sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Velhas e loucas


Já acompanhei alguns casamentos de gente mais ou menos da minha idade, mas nunca de uma amiga. Amiga dessas que a gente divide colchão, travesseiro, empresta pijamas e pinta as unhas do pé numa sintonia compartilhada ao som do cd da Miley Cyrus. Amiga com quem a gente conversa sobre fanfics mentais, sobre o futuro e imagina como vai ser quando a gente tiver filhos, com quem a gente sonha junto com uma lage e uma piscina de mil litrões, pois somos suburbanas até na imaginação - até, claro, que o sonho muda e de repente temos cinquenta anos e estamos indo (de excursão) para a Croácia. Uma amiga, simples assim.

Essa pessoa tem um marido
Ano passado, graças ao Facebook, minha mãe recuperou o contato com os amigos da época da faculdade. Eles marcaram um churrasco e minha mãe pediu pra eu passar lá um pouquinho para conhecer as pessoas, e logo quando cheguei uma amiga da minha mãe me abraçou muito apertado e começou a chorar. Com lágrimas nos olhos, ela segurou meu rosto nas mãos, sorriu pra mim e disse: "Anna Vitória, eu não acredito que é você".

Na hora eu fiquei completamente sem reação, porque não sei muito bem qual o protocolo a ser seguido quando uma pessoa que você nunca viu na vida passa por uma catarse emocional por conta da sua presença, mas aos poucos fui pensando a respeito e entendendo qual foi a dela. Ela era eu daqui a alguns anos. Ou talvez nem tantos.

Eu nasci quando minha mãe ainda estava na faculdade, e fui na sua festa de formatura como um bebê de colo, vestindo um lindo vestido xadrez e um chapéu branco de baile. Minha mãe conta que eu passei a festa inteira de mão em mão, colo em colo, todo mundo queria ver de perto aquele fenômeno que era o bebê da colega de sala. Ainda que há vinte anos fosse bem mais comum engravidar aos 24, ela foi uma das primeiras da turma a ter filhos. 

Pensando sobre o casamento da minha amiga, consegui olhar esse encontro não com os olhos de filha-quase-adulta-meu-deus-quem-são-esses-loucos, mas sim com os olhos de quem estava diante da filha-quase-adulta-meu-deus-do-céu-olha-o-tamanho-dessa-menina da amiga de faculdade. Amiga dessas de matar aula pra ir tomar cerveja, fazer trilha no feriado, ir filar um almoço bom depois da aula. Amiga que chama sua mãe de tia e sua avó de vó, que compartilhava o pânico das primeiras experiências em sala de aula como professora, que ia no banheiro do bar conversar sobre homens, amiga pra falar de casamento e filhos como se fossem partes de um futuro muito, muito distante. Uma amiga, simples assim. 

É muito fácil entender o que ela sentiu porque recentemente sonhei (literalmente) que outra amiga estava dando a luz e acordei emocionada. Porque casar e ter filhos são sonhos que a gente sonha junto das nossas amigas também, e eles são compartilhados da mesma forma que se divide os grampos de cabelo, a água termal (folia da água termal!) e as garrafas de água na balada. Apesar de serem coisas tão adultas, que parecem reservadas a um futuro muito, muito distante em nossas mentes de eternas adolescentes (vide fanfics mentais), uma hora eles se tornam realidade - e aí as lágrimas do mundo não são mesmo suficientes pra dar conta da imensidão de tudo.

WHAT
(eu peguei o buquê!)
Uma coisa engraçada: se não fosse o casamento no meio, poderia ter sido só mais um dos nossos feriados. Teve folia no aeroporto, Taylor Swift no carro, pizza da Domino's e a gente sendo inconveniente em lugares públicos, pro completo horror de quem tem o azar de estar por perto. Teve praia e aquele momento em que o mundo parou quando não dava pra saber de quem era aquele braço, em qual ombro estava apoiada e quantas pernas tinham enroscadas nas minhas. Só a gente, o  mar quente do Nordeste, o sol que queimou as nossas costas e o dia mais lindo de todos. Uma senhora olhou de longe e chegou perto pra dizer que parecíamos uma escultura, um belo buquê de bundas ao sol. Os colchões na sala, os óculos perdidos, os colares, a fila pra tomar banho, as maquiagens no banheiro. E no meio de tudo, um casamento. O casamento! 

De repente passei na porta do banheiro e lá estava minha amiga, com sua roupa do civil (o vestido da discórdia!), com as tranças que eu já vi ela fazer tantas vezes, passando uma última camada de rímel antes de ir se casar. Foi a primeira vez que desmanchei: estava acontecendo. Depois veio o salão, o momento em que invadimos a suíte da noiva e conversamos dos nossos cabelos, das nossas maquiagens e da nossa fome como se fosse uma festa qualquer. "Amiga, você vai casar!" provavelmente foi a frase que eu mais repeti nos dias que passei com ela, a noiva (noiva!), em Fortaleza. Precisava me lembrar da imensidão daquilo frequentemente porque, ironicamente, aquilo estava parecendo natural demais. 

Ué, mas não é exatamente assim que deveria ser?


Minha amiga se casou. Lógico. Conhecendo ela e sabendo com quem, estranho seria se não se casasse. Se o mundo girou devagar e rápido ao mesmo  naquele dia, se fiquei tão feliz que a cada momento pensei que não seria possível caber mais felicidade em mim, se foi tudo tão incrível que mesmo vendo as fotos às vezes penso que foi mentira, é porque o amor é mesmo a coisa mais linda e louca que existe. Lembrar que ele é real e acontece na vida das pessoas, e que as melhores pessoas da sua vida encontram outras melhores pessoas por aí, pra unir os trapinhos, tudo numa vida só, me deixa novamente pensando em milagres. A cada mil lágrimas sai um milagre, e eu estive diante de um dos mais bonitos. Vivendo o meu (ou melhor, os meus), e vendo o da minha amiga acontecer. Os buquês, os votos, a risada na hora em que ela recitou o discurso que dias antes escrevemos e reescrevemos juntas, Dindi, os Beatles, a tia, o tio, vovó, MB, Taylor Swift, Beyoncé e a gente.

Na hora do brinde da noiva, com aquela bebida azul não identificada que me queimou inteira por dentro, gritamos: "A gente casou!". Porque casar, ter filhos e viver, tudo isso são sonhos que se sonha junto, e não podia ser mais feliz e grata por minha amiga ter dividido um pouco da sua realidade comigo, com a gente. Minha amiga largou tudo pra se casar num sábado, e como num dos nossos melhores sonhos, eu estava lá pra ver. Não é muito louco quando os sonhos se tornam realidade? Espero nunca me acostumar com isso, e peço desculpas antecipadas às nossas futuras crianças, que vão ter que aguentar muitas tias velhas e loucas chorando a cada vez que olharem pra cara linda de cada uma delas. Eu, pelo menos, já garanto a minha parte.

Brinde da noiva: "A gente casou!"
Brinde do noivo: "Eita porra!"



12 comentários:

  1. Amiga, casar uma amiga foi tão incrível que jamais superarei e já estou ansiosa para os demais casamentos que virão, que esse foi só o primeiro, JESUS! <3
    E eu não tenho a menor dúvida que seremos as tias chatas dos A Gentinhos, mas espero de coração que não precisemos nos emocionar e dizer coisas como "Helena, eu não acredito que é você" porque se Deus quiser eles vão crescer todos juntos e a gente vai assistir de perto.
    Ai, como amo A Gente. <3

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro vocês! Não conheço todas, mas sigo várias aqui pela blogosfera, pelo twitter, pelo insta, e até no face tenho algumas adicionadas. Dei like freneticamente em todas as fotos e tava achando tudo muito lindo (aquela sua foto com uma flor na cara, muié, que injustiça -- tá linda). Espero que vocês possam acompanhar vários casamentos, que vejam os filhos nascendo, que chorem segurando o bebê da outra no colo, que estejam na formatura uma da outra, e que continuem enchendo minhas timelines de amor e amizade -- porque tudo é tão errado quando dizem que mulheres não são amigas uma das outras. Porque vocês são, e são lindas. <3
    Pronto. Parei de rasgar seda. Mas só #verdades.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu já cansei de comentar o quanto admiro a amizade de vocês e o amor que vocês transmitem quando estão juntas. Coisa mais linda. <3
    O mais bonito da amizade é isso né, crescer junto, sonhar junto e REALIZAR junto.
    Que os anos sejam bondosos com vocês e que as crianças, escrevam textos como este, sobre as amigas da mãe e sobre as próprias e assim, os milagres se multiplicam.

    Beijos. ♥

    ResponderExcluir
  4. Gente, que coisa linda! Nem sempre comento por aqui, mas hoje não resisti. Nenhuma amiga minha se casou ainda e eu provavelmente serei uma das primeiras, mas espero que quando chegara hora, eu tenha amigas tão especiais como você pra compartilhar desse momento lindo. <3

    ResponderExcluir
  5. Eita, me desmanchei inteira aqui. Que coisa mais louca é o amor, de fato. O nosso amor é tão lindo que às vezes eu nem acredito na sorte que eu dei na vida de ter A Gente.
    A Gente casou! E vamos casar muitas outras vezes também. E vamos ter filhos! E vamos, com certeza ser tias babonas de todos os pequenos seres. Mas concordo com a Analu, nós vamos ver isso bem de perto, não vai ter catarse emocional, mas vai ser lindo igual <3

    Te amo muito, amiga! <3

    ResponderExcluir
  6. Gente, os posts sobre os momentos que vocês dividem são sempre os melhores posts, não me habituo. Porque acho bonito demais esse sentimento que vocês construíram e me parece tão puro, sabe? Um monte de pessoas maravilhosas que se encontraram e agora são um grupão de pessoas ainda mais maravilhosas porque uniram as suas maravilhosidades, ahahahaha. Eu acho muito inspirador, na verdade. E espero que vocês casem mais vezes, tenham muitos filhos e sejam sempre assim, tão felizes. :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Ai, amiga, obrigada por esse post. Se eu pudesse pedir alguma coisa nessa vida era que vocês postassem sobre o casamento assim, espaçadas, porque parece que tá tudo bem, aí a gente lê o post e chora tudo de novo, sofre tudo de novo, ri tudo de novo. Se eu, que fui a noiva (A NOIVA ERA EU!) até agora não tô acreditando que aconteceu, imagina vocês!

    Guardarei para sempre na memória você me salvando no dia do casamento civil porque o zíper não fechava (e porque eu tinha esquecido de colocar aquele detalhe no forro). Acho que casar juntas colocou a nossa amizade em todo um novo patamar, e sou tão feliz por isso. Vamos estar em todos os casamentos, e todos os nascimentos (gente, e o encontrão para conhecer os filhos? Socorroooo), e em todas as nossas futuras excursões por esse mundo.

    Te amo, te amo, te amo tanto!
    Beijo

    ResponderExcluir
  8. Meu coração não aguenta uma coisa dessas. Você disse que ia postar sobre o casamento e eu logo pensei que "nossa, vou chorar de novo". Porque né, acho que todo mundo dá uma choradinha quando lê sobre isso, ainda que não tenha estado lá fisicamente (porque é óbvio que eu estava de alma, bjs de luz). Às vezes eu paro e olho pro convite e fico pensando em como é insano ver uma amiga casar. É lindo, maravilhoso, mas insano porque são essas coisas que nos dão a percepção de que, cara, a gente tá crescendo mesmo. E somos adultos. E temos amigos que são adultos, tão adultos que estão casando, e estão saindo de casa, e estão indo morar fora, e que vão ter filhos eventualmente. É muito insano pensar tudo isso, mas que delícia é ser adulto nessas horas.

    te amo <3

    ResponderExcluir
  9. Ai que post lindo <3 Amo quando vocês postam sobre o casório porque me sinto envolvida em toda a atmosfera. Aliás, sdds Couth postando os vídeos, achei tudo tão lindo. SEM FALAR NA COBERTURA DIGNÍSSIMA QUE VOCÊS FIZERAM PRA QUEM NÃO FOI. OBG OBG OBG

    Espero de coração que esses sonhos da máfia crescendo juntas, compartilhando a vida e caminhando na croácia se tornem realidade. DE VERDADE. <3 Com vocês aprendi que não precisa estar perto pra estar junto, sabe? É real. Ainda bem. Porque se vocês não existissem, teria que inventar todinhas. HAHA

    <333333

    ResponderExcluir
  10. Acho tão bonito como você consegue fazer seus sentimentos passarem pra quem lê o texto!
    Como a Larie disse ali em cima, se vocês não existissem, teria que inventar todas, porque todo mundo tem uma fanfic na mente, né? hahaha

    Novembro Inconstante

    ResponderExcluir
  11. A amizade de vocês é tão linda que fazem meus sentimentos de amizades aflorarem. Suas lindas ;)

    ResponderExcluir
  12. Ai, meu coração. Que post lindo, Chiquinha, me levou diretinho de volta para aquele dia incrível, melhor que isso só uma máquina do tempo. Eu vou ser muito feliz e agradecida para todo o sempre por ter vocês na minha vida, e por ter podido participar desse momento mais incrível de todos os tempos que foi ver A Gente casar. Precisei até dar uma escapadinha pro banheiro para chorar.

    Eu amo A Gente de uma forma que me surpreende todos os dias, e nunca vou cansar de fazer essas declarações héteras que sempre me arrastam pra um vórtice de amor certíssimo do qual eu nunca quero sair.

    Te amo <3

    ResponderExcluir