domingo, 2 de agosto de 2015

Aquele em que eu (meio que) virei a Taylor Swift


Meses atrás, quando minha amiga Carol me disse que estava pensando em fazer uma festa à fantasia pro seu aniversário, eu já sabia. Veja bem, ela nem tinha certeza se ia dar uma festa, muito menos que ela seria à fantasia, mas antes da própria aniversariante colocar em prática os seus planos e começar a organizar os festejos, eu tinha certeza: eu iria me fantasiar de Taylor Swift. 

Não foi preciso nem dez minutos de reflexão para chegar a essa ideia porque ela já tinha vindo até mim na época do Halloween do ano passado. Veja bem, eu sou uma pessoa que gosta de festas à fantasia. Muito. De um tanto que chega a ser meio ridículo, já que nunca tenho oportunidade de ir em festas assim. Sei lá, não acontece. Isso, no entanto, não impede que eu tenha uma lista mental de fantasias que sonho em usar, assim como quem não quer nada, sabe? Posso ou não ter até pasta de referências no meu computador. Eu sei, sou ridícula. Desculpa. 


Mas por que a Taylor Swift?, se pergunta o leitor desavisado. Por que não a Taylor Swift??, responde a blogueira estupefata. Não passo um dia sequer sem ouvir "Out of The Woods" girando pela casa, e sou incapaz de andar dois quarteirões na rua sem procurar "Sparks Fly" na minha biblioteca musical pra me acompanhar. Me refiro ao Speak Now como "drogas pesadas" as quais recorro quando não tenho mais forças pra seguir em frente, e não importa quantas vezes eu já tenha escutado "Enchanted" ou "All Too Well", sempre preciso parar a minha vida pra ouvir de novo, e sentir, e sofrer, e fazer uma performance, e ser quebrada como uma promessa. Esse é meu nível de comprometimento com a vida & obra da Taylor Swift - e eu nem vou começar a falar sobre como eu acho maravilhoso dissecar a sua vida e correr atrás de subtextos por trás das músicas, das fotos e até mesmo das roupas que ela usa.

Aliás, o closet da Taylor Swift é uma análise semiótica esperando pra acontecer. Esse, aliás, foi um dos motivos que me levaram a querer me fantasiar como ela. Acho incrível o empenho de reformular todo o seu estilo em eras que se casam perfeitamente com o disco mais recente e a tudo que ele evoca. Se ela claramente usa a própria vida como matéria-prima pro seu trabalho, isso se traduz até nas roupas que usa. Além disso, acho muito mais legal produzir minhas próprias fantasias ao invés de optar por alugar uma coisa que trezentas pessoas já usaram antes.

Apagando umas fotos do meu celular percebi tinha TANTO material que juntei para montar essa fantasia que achei que seria legal compartilhar minhas referências aqui, até porque o Halloween já está chegando de novo e Taylor Swift + fantasia talvez seja a união entre dois dos meus tópicos favoritos de todos os tempos.

Poderia falar sobre isso por horas, mas juro que não vou gastar muitas linhas. 

A Era 


Embora no início estivesse tentada a reviver a era Red, com seus vestidos românticos, as listras, e os detalhes vermelhos em absolutamente tudo, o mergulho em 1989 foi uma certeza que veio tão rápida quanto a própria ideia da fantasia. Além de combinar mais comigo, acho a estética um reforço positivo nessa fase que estamos de enfrentar nossos monstros até descobrir que eles não passavam de árvores e todas aquelas palavras de inspiração incríveis que ela deixou no Foreword do álbum para que possamos repetir em nossos cultos pagãos. 

Além de tudo, eu queria muito usar uma blusa de barriga de fora e precisava de um empurrãozinho.

Os pilares de estilo de Taylor em 1989

- Barriga de fora












































Nos últimos anos nossa amiga Taylor conseguiu se firmar como a representante oficial do buchinho de fora. Acho lindo de morrer: uma coisa meio sexy sem ser vulgar, complicada e perfeitinha, sassy e classy, a cara dela. Seja com calça, shortinho, saia longa, saia curta, saia rodada, saia lápis, lá está Taylor Alison Swift com seus três dedinhos de barriga pra fora da roupa. Será que algum dia veremos o umbigo dela? Seria Taylor Swift o Kyle XY da vida real? O que diabos essa mulher esconde na barriga? São questões - talvez seu próximo álbum responda algumas.

O importante é que eu sabia que independentemente do que fosse usar, os três dedinhos de bucho estariam pra fora. Seria o début perfeito do meu midriff, há 21 anos e meio escondido por pudores infundados e razoável insegurança. Mas se Taylor é a pessoa que disse que nunca cortaria o cabelo, nunca se mudaria pra Nova York e nunca encontraria felicidade num mundo em que não estivesse apaixonada, eu seria a pessoa de barriga de fora no inverno.

- Salto alto


Late mais alto que daqui eu não te escuto

Já que estava numas de quebrar paradigmas, resolvi também que usaria salto. Se tem uma coisa que eu admiro em Taylorene é sua total falta de pudores de sair por aí de saltão mesmo com seus 1,78m de altura. O namorado de 1,96m e as amigas modelas ajudam, né? Também sou um bocado alta e confesso que não me sinto muito confortável com isso. Não é como se fosse uma questão, mas não vejo necessidade de ficar ainda mais alta, sem falar no desconforto. Mas a ocasião pedia, eu tinha comprado recentemente as sandálias mais lindas e brilhantes do mundo, e no fundo sabia que qualquer fantasia de Taylor Swift sem salto seria meio que eu vestida de mim mesma - só que de barriga de fora.

- Conjuntinhos

Acho chique, acho fofo, gosto assim. Não tem nada a ver comigo - nem os meus pijamas eu uso combinando - mas a por uma noite seria divertido sair do óbvio ao buscar justamente o óbvio.

















A busca 

Não queria alugar roupa, nem mandar fazer e ainda queria gastar pouco dinheiro (talvez uma massagem nas costas também). Pensando nisso, fui bater perna nas lojas de departamento. Fui direto na C&A pois pensei que a coleção da Kim Kardashian - que na época estava nas lojas - me daria muitas opções de cropped e talvez até de conjuntinhos. No entanto não encontrei nada realmente interessante ou que caísse bem em mim, mas tive a sorte de no mesmo dia achar um conjunto de saia e blusa de tweed. Saia alta, e blusa quase curta. Um amor.

O único problema é que eu nunca me dou bem com o corte das roupas da C&A. Sempre tenho a maior dificuldade de achar um tamanho que realmente me sirva, sem ficar apertado, ou muito largo, ou sobrando e aqui faltando acolá. Um caos. Foi por isso que não consegui comprar o conjunto: a saia e a blusa tinham que ser de tamanhos diferentes, e com isso a blusa ficaria muito comprida. De Taylor Swift meiga & abusada eu passaria, no máximo, por gerente de alguma coisa ou modelo do catálogo da Yéssica City. Não, né?










































O bom de ter uma enciclopédia mental de looks da Taylor Swift é isso: um imprevisto acontece e logo você se lembra de outra coisa super parecida que ela usou e dá um jeito. O corte da saia de tweed era idêntico a esse, de modos que bastou correr atrás de um top preto - coisa que não foi difícil - pra conseguir um look 98% igual ao dela. Ninguém ia reparar nisso além de mim, mas ser fã é padecer no paraíso das obsessões irrelevantes.

Cabelo e maquiagem

Meus amigos me convenceram que eu tinha que usar uma peruca. Eu realmente não queria, principalmente depois que a Taylor apareceu ruiva no clipe de Bad Blood, mas são esses sacrifícios que a gente faz em nome de uma festa temática. Meu problema nem era com a peruca em si, mas com a dificuldade de encontrar algo que fosse realista e acessível. Não estava disposta a alugar uma peruca de verdade, com cabelo natural - pelo preço que cobram, era mais fácil comprar a Taylor Swift e levá-la pra se apresentar na festa. Também não queria nada escrachado, loiro platinado, ou então com um corte muito diferente. A sorte foi que na primeira loja de fantasias que entrei, dei de cara depois de ter feito a mulher revirar o acervo com um modelo loiro não tão claro, de franjinha, e também não tão curto. Foi tipo meant to be.

boo


Usar peruca foi... interessante. Não sabia fazer aquela touca de colocar por baixo, não tive tempo de pesquisar a melhor forma de lidar com isso e me virei como pude, mas o arranjo não aguentou nem uma música antes de começar a sair do lugar. Foda-se, né? Minha entrada triunfal (risos) já tinha sido feita e depois do parabéns ninguém é de ninguém. Às vezes acho que fiquei com mais cara de Debbie Harry pobre do que de Taylor Swift, mas não acho que isso seja necessariamente ruim.

Para a maquiagem, resolvi copiar a de Blank Space. Quando tenho tempo faço prova de maquiagem pra ver se funciona, mas dessa vez não tive tempo nem de pensar em qual look faria. O look clássico de Taytay é o combo delineador e batom vermelho, que é basicamente o que eu uso sempre que saio de casa. Assim, minha segunda opção foi ver qual maquiagem dela tinha mais tutoriais no Youtube. Só adaptei de leve porque não gosto de olho muito carregado e nem de sombra preta, e acho que foi sucesso.


Pra finalizar, a única coisa que faltava era um acessório que dessa a dica de quem eu era. Não que eu tivesse alguma esperança de não passar a noite respondendo isso pras pessoas, mas precisava ler algo que me ajudasse nessa função. A ideia de materializar a long list of ex-lovers de Taylorene veio antes mesmo da fantasia: aliás, pensando numa placa gigante com a lista que eu tive a ideia pra fantasia.

Como tudo na minha vida, a festa aconteceu numa semana que eu estava atolada de compromissos, e não tive tempo de jeito nenhum de colocar meus dons artísticos (risos) em prática para tornar a lista realidade. Já tinha aceitado a derrota quando, no carro à caminho do aniversário, Matheus me entregou esse presente:


Ele pesquisou e fez direitinho, e não esqueceu nem do Conor Kennedy desaplaudido, e nem do detalhe de coração ao lado do nome do Harry Styles. Não é um amor? E foi assim que, munida de peruca, saltão, barriga (quase) de fora, minha lista de ex-namorados e a melhor gangue de amigos, eu fui a Taylor Swift por uma noite - que não tocou Taylor Swift em momento algum (!), mas não se pode ter tudo.

> Como blogueira de modas, sou uma excelente blogueira de aleatoriedades desimportantes. Peço perdão pelo vacilo das imagens zoadas: não tive tempo de ficar fazendo mil fotos legais e na hora nem estava pensando em fazer um post com elas;
>> Estou morrendo de vergonha de colocar essas fotos minhas aqui. Não me zoem muito;
>>> Todo um novo respeito pelas blogueiras de modas: mais de 15 dias com esse post no rascunho, tudo preguiça do trabalhão de editar as imagens, isso porque as minhas edições são as mais porcas do mundo;
>>>> Continuo alimentando o board de inspirações swiftísticas que criei lá no Pinterest antes da festa, interessadas favor dirigir-se a esse link.
>>>>> Obrigada pelos comentários no último post! Fiquei tão feliz de ver tantas pessoas aderindo ao BEDA ou topando me acompanhar nisso. Não vamos quebrar a corrente de amor, ontem me senti muito abraçada pela internet e estou tentando retribuir isso respondendo todos os comentários. Vai dar certo!

13 comentários:

  1. Amiga, QUE POST SENSACIONAL, plmdd você é muito maravilhosa. Pensei aqui e acho que A Gente precisa conseguir fazer uma festa em homenagem à TayTay e aí podemos ser TODAS Taytay, já pensou?
    E: curiosamente você nunca comentou comigo esse detalhe de quem foi o autor da lista de ex namorados e você já sabe bem o que penso do assunto.

    Te amo <3

    ResponderExcluir
  2. Quando eu vi no instagram que você tinha se fantasiado de Taylor, eu quis muito que esse post acontecesse. Achei a fantasia tão você que precisava de detalhes sobre a ideia e sobre a execução. AHAHAHAHAH

    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Eu sei que somos amigas para a vida inteira, porque tenho planejado umas DUZENTAS fantasias na minha pasta mental. Tem umas que infelizmente passaram da moda (rainha branca da época de Alice, afff, como queria ter usado!), e nunca aprece uma festa a fantasia, gente, cruzes.

    Precisamos fazer uma festa a fantasia da Máfia um dia.

    (claro que eu tenho uma pasta no meu computador com looks da Taylor Swift, porque os limites não existem)

    Te amo!

    ResponderExcluir
  4. Oi!
    Muito criativa e bem executada sua ideia de ir fantasiada de Taylor!
    Fiquei muito tempo olhando o mural no Pinterest que você fez, cara, ela tem muito estilo. Eu gostava mais da época de Red, mas 1989 tem me conquistado também.
    Eu também adoro festas a fantasia e já fui em duas, com a minha família pois eram festas de amigos da minha mãe. A última a gente foi de Star Trek, foi muito divertido.
    Esses dias eu acrescentei mais uma fantasia a minha lista de possibilidades em futuras festas, eu iria de Agente Carter, não sei se você já viu a série, mas é muito boa. Mas eu ia ter que ficar explicando quem ela é porque não é tão popular (infelizmente!).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  5. Sempre tive vontade de ir a festa a fantasia! Dá um gostinho de infância que nem sei. Depois de grande tive duas oportunidades: uma fui de bruxa e na outra de Alice, vê quão criativa sou?!

    Adorei você de Taytay! Acompanhei no insta e tudo!

    Aliás, comecei a ouvi-la graças a você e a Analu!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. NUNCA sei o que vestir em festa à fantasia, na próxima (?) vou pedir sua assessoria. Você ficou uma Taylor tão maravilhosa quanto a original, amiga. Rasgo seda sem pudor, então digo logo que você é genial e foda-se o mundo.

    Amei o post, amei o dissecamento dos elementos do estilo taylorístico de 1989, e principalmente amo você <3

    E sobrevivemos ao dia 2, uhul.

    ResponderExcluir
  7. Que moliér, minha gente. Que Taylor incrível tu se tornou. Eu, como Pássara, nunca sei o que fazer em festas a fantasia e acabo vestindo algo simples, tipo Joey-vestido-de-Chandler. Já tenho uma festa a fantasia para ir e talvez, só talvez, eu vá de Kim Kardashian. Aguardemos. Hahahah
    Beijos, te amo obvio aff <3

    ResponderExcluir
  8. Amiga, se você for ridícula, sinto em te dizer que eu sou também e muito. Adoro ficar imaginando fantasias e minha maior sorte foi ter entrado num curso que dá uma festa à fantasia todo santo semestre, então sempre posso colocar alguma coisa em prática. Do contrário, acho que nunca ia colocar metade das minhas ideias em prática e aff, são tantas. Por favor vida, me abençoe com muitas festas desse tipo.
    Desnecessário dizer que você ficou absolutamente maravilhosa de Taytay, mas vou dizer mesmo assim porque é verdade: você ficou maravilhosa de Taytay.

    te amo! <3

    ResponderExcluir
  9. Anna achei o ápice da divisse(?) e ousadia essa sua fantasia e acho que você ficou fantástica nela! Eu admito que dei risada dessa sua última foto, não porque ela estava zoada nem nada, mas porque achei GENIAL a long list of star ex-lovers (que parece MESMO starbucks lovers) e gostei muito das imagens, não fique se martirizando over tiny details!

    Não sou a maior fã de festas a fantasia, mas que elas sempre são divertidas isso são mesmo!

    Beijo!

    ResponderExcluir
  10. Amiga do céu, quanta dedicação pra um post tão maravilhoso! Eu nunca tinha parado pra perceber com tantos detalhes, mas, de fato, a Taylor muda de ~estilo~ a cada CD. Eu tô curtindo a vibe do 1989, apesar de achar alguns dos conjuntinhos meio over (pra ser sincera, dos que cê botou aqui, eu só usaria o primeiro, preto com branco). Amo de paixão os croppeds, inclusive preciso comprar novos. É muito libertador!

    Mas cê ficou INCRÍVEL de Taylorine!!! E eu adorei muito a ideia de levar a plaquinha com os ex-lovers. Cê arrasou! Talvez eu copie (#copycat que sou) em algum futuro próximo.

    Te amo!

    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Quando vi a foto pelo Insta, pensei: ah! se viesse um post no blog falando dessa foto!! Ficou muito show!!!!

    ResponderExcluir
  12. Ana que post maravilhoso, adoro esse vício na Taylor, eita mulher maravilhosa. Adorei o look da festa, e a plaquinha dos ex-boys seu batom é maravilhosoo!!!!
    Bjs!!

    ResponderExcluir