quinta-feira, 15 de julho de 2010

Manifesto contra os atendentes de locadora

Como assídua frequentadora de vídeo-locadoras e defensora da opinião de que, mesmo em Uberlândia onde os acervos são bem limitados, as locadoras são os lugares mais divertidos do mundo, devo dizer que se tem uma coisa que me desanima de pisar nesses lugares são seus atendentes. Fico pensando o que seria de um sacolão caso os vendedores não soubessem orientar os clientes a escolherem, sei lá, maracujás. E que desastre se daria caso um vendedor de carros não soubesse nada de carros, motores e toda essa coisa. Para trabalhar em qualquer lugar que seja, é preciso que se saiba, minimamente, um pouco do que se trata aquilo que é vendido no lugar. Não é?

Então por que diabos os donos de locadora uberlandenses insistem em contratar amebas para trabalhar em seus estabelecimentos?

Existem 3 tipos diferentes de atendente: as múmias, os burros, e os incovenientes.

As múmias:

São o tipo que não se mexem para absolutamente nada. Ficam sentados atrás do balcão ora lixando as unhas, ora prestando atenção no filme que está passando na televisão do local, ora conversando no telefone, tudo isso ainda que você esteja parado em frente a eles pedindo pelo amor de Deus para que seja atendido e possa sair dali de uma vez. Esses, na verdade, são os que menos incomodam, afinal eles não fazem nada, mas entre um atendente que ao invés de ajudar, atrapalha, nada melhor que um que não faça nada, ainda que você tenha que esperar a linda terminar de fofocar algo sobre o filho da gerente com uma funcionária da outra loja, por telefone. E mais, ele não vai achar estranho o fato de você passar mais de meia hora lá dentro tentando escolher algum dvd, e nem prestar atenção caso você resolva sentar-se no chão para conseguir olhar os títulos da prateleira de baixo.

Os burros:

Era a primeira vez que eu ia naquela locadora, que abrira bem perto de casa. Depois de uma olhada geral, resolvi arriscar a sorte, afinal esperança é a última que morre:
- Oi, por favor, vocês tem alguma coisa do Hitchcock?
- O quê? - me olha com cara de interrogação
- Algum filme do Hitchcock, você poderia consultar no sistema, por favor?
- ... Como é que escreve isso?
- H-i-t-c-h-c-o-c-k
- Não, não, não tem esse filme aqui não.
Esse filme. Filme. Não acho que só por trabalhar numa locadora a pessoa deve ter um vasto conhecimento de cinema, mas me dar esse furo de não saber quem foi Hitchcock, ou seja, o cara que revolucionou o gênero do suspense, é o fim da picada. Quer dizer, fim da picada é o fato de que nenhuma locadora daqui possui um acervo básico de filmes dele. Achei só "Intriga Internacional" e com muito, muito custo.

Os inconvenientes:

Existem vários tipos de inconvenientes, cada um mais irritante que o outro:

Tem aqueles que mesmo depois de eu enfatizar que não, obrigada, não preciso de ajuda nem sugestões, ficam andando atrás de mim feito uma sombra em 3D, se segurando para não dizer palavra até que não aguentam e puxam um trunfo de dentro da manga:
- Tô vendo que você tá indecisa, olha, esse filme chegou essa semana, é ótimo, sua cara.
E me entrega a caixinha de Lua Nova. Lua Nova.
- Não, obrigada, não curto muito.
- Mas você já assistiu? Porque é bom de verdade, nossa, eu vi umas 3 vezes já com a minha namorada e ela pirou. É aquele dos vampiros, sabe, muito louco...

Também temos aqueles que acham que existe uma única seção somente na locadora: a dos super lançamentos. Eu raramente procuro a seção dos lançamentos, porque além da locação ser mais cara, e a devolução ficar pro dia seguinte, os títulos não são nem um pouco atraentes, e se resumem aos blockbusters da semana. Entro e vou correndo pras minhas prateleiras empoeiradas de filmes antigos e sou muito feliz até que um estagiário vem e me diz:
- O que você tá fazendo aí? Só tem filme velho! Os que chegaram há pouco tempo estão pra cá ó, vem cá ver...
- Não, obrigada, quero esses aqui mesmo.
- Mas aí só tem filme velho, nem deve rodar direito mais, kkkkk, deve ter filme aí que quando foi lançado você nem era nascida!
Sem comentários.

E aqueles que não tem a menor noção das coisas que recomendam. Uma vez estava lá eu zanzando pelas prateleiras quando escuto um cara chegar pro atendente e dizer:
- Então tava procurando um filme pra assistir com a minha namorada.
- Nossa, leva esse aqui, muito loco véi...
E entrega algum filme de ação com o
Jason Statham e carros explodindo na capa. Tato, não trabalhamos.

E, por fim, aqueles que recomendam "Austrália". Não vou dizer que é um dos piores filmes que eu já vi na vida, mas com certeza foi um dos mais traumáticos. Quase 3h de Hugh Jackman brucutu garanhão lutando contra nativos do outback ao lado de uma Nicole Kidman de nariz bizarro defendendo umas criancinhas. E toda vez que entro na locadora, quando não me recomendam alguma coisa da saga Crepúsculo, pode ter certeza que vão me vir com Austrália. Sempre. Dizem que é ótimo, mistura romance com ação, e que o final é maravilhoso. Alguns até me confidenciam que choraram. Sorriso amarelo pra eles.

Minha experiência com todos essa biodiversidade é gigantesca, é como se eu tivesse um imã para atendente sem noção. Na loja podem ter cinco pessoas prontas pra atender que, quando eu entro, é logo aquele "em treinamento" com cara de aficcionado pelo Steven Segal que vem tentar me enfiar "Austrália" goela abaixo. Sonho com uma atendente igual a da locadora que meus tios frequentam, em São Paulo. Ela é uma das pessoas mais bacanas, que conhece de um tudo, sabe de todos os filmes, onde eles estão, e sempre tem umas dicas bacanas. Mas de toda a experiência que vim adquirindo ao longo desses anos, acho que está mais fácil sonhar com o dia que as locadoras finalmente poderão existir com o sistema de auto-atendimento. Cada um por si. Só alegria.

A única coisa que me faz crer que essa categoria não está de todo perdida é um cara que sendo funcionário de vídeo-locadora por muito tempo, assistiu ao máximo de filmes que pode, dos clássicos aos filmes B de kung-fu, e depois canalizou toda essa experiência aliada a uma enorme coragem e fala de juízo para virar um dos cineastas mais bacanas da atualidade:

All hail Tarantino!

23 comentários:

  1. Eu adoooro locadoras, e o bom da que eu vou é que pode alugar um monte e ainda ganha outros de graça e entrega só três dias depois. E eu também sempre alugo os mais antigos porque são mais baratos haha.
    Quanto os atendentes concordo plenamente, aqui também é assim. Na locadora que eu vou agora a menina não sabe de nada. Na outra de onde eu morava o cara sabia tuuuuudo, qualquer filme que eu pegava e queria saber se é bom ele já tinha visto.
    Depois que eu li você falando de Austrália, eu aluguei ontem haha, mas não vi ainda, porque vi várias pessoas falando que era bom.
    Depois eu digo o que achei :]
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Primeira a comentar? meudeuss, que emoção! (:

    Se serve de consolo, aqui em São Joaquim também é assim... Mas a maioria dos atendentes são do tipo múmia, rs. E ainda não tive tempo de conhecer as locadoras de São Carlos!

    Eu tinha dois professores no ensino médio que eram irmãos. Um dava aulas de matemática e o outro de geografia. E eles tinham uma locadora! Ir lá quando eles estavam eram uma diversão, porque eles entendiam de tudo e sempre sabiam o que eu queria. Pena que a locadora era em outra cidade e viajar 30min pra alugar um filme ME parece muito, rs... :)

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Nossa, nem me fala. Nas férias de julho de 2009 eu estava no interior do ES, onde vou sempre, pq é onde mora minha avó, primas, etcs. Fomos na locadora, e eu tinha falado pras minhas primas da história da noviça rebelde, que eu amo, inclusive, tenho o dvd, hehe. Enfim, não tinha levado o dvd pra lá pq n ia adivinhar q elas nunca tinham assistido. Saí feliz da vida pra locadora. Virei pra atendente: Ei, eu queria a lugar a noviça rebelde! Ai a moça: Não tem não.. Eu nunca ouvi falar. Ai eu: MEQUIÉ? É UM CLÁSSICO! Ela: Aé? Nunca ouvi falar.
    Quase matei.
    Como assim NUNCA OUVI FALAR em noviça rebelde?
    Deus o livre, o raça.
    Bjos Anna

    ResponderExcluir
  4. Ah, aqui é do mesmo jeito. Eles ficam andando pela locadora inteira repondo os filmes e falando baboseiras. Tenso.

    ResponderExcluir
  5. Bom, eu não tenho do que reclamar. Tenho amigos trabalhando em locadoras, e por incrivel que pareça eles correspondem as minhas expectativas UAHAUAHAUAHAU . E Anna, não morra não, o que será de nós sem o SO.C ? Beijos ! :*

    ResponderExcluir
  6. Anna
    vou te confessar um segredo em off, faz tempo que não vou em locadoras, quando quero ver um filme muito antigo recorro infelismente a minha conexão e aos torrents hehe...pq é como vc diz, não muito acervo de filmes antigos poxâ, ainda encontro na net, tipo tinha que fazer um trabalho, estava desesperadamente procurando um documentario: MAIO DE 68 cara não achei de jeito nenhum o que fiz? baixei da net. Então é isso quando não vou ao cinema baixo da net e os infantis pra Lara esses eu vou a locadora ai levo ela e ninguém se mete sabe ela que manda, quando alguém se aproxima digo logo: não é nada pra mim só pra ela..hehhe!
    beijo grande

    ResponderExcluir
  7. Entendo perfeitamente, Anna! Nossa, já passei de td um pouco do que vc citou neste post. De atendente mosca morta a atendente pé-no-saco que fica perseguindo a gente pelas prateleiras. E sabe, aqui na minha cidade, minúscula por sinal, tb quase nunca encontro nada. Vc acha pq eu até hj não tinha conseguido assistir nada da Audrey Hepburn? Nunca achei nada dela em locadora alguma, aliás, a coisa mais dificil de achar aqui são filmes mais velhos, antes de 1980 não se acha mais nada.

    Mas pelo menos vc já sabe, se um dia resolver ter seu próprio negócio, abra uma locadora. Com seus conhecimentos, fará sucesso!

    Bjoos

    ResponderExcluir
  8. Ai, Anna! Vc sempre me faz rir com seus posts. Adorei!!! Fiquei imaginando as cenas. Faz muuuuito tempo mesmo que eu não vou a locadora. Deveria ter vergonha de falar, mas compro os dvds piradas mesmo...aliás compro sempre no mesmo lugar, sou super bem atendida! Mas sei o que vc passa viu?! Fiquei imaginando tudo que citou, rs.

    ResponderExcluir
  9. uahuaahuahua atendente que fica correndo atrás de vc é péééssimo. mas eu acho q vc atrai. eu quase nunca encontro essas coisas.
    mas eu quase nunca peço filme mto antigo (é mais facil eu pedir filme de época ;P orgulho e preconceito me denuncia ^^')

    bjuxx flor!

    ResponderExcluir
  10. shaushuahsua são todos horriveis mesmo, ja passei pelas mesmas coisas shaushuahsua! só você pra me fazer ler um texto desse tamanho com dor de cabeça. Adoro seus textos *-* bjs

    ResponderExcluir
  11. oh you have a very long psot here..im so happy to see because it can be numerous blogger who can read this long..

    ResponderExcluir
  12. Faz tipo, um milhão de anos que umas pessoas da minha família insistem que eu TENHO que assistir Austrália. ¬¬
    Ainda bem que você falou do filme aqui, agora não assisto mas nem em caso de extrema necessidade.
    Eu não vou nem comentar nos tipos de atendentes das locadoras daqui, dá vergonha. haha

    Beijo,Anninha ^^

    ResponderExcluir
  13. Bom em Belém não tem mais locadoras. Fato. A única sobrevivente ainda é a Fox que fica lonjão daqui de casa mas...sério morri com o cara que não sabia quem era Hitchcok. Como assim???? ahuahauhauahuah Imaginei tua cara ouvindo uma blasfêmia dessas. ahauha
    beijos!

    ResponderExcluir
  14. fazem alguns anos que eu parei de frequentar locadoras, mas eu lembro que era exatamente assim. o segundo tipo que você citou era o mais frequente e me irritava sobrenaturalmente. mas eu gostava das locadoras de bairro, pequenas e aconchegantes, com acervos até bem satisfatórios de vhs e atendentes que me conheciam pelo nome e sabiam que eu ia ficar uma hora ou mais lá escolhendo o filme.

    mas acabei largando isso tudo. era divertidíssimo, claro, mas não deve ter um filme em alguma prateleira de "clássicos" jundiaiense que eu não tenha visto, enquanto o mundo do torrent é absolutamente vasto e insuperável!

    ResponderExcluir
  15. HAHAHAHAHAHAHAHA!!!!!!
    Eu fiquei com vergonha quando li a parte do Hitchcock. Ai, Deus...
    Aqui nas locadoras de bairro também sofro, porque tenho um gosto mais alternativo e toda vez que vou procurar um filme a atendente franze a testa e diz que não tem este filme. O último foi A vida secreta das abelhas.... ah, e Orgulho e Preconceito, rodei três locadoras pra encontrá-lo.
    Todos os atendentes deviam ser como os da Livraria Cultura. Eu me casaria com qualquer um deles (homens)... (hahahaha).
    beijos!

    ResponderExcluir
  16. É por isso que passei a baixar filmes. Aqui em Brasília eu já vi um negócio chamado Cinebank, mas parece que não surtiu efeito. Era uma espécie de caixa eletrônico grandão, que armazenava DVDs! Era ótimo, você ficava olhando o catálogo em paz, ou buscava um título/gênero diretamente. A máquina funcionava com um cartão, tipo cartão de crédito. E era barato, mais barato que os 6 reais por 24 horas que as locadoras aqui da capital federal costumam cobrar. E o melhor: era só você e a máquina. Sem atendentes.

    Meu problema nas locadoras tradicionais é a falta do "self-service". Por que as pessoas não buscam os títulos no sistema? Podiam deixar um computador à disposição. Você vai pedir pro atendente, aí ele não sabe digitar (nem escrever, então você tem que soletrar). Já passei por situações assim, fico de saco cheio e acabo não levando nada.
    Eu acrescentaria mais um tipo de atendente na sua lista: o neurótico. Acha que toda pessoa que entra na loja vai roubar alguma coisa, mesmo que a locadora funcione naquele esquema de só deixar a caixinha na prataleira. Aí o atendente fica com olhos em você, atento a onde suas mãos passam, ugh!
    Aqui em Brasília eu encontrei uma locadora ótima, mas o preço não me deixa ser cliente assídua. Uma pena. =/

    Beijinhos, bom domingo! ;D

    ResponderExcluir
  17. Concordo com você. Eles tem a obrigação de saber um mínimo. Não precisa ser especializado em cinema, mas não saber quem foi Hitchcock pode ser considerado um crime. :p
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  18. Seguinte,esse post é velho mas como tava fuçando o google e vi seu post resolvi le e comenta


    Meu nome é Andressa,sou atendente da locadora Video 1 de curitiba,uma das locadoras mais antigas ainda em funcionamento no Brasil,só não é tão boa pq perde pra cartoon,enfim,nao to aqui pra fazer propaganda de locadora.

    Não vou defende os atendentes,existem sim esses tais que não fazem absoluto esforço pra tenta não deixar pior a situação que se encontram,mas filha,eu afirmo,não são todos.E não acontece isso só em locadoras.

    Voces ja tentaram se colocar no lugar de um atendente,de quaisquer coisa,loja,mercado,banco,farmacia?
    Ja pararam pra pensar que no sabado domingo ou feriado que voces tao la precisando dos serviços da pessoa,ela ta ali pra te atende,as vezes até altas horas da noite?
    Ja imaginaram o tanto de gente diferente que vai nesses lugares?Como na locadora,q vai desde a paty linda e a garota cult gordinha ou o empresario rico ou a baba e seus patroezinhos?E o temperamento de tais pessoas?
    Ja pensaram como seria insuportavel,voce mesmo sabendo que voce sabe que pode acontecer,voce ta ali,disposta a atende,trata bem,ser atenciosa e tentar agrada o cliente,e ele só foi ali pra te fazer correr a locadora toda atras de inumeros filmes e no final ele baforar mau humor na sua face e dizer q só vai levar um filme.

    Dois anos de experiencia como atendente,ja vi cliente ataca dvd em colega minha,ja vi cliente me chama de extressadinha porque eu cobrei a diaria extra do filme,q na real,nao era eu cobrando mas né,voce loca,voce atrasa,voce paga,nao é culpa minha,ah,não vo ficar listando aqui os problemas q ja ocorreram...

    Fato,coisa q todo atendente ouve do chefe e tentar no minimo fazer:fazer por merecer o seu trabalho.Ta,tambem ja trabalhei com atendentes "lua nova e australia",mas serio moça,nao generalize,trabalho com video indicadores q entendem um absurdo de cinema,q sabem exatamente oq fazer com cada tipo de pessoa,ja chegamos a ouvir daqueles clientes mais antigos q eles só locam ali ainda por causa do atendimento.

    Nem tudo esta perdido, existem sim atendentes de locadora q ainda valem a ida a locadora,e outra,se ponha um pouco no lugar de alguns,tao la esquecidos,enquanto voces podem ve inumeros filmes,pra gente nao sobra tempo pra nada,apenas pra ta ali 8 horas por dia 6 dias por semana.

    ResponderExcluir
  19. Andressa Vieira, Parabéns querida!!!
    você falou tudo o que estas pessoas deveriam ouvir, elas são apenas " carroça vazia "( sem conteúdo) e que se estiverem em algum lugar público aonde existem atendentes, elas só sabem fazer barulhos, pois não tem mais nada pra fazer mesmo né!!! rs!!!
    e o que vale mesmo é que você Andressa é uma excelente profissional.
    Estou contigo Andressa e continue a ser este exemplo ético e humano. O mundo precisa de pessoas assim como você!!!
    beijos!!!!!
    Elias
    elias1189564151@hotmail.com

    ResponderExcluir
  20. Quando você vai no cinema vc pergunta pro cara da cabine de ingressos se o filme é bom?

    ResponderExcluir
  21. Deveria morar em Brasília, onde sou balconista de locadora há 5 anos. Pelo menos eu e o meu colega de trabalho somos bons entededores de cinema e afins.

    ResponderExcluir
  22. Olá Anna Vitória, olha trabalho em uma vídeo locadora há apenas 5 meses... fiquei de boca aberta vc dizer sobre os filmes do Hitchcock. Moro em Poços de caldas MG, a locadora daqui tem vários filmes dele, inclusive a atual Vídeo é uma das maiores locadoras do Brasil, com grande acervo de filmes clássicos, musicais, documentários, europeus, etc... Tenho muito a aprender sobre filmes e cinemas, mas eu me esforço e gosto muito dessa área. Eu nuca tinha trabalhado em uma vídeo locadora antes, esta sendo uma experiência e tanto. Acho que os clientes que frequentam a Atual Vídeo não reclamam de nós que trabalhamos lá. No começo foi meio complicado, mesmo assim não foi nada parecido com as experiências que vc sempre tem com atendentes de locadoras. Vc será muito bem vinda na vídeo locadora aqui em Poços de Caldas - MG. Atual Vídeo é o nome da locadora. Aqui nós trabalhamos diferente com os lancamentos, cada um fica no seu gênero, sempre nas primeiras prateleiras de cada, o cliente tem toda liberdade, inclusive a de deixar os filhos pequenos brincarem na área de lazer que os proprietários fizeram pensando no bem estar dos clientes e para que a vídeo locadora seja sempre um lugar agradavel de passear, não só para pegar um filme qualquer e ir embora e depois voltar e dizer que o filme foi uma porcaria. Sou muito sincera em dizer quando os filmes são bons ou ruins, parados ou muito violentos. Falo a verdade sempre para os clientes pois assim eles se sentem confiantes e acabam levando e gostando da indicacao. Com o tempo a gente acostuma com os gostos dos clientes... bom é isso. Obrigada por compartilhar sua frustração, isso me ajudou muito, pois vi que não sou tão ruim assim mesmo fazendo só 5 meses que trabalho em uma vídeo locadora. Aparece qui em minas.

    ResponderExcluir