sexta-feira, 27 de março de 2009

Meu anti-rítmo* acadêmico.

É de se esperar que a maioria dos estudantes (excluindo os vestibulandos dessa lista, por motivos óbvios), em dias normais, estude diariamente um tanto pequeno, faça apenas o que lhe é imposto e fica por aí. Chegada a abençoada época de provas, todo mundo acelera as turbinas, passa a estudar mais, pegar firme, ir aos plantões e na temida semana de provas, estudar loucamente até morrer, numa jornada de praticamente 28hrs por dia.

E aí que essa pessoa que vos fala não consegue ser assim. Em dias normais eu estudo muito, faço o esquema que todos os professores recomendam de aula dada = aula estudada, faço mil resumos, exercícios, vou aos plantões e tudo mais. Uma aluna exemplar (não). Só que chega na época de provas, não sei o que acontece comigo, mas eu não consigo estudar e pegar firme, esteja eu totalmente por dentro ou por fora do assunto que vai ser cobrado. Por incrença que parível, têm matérias que eu não consigo estudar de jeito nenhum, nem na semana de provas, nem fora dela. Normalmente, isso acontece com História, Biologia, Química e Português/Literatura.

Na verdade, essas são minhas matérias preferidas, e acho que isso acontece porque eu fico muito concentrada na aula, anoto tudo que o professor fala. São meus cadernos mais cheios de coisas, mais do que os das matérias que eu faço resumos quase semanais sobre os assuntos que estão sendo dados. Aí, quando eu resolvo estudar, leio aquela apostila e me dá a estranha impressão de que eu não sei bulhufas do que está escrito, eu não consigo gravar também, e pior: parece que a medida que eu vou lendo, eu vou esquecendo de tudo, e eu esqueço mesmo! Isso dá um desespero que vocês não calculam. Mas, se eu resolvo falar sobre o que eu sei, ou então escrever, parece que tudo flui, eu não sei de onde elas saem, mas todas as palavras vão se ordenando, as características das sociedas antigas, as ligações químicas, os adjuntos adverbiais e as organelas celulares. É muito bizarro, imaginem vocês lendo sobre uma coisa e um chumaço de algodão surgir na mente, e aí quando vocês resolvem escrever/falar sobre as coisas vão acontecendo como mágica!

Isso é científicamente comprovado por mim (oi) que notei que nessas matérias, minhas melhores notas vieram de quando eu não mexi nos cadernos, nem com antecedência, nem na véspera. Quer dizer, eu tenho o costume de no caminho pra escola, dar uma lida bem marromeno só pra decorar as coisas muito específicas. Fora isso, eu seguro na mão de Deus e vou. (?) E por falar nisso, estou em semana de provas. Fiz prova quinta, hoje e farei amanhã, singelas 4 por dia. Mas eu juro que ainda prefiro ficar um dia inteiro na escola e fazer as 16 provas de uma vez para: 1) Acabar logo com esse tormento; 2) Não fazer prova no sábado, isso é muito desumano.

E o atraso para postar é devido as provas sim, tenho estudado feito louca, uma vez que se tratando de Física e Geometria, a matéria não sai de mim assim como um vômito de estrelas, como diz nossa saudosa Clarice.

* Essa reforma ortográfica me fez desaprender a escrever, beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário