sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

O fim de Gossip Girl: 4 coisas que odeio

Semana que vem vai ao ar o último episódio de Gossip Girl. Ever. A série estreou em setembro de 2007, e eu estava lá acompanhando o primeiro de todos. Quando Gossip Girl foi ao ar pela primeira vez esse blog nem existia. É muito tempo de sangue, suor e lágrimas ao lado da galerinha da pesada do Upper East Side. Durante esse tempo, nem tudo foram flores. Aliás, acho que só não abandonei o seriado nas várias vezes que tive oportunidade porque tenho um apego absurdo pelos personagens. Tão absurdo que embora tenha dito várias vezes que não via a hora da série acabar por não suportar mais o que os roteiristas estavam fazendo com meus pobres meninos ricos favoritos, já sinto um vazio enorme por conta do fim. 

Roubei descaradamente o formato de post usado pela Rafinha na sua despedida da saga Crepúsculo para tentar dividir com vocês um pouco do que foram esses quatro anos. No post de hoje, as quatro coisas que mais odiei ao longo da série e, semana que vem, quando for ao ar o derradeiro episódio, juntarei os caquinhos do meu coração para dizer as coisas que mais amo naquele universo maluco. (segunda parte)

Plot twists que não fazem sentido


Entende-se por plot twist uma mudança inesperada na direção de uma história. Tipo quando a mocinha descobre que é irmã da sua maior inimiga e filha bastarda do amor da sua vida. Gossip Girl tem isso aos montes, alguns muito bons e outros extremamente ridículos. Infelizmente os absurdos acabam se sobrepondo em número, talvez num gesto desesperado por audiência que acaba tendo como resultado a descrença do telespectador. Porque de tanto a gente se surpreender, chega num ponto que nada mais surpreende, se é que isso faz algum sentido. Uma mudança repentina no curso da história só é bem sucedida se é coerente com a espinha dorsal da trama. No caso de Gossip Girl, o roteiro tem mais furos que um queijo emmental.

Tramas paralelas super chatas


O núcleo principal de Gossip Girl é composto pelo grupo de Serena, Blair, Chuck, Dan e Nate e acho que eles conseguem arrumar confusões o suficiente para umas cinco temporadas. A série acompanha também a história de suas famílias, muitas vezes entrelaçadas com os problemas dos personagens principais, mas nem sempre. Acho que uma das melhores sacadas dos roteiristas, por exemplo, foi excluir por completo o clã Van Der Bilt da trama, porque eles eram demais de chatos. Quem se importava com eles, além do Nate? Aliás, depois da segunda temporada, quem se importa com o Nate? Infelizmente a família de Serena não teve a mesma sorte, e o que aconteceu foi um casal super querido, que teria um desfecho perfeito em forma de casamento ministrado pela Kim Gordon, acabou se perdendo em mil mentiras e picuínhas. Lily e Rufus, que saudade de vocês!

Vanessa Abrams



Preciso fazer uma ressalva e dizer que, embora eu odeie a Vanessa, acho ela uma peça importante no seriado. Tanto que, depois que ela saiu, Gossip Girl padeceu de uma séria falta de vilões de verdade, e isso, para quem assiste, se traduziu em vários vilõezinhos picaretas que nos encheram de tédio. Mas isso não diminui a raiva que eu sinto dessa mulher. Minha querida amiga Carol uma vez definiu-a com perfeição: como respeitar uma personagem que entra na série pela janela, já atrapalhando um amasso entre um dos casais que a gente adora? Porque essa é a principal função da Vanessa: atrapalhar. Quando tudo vai bem, ela vai lá e estraga tudo. Georgina Sparks também adora chutar o balde, o que diferencia as duas é o argumento. Georgina é movida pelo anarquismo e seu amor à manipulação e causaria, enquanto Vanessa o faz, supostamente, por razões humanas. Porque ela odeia tudo que o Upper East Side representa e mimimi olha o que eles fizeram com você, Dan, enquanto, na real, a gente sabe que é tudo recalque. E eu nunca vou superar o fato dela, além de já ter ficado com o Chuck na série, ter namorado o Ed Westwick na vida real por um tempo. Mágoa eterna.

Os romances da Serena

Mas amiga, você diz isso de todos!
Serena Van Der Woodsen, como bem destaca Dan, é a rainha do daddy issue. Por ter sido abandonada pelo seu pai quando ainda era criança, S. se agarra a relacionamentos, muitas vezes errados, para suprir a carência da infância. Isso faz com que seja impossível levar seus namoros a sério, porque ela sempre arranja alguém, diz que é o amor da sua vida e que nunca foi tão feliz e plena como naquele momento, até, claro, no episódio seguinte, ela encontrar outra pessoa, ou reencontrar um amor antigo, e jogar tudo pro ar. Ela já rodou tanto pelo elenco que não tem como levar seus romances a sério. Não é pelo fato de ela pegar todo mundo, mas sim porque, sempre que faz isso, ela age como se fosse o último. Sempre torci para ela e pelo Dan e morria de amores pelos dois nas temporadas iniciais, mas o encanto já acabou. O mesmo com o Nate. Na primeira temporada havia um clima muito intenso entre eles, até que a paixão foi completamente banalizada e quando eles finalmente ficam juntos, a sensação que fica é de que ele é só mais um.

14 comentários:

  1. Adorei! Eu via, mas como baixava na internet acabei perdendo o interesse. Estava sempre tudo igual, sabe? Pra mim perdeu a graça. Só sinto saudades mesmo da Blair - diva, diva, diva!- e do Chuck. JesusMariaJosé que homem é aquele? hahahaha. Mágoa eterna da Abrams! rs
    Bjs.
    http://www.doceilusao.com/

    ResponderExcluir
  2. Minha lista seria: Serena Van der Woodsen, personagens que somem DO ALÉM (sdds Eric e Jenny <3), Blair e Dan (maior erro da série, c'mon) e, claro, Vanessa. MAS sua lista está bem condizente, ainda mais nesse último tópico. Morro de preguiça da Serena. Mesmo. E sou super fã da Georgina e AMEI que a Blair juntou 5 bitchs no último ep! Já estou com saudades <3

    ResponderExcluir
  3. Abandonei GG há um tempo, no meio de alguma temporada, creio eu, mas devo dizer que concordo com seus "hates": Vanessa é uma das pessoas mais odiadas em séries, pelamor. Georgina é diva e sempre será, assim como Blair, só que um pouco pior. ♥
    Chuck é amor eterno e sempre será. Mas sempre, sempre tive problemas com Dan, Serena e Rufus: muito sem sal nem pimenta, muito insosso, muito mimimi pra pouco personagem real. E dos relacionamentos da Serena nem falarei, porque pelamor... ela é verdadeiramente uma queen bitch. E no péssimo sentido.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  4. Minha lista começaria pelo Chuck já que desde que a série começou a se preocupar mais com ele e o relacionamento vai-e-vem insuportável com a Blair ela se tornou uma novela mexicana de péssima qualidade. Ninguém tá interessado nos dramas do Empire, da família ou qualquer coisa do tipo.
    Também colocaria os romances da Serena, os twists nonsense e as tramas chatas. A Vanessa é horrível, mas pra mim ela é mais aturável que esses outros elementos.

    ResponderExcluir
  5. Parei de assistir Gossip Girl quando eles foram para a faculdade, o que significa que perdi muita coisa de lá pra cá, mas não me arrependo de ter parado, pois nos últimos meses só ouço queixas do seriado. Acho até que parei de assistir porque estava ficando enjoada. Enfim.

    Como você disse, a Vanessa é uma recalcada. Disso eu lembro. Lembro do ódio que senti por ela ficar com o Dan. E lembro também que isso me fez aceitar mais a Georgina com toda a crueldade dela. A Serena, como minha amiga dizia, era boazinha demais e só era chatinha, mas confesso que eu até gostava um pouquinho dela. Quanto ao Rufus e a Lily, eu gostava do amorzinho deles, mas não sei o quão chato isso ficou, até porque eu não vi. Acho que é só isso que posso falar, pois há anos não sei de coisa alguma.

    Beijo :)

    ResponderExcluir
  6. k
    Adorei!
    Concordo com o q disse d Serena!
    Ainda to na quarta e espero acabar logo!
    Até hoje não finalizei nenhuma série q assisto!

    ResponderExcluir
  7. Não tenho como concordar mais, Anna. Compartilho todos esses seus ódios e ainda acrescento mais um: Jenny. Pior, Jenny + Juliet + Vanessa. ARGH!
    E a Serena, meu pai eterno! Nem tem como apontar o pior relacionamento em que ela se meteu e muito menos eleger a maior estupidez que ela já fez. Perdeu a graça quando resolveu ser adulta e deixar de ser It Girl. :(

    ResponderExcluir
  8. Annoca, ainda tô chocada que acaba semana que vem. Não sabia! Já te disse que não estou acompanhando desde meados da quinta temporada, mais ou menos quando começaram com a palhaçada de Dair.
    Concordo com todos os seus 4, mas confesso que até gosto dos romancezinhos da Serena às vezes. Têm umas cenas e umas quotes fofas, mas só isso. Saudade eterna de Danrena.
    Só que, te juro, acho que a coisa que eu mais odeio atualmente em Gossip Girl é a maneira como, na minha opinião, eles se perderam. Assim, se perderam COMPLETAMENTE. Chegou um momento que eu percebi que só assistia GG por hábito, porque sentia uma espécie de compromisso, já que, como você, vejo desde 2007. =/

    Ainda assim, tenho certeza que sentirei saudades.

    Tô esperando o post II!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Eu odiava essa série e não entendia porque as pessoas amavam na época que começou, e também não tinha chances de ver porque minha mãe assistia o comercial na tv e me proíbia haha. Mas depois dei uma chance pra série e viciei! Eu achei as últimas temporadas bem chatinhas mas mesmo assim continuei assistindo. Essa última temporada estava chatinha também mas como sempre, ficou boa nos últimos capítulos.
    Odeio esse mimimi da Serena e acho ela muito lerda por se render e se apaixonar tão fácil pelos caras, parece que nunca se apaixonou na vida e depois deu tudo errado. Também acho a Vanessa a pessoa que sempre atrapalha. E quanto ao Rufus e Lily, acho o Rufus muito ingênuo, ele sempre faz coisas erradas na hora errada achando que tá acertando tudo haha. Mas adorava os dois juntos e queria que terminassem juntos.

    ResponderExcluir
  10. Também vou sentir muita falta de Gossip Girl! Já tive várias fases, já amei, já odiei, já assisti por mera curiosidade e, hoje em dia, acompanho com um tom de despedida e nostalgia de uma série que acompanho a 5 anos! Por mais que existam pontos negativos, irritantes e exagerados, não dá pra deixar de sentir um certo pesar pelo seu término. Concordo com seus levantamentos, mas sobre a Vanessa tenho que discordar: ela não fez falta alguma na minha opinião! Eu era doida pra ela desaparecer sempre que inventavam de colocar alguma ação na personagem e dou graças a Deus por essa última temporada ela ter passado longe! Mas que dá uma invejinha pelos seu namorado na ficção e na vida real... ah, isso dá!

    ResponderExcluir
  11. Leio seu blog há um bom tempo, seus post são o máximo, mas geralmente saio sem comentar (coisa horrível de se fazer). Hoje não consegui me aguentar porque Dair tá ilustrando os plot twists sem sentido :( Melhor coisa que já aconteceu em GG, hehe (sempre espero ser apedrejada quando digo isso).

    Parei de ver a sexta temporada (na verdade já abandonei a série umas três vezes porque ela é muito cheia de altos e baixos), mas acompanhava desde 2007. E fico meio chateada de ver como algumas coisas vão terminar. Concordo com o seu post inteiro, sem tirar nem por (exceto pela já citada foto de Dan e Blair haha), e fico especialmente triste por ver como desenvolveram pouco a Serena ou o Nate nesses mais de cinco anos de série. Ou como a Blair tem regredido nesses últimos episódios. Ou os roteiristas terem estragado Blair e Chuck pra mim naquela tentativa desesperada de fazer uma história "épica". Ou o que fizeram com Lily e Rufus no fim da temporada passada. Eu gostava muito, muito mesmo das primeiras temporadas. Gossip Girl faz parecer que os melhores anos da vida são o high school mesmo.

    Vou esperar pelas coisas que você ama em GG. Provavelmente ler o post vai me dar a certeza de que a série, mesmo com seus muitos momentos de pouco brilho, vai deixar muita saudade.

    ResponderExcluir
  12. GENTE ♥
    ACHEI QUE SÓ EU DETESTASSE A VANESSA!

    E não sou, nem nunca fui seguidora fiel de GG, sempre achei a série o cumulo do supérfluo mas acabou se tornando meu guilty pleasure quando todas as minhas séries dramaticas e de suspense estavam em dia... acho que não cheguei a passar da terceira temporada, mas achei absurdo eles terem ousado juntar Dan e Blair. tipo... OI?

    mas enfim, concordo com tudo isso ae annoca, meu coração se quebra com tantas séries boas acabando por terem perdido seu rumo ): mas é a vida né? beijo

    ResponderExcluir
  13. Annocs, sinto informar que eu abandonei Gossip Girl no fim da segunda temporada por motivos de: tédio profundo. E acho que naquela época nem tava tão ruim quanto falam.
    Queen B. tem seu lugar no meu coração e algumas cenas inesquecíveis também, mas não dava, sabe?
    Vou aceitar todo e qualquer spoiler que vier só por curiosidade e preguiça de ver.

    Agora, QUE VERDADE. Eu já detestava a Serena no começo com aquela pose de "difícil ser gostosa, todo mundo pensa que eu sou má". Ela fazia uma cara de dor de barriga ótima quando se sentia injustiçada. E Vanessa, quem é Vanessa? Ignoro solenemente since 2007.

    Quero saber as coisas boas, mas só pra te ver comentando com maestria mesmo. GG pra mim só o bom e velho Gilmore. <3
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  14. Simplesmente a MELHOR série da minha vida.
    Claro, que assim como em qualquer outra atração tem seus furos, mas isso n acaba com o show. Vanessa, é sem duvidas a personagem mais boring, mas isso n significa que n seja importante, assim como Nate, que faz parte do main cast e é completamente irrelevante.
    Serena é a protagonista mais chata que uma serie pode ter, sem falar que nos livros Blair, é a protagonista e a historia toda gira em torno dela, o que deveria acontecer na serie, ja que o casal Chair se destaca completamente, ofuscando todos os outros personagens, creio eu, que esse é o motivo do sucesso da serie: Chuck and Blair.
    Há uma grande ressalva para Georgina, que nos livros é completamente irrelevante e na serie, ocupou uma participação incrivel, uma das melhores personagens btw
    Juliet tb cresce bastante na season em que aparece, e se mostra mt interessante.
    Dan é um personagem curioso, pq embora a maioria tenha odiado ele ao lado de Blair, eu particularmente gostei, estranho? Sim, mas foi a unica vez em que senti algo por ele.
    E tenho que discordar sobre os plot twists, simplesmente pq essa é a chave da serie, n existe aquela de CASAL 20 em que todos torcem do inicio ao fim, ou o velho cliché de triangulo amaroso, NAO, aqui tudo pode acontecer, todos ficam e n tem um motivo passional para isso, é simples DESEJO, e é justamente isso o que realmente acontece no ues ou em qualquer outro lugar, its life!
    E outro ponto maravilhoso para essa serie é o GLAM, o poder, n há pobrezinhos, todos jogam pelo poder, ditam regras
    I LOVE NY XOXO

    ResponderExcluir