quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Seis motivos pelos quais eu vou morrer de saudades de Cheias de Charme

Sexta-feira acaba a novela mais divertida de todos os tempos e eu não sei o que será de mim sem a expectativa de chegar em casa todos os dias sabendo que viverei uma hora em que minha tv quase explode de tanta cafonice genial e tecnobrega. O fim de uma novela dói mais do que o final de um seriado querido porque, apesar da falta de episódios novos, você sempre tem a chance de reassistir ao último quando quiser - meu judiado box de The OC que o diga - já as novelas, bem, ficamos a mercê do Vale À Pena Ver de Novo.


Não costumo acompanhar as novelas das sete porque o tom delas nunca me atrai. A última que lembro de ter visto foi Cobras e Lagartos. Desde que Cheias de Charme foi anunciada, pensei com meus botões que aquela era uma proposta que poderia dar ou muito certo ou tão errado a ponto de nos fazer querer enfiar embaixo da mesa de pena da Taís Araújo. Felizmente a aposta da Globo foi certeira e por algumas meses acompanhamos um folhetim irreverente, divertidíssimo e que reflete o momento que estamos vivendo de forma muito pontual e ao mesmo tempo sutil. A seguir, uma breve listagem dos principais motivos que farão meu coração doer a cada dia que ligar a televisão e não me deparar com Chayene fantasiada de gorila cantando Voa, Voa, Brabuleta:

1 - Chayene

Cláudia Abreu tem Laura Prudente da Costa no currículo, e por mais difícil que seja competir com a cachorrona, fico muito dividida entre esta e Chayene quando penso no melhor papel de sua carreira. Ela se entregou totalmente à proposta e a personagem lhe serviu tão bem que fico me perguntando se ela vai conseguir sair do papel e da vida da rainha do eletroforró do Piauí. A construção e a composição foram impecáveis, do figurino exagerado, brilhante e colorido à casa fúcsia, o sotaque carregadíssimo e os bordões que emplacou. Apesar de ser a vilã da novela e ter passado a trama toda fazendo planos para derrubar as protagonistas, é impossível não torcer por Chayene e vai ser difícil demais esquecer dos momentos fantásticos vividos por ela, como naquele capítulo que ela pensou que tinha o poder de explodir as coisas ou quando tomou o chá de ferra-guela pela primeira vez e ficou brigando com Socorro com o auxílio de um megafone. Mais errado impossível, mais amor não encontro.


2 - Músicas e clipes fantásticos

Quando o primeiro clipe das Empreguetes vazou, eu estava num casamento. Vários amigos começaram a me mandar mensagens loucamente falando que era a coisa mais genial já surgida na internet e eu louca para conseguir fugir cinco minutinho e poder ver essa obra-prima. Assisti ao clipe no carro, logo quando saí da festa, e não conseguia parar de dar play. No dia seguinte, acordei cantando Vida de Empreguete. É mesmo uma coisa mágica, assim como todas as outras tosquíssimas e erradíssimas músicas de novela. Minha favorita sempre será a primeira, mas sigo amando com todo meu coração Voa, Voa Brabuleta e Só Me Vejo Contigo, que assim como a primeira tem um clipe absurdamente genial.

3 - O núcleo do Borralho

Com a nova classe média ascendendo para a posição de consumidora, a Globo abraçou de vez os núcleos do subúrbio, e se no horário das nove quem comanda é o Divino, em Cheias de Charme a graça está no Borralho. Com exceção de Chayene e Fabian, os personagens mais engraçados da novela estão lá: Sandro, Brunessa, Penha e sua família, o chopeokê, a Borralho Crew e o maravilhoso do Rodnei. Meu sonho é participar de umas das festas na laje da Penha. E por falar nela, decididamente o melhor papel da carreira da Taís Araújo, como não amar? Espalhafatosa, fala alto, chega causando com seus decotes e roupas justas no corpo irritantemente bonito de quem teve filho tipo ontem, e seu sotaque genial de suburbana. Sofria espasmos de felicidade sempre que a via descer o morro com seu tamanco de acrílico, mexendo com os caras que mexiam com ela, abusando da fluência de seu léxico requintado: QUE QUE TU TARRA FAZENDO LÁ? VOU TE FALAR UMA COISA PA VOCÊ. <3>

4 - Elano

Sabe príncipe encantado? Então. Menino bom, de levar em casa e apresentar pra avó? Então. Elano. A tonta da Cida só percebeu que ele era tudo que sempre procurou no rosto precocemente botocado do Jonatas Faro e não encontrou na última semana, mas eu percebi no primeiro capítulo. Bonito, inteligente, honesto, trabalhador, romântico, tímido, idealista e cadê a aliança com o nome dele gravado no meu dedo? Suspirei pelo Elano durante toda a novela, chorei horrores com seu discurso de formatura porque sou dessas, e vai me fazer uma falta enorme ter seus drops de fofura e romantismo diários, como na sua primeira tentativa frustrada de se declarar para Cida na qual ele apenas lhe deu Romeu e Julieta de presente de aniversário e disse que a dedicatória estava numa determinada página, aquela com a cena do balcão. Eu parindo quatro bebês ruivos e a pamonha da Cida sem entender nada. Ó mundo cruel.


5 - Os dramas da Dra. Lygia

Dra. Lygia foi a personagem que mais sofreu nessa novela. Faltam dois capítulos para o fim, e só ontem que a vida dela começou a melhorar um pouquinho. Ainda assim, dra. Lygia não faz o tipo Sol ou Maria do Bairro que fica choramingando pelos cantos com pena de si mesma. Dra. Lygia, a tubaroa, é guerreira e é isso que faz doer mais ainda ela se ferrar tanto. Em uma fase da trama, a coitada se viu numa cama de hospital a ponto de morrer, tendo de lidar com o filho rebelde que fugiu de casa com o carro, com o fato de estar desempregada e além de tudo ser casada com um espanhol que adereçava sua cabeça com deselegantes chifres. Vira e mexe me pegava comentando com meus amigos, como se falássemos de alguém real: como é que a dra. Lygia vai sair dessa? Espero que seu final seja épico e que ela feche a novela rica, feliz e do lado de um cara absurdamente bonito e fantástico. #FREEDRALYGIA


6 - O frango Fabian

Cheias de Charme provocou em mim ímpetos diversos de correr para abraçar a televisão, mas nada se compara ao dia em que vi diante de mim a cena do frango Fabian. Para os que não acompanhavam, Chayene passou toda a novela tentando conquistar Fabian, o príncipe das domésticas, um cantor meio Luan Santana meets Ricky Martin, genialmente interpretado pelo Ricardo Tozzi. Chay costumava chamá-lo de frango ou galetinho e um dia sonhou com ele. Mas não foi um sonho qualquer. Ela estava possessa de raiva porque ele, além de não lhe dar trela, arrastava asa para sua arqui-inimiga, Rosalba Rosário. No sonho, Chayene, em sua pose de prima-dona de sempre, pedia que lhe trouxessem Fabian, e eis que seu súdito aparece com uma mesa, sobre a qual havia um prato coberto. Eu realmente pensei que fosse aparecer ali a cabeça de Fabian, com uma maçã na boca, pronto para ser devorado, e isso já seria brilhante, mas não. Havia ali um frango assado, com a cabeça de um Fabian agonizante posta ali por meio de uma montagem tosquérrima. O tipo de coisa que eu só não ficaria surpresa de ver num filme do David Lynch. Para quem duvida, eis o vídeo com a cena completa


MELHOR. NOVELA. EVER.

12 comentários:

  1. Falou tudo!
    Numa fase em que a Globo lança uma novela ruim atrás da outra, Cheias de Charme foi a maior surpresa e fará muita falta!

    ResponderExcluir
  2. Na hora que eu vi o título da sua postagem, a primeira coisa que eu consegui pensar foi: mas gente, só seis? Eu poderia citar só um: Cheias de Charme inteira <3
    Ri muito com a sua postagem, porque você vai falando as cenas e eu vou lembrando aqui - vide a parte transcrita da fala da Penha, que eu fiz questão de repetir em voz alta aqui, hahahaha. E eu, que já cheguei a faltar aula pra assistir, tipo ontem? Não me julgue.
    Beijo, Anninha!

    ResponderExcluir
  3. Adoreeei sua postagem! hahahaha Cheias de charme foi muito legal mesmo. Novela leve, sem maldades extravagantes e cheia de humor. Seus 6 motivos são muito bons e concordo com todos eles k.
    Beijos.

    ResponderExcluir
  4. HAHAHAHA, Anna, estava lendo seu post no estágio e tive que parar para comentar com a minha chefe o quanto eu tenho uma amiga incrível, porque é completa: Culta e ama coisas trashs.
    Eu te amo ainda mais a cada creicisse sua.
    Eu não vi nem 5 minutos dessa novela, mas me divertia com você e Taryne apaixonadas falando do assunto.
    Morri de rir do seu post, e esse último motivo foi incrível. HAHAHA
    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que o que mais falei nos últimos meses foi "CIDA BURRA". Acompanhei tudo desde o início, voltava de compromissos só pra assistir a novela e fiquei radiante quando o CEPE aprovou o retorno às aulas pós greve só pro dia 02 de outubro, afinal, seria uma injustiça das piores me deixar acompanhar a novela toda e me fazer perder a última semana, né?

    Nem acabou e já tô com saudade :(

    ResponderExcluir
  6. Faz tempo que a globo não fazia um novela tão divertida, tb vou sentir saudade de cheias de charme. bjão

    ResponderExcluir
  7. Estou aqui quase chorando de depressão só de pensar que amanhã será televisionado o último capítulo de Cheias de Charme. GEEEEENTE, COMO SOBREVIVEREI sem tudo isso aí que você falou? Sem ver o Tom ser chamado de Britney? Sem as falas extravagantes e engraçadíssimas de Penha? Sem a Tubaroa, demonstrando coragem a cada nova merda que acontece na vida dela? Sem Chayenne, sempre incrível, inventando uma nova cilada?
    Cheias de Charme foi uma novela com a qual criei laços de amizade e estou suspeitando SERIAMENTE que chorarei amanhã.

    Medo de mim.

    ResponderExcluir
  8. Eu não gosto de novelas em geral, né, excessão master de novelas de época porque essas tem meu amor eterno forever s2
    MAASS mamãe é noveleira e várias vezes me recruta pra ver com ela e com Cheias de Charme ela se apaixonou, me fez assistir, eu achei hilário e passei a ver sempre que nada melhor aparece. Claro que na última semana eu não perdi nada porque... né. Morro de raiva da Cida por causa do Elano gentem. Que panaca! Torço master pela Lygya, atóron a Penha, morro de rir com o Fabyan/Inácio, mas a Chayene sempre será minha preferida, principalmente depois de eu saber que a Cláudia Abreu estava ausente das novelas porque decidiu se formar em ~~antropologia~~ cara, ela é tipo a personificação de que aliar antropologia com atuação funciona! Porque ela aprende a entrar na vida alheia e cara, é isso que atores fazem e é por isso que ela conseguiu fazer uma Chayene tão diva! Really.
    Enfim, odeio acordar cantando e dançando "voa voa brobuleta", mas ocorre. E sempre terei pena do cabelo da SOS.
    Abraços <3

    ResponderExcluir
  9. Hehe, é estranho não gosta de novela? Não sou fã da globo, assisti a essa umas poucas vezes e sim, achei bem divertida. Até conseguiu arrancar alguns kkk's de mim.

    Eu adorava novela mexicana (pode me crucificar).

    http://www.episodiodehoje.com

    ResponderExcluir
  10. Eu AMO essa novela também, mas fui impedida de assistir pelo Marcelo, que chegava bem no meio da história toda e me fazia desligar a tv, dizendo que isso era demais pra ele. Perdi a cena do frango Fabian, mas vi a Chay de gorila por acaso!

    E também choro pelo Elano, como ele é lindo, chega fico com falta de ar quando ele fica sendo fofo. Achei tudo que uma novela das sete sempre quis saber e jamais conseguiu!

    ResponderExcluir
  11. nossa, e eu não acompanho uma novela das 7h desde as filhas da mãe, rs :)

    ResponderExcluir
  12. eu não assisti nenhum capítulo, mas as vezes ouvia minha priminha de 4 anos cantando as empreguetes e achava fofo... ehehehe

    ResponderExcluir