quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Trois

O cronista se separa da esposa (ou do marido, no caso da cronista ou do cronista gay) e não liga tanto para a partilha. No mesmo dia, depois que ela sai com as melhores malas, ele começa a se preocupar com a crônica que aquele evento vai gerar. Se for texto ruim, a separação não valeu a pena. É esperar pela reconciliação para ver se ocorrem umas trovas melhorezinhas. O cronista não dá vexame sem calcular o rendimento dos parágrafos de humor. O cronista não se restringe às narrativas com começo, meio e fim. O cronista participa da vida dos textos.

Um cronista não se mete a romancista. A veia inventiva do cronista não é tão forte. O cronista depende muito mais das pequenas sortes do cotidiano. O romancista cria demais. O cronista recria.”

Caçar em campo alheio ou como escrever crônicas – Ana Elisa Ribeiro

Difícil escrever um post de aniversário, principalmente o terceiro. Apesar do momento ser sempre outro, porque um ano muda muita coisa, o sentimento é praticamente igual. Aquela velha história de que eu realmente não imaginava que chegaria até aqui, ou que mesmo com os trancos e barrancos, falta de tempo e inspiração, eu tenho um apego tão forte por esse blog que seria complicado pensar em mim sem isso aqui. E isso vai muito mais e além do que aquela coisa que as pessoas adoram dizer que escrevem pra registrar os momentos, para botar pra fora aquilo que angustia por dentro, usar como válvula de escape. Talvez até seja um pouco, e já foi bastante tudo isso, mas hoje é mais. É mais porque se eu nunca tivesse montado esse blog, não teria descoberto minha paixão nessa vida, que é escrever. Que brincar com palavras, contar histórias minhas e inventar outras é um troço que eu gosto tanto que até me deixa meio pinel vez ou outra, porque a todo momento eu ando pensando em novos textos. A maioria, vale dizer, nem chega a ir pro papel ou pro documento no Docs.

Sem esse exercício disfarçado de distração eu nunca teria descoberto aquela coisa que eu faço com paixão e olhos brilhando. E tem tantos aí melhores que eu, e há tanto ainda pra ser aprendido, mas a questão no momento não é essa. Porque eu posso resolver seguir meu lado Izzie Stevens e ser médica, posso seguir com meus planos de Jornalismo, posso flertar com a diplomacia e ir fazer Direito e independente disso, vou ter descoberto, digamos assim, a minha praia. Porque mais do que querer ser Audrey Hepburn ou Meryl Streep, eu quero ser escritora quando eu crescer. Ainda que não oficialmente, ainda que pra ninguém ler.

A única coisa que não posso deixar de repetir é meu agradecimento a vocês, que estão aí do outro lado. Escrever para si é muito legal, e eu tenho coisas aqui que ninguém leu e nem vai, mas compartilhar também é muito bom. Poder ler o que me escrevem só não é melhor que escrever: os comentários engraçados, os pitacos que de vez em quando vocês dão, as histórias que me contam, até mesmo quando discordam dizendo que aquele filme que me fez sair de órbita não foi nada demais, eu gosto. Porque eu acho isso tudo tão legal! Portanto, obrigada à você, que chegou aqui agora, e também a quem está aqui desde a época que eu falava horrores de shopping e escola – beijo, Jana!

E no mais, parabéns pra mim, pro blog, e também pro Woody Allen que hoje é aniversário dele.

17 comentários:

  1. Ahh Anna, parabéns pelos 3 anos. Parabéns e obrigada, claro! Amo ler seu blog, sempre fico feliz quando vejo um post novo!
    Muitos anos de So Contagious pela frente!
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. PARABÉNS, ANNA! Ah, que legal isso, três anos de blog *.* Eu sou muito fã do que você escreve e mesmo quando estou sumida não deixo de vir aqui futricar. Acho lindo o modo como suas palavras fazem parte de você! Que venham mais três, quatro, vários anos de blog!

    Beijinhos!!

    P.S: Parabéns pro Woody também, ele merece.

    ResponderExcluir
  3. Anna!!! que legal 3 anos de blog.
    Conheco ha quase 1 ano *acho* e adoro o jeito que vc escreve e as coisas que vc escreve! e de certa forma, te adoro tb :D
    Admiro uma menina com a sua idade ter uma cabeca maravilhosa, sem contar a inteligencia e o dom da escrita neh!?
    Que esses 3 anos se tripliquem e que vc continue dando o ar da graca SEMPRE aqui ;D
    Beijos e TU-DI-BAO

    ResponderExcluir
  4. Parabéns!
    Que esse blog continue sempre assim!!
    Gosto muito e admiro muuuuito tanto o blog como você!
    beijão

    ResponderExcluir
  5. É tão difícil manter um blog! Às vezes dá vontade deixar às moscas, apertar o excluir ou sei lá.
    Todo blogueiro que está há mais de anos em atividade merece parabéns, aquele história de não ser pra qualquer um.
    Espero que você continuue aqui pelo próximo ano (teremos neuras de vestibulanda, né?) e que nós estejamos aqui pra te ler.
    É incrível como a blogosfera nos apresenta pessoas tão legais...

    Enfim, beijos.
    Parabéns pra você, pro blog e pro Woody!

    ResponderExcluir
  6. Parabéns! Escrever é sempre bom! E um blog realmente ensina a gente - tanto a gostar como a melhorar a qualidade da escrita mesmo!

    ResponderExcluir
  7. Nossa, três anos já? *-*
    Um blog acrescenta a gente, né?
    Eu gosto muito, e por mim, não paro nunca de escrever.
    Parabéns (:

    ResponderExcluir
  8. Parabéns pro blog e pra você também! Tenho muita certeza de que esse blog não trouxe felicidades só pra você. E que venham muitos anos mais pra gente poder ver pra qual lado você vai enquanto acompanha sua vida de escritora por aqui.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Parabéns Anna! Adoro muito teu blog e sua tua fã! haha.
    Que tenham muitos outros anos de So Contagious. (:
    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Estou quase chorando de emoção, :~~~~
    O SC fazendo três aninhos, que coisa lindja! E, devo dizer, minha gata, que sua escrita só melhorou - o que é grande coisa, por que você nunca escreveu mal. E eu fico TÃO FELIZ de que, um dia, eu/você tenhamos encontrado-nos nos bites e bytes da esfera blogueira. Por que você hoje é um dos blogs que eu mais gosto de ler!

    Longa vida ao SC, TÃO CONTAGIANTE!

    /foihorríveleusei


    Te adoro, sua lindja!

    ResponderExcluir
  11. Acho que além dos parabéns, realmente cabe aqui um muito obrigado. Se você é beneficiada com o seu blog, muito mais agraciados somos nós - leitores - com seus textos tão bem escritos, seja uma resenha de um filme/livro/show, seja um de seus belos contos, ou seja simplesmente sobre a confusão entre pêssego e nectarina.
    É uma pena que um ano de So Contagious (e que nome conveniente!) tenha desaparecido dos arquivos, porém temos motivos de sobra pra comemorar, pois dois anos de textos ainda persistem registrados e, se Deus quiser, muito mais anos virão!
    Não sem motivo, o blog está entre os meus 'mais acessados' e isso em todos os navegadores que uso. E se você achar que são elogios infundados, estão aí dez comentários acima de mim que não me deixam mentir.
    Por isso eu mantenho o apelo que fiz no meu primeiro comentário aqui: não pare de escrever! E acho que falo por muita gente quando digo que estaremos sempre por aqui pra te prestigiar.
    Parabéns ao blog e à autora. ;)

    #socontagiousweek

    ResponderExcluir
  12. Parabéns, minhaquerida, pelosseus trêsanoscomo blogueira (em março, eu chego látambém!).
    VoC~esabe que euadoro esteespaço, adoro tudo o que vocêescreve,minha blogueirafavorita!
    Um abraço grande!

    ResponderExcluir
  13. Acho que quem ganhou o presente fui eu. Esse tal de Digestivo Cultura me parece o paraíso! Caramba, eu gostei disso de verdade! hahaha

    De um jeito ou de outro, sem querer ser piegas, o blog acaba sendo o presente dessa festa. Quando encontrei o So Contagious pensei: "Humf, até que enfim um BLOG!" Sabe, BLOG. De uma garota de verdade com vida de verdade e ideias de verdade.

    Realmente: Parabéns pra você, você fez e faz um excelente blog! =)

    ResponderExcluir
  14. Oba, que legal!

    Parabéns por mais um aniversário, por não desistir de escrever, por compartilhar tuas ideias...adoro esse exercício!

    O meu blog completará dois anos em janeiro, bom demais ter pessoas que nos acompanham, né?

    Eu não sei se sou romancista, cronista, contista...tenho apenas duas certezas : não sou poetisa e amo a liberdade de escrever o que me vem à mente. Tenho meu estilo e gosto dele, sem rótulos. ;)

    Beijo, beijo.

    ℓυηα

    ResponderExcluir
  15. Anna parabéns!! Parabéns por manter um blog com nível tão alto,engraçado e ao mesmo tempo tão parecido com o cotidiano de qlqr pessoa,tenho certeza que esse caminho será o seu sucesso!
    Beijos

    ResponderExcluir
  16. Eu te leio! Há
    E até hj vc nem sabia disso o/
    Coisa engraçada
    e fazemos niver pertinho pelo visto

    tudo de beleza ae o/
    Bai o/

    ResponderExcluir
  17. Mas você já É uma escritora, Filhote!!!!!! E das gigantes. É só o tempo de explodir, mesmo. Acredito em você à beça. Aposto.
    beijos!

    ResponderExcluir