segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Entrevista de emprego sincera


> Inspirado no texto "O currículo mais sincero do mundo", da Seane Coelho.

Eu não sei mentir.

Acho importante estabelecer isso logo de uma vez, porque já responde várias perguntas e você pode interpretar como quiser. Meus 21 anos de vida me mostraram que essa característica está mais para o meu maior defeito do que minha maior qualidade. Viver fica muito mais fácil quando não fica escrito na sua cara que você disse sim quando queria dizer não, quando os outros não percebem o quanto você está desconfortável com alguma coisa, ou quando você consegue dizer sem engasgar que é, sim, muito proativa e uma trabalhadora incansável, e seu maior defeito é pensar demais em trabalho. Eu teria conseguido outros empregos se soubesse mentir, mas eu não sei, então  digo a verdade e disfarço com piadas inapropriadas e auto-depreciativas - mas já aprendi que empregadores não acham tão espirituoso assim você rir e destacar seus próprios defeitos.


Então eu falo a verdade. Isso é bom, não é? Taí uma qualidade: eu sou sincera. Vou dizer quando gostei de algo e principalmente quando não gostei, se achei certo, se achei errado, e até se saí com você no amigo secreto da firma. Por favor, nunca me pergunte com quem eu saí no amigo secreto da firma, porque eu não vou saber disfarçar, principalmente se tiver saindo com você. Não sei fazer joguinho, e, mesmo quando tento, destruo logo minha própria picuinha e quero resolver tudo com conversa, espalhando a merda toda na mesa. Mesmo se eu não falar, você vai saber: eu reviro os olhos, eu tenho crises de riso, e minha cara inteira se contorce - como naquela outra entrevista de emprego em grupo que uma conhecida mentiu descaradamente e eu não conseguia agir naturalmente. 

Sou boa com pessoas, por incrível que pareça. Posso não gostar muito - sou introvertida, cansada, preguiçosa, e vou dar o bolo na maioria dos happy hours -, mas sei ler bem os outros, me adaptar a eles e tenho no meu currículo mais ou menos uns quinze anos de diplomacia cotidiana, mediando (e resolvendo) as brigas dos meus amigos. Mesmo calada na maior parte do tempo, sei de tudo que acontece ao meu redor e sou muito observadora, mas só se quiser. Também acho muito fácil me desligar completamente, e às vezes horas se passam e a única coisa que percebi foi o que aconteceu na tela do meu computador. Prefiro trabalhar sozinha, mas trabalho bem em equipe e sou uma excelente líder, embora não confie no trabalho de ninguém da forma como confio no meu. 

Me sinto ridícula falando que sou excelente em alguma coisa, sou muito dura comigo mesma, perfeccionista e ansiosa, mas isso não é bom pra ninguém. Vou me esforçar pra fazer o melhor trabalho que puder, mas antes de conseguir vou me angustiar tanto com isso que não vou conseguir fazer nada. Daí vou chorar no banheiro. Rapidão. Às vezes preciso de cinco minutos, cinco minutinhos pro mundo desabar, pra eu desabar, e só então seguir em frente - e eu sempre sigo. São 21 anos tentando controlar isso, então o máximo que te garanto é que na sua frente eu não choro. 


Não sou organizada e nem muito disciplinada, mas navego bem em meio ao caos. Não tente me enfiar agendas, cronogramas, sistemas. O tempo que vou perder me organizando e escolhendo as cores para minha planilha em color coding é um tempo que eu poderia estar produzindo. Não vou entregar nada com a antecedência dos eficientes e exibidos, mas também não vou atrasar. Quando quero, sou muito pontual nos prazos e na vida. Meu slogan é Inconsequente Porém Competente™ e sei que isso não passa muita confiança assim logo de cara, mas disse lá no começo que não sei mentir justamente por isso. Mantenho a calma em meio a crises, adoro clima de fechamento, e por mais que eu fale muito em morte, sou aquela pessoa que sempre vai dizer (e acreditar) que tudo vai dar certo no final. 

Apesar das minhas roupas de adolescente, do meu piercing no nariz e do meu cabelo ocasionalmente meio cor-de-rosa, levo trabalho a sério. Eu me preocupo de verdade com as coisas e não me contento com mediocridade. Como não sei mentir, não consigo me enganar fazendo algo que eu não goste ou não acredite, então não estaria aqui perdendo nosso tempo e despejando essas sinceridades se não quisesse esse emprego de verdade. Pode até não ser aquilo que eu sonhei, mas com certeza tenho um motivo pra estar aqui, ainda que ele seja ter dinheiro pra viajar nas férias - e minhas férias são a coisa mais séria do mundo. 

Esqueci de dizer: sou jornalista porque escrever é a única coisa que sei fazer. Acho que tenho bom domínio do texto e me considero uma boa editora. Aliás, sou melhor como editora do que como redatora, embora goste muito mais de escrever do que de editar. Meus textos sempre ultrapassam o limite de caracteres, mas o dos outros eu corto sem dó. Vai entender. Me interesso por muitas coisas e tenho o mesmo pique pra pesquisar sobre políticas públicas, sobre gênero e sobre energia nuclear como tenho para estudar a respeito do azeite, de cidades-fantasma ou para ouvir as histórias da senhorinha que vende bombons na firma toda quarta-feira. 

Às vezes vou preferir almoçar sozinha com meu livro e minhas músicas do que com o pessoal, mas juro que não é pessoal. Não gosto de gritos de guerra, ginástica laboral e não levo palestras motivacionais a sério. Meu prato do self-service sempre tem batata-frita, e provavelmente darei prejuízo no cafezinho da firma, mas posso trazer biscoitos pra compensar. Meu inglês é tão bom quanto está no currículo, mas o francês nem tanto. Também não sou boa com o Excel, mas sou ótima em pesquisar minhas dúvidas no Google.


Domino linguagem de internet e entendo muito de rede social. Tenho blog, Twitter, Instagram e todo o resto que você imaginar (isso quer dizer que vou atrás de todos os meios para burlar qualquer sistema que bloqueie esses sites no seu computador), mas prefiro que você fique longe de todos eles. Vai ser melhor pra nós dois, e assim temos um segredo. Eu finjo que só tenho Facebook e LinkedIn e você finge que acredita. Aliás, eu não faço a menor ideia de como se usa o LinkedIn. 

Estou louca pra dizer que tenho um bom papo e sei até dançar, mas tenho medo de você não entender a piada. Você gosta de Kid Abelha? Um dos meus episódios favoritos de The Office é aquele em que o Michael transforma a sala extra num cafe disco e todo mundo vai pra lá dançar durante o expediente. Imagina todo mundo dançando o cd de remixes do Kid Abelha no meio da tarde. Não é uma sugestão, só um comentário. Eu falo demais quando fico nervosa, e às vezes falo umas bobagens no meio do caminho. Acho que essa é minha deixa pra ir embora. Vou ficar esperando a ligação de vocês. Você me liga, né? Mas liga mesmo, não só se eu tiver conseguido o emprego, porque apesar desse hábito horrível que as empresas têm, eu sempre espero a ligação feito idiota.

Se eu conseguir, vou tentar conter minha voz e agir naturalmente, mas do outro lado vou estar sorrindo até rasgar a boca, e quando desligar vou dar pulinhos e dançar Pintura Íntima.

Se eu não conseguir, vou dizer que tudo bem, eu entendo, com certeza vocês vão guardar o meu currículo e eu aguardarei outra oportunidade, sim, obrigada, eu sei que sou ótima. Daí eu vou chorar no banheiro e prometer pra mim mesma que da próxima vez vou tentar falar menos e mentir mais.

Toby Flenderson tem certeza que não ganha o suficiente pra isso

23 comentários:

  1. Amiga, tá contratada. Sabe por que? Porque eu não confio em pessoas que, no Self Service, dispensam a batata frita. Acho que a vida é muito curta para quem não come batata frita sempre que tem a oportunidade, sabe?
    Amei o texto, para variar - mas sou uma pessoa muito pior que você. Eu sei mentir. Principalmente quando fico com muita vergonha de falar a verdade. Se estou numa palestra e o cara pergunta se alguém ainda não leu o livro dele, espero pelo menos uns 10 levantarem a mão antes de mim, pra ver se tem quórun o suficiente para eu assumir que não, também não li porcaria nenhuma, sabe?
    Mas no currículo eu não minto não, afinal de contas, enrascada tem limite e a gente sabe o que aconteceu com o Joey quando ele disse que sabia sapatear.
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  2. Amiga, se você tivesse jogado essa ideia ~na roda~ eu teria topado na hora fazer igual, mas aí eu ia ler o seu e teria certeza absoluta que podia passar sem essa só porque você já disse tudo o que eu diria também, ainda que você tenha dito mil vezes melhor. Não sei se choro, não sei se te abraço, não sei se começo a rir porque sou dessas, ou se faço tudo junto porque sou doente mesmo, mas é sempre maravilhoso saber que não estou sozinha no mundo e, principalmente, nesse ~mercado de trabalho~ assustador.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  3. Todas minhas entrevistas são ciladas. Também não sei mentir, e teve uma vez que o sujeito que me entrevistava olhou duas vezes para meu currículo e me perguntou confirmando a idade ("haha parece que tem uns 12 haha" :::::::::: tinha 19).

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei esse post. ♥
    Me senti meio abraçada por alguns pedaços dele, especialmente a parte de que eu iria pro banheiro chorar pra não desmoronar na frente de alguém (e da batata-frita). Embora eu já tenha chorado na frente de dois chefes, mas uma vez porque meu amigo tinha perdido o pai e outra vez porque eu tava com tanta raiva que não consegui controlar. Me senti meio Arizona Robbins que chora durante confrontações. Coisas da vida.
    Detesto muito entrevistas de emprego e fico muito nervosa, a ponto de nem conseguir falar direito -- ao contrário de ti. Isso não é bom pra mim, mas eu juro que tento.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. "Eu finjo que só tenho Facebook e LinkedIn e você finge que acredita" HAHAHAHAHAHAH Me identifiquei.

    Meu deus do céu, você deve ser uma editora incrível porque como redatora você já está de parabéns. QUE TEXTO GENIAL.

    ResponderExcluir
  6. "e minhas férias são a coisa mais séria do mundo. "
    Tá muito contratada Anna!
    Melhor entrevista de emprego! Sério!
    Eu também não sei mentir, talvez por isso eu recebi mais nãos que gostaria e precisei chorar no banheiro pra desabar por 5 minutos mais vezes que o suportável, mas é bom já deixar claro como a gente realmente é né?!
    Sempre fico nervosa, sempre acho que todo mundo da sala é melhor que eu, sempre engasgo na hora de falar das qualidades porque nunca sei o que dizer. E dizer que sei fazer um ótimo bolo de cenoura pro café da tarde não é bem o que eles querem ouvir. hahaha

    E olha, você e a Analu são muito boas nesse negócio!
    Não pensei mesmo em deixar a TAG pro dia 7. Que burra! :/
    Muito magoada!

    Cachorros, o melhor assunto!

    Beijão!

    ResponderExcluir
  7. (meus deus, sumiu meu comentário)
    Dizia eu que tu já está contratada no meu coração <3
    E já ganhasse o quadrinho com foto de funcionária do mês do BEDA, certeza. Hahaha

    Esse texto foi tão genial, li tão rápido que fiquei zonza. Queria ser sincerona, mas isso destruiria minha carreira, acho.
    Beijo, abiga <3

    ResponderExcluir
  8. Me identifiquei em muita coisaaa
    Essa arte de falar demais, contar piada auto depreciativa quando está nervosa, eu domino bem.
    Nossa a maioria das coisasé tipo muiiiito eu
    Inclusive não gosto de mentir porque acho tão cansativo
    Detesto ODEIOO joguinhos seja quais forem

    Adorei a temática do post e o seu jeito com certeza
    Me inspirei hoho

    ResponderExcluir
  9. Amiga, tá contratada pra sempre no meu coração, e nem precisava desse texto. Ri muito e na minha empresa só entra gente igual a você (mentira, porque igual a você não existe).

    Dobrei de rir na parte do amigo oculto da firma HAHAHAHA

    Acho que não somos #soul #mate nessa parte, porque eu gosto de acreditar que sei mentir (apesar de em situações normais prefirir não, mas é uma habilidade muito útil pfvr) e que minha poker face é convincente o suficiente.

    Te amo muito, please come to brazil <3

    ResponderExcluir
  10. Acho que me identifiquei bastante, hahaha.

    Roupas adolescentes e piercings, check. Isso porque tenho 28 anos.
    Faz piadas quando está nervosa, inconsequente porém competente, organizada mas navega bem no caos. Check, check, check. :)

    www.vemaquirapidao.com

    ResponderExcluir
  11. O que foi esse post?? Não tinha como eu me identificar mais. Se o orkut ainda existisse, pediria autorização pra por no quem sou eu. Adorei que vocês arrastaram todas pro BEDA e todo mundo tem post novo todo dia. Bom que eu estou de férias que posso acompanhar!

    ResponderExcluir
  12. Cara, esse texto tá realmente muito bom. Eu não comento nunca em lugar nenhum (fora em resposta a comentários da Folha, claro), mas precisei vir dizer isso. Então parabéns, tá? É isso. Não sei as regras de convivência em comentários de blogs. Beijo.

    ResponderExcluir
  13. Me encontrei diversas vezes nesse texto Ana, principalmente na parte de trabalhar sozinha. Eu também prefiro trabalhar sozinha, não consigo confiar na qualidade do trabalho dos outros, ainda mais quando é atividade em grupo. Mas eu estou trabalhando nessa área. Adorei sua sinceridade Ana, acho que devíamos falar tudo nas entrevistas de emprego, honestidade sempre.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Annoca seu domínio de texto é além de maravilhoso e você poderia escrever uma biblia inteira que eu leria com gosto!
    Eu minto bem até demais e não tenho o mínimo peso na consciência de fazer isso - ainda mais quando é necessário, mas queria ter um tico dessa sinceridade, ela me tiraria de umas boas enrascadas sabia? haha

    Adorei esse seu redemoinho de sinceridade e imagino você falando isso do seu jeitinho e ai, saudade! <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  15. Olha, eu tô é rindo muito desse post, porque você consegue fazer qualquer tema virar um assunto maravilhoso e não existe nada melhor do que humor levemente auto-depreciativo. Eu não gosto de mentir porque sempre acho que vai dar alguma merda, então evito, mas mando bem nos improvisos quando eles são necessários (tipo no amigo oculto). Nunca fiz entrevista de emprego, não sei nem como é que isso funciona direito, mas tenho certeza que não dá pra não contratar alguém que cita Kid Abelha e sempre pega batata frita no self-service. Me identifico com muita coisa dessas que você disse aí em cima e essa foto do cachorrinho é claramente um retrato meu quando abro o Excel. AHAHAHA Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Amiga,

    Eu te contrataria, porque você é você. Eu também preciso de cinco minutinhos de choro no banheiro e meu francês tá longe de ser o que meu currículo diz, mas no inglês e nas pesquisas de google eu também me garanto, HAHAHAH! Mas sua honestidade é louvável, poxa.

    Eu ainda nunca tive que passar por uma entrevista de emprego, mas o mero pensamento já me deixa maluca — eu evito ao máximo qualquer vaga de estágio que tenha como requisito "entrevista oral", miga. Nervosismo é mato.

    Mas boa sorte no novo estágio! Tenho certeza que já deu mais que certo.

    Te amo!

    Beijos <3

    ResponderExcluir
  17. "Aliás, sou melhor como editora do que como redatora, embora goste muito mais de escrever do que de editar".

    Para viver em paz no jornalismo com o seu talento, imagine que trabalhar como repórter é só um trabalho temporário, uma oportunidade para juntar uma grana e investir em coisas maiores. Também prefiro escrever, mas dentro do jornalismo, eu funciono melhor como editora e revisora. Infelizmente, as oportunidades que tive foram apenas como repórter. Nem preciso comentar minha frustração com isso, né?

    ResponderExcluir
  18. me identifico demais com pessoas que choram no banheiro, meu Momento Para Chorar é a única coisa que me recompõe quando a coisa fica trash.
    E nada mais besta do que gente que vai em entrevista de emprego e assume um personagem pomposo cheio dos português arcaico pra provar que manda bem u_u
    Qdo eu abrir um negócio vc já tá contratada, e nem se preocupa porque férias não é coisa séria, é coisa sagrada isso sim. bjs.

    ResponderExcluir
  19. Amiga, eu te contratava na hora. Mas se fosse a minha mãe, que no caso trabalhou a vida inteira com RH e hoje presta consultoria vendo currículos, ia te dizer que você nunca ia ser contratada aqui. Ela me ligou morrendo de preocupação porque no meu blog tem que eu gosto de dormir de rede, e que os contratantes iam achar que eu era preguiçosa!

    Se a gente não pode ser sincero nem no próprio blog, não quero viver nesse mundo.

    Sei mentir bem nas entrevistas, mas ao mesmo tempo solto sempre várias piadas que ninguém entende, acho que devo ser sincera em alguns momentos que claramente eu não devia, e por aí vai. Na última entrevista que fiz, como eu sabia qual era o perfil que eles procuravam, na hora de perguntar qual era a parte da criação de moda que eu mais gostava eu respondi:

    a) desenhar ouvindo e cantando junto com a Taylor Swift, enquanto tenho 25 abas abertas no google chrome com vários blogs, incluindo muitos deles de receitas, mas que é daí que eu crio o melhor de mim;
    b) preencher planilhas e acompanhar o andamento da peça.

    Claro que eu menti.

    Um beijo!

    ResponderExcluir
  20. Que texto sensacional! Acho que na minha entrevista de emprego, provavelmente, serei sincera assim também. Não é nem por não saber mentir, porque fazendo força até eu consigo encarar um personagem, mas acho pior mentir e depois o chefe ficar vendo que contratou uma propaganda enganosa hehehe

    boa sorte ai com os estágios
    Beijos

    ResponderExcluir
  21. Amei o texto! Muito eu! Sou assim mesmo, tirando a parte do caos, porque é mais forte que eu e gosto de tudo organizadinho, fico mais calma. E quem nunca foi no banheiro dar uma choradinha de cinco minutos? Sempre.
    Dá um alívio na alma! haha
    Beijo

    ResponderExcluir
  22. Oi, Anna! O google que tinha me dito que tinha gente vindo do seu blog pro meu e eu fiquei super curiosa para saber o porquê até achar essa postagem. Olha, se eu fosse a pessoa que estivesse fazendo a sua seleção, teria ficado o tempo todo sorrindo, acenando e desenhando emoticons na sua ficha enquanto fingia que eram anotações. Mas com certeza teria interrompido o seu monólogo, um pouco perto do fim, com uma pergunta fundamental: KID ABELHA??

    ResponderExcluir
  23. eu só acho que esse lance das batatas devia ser tipo primeira pergunta, pra não dizer a principal. se a pessoa dispensa a batata é porque não tem amor a vida e nem vale o esforço. aliás, quenhé que dispensa? e que não dispensa... bom, nessa hora todo mundo se abraça. tá contratada.

    ResponderExcluir