sexta-feira, 21 de setembro de 2012

I'm not crazy, my mother had me tested - literalmente

Há pouco mais de um mês adentrei no curioso universo das pessoas que querem tirar carteira de motorista no estado de Minas Gerais. 

Tudo começou em agosto, quando fui fazer os exames médico e psicológico. Tava um pouco apreensiva quanto ao último, que todas as pessoas que eu conheço me disseram que incluía uns testes de coordenação motora com direito a você ver luzinhas e ter que apertar botões e pedais correspondentes. Eu, como representante da categoria de pessoas incapazes de feitos como comer e andar ao mesmo tempo - ou eu tropeço ou eu babo -, tinha razões para temer. No entanto, jamais imaginaria que um resultado abaixo da média, como foi o meu, poderia vir depois de uma prova tão estúpida como foi a minha. Sou obrigada a concordar que meu resultado ruim no teste de atenção teve lá sua razão: posso não ser a Milena, mas moro na lua do ladinho dela. Quanto ao resto, risos eternos.

A psicóloga leu o resultado do meu exame e fiquei pensando que se eu fosse mesmo tudo aquilo que ela estava dizendo, não deveria ter um carro na mão de jeito nenhum, jamais. E tudo aquilo foi concluído após algumas perguntas profundas como: qual a cor que predomina no seu guarda-roupas? qual o desenho mais bonito e por quê? Por que você foi dormir tão tarde ontem? (Imagina se eu tivesse dito: Dra, a culpa é da Máfia!). Para completar, quando segui para o exame médico, minha pressão estava tão baixa que a médica me contou que se eu não estava caída dura no chão era porque meus batimentos cardíacos eram bons. Que bom, doutora. Fico feliz em saber. 

Meus pais ficaram ofendidíssimos com o resultado e eu satisfeitíssima por não ter reprovado. Pessoas que reprovam no psicotécnico viram anedota instantânea na boca de todos que as conhecem e meus amigos se regojizariam em contar que eu não podia dirigir por motivos de inaptidão mental. Só isso é mais minha cara do que ter uma carta de motorista com uma restrição do tipo X. Isso significa que tenho que provar ao DETRANMG que não sou doida com uma periodicidade maior que as pessoas ~normais~ e não posso dirigir motos.

Agora estou passando pela penosa etapa das 45 horas obrigatórias de aulas teóricas. Essa temporada na auto-escola, que já dura duas semanas, tem feito com que eu me sinta mais Charlotte do que nunca. Meus colegas de classe são assustadoramente interessados nas leis de trânsito, participam das aulas, fazem perguntas, contam histórias... Você pensa que já viu de tudo na vida até que se depara com um grupo de pessoas que debate animadamente as regras de preferência nos cruzamentos. São todos tão aplicados que me sinto extremamente constrangida por passar a aula toda lendo ou conversando no Whatsapp com alguém. Sinto que todas as vezes que vou até a mesa do professor registrar minha presença no sistema biométrico ele me olha com pena, pensando que serei daquelas que vai ter que fazer o exame teórico umas três vezes.

Queria muito ser uma dessas pessoas taradas por carros, loucas para ter sua carta em mãos logo. Sinceramente, estou fazendo isso agora porque sei que se deixar pra depois, terei filhos antes de pisar numa auto-escola. Claro que muitas vezes já quis desesperadamente saber dirigir, sobretudo naqueles dias em que deixei de fazer alguma coisa por falta de ter alguém para me levar e/ou me buscar, sendo que havia um carro parado na garagem. No entanto, essas situações são raras e na maior parte das vezes eu sou a pessoa que não se interessa por carros, odeia trânsito e não se incomoda nem um pouco de pegar ônibus. Esse meu desinteresse torna insuportável ter de ficar mais de dois turnos assistindo àquelas aulas. Da única vez que tentei, tive a nítida sensação de que implodiria de tanto tédio. E pensar que tem gente que passa manhã, tarde e noite naquele lugar!

Pior que essas aulas, só mesmo passar três horas trancafiada numa sala assistindo aos clipes da Lana del Rey. Ou isso ou as aulas práticas, que me aguardam dentro de algumas semanas. Vamos acompanhar.


16 comentários:

  1. E eu queria morar em Uberlândia pra ter interesse em dirigir... porque você vai descobrir mais e mais que dirigir é uma das coisas mais gostosas desta vida. Enjoy.
    beijocas

    ResponderExcluir
  2. Malditas aulas téoricas ¬¬
    Lembro do meu desespero quando perdi na primeira prova prática, tava me achando a motorista, minha mãe simplesmente olhou para aquele meu "show" e disse: - É com esse equilíbrio que quer ser motorista, acho que não, hein!?
    Depois daquilo, perderia mil vezes e não me importaria tanto assim, ou não, né?! auheuaehauheu

    ResponderExcluir
  3. Acho que vc esta supervalorizando demais o interesse dos seus colegas em tira a carta de motorista, fique calma e espere que esse desanimo passa.

    ResponderExcluir
  4. Anna, acho que quanto mais a gente odeia essa porcaria de auto-escola, mais ela se torna eterna. Eu não acredito que estou 'envolvida' com isso desde FEVEREIRO, quando fiz a matrícula! Eu fui uma das únicas da minha sala a passar de primeira no psicotécnico. A psicóloga disse que eu era totalmente acima da média no teste de memória. O bizarro é que eu sei te responder o teste de memória ATÉ HOJE, se você vier me perguntar. E eu mandei muito bem nos de velocidade também. A minha turma de aula teórica era legal. Começamos quietos, depois do terceiro dia já nos reuníamos em 3 no fundo da sala pra falar bobeira, de repente entraram uma MISS TEEN BOLÍVIA e seu NOIVO MILIONÁRIO (ambos de 18 anos, e de casamento marcado) na sala. E nós 3 do fundão, nos juntávamos cada dia a mais gente e fofocávamos a aula inteira. No fim do curso, já não tinhamos do que fofocar, pois até Miss Bolívia e seu noivo anti-social tinham se juntado a nós! Fizemos amigo-secreto de páscoa e lanchinho de confraternização ao fim das aulas, e eu passei de primeira no teórico. Até aí tudo foi lindo. Mas eu sentia uma energia esquisita naquele lugar, e descobri o que era nas aulas práticas. Ou eu sou muito lesada pra dirigir, ou os instrutores não tem paciência, ou tudo junto. Sei que minha prova é terça feira e eu comecei hoje minhas aulas EXTRAS. E eu saí chorando DE NOVO daquela merda, porque ele me assusta e eu dou trancos na embreagem, e ele fica mais bravo, e eu assusto mais, e dou mais trancos, e ah, Senhor. Eu já peguei tanta raiva de dirigir que quando eu pegar meu carro, das duas uma, ou eu vou aproveitar minha carta de alforria depois de tanto sacrifício, ou eu vou querer ir a pé ao invés de ligar o bichinho.
    Triste.

    ResponderExcluir
  5. Reprovar no psicotécnico...
    :'D

    Lembro da minha época de CFC, e depois, da minha instrutora dizendo que: "você nunca vai passar na prova prática". Não passei. Duas vezes. Ok, eu nem queria mesmo. Mas faço baliza como ninguém, desse orgulho não abro mão!

    ResponderExcluir
  6. Olha, eu realmente fiquei curiosa sobre esse psicotécnico daí, porque aqui em Recife, são aplicados apenas alguns testes psicológicos, além de uma entrevistinha básica. Achei estranho, mas tudo bem. Não sou tão experiente na psicologia ainda hahahaha

    E me senti completamente alienígena, pois eu até gostava das aulas teóricas. Com exceção das de meio ambiente, que eram um tédio mortal. E olhe que tinha um rapaz na minha sala que enfiou na cabeça que eu queria aprender a desenhar (ok, eu até queria) e que ele iria me ensinar... foi tenso.

    Mas legal mesmo foram as aulas práticas! *_*
    E na prova prática, meu estômago dava voltas de nervoso e eu estanquei o carro na rampa (OMFG!), mas fiz uma baliza tão linda que o instrutor do DETRAN nem deixou eu terminar. Aprovada na hora! Coisa linda!

    Relaxa o coração que tu passa, o que lasca é o nervosismo, apenas isso.

    Falei demais =X

    ResponderExcluir
  7. Annoca, que doideira. Teste psicotécnico deve ser uma pressão danada e já estou aqui pensando em como vai ser quando chegar a minha vez -já que também tenho fama de doida desastrada por aqui, rs-
    É aquela história né, alguns sacrifícios são válidos para se ter certas recompensas. Aguente firme essas horas que faltam, sei que você vai arrasar nas provas teórica e prática. Logo logo você estará apta pra sair por aí de carro e poderá sambar na cara da sociedade hahahaaha.
    Beijos, linda <3

    ResponderExcluir
  8. Você me deixou com medo desse teste psicotécnico. Sério, tenho certeza que vou tirar nota baixa igual a você HAHA
    Também não sou louca por carros. Ainda não tirei minha carta e nem estou ligando. Na verdade, às vezes até me esqueço que já tenho idade para dirigir. Gosto mais de pegar ônibus/metrô e ficar olhando a paisagem. Acho que se eu dirigir, qualquer coisa mais legal que me chamar a atenção, perco o controle :P

    ResponderExcluir
  9. Eu comecei a minha jornada assim que a UFU entrou de greve, aí fiz as 45 horas em 1 semana! Imagina que amor, até os secretários e meu professor já não deviam mais aguentar me ver lá de manhã, de tarde e de noite (inclusive aos sábados). Mas passei com louvor (adoro quem fala isso kkkkk).

    Hoje foi minha primeira aula de direção e eu queria te dizer que eu VENCI. Você tem noção que o instrutor falou que o que eu fiz hoje, ele fez só lá pra 6ª aula dele? Me amei. E já toma cuidado porque se você ver um uno verde pelo santa mônica, repara se sou eu que tô dirigindo ou não.. Se for eu, vc pode filmar e por no youtube que aí eu viro diva da internet kkkkkkkkk Ai ai, calei.

    ResponderExcluir
  10. Nossa, Anna, passou de hora de eu fazer isso. Minha meta é começar em dezembro, nas minhas ferias da faculdade, porque do estágio nem vou ter.

    ResponderExcluir
  11. Tu passou mas tem um X na carteira, é isso ou entendi errado? HAHAHAHAHA Que pira! Eu nunca cogitei a possibilidade de fazer auto escola, por mim meu pai dirigiria pra mim a vida inteira, ele é muito bom nisso, não precisava aprender. Mas ele decidiu "aposentar a carteira" e incumbiu a minha pessoa a ser SUA motorista. Estou morrendo de medo, porque é uma honra ser motorista dele, né. Eu passei em todos os testes, e olha que não estudei pra nenhum e falei a verdade no psicologico, mas só poderei dirigir com óculos.
    As aulas teóricas eu achava importantes, mas nao conseguia socializar com aquelas pessoas, porque elas eram escrotas e toda lei que era ensinada falavam uma maneira de burlá-la e isso me deixava insana. Li 4 livros durante a auto escola e decorei todas as músicas do legião que tinha no celular, menos Faroeste, mas um dia consigo. No fim, marquei o teste teórico pra duas semanas depois do fim das aulas, fui lá na cara e na coragem, sem ter estudado BULHUFAS e errei OITO sendo que podia errar NOVE. Saí de lá like a boss e agora estou esperando a LADV chegar em casa pra entrar num carro como motorista pela PRIMEIRA VEZ NA VIDA. Estou tremendo nas bases desde já, mas bem... O que eu não faço pelo bem do meu pai, né?
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  12. Te entendo, estou nessa luta desde o começo do ano. Em relação ao exame psicotécnico, aqui em Porto Alegre é bem fácil, tem que marcar uma sequência de símbolos, depois fazer 3 desenhos e uma entrevista sobre porque eu quero dirigir... As aulas teóricas eram um tédio, e são 12 aulas seguidas e fixas, no caso se você faltar a segunda aula, tem que esperar passar todas as aulas até chegar a que você faltou, como faltei 2 aulas, acho que só de aula teórica foram uns 2 meses.

    E as aulas práticas... TERROR... meu instrutor tem paciência, calma, mas sempre erro umas bobagens, o carro sempre morre nas minhas mãos, já rodei 2 x na prova, mas não quero desistir, nunca tivemos carro em casa, acho que isso dificulta um pouco.
    Mas vai muito da pessoa, não tem como saber, o principal é controlar o nervosismo na prova que tudo dá certo !!

    ResponderExcluir
  13. Eu ainda não entrei na auto-escola, preciso fazer isso pra já...Quanto mais rápido melhor né. E tenho medo de ser uma chatice...

    ResponderExcluir
  14. Desde pequena eu queria dirigir. Brincava que tava dirigindo por aí e saía bem feliz.
    Ainda quero aprender a dirigir, mas não tenho pressa. Acontece que eu não tenho carro.
    Quando eu tiver um ou quando puder comprar um carro, aí sim eu faço.
    Mas só para oficializar, porque meu namorado me ensinou a dirigir, e modéstia a parte eu me dou super bem na direção.
    Mas por enquanto estou só no aguardo de me tornar rica! HHAHAHAA
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quis dizer "fazer alto escola" ali na segunda linha. :)))

      Excluir
  15. Sou dessas que acha que vai levar pau no psicotécnico. A prova da minha lerdeza é que jurava que estava no blog da Rafaela, achando estranho o fato de ser em Minas e tentando lembrar a idade dela, ao final pensei: "esse texto parece da Anna Vitória" e aí que fui notar o lay HAHA

    ResponderExcluir