mundo tirava sarro de todo mundo, e quando entrei lá fiquei uma semana sem saber onde era o banheiro com medo de me zoarem, sem falar que por dois meses comi só Subway, que ficava do outro lado da rua, porque tinha vergonha de pedir dicas de lugar pra almoçar :~
    Sério que Homem Formiga é bom? Fiquei muito indiferente ao filme por ser ~o homem formiga~
    Obs: te citei no meu último post

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  15. "Primeira vez: você sempre vai parecer meio idiota, ainda que esteja tentando muito não parecer." Hahahahahahah tão real que nem sei. Se aplica, realmente, a tudo nessa vida.
    Teu relato combina com todos os primeiros dias de trabalho que eu já tive, exceto talvez pela parte do café porque eu não bebo café. Hehe. E eu sou muito tímida, fico quietona e se não tenho nada pra fazer acabo encarando página do jornal municipal ou do meu e-mail. Triste.

    Eu queria assistir Homem Formiga no cinema, mas cinema tá tão caro aqui por minhas bandas que acabei desistindo pra esperar pra ver em casa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Te falei do meu primeiro dia de trabalho, que cheguei de muletas e perna engessada (risos), olhei pra Flávia e perguntei: e agora? e ela me olhou com a mesma cara de paisagem de volta. Também acho aterrador primeiros dias, nunca sei com quem conversar, fico fingindo que sou simpática, todo esse pacote. Mas já já você faz amizade com todo mundo, pega o próprio café e compartilha vídeo de gato com todo mundo.

    Fiquei com vontade de assistir Homem-Formiga porque MB é mega fã, mas acha que o filme vai flopar, e porque sua opinião né <3 Sempre levo em consideração para a vida.

    (E quando te oferecem café e você não toma café?)

    ResponderExcluir
  17. Amiga, suas inseguranças são minhas inseguranças, ainda bem que eu tenho você na minha vida e que eu não estou sozinha nessa onda de me sentir errada o tempo todo. Essa história de primeiro dia de trabalho: que morte horrível. Já falei que levei meses (anos?) pra tomar coragem de me enfiar na copa pra fazer um lanchinho? Definitivamente não é fácil.

    Te amoOoOoOoOo <3

    ResponderExcluir