quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Os meus clássicos de Sessão da Tarde


Talvez seja um pouco sádico falar de Sessão da Tarde justamente na semana de volta às aulas, mas se serve de consolo eu também não estou em casa de pernas pro ar assistindo televisão. Embora não tenha mais tantas tardes livres, sou uma espectadora apaixonada da melhor faixa de filmes dublados de todos os tempos e sou muito fã do conceito muito específico de filme-de-sessão-da-tarde: eles são divertidos, despretensiosos, e sempre deixam aquele quentinho no coração quando acabam - um quentinho que remete a férias, fim de tarde, misto quente, ou aquela gracinha gostosa que o universo às vezes proporciona de você chegar em casa, sentar cansada no sofá e descobrir que ainda dá tempo de pegar o final de Dirty Dancing (e chorar como em todas as outras vezes). 

Vocês sabem que eu tenho uma dificuldade enorme de fazer listas curtas e objetivas, então acho importante frisar que não estou falando dos clássicos universais da Sessão da Tarde, mas os meus clássicos pessoais, que acabam sendo influenciados pela ~minha época~ e é por isso que eu nunca vi Os Goonies. 

     01. Convenção das Bruxas


Quando era criança, eu não tinha medo de monstros, nem de fantasmas, nem de vampiros ou de lobisomens. Eu tinha medo de bruxa. Na verdade, era um medo misturado com fascínio, porque ao mesmo tempo que elas me davam pesadelos, eu me sentia atraída a tudo quanto é livro ou filme que tivesse uma bruxa no meio. Convenção das Bruxas é meu favorito porque ele consegue transitar de forma sutil entre o medo e o entretenimento, nunca sendo aterrorizante além do ponto, pra desencorajar, e nem infantil demais pra não causar um pavorzinho gostoso sempre que a Anjelica Houston tira aquela máscara. Até hoje, vendo filmes de terror, vou atrás daqueles que fazem com que eu me sinta como o menino Luke ao encontrar a primeira bruxa (MELHOR CENA) na rua de sua casa: com a espinha gelada, mas sem conseguir parar de olhar.

     02. Elvira, a Rainha das Trevas


Você percebe que veio ao mundo pra ser gótica na vida quando para pra pensar que aos nove anos de idade fingiu ter dor de barriga na escola só pra não perder Elvira na Sessão da Tarde. Queridos leitores, que filme, que mulher. Elvira é um daqueles filmes certos e errados numa medida que só os anos 80 conseguiram produzir, sendo politicamente incorreto e inapropriado pra crianças (eles jamais deixariam isso ir ao ar no meio da tarde hoje em dia), mas ao mesmo tempo um filme de formação muito importante: Seria Elvira meu primeiro ícone feminista? Teria eu noção de toda a crítica ao falso moralismo da sociedade americana implícita no filme? Nunca consegui achar ele pra alugar e nem pra comprar, mas minha vizinha da época tinha um VHS com o filme gravado (!) e acho que se em 2003 um gênio da lâmpada me concedesse três desejos, um deles seria ter essa fita pra mim.

     03. Matilda


Matilda é um filme que marca a primeira vez que eu realmente me senti conectada a uma história de forma profunda e pessoal. A solidão, o deslocamento, o amor pelos livros, a sensação de finalmente encontrar sua turma, o amor por Miss Honey, o completo horror à Senhora Trunchbull, gritar "Bruce! Bruce! Bruce!" em casa torcendo pelo garoto gordo e seu bolo de chocolate, a vontade de dançar junto com Matilda e os objetos voadores, enfim... muitas emoções compartilhadas. É um filme tão querido e mágico que o livro no qual ele é inspirado, escrito pelo Roald Dahl (que também escreveu o livro no qual Convenção das Bruxas é baseado!), acaba sendo um pouco decepcionante e repetitivo. 

     04. Dirty Dancing


Eu tinha mais ou menos uns 12 anos quando minha mãe me chamou na sala e disse que ia começar na Sessão da Tarde o filme favorito dela quando tinha a minha idade. Dirty Dancing já não passava com tanta frequência assim, e foi minha primeira vez com o filme. Gente. GENTE. Eu definitivamente não estava pronta: um filme cheio de descobertas, amadurecimento, conflitos, rodopios e tensão sexual de um jeito que eu nunca tinha visto antes. Fiquei extasiada, maravilhada, fascinada, obcecada, e mesmo tendo o DVD em casa, sempre assisto quando está passando, e sempre choro emocionada com a dança final (enquanto danço na frente da televisão). 

     05. Um Dia Especial


Esse filme não é só favorito de Sessão da Tarde, como é facilmente um dos meus preferidos da vida. Às vezes tenho a impressão que sou a única pessoa no mundo que gosta dele, porque nunca vi ninguém falar a respeito, ele não está em nenhuma lista dos melhores filmes dos anos 90, e eu só me pergunto: POR QUÊ? É uma comédia romântica. Com o George Clooney. E a Michelle Pfeiffer. Pra mim eles são tipo Meg Ryan e Tom Hanks versão underground, sabe? São tantas cenas antológicas e incríveis, como aquela em que a Michelle Pfeiffer sobe num carro embaixo da chuva pra procurar a filha do George Clooney, ou quando ela suja a blusa e é obrigada a ir pra uma reunião importante com uma camiseta de dinossauro, ou a que ela se apronta correndo pra impressioná-lo, ou aquela troca dos celulares, ou quando os dois ficam perguntando um pelo outro disfarçadamente pras crianças, ou quando o George Clooney brinca de fantoche com a filha, ou o beijo deles no final, que é um dos melhores beijos de todas as comédias românticas (pena que não existe vídeo!): "Don't bite", "I won't". 

     06. 12 Mile Road


Esse é outro filme que tenho a impressão que sou a única pessoa no mundo que gosta, mas ele passou esse ano no dia do meu aniversário (!) e vi que mesmo depois de anos ele continua incrível. A história tem tudo que eu mais gosto: dramas familiares, adolescentes rebeldes, adolescentes grávidas e mudanças de vida desencadeadas pela vida no campo. Além disso tem o Tom Selleck, e nossa, como eu gosto do Tom Selleck. Tem também a Anna Gunn, de Breaking Bad, sempre incompreendida, sempre maravilhosa. E a Shannon, de Lost, é a protagonista, mas a gente passa o filme todo querendo dar na cara dela (mas também se apega). A cena do Tom Selleck e a ex-mulher desatolando uma vaca com roupas de festa é o tipo de coisa que eu nasci pra assistir. 

     07. De Repente 30


O que sentir ao perceber que um filme que você viu no cinema já é um clássico contemporâneo de Sessão da Tarde? Felicidade. Sério, não dá pra se sentir velha quando existe a possibilidade de um dia você chegar em casa e poder ver De Repente 30 dublado na TV. Existe algo de plenamente reconfortante em ver filmes dublados na televisão. Não importa quantas vezes eu veja esse filme, sempre vou sentir as mesmas coisas: identificação com a Jenna querendo crescer e depois o desespero com o rumo que sua vida tomou; amor, muito amor, amor pleno pelo personagem do Mark Ruffalo e aquela cena dos dois juntos no balanço; dor e compreensão na cena que ela vai pra casa dos pais chorar abraçada com eles ao som de Vienna; euforia e gostosas gargalhadas no momento antológico de thriller. E, claro, amor profundo pelo Mark Ruffalo. Já disse isso? De Repente 30, melhor filme. Te amo Jennifer Garner.

     08. Lua de Cristal

TRUE ROMANCE
Impossível falar de Sessão da Tarde sem falar dos filmes antigos da Xuxa. Eu esperava ansiosamente pela divulgação da programação de férias porque julho só fazia sentido se eu soubesse que em algum dia Lua de Cristal fosse passar na TV. Xuxa (ou Maria da Graça, se preferir) é a nossa Cinderela brasileira, e tem Sérgio Mallandro como príncipe. O SÉRGIO MALLANDRO É O PRÍNCIPE. Brasil, único país possível. Além disso, a música tema se tornou um grande hino de amizade, amor e esperança para as nossas vidas, e se você nunca perdeu a voz depois de cantar essa música no karaokê chorando com suas amigas, coloque isso já na lista de coisas para fazer antes de morrer.

     09. Nunca Fui Beijada


Josie Geller forjou o meu caráter. Depois de ter tido um ensino médio que foi um circo dos horrores, Josie tem a chance de voltar a escola como aluna infiltrada - a diferença que agora ela é uma jornalista formada na Northwestern que está trabalhando numa matéria sobre ~o que pensam os jovens~. Tantas coisas maravilhosas acontecendo, tipo ela usando as referências do que era cool nos anos 80 e pagando micão com os jovens dos anos 90, ou a volta que ela dá por cima ao enfiar seu irmão no jogo e, pela primeira vez, ser a garota popular do colégio, futura rainha do baile, prestes a dar o primeiro beijo (!!!) no rei. Será??? TANTAS COISAS! A trilha sonora desse filme é extremamente maravilhosa, com dois momentos inesquecíveis: a amiga nerd dançando Please Please Please Let Me Get What I Want com o Zé Bonitinho da escola e Don't Worry Baby tocando enquanto ela espera seu primeiro beijo. Momentos.

     10. 10 Coisas que Odeio em Você


ALL THINGS 90'S!!!111 Revi esse filme semana passada, fazendo companhia pro Pedro, que estava assistindo pela primeira vez. Quando terminou e eu vi ele sem conseguir parar de sorrir, me senti honrada e orgulhosa, porque eu cresci com esse filme. Primeiro queria ser a Bianca, pra depois amar a Kat, e então amar a Kat e a Bianca do jeito que elas são. Pelo menos umas 3 agendas minhas tinham o poema 10 Coisas que Odeio em Você copiadas e eu achava genial demais a sacada dela dizer que odiava ele por não conseguir odiá-lo. Nem um pouco. Nem por um segundo. Nem mesmo só por odiar. Ai. E ainda tem a o Heath Ledger cantando. E a Julia Stiles é tão maravilhosa, né? Sem falar que tem Letters to Cleo na trilha e fazendo ponta, e a roupinha de baile da Bianca, que é absolutamente sensacional. É tudo tão divertido, espirituoso e anos 90 que meu coração quase explode. Amo demais.

> Essa é a primeira de algumas postagens coletivas que eu e minhas amigas da Máfia bolamos para ajudar nessa cilada que é o BEDA, então vocês podem ir nos blogs das respectivas mafiosas para ver os filmes favoritos delas: Analu, Sharon, Couth, IralinhaPaloma e Rafinha (e Ana Flávia também, que adotamos no meio do caminho);
>> A ordem da lista é totalmente aleatória - só Convenção das Bruxas é realmente meu grande favorito dentre todos esses;
>>> Deixei de falar de alguns filmes que apareceram na minha lista dos melhores filmes teen dos anos 2000.
>>>> A ausência mais gritante dessa lista, claro, é Curtindo a Vida Adoidado, o maior clássico de Sessão da Tarde de todos os tempos. Ele só não está aqui porque eu vi o filme pela primeira vez em DVD (!) e não na televisão, e ~na minha época~ ele já não era tão clássico assim. Mas ele figura no meu top 5 filmes favoritos da vida e não é à toa que está no meu layout. Save Ferris!

23 comentários:

  1. Primeiro: obrigada vocês por me adotarem no meio do caminho e salvarem um dia de beda! haha

    Ai gente, DIRTY DANCING! Filme favorito da vida! Só não o coloquei porque não vi a primeira vez na Sessão da Tarde, vi na escola porque iríamos dançar.
    Depois, claro que comprei o dvd e claro que assisto toda vez que está passando na tv.

    Esqueci de Convenção das Bruxas! Que filme! (amo filme de bruxa)

    Lua de Cristal, quase os mesmos comentários Anna! HAHA
    Sérgio Mallandro é o príncipe, fim.

    Nunca fui beijada eu só consegui ver todo depois de velha. :/
    E De repente 30, acho que vi a primeira vez em dvd. Acho. 10 coisas que eu odeio em você, também.

    É tanto filme pra escolher!

    Mas adorei suas escolhas, um ou outro eu não sou apegada ou não lembro muito bem.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  2. "Nunca Fui Beijada" e "10 Coisas que Odeio em Você" estão entre os meus primeiros! Eles ficam ali de pau a pau com "Patricinhas de Beverly Hills" e "Ela é Demais". Me identifico com todas elas, hahaha! Esta frase "odeio ele por não conseguir odiá-lo" é tão, tão eu, minha nossa! <3 Amei o post!

    ResponderExcluir
  3. Olha, sabia que você ia aparecer com um monte de pérolas, mas esperava pelo menos mais um igual à minha lista além de Matilda! Poxa, a Fantástica Fábrica de Chocolate, miga!!!
    NUNCA OUVI FALAR nessa Elvira, nem nesse do Dia Especial (é esse o nome?) e nem nesse do Tom Sellek porém AMO TANTO. Inclusive tô assistindo atualmente a segunda temporada de Friends e derretendo cada vez que ele aparece, como pode? <3
    Preciso assistir 10 coisas que odeio em você de novo, porque só assisti 1 vez, NA PRÓPRIA SESSÃO DA TARDE e acabava me desvirtuando. Já quero esse poema na minha vida (me lembrou a música 7 things I hate about you, da Miley pro Nick, que fase).
    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  4. Quanta identificação, haha! Que tempos, tarefa de casa só com Sessão da Tarde.
    Matilda<3 <3 <3

    Sugestões de posts para o BEDA: 1) Top 10 filmes do primeiro semestre, 2) TAG Calhamaços, 3) TAG casar, beijar, penhasco, 4) TAG TMI, 5) Dicas/Métodos de estudo, 6) Sobre o curso de Jornalismo, 7) Padrão de beleza, feminismo e autoestima, 8) Relacionamentos abusivos, 9) Vida adulta, 10) Top 5 aplicativos pra celular
    Me empolguei!

    ResponderExcluir
  5. 12 Mile Road é um dos meus preferidos da sessão da tarde, assim com Dirty Dancing, Matilda, De Repente 30, Um dia Especial e 10 Coisas que Odeio em Você, ou seja, temos gostos parecidos. Sessão da Tarde é uma daquelas faixas de filmes que ficam na história.
    Beijos!
    http://mariajosemjnl.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Péra, eu também adoro "Um dia especial". Toca aqui! o/ \o
    Filmes legais que passavam e não passam mais, e ninguém fala muito: "Agora e Sempre", "Guerreiros da virtude", "A chave mágica"... aiai, bons tempos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E "A princesinha" e "Jardim Secreto" também...

      Excluir
  7. Faz tanto tempo que eu não vejo Sessão da Tarde! Vou te contar uma coisa: Seu post fez eu pesquisar no google aqui que horas começa a seção e eu decidi que hoje vou levar o pc para a sala e assistir um filminho (Aproveitando que ainda estou de férias hahaha).
    Ah, só pra constar, já faz um tempinho que visito o seu blog mas por distração acho que ainda não tinha comentado nada por aqui. De qualquer forma espero que saiba que gosto muito do que tu faz nesse lugarzinho, seu blog é um amor :) Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Observação: Dai vai e eu descubro que hoje não tem sessão da tarde!! hahaha

    ResponderExcluir
  9. Leio seu post e automaticamente quero incluir mais um monte de filmes na minha lista, porque obviamente fiquei tentando me conter e agora tô aqui me roendo de culpa. TANTAS COISAS MARAVILHOSAS, COMO LIDAAAARRRRR. Não sei, nunca saberei. Total amo 12 Mile Road e ele super entraria na minha lista, mas juro que não sabia o nome dele e nem me preocupei em procurar. E não sabia que tinha a Anna Gunn!11!1 Talvez seja um sinal. AGORA. PARA TUDO: SÉRGIO MALANDRO DE PRÍNCIPE. PRÍNCIPE! HAHAHAHAHAHAHAHAAHAHAHA Ai sem or, como não amar.

    beijo <3

    ResponderExcluir
  10. Matilda! Melhor filme da minha infância. Eu queria tanto, tanto, tanto ser amiga dela. E tinha outro também, Herriet - A Espiã, chegou a ver esse? Cara, eu simplesmente amava! Os dois filmes juntos uniam minhas grandes paixões até hoje: livros e escrever *-*

    ResponderExcluir
  11. Amiga, primeiro você roubou demais, hahahahahahahhahahaha COMO UM TOP CINCO TEM DEZ, não sei!
    A maioria desses filmes eu aluguei ou assisti centenas de vezes na tv à cabo, tirando Elvira que eu nunca assisti (eu sei, precico), e também esse filme com a Shanon gótica que eu nunca tinha nem ouvido falar. A dinâmica de assistir Sessão da Tarde nas férias me pegou desprevenida, porque não lembro de jeito nenhum o que eu fazia nas férias.

    Comentei no blog de Irala que chorei de medo de Convenção das Bruxas e nunca mais tive coragem de assistir, hahahah, e Nunca Fui Beijada merece ir num post futuro de filmes favoritos de comédia romântica. Porque eu queria uma blusa escrita: Josie Geller me representa.

    E me senti uma idosa por De Repente 30 estar na sua lista, quando todos da minha são de 1995 (!).

    Beijo!

    ResponderExcluir
  12. SAM-BOU NA CARA DAS REGRAS,SUA CREIÇA <3 <3 <3

    E que lista maravilhosa. Só não me lembro se assisti 12 mile road? Sinto que perdi uma parte da minha vida. Tantas coisas maravilhosas que quero chorar. E de repente 30 nem pensei em colocar na lista porque não enxergo como filme de sessão da tarde? Acho que ficou fora do meu recorte temporal #velha

    Te amo muito, e espero que você saiba como você é genial <3

    ResponderExcluir
  13. Amiga do céu! Desses que tu listou, eu só conheço mesmo: Matilda, Dirty Dancing, De Repente 30 e 10 Coisas que eu Odeio em Você. Matilda eu não dou muita moralzinha, como disse no post da Analu. Dirty Dancing eu até curto, mas não é minha viiiibe......... De Repente 30 eu AMO de paixão, mas ainda me recuso a chamá-lo de "filme da Sessão da Tarde", porque, sei lá? Parece novo demais? Num sei? E 10 Coisas que eu Odeio em Você também tá na minha lista, um dos melhores da vida <3

    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. ALGUÉM COLOCOU UM CAMINHO PARA DOIS (discupa, foram muitas sessões da tarde pra lidar com com o título original) NUMA LISTA DE FILMES LEGAIS!!!
    A cena da vaca, os mixed feelings com relação a Roxanne e tudo aquilo e mias um pouco é tão sessão da tarde que eu nem sei, amo forte <3

    ResponderExcluir
  15. Nossa, ainda tenho medo da Anjelica Houston nesse filme até hoje. SÉRIO, até o Voldy tremeria na base se topasse com ela.
    Todos os seus clássicos, são clássicos (apesar de eu ter assistido os Goonies E Cocoon na sessão da tarde #idosa) pra mim também... Mas eu tava mesmo me perguntando onde foi para Ferris Bueller Day Off porque gente, esse filme <3 <3 <3

    Ai gente, quanta nostalgia esses posts. Too many feels <3

    beijo!

    ResponderExcluir
  16. AMOAMOAMO ELVIRA, AMO MATILDA, AMO DE REPENTE 30, AMO 10 COISAS QUE EU ODEIO EM VOCÊ. Ok, me acalmei. Revivi minha infância/adolescência nesse post. Só senti falta d'As patricinhas de Beverly Hills que também me marcou MUITO. Curtindo a vida adoidado tá no meu top 3 da vida <3 <3 <3.

    ResponderExcluir
  17. AAAAAAAAAAAH, a pessoa lê essa lista e fica com vontade de ver todos esses filmes hoje mesmo, socorro hahahaha Mas certamente reverei alguns no fim de semana porque: muito amor ♥

    ResponderExcluir
  18. Pronto, duas coisas são oficiais pra mim agora, 1) EU ESQUECI TANTO FILME IMPORTANTE NA MINHA VIDA QUE ESTOU DEPRIMIDA e 2) Tu é minha pessoa favorita, me abraça te amo forever.
    ÓBVIO que Convenção das Bruxas estaria aqui, porque óbvio. Não tem como não estar.
    Eu não esperava menos que 10 filmes da senhorita, por isso to amando, mesmo que tenha esfregado na minha cara todos os filmes que eu esqueci, que no caso são todos que tem na tua lista e que não tem na minha.
    Pfvr, vamos ver todos esses filmes nesse findi? Eu passo na tua casa com uma panela de pipoca, juro. <3 <3
    TE AMO.

    ResponderExcluir
  19. MAS ESSA LISTA é tão demais <3 que só tem um que não conheço.

    Matilda é incrível, ótimo. Um tempo atrás notei que tava passando muito na Disney (hahaha) e via todas as noites que passava. Convenção das Bruxas, Elvira e De repente 30 são ótimos também, já me deu vontade de rever tudo.

    Já fui bolando aqui uma lista mental de filmes que eu não canso de ver.

    :*

    ResponderExcluir
  20. meudeus que saudade da convenção das bruxas. acho que era meu filme favorito (depois de jurassic park obvious). minha noção de espaço-tempo da época tá bem zoada mas acho que foi o primeiro filmes que eu assisti e fiquei meio bolada achando que era filmezão de terror. só amor por esse filme ♥

    e nossa, preciso assistir 10 coisas que odeio em você porque né, nunca vi :~

    ResponderExcluir
  21. SI FU XI PÁ, CHULÉ CHEIROSO, etc. (sdds filmes da Xuxa e dos Trapalhões)
    Lembro de um filme deles que era A fonte da juventude, e o Didi colocava um band-aid gigante numa árvore cortada e falava que ela ia ficar biita (meu Deus, pq tô falando isso?)

    Mas um filme que marcou DEMAIS minhas Sessões da Tarde foi Meu pequeno ladrão. Lembra? Do macaquinho que roubava as coisa tudo, daí uma menina o adota e ensina que roubar é feio. <3 hahahah

    ResponderExcluir
  22. Pra essa ser a minha lista só faltou Abracadabra (aquele com a sarah jessica parker), Família Addams e Patricinhas de Beverly Hilllssss <3<3<3<3

    elvira, gente! saudades de ver esse filme ahhahaah

    ResponderExcluir