segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Objetificando Andrew McCarthy


Tirei a tarde de hoje para rever um filme que amo muito, Pretty In Pink, porque acho que nada me coloca mais no clima de férias do que assistir a um filme dos anos 80 que eu já vi 35 vezes em plena tarde de segunda feira. Assim como a Couth, tenho essa obsessão por filmes adolescentes e acho esse um dos melhores, mesmo com o roteiro clichezão - outsider pobre saindo com o cara rico e popular, triângulo amoroso com melhor amigo, amor verdadeiro amor eterno depois de dois encontros, etc e tal. Na verdade, como não amar tudo isso?

Como eu estava dizendo, Pretty In Pink conta a história de Andie Walsh, minha musa fashionista para sempre amém (interpretada pela Molly Ringwald, uma pessoa que eu queria que fosse minha amiga), uma garota outsider, diferente e pobre que começa a sair com Blane, um cara lindo, rico e popular. Por conta desse namorico, Duckie, seu melhor amigo, fica muito bravo e para de falar com ela, não apenas por ela estar saindo com um cara rico e, portanto, traindo o movimento, mas porque ele é apaixonado por ela desde sempre e ela, aparentemente, nunca deu valor a isso. 

Duckie, como eu já disse, é o melhor amigo de Andie e a única pessoa que se veste de um jeito mas estranho que o dela e ainda assim é sensacional. Duckie tem esse jeito muito ótimo de não se levar a sério e dar a cara pra bater a todo tempo, ele idolatra a Andie e consegue ser fofo (e eu já disse que não tenho paciência para esses amores devocionais) ao mesmo tempo e ainda por cima faz a melhor performance de Try a Little Tenderness de todos os tempos.


No fim das contas um mal entendido acontece, porque é de um grande mal entendido que se faz todo bom filme adolescente, e o romance dourado de Andie e Blane termina, com direito a ele desconvidando-a pro baile e ela gritando no corredor da escola que sempre soube que ele tinha vergonha dela. Então ela vai até sua chefe e melhor amiga, pede emprestado seu lindo vestido cor-de-rosa de baile, transforma ele no vestido mais feio de todos os tempos, e vai no seu baile de formatura. Sozinha. Porque ela quer mostrar pra todo mundo que eles não conseguiram destruí-la (que filme maravilhoso). Chegando lá, ela se encontra com Duckie, que se oferece para acompanhá-la. Os dois fazem as pazes e ele diz que sempre vai estar do lado dela, e então os outsiders entram no salão para encarar aquele microcosmo infernal do colegial que sempre os rejeitou pela última vez na vida, juntos e confiantes, ao som de If You Leave na versão da Orchestral Manoeuvres In The Dark, e poderiam ser felizes pra sempre.

Mas não. Porque o Blane aparece, desfaz o mal entendido e diz que ama Andie. Para sempre. (melhor filme)

I knew you were trouble when you walked in
Nisso, Duckie se convence de que os sentimentos dele são sinceros e que a Andie só vai ser feliz se viver essa história, e portanto dá sua benção aos dois. Ainda ao som de If You Leave, ela vai atrás dele e os dois se beijam no estacionamento da escola. Fim. Um belo fim, que não me canso nunca de assistir, mas que, ao mesmo tempo, faz com que eu me sinta meio mal. Afinal, pobre Duckie! Eu sempre estou do lado dos personagens esquisitos, dos fracos e oprimidos, do lado da mocinha que é tão mais legal mas sempre perde pra outra que tem olho azul (tamo junta, Doralice) e faz todo sentido do mundo eu achar que a Andie deveria ficar com o Duckie. Porque ele é tão mais legal. Porque ele é diferente, divertido e gosta de Otis Redding, enquanto o Blane pede que a Andie lhe indique um disco menos político. Porque ele chega na escola e pede licença para admirá-la, enquanto o Blane perguntou se ela não iria se trocar antes de sair, sendo que ela tinha se aprontado com conjuntinho e pérolas para vê-lo. Porque ele ama ela demais, amou a vida toda e não descobriu isso depois de dois encontros só para garantir um final feliz. O mal entendido jamais teria acontecido com o Duckie, porque ele nunca deixou de acreditar na Andie. Se não fosse pros dois ficarem juntos, que ele pelo menos terminasse o filme numa posição menos dolorida do que essa de assistir o casal se dar bem e ir embora alone on a bycicle for two.

Mas não. Porque se Andie Walsh eu fosse, com Blane eu também ficaria.


Não é você, Duckie, sou eu
E o motivo é muito simples: o sorriso. Andrew McCarthy empresta a Blane seu sorriso perfeito, um sorriso de covinhas que faz os olhos tão azuis ficarem pequenos, um sorriso meio infantil e divertido, absolutamente sincero e inocente, que claramente vai te dar dor de cabeça depois de algumas semanas. Mesmo quando ele não está sorrindo, a expressão é sempre sorridente. Ele tem essa carinha lerda e bonita de cão devoto, um jeito despretensioso de andar e colocar o Ray Ban na cabeça que é irresistível, e ele te olha de um jeito que, apesar de sem jeito, ainda é confiante. Ele sabe que é o maioral, mas finge que isso é só uma coisa besta que as pessoas dizem.





E sorri, sorri, sorri tão lindo que eu também abandonaria o cara mais legal do mundo para correr e dar uns beijos em Blane no estacionamento da escola, ao som de If You Leave, usando um vestido cor-de-rosa horroroso. Mesmo que ele tenha um jeito estranho de colocar a mão no rosto da menina enquanto beija. Mesmo ele não sabendo nada de música. Mesmo ele sendo sem noção. Mesmo ele sendo coxinha.

Eu receberia as piores notícias dos seus lindos lábios sorridentes e seu sorriso me faria esquecer o Duckie facinho. Desculpa mundo. Desculpa Anna Vitória com juízo.

Fico feliz de confessar de tirar esse peso das costas.



15 comentários:

  1. Olá!
    Fiquei tempos sem blogar e agora voltei com um blog novo. Vim visitar os blogs que eu costumava acompanhar e fico feliz de encontrar o seu ativo, porque muitos já não existem mais.
    Agora em relação ao post, eu também sou dessas que ama filmes água com açúcar, filmes de adolescentes...e olha que já estou bem velhinha pra isso, rsss
    Pretty In Pink é um desses que não e canso de assistir.

    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Apenas já indo atrás desse filme pra assistir nas minhas férias. Também estou no clube das que amam esses filmes adolescentes dos anos 80/90. ♥ Aliás, como não amar?

    E, gente, tô apaixonada pelo Andrew McCarthy. Que coisa mais linda! ELE SORRI COM OS OLHOS, PELAMOR!!!111 Não sei resistir. Desculpa, sociedade. Provavelmente eu também ficaria com ele.

    É incrível como um sorriso pode passar por cima de todo um caráter de outra pessoa.
    SORRY NOT SORRY.

    Beijo, Annoca! ;)

    ResponderExcluir
  3. Ótimo dia pra me lembrar que eu ainda não vi esse filme. E deveria, porque estou no clima pra isso. (A verdade é que depois que vi Sixteen Candles eu meio que me decepcionei com o John Hughes na época em que estava fazendo uma maratona de filmes dele. Acho que estava de mau humor no dia. Mas acabou que parei a maratona).

    Sou sempre a pessoa que torce pelos fracos e oprimidos. No estilo torcia-pra-Blair-ficar-com-o-Dan. Então estou muito curiosa a respeito da minha futura reação a este triângulo amoroso. Porque s sorriso de fato é lindo. E o melhor amigo é o Jon Cryer e não sei se conseguirei esquecer do fator Two and a Half Men (odeio. tanto. mesmo). Duckie já começa prejudicado na disputa, mas por coisas que não tem nada a ver com ele. Veremos o que vai acontecer.

    PS: onde estão escondidos os romances de colégio adoráveis dos anos 2010?

    ResponderExcluir
  4. Anna, teu blog é tão maravilhoso! Você escreve de uma forma tão legal que me dá vontade de ser tua amiga, sério. Eu amo esse filme, já vi diversas vezes, e a ~magia nunca se perde. É definitivamente meu filme adolescente preferido. Como não amar e não torcer pelo Duckie? E realmente, o Blane é muito coxinha. Aff Blane. Mas o Andrew McCarthy é um dos meus musos justamente por esse sorriso fofo e me-ame-POR-FAVOR que ele tem. Se você quer curtir mais esse sorrisinho te indico o filme Class, com o McCarthy 9vinho. É uma comédia adolescente bem legal também. (:
    Beijo!

    ResponderExcluir
  5. Nunquinha que vi esse filme, mas fiquei aqui morrendo de vontade.
    Se tá catalogado assim como "10 coisas que odeio em você", vou me amarrar fáceo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Bom, nunca vi o filme, mas isso você já devia imaginar porque, bem, sou eu. Agora, achei bem assustador esse sorrisinho, amiga! Muito esprimidinho pro meu gosto! HAHAHAHA
    <3

    ResponderExcluir
  7. Amiga.

    Amiga.

    Se tem uma coisa que eu acredito é nesses amores sem fim depois de dois encontros. Tudo culpa da Cinderela! Mas gente, olha a cara do Blane. Ele não é a coisa mais fofa? Você não quer ensinar tudo da vida pra ele, enquanto ele sorri com essa cara de puppy? Por favor! Esse filme é MUITO BOM. E eu odeio eternamente two and a half man, mas também amo o Duckie, amo, amo, e sou daquelas que para e pensa: será que o Duckie vai encontrar alguém incrível na faculdade?

    Ahhh, esses filmes. Nossa.
    Por favor, corra pra assistir Say Anything, que NAO TEM TRIANGULO AMOROSO, AMÉM. E me conte!

    Te amo, e não é só por esses gifs!

    ResponderExcluir
  8. Tenho uma coisa por filmes com colegiais, deve ser porque sou uma e espero que até a escola terminar minha vida se torne um filme adolescente com direito a musical e tudo. haha Bom, isto me lembra um filme que eu vi ( Easy A ) onde a Emma Stone citava um monte de filmes antigos sobre adolescentes, me deu vontade de assistir todos e depois deste post com tantos elogios ao filme, já fui procurar o torrent dele (eu sei que é pirataria, mas...) porque fiquei morrendo de vontade de assistir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  9. Tenho uma coisa por filmes com colegiais, deve ser porque sou uma e espero que até a escola terminar minha vida se torne um filme adolescente com direito a musical e tudo. haha Bom, isto me lembra um filme que eu vi ( Easy A ) onde a Emma Stone citava um monte de filmes antigos sobre adolescentes, me deu vontade de assistir todos e depois deste post com tantos elogios ao filme, já fui procurar o torrent dele (eu sei que é pirataria, mas...) porque fiquei morrendo de vontade de assistir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Tenho uma coisa por filmes com colegiais, deve ser porque sou uma e espero que até a escola terminar minha vida se torne um filme adolescente com direito a musical e tudo. haha Bom, isto me lembra um filme que eu vi ( Easy A ) onde a Emma Stone citava um monte de filmes antigos sobre adolescentes, me deu vontade de assistir todos e depois deste post com tantos elogios ao filme, já fui procurar o torrent dele (eu sei que é pirataria, mas...) porque fiquei morrendo de vontade de assistir.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  11. Gente! Que ideia ótima pra fazer no feriado que vem aí. Porque , sinceramente, estou num estado tão desesperador de 'preciso que minha mente fique leve' que estou correndo em busca de tudo que potencialize essa busca :( hehehehe
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Acho que nunca li um texto tão sensacional sobre um dos meus filmes preferidos do mundo! Te entendo Anna Vitória me derreto fácil com aquele sorriso do Blane e seu jeito meio bobão, mesmo achando que se juizo tivesse ficaria com o Duckie que vai a um bar mesmo sabendo que não conseguirá entrar e fica batendo papo com o segurança só porque eu estava lá. Isso é amor. Duckie é estranho, mas me ama do jeito que eu sou e ainda conversa com meu pai sobre nosso futuro. Mas mesmo assim Blane me ganharia porque no coração não se manda né?
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  13. Amo, amo e amo! Meu filme preferido pra sempre.

    ResponderExcluir
  14. Anna Vitória caí no seu blog procurando foto do Andrew (Blane) para me deliciar com seu rosto lindo, meigo, fofo, tudo o que você falou e como você, também já assisti esse filme muuuitas vezes, porque adoro a história, a Andie, seus modelitos, tudo, mas mais que tudo, amo o Blane e também esqueceria tudo, atiraria tudo para cima pelo seu sorriso. Somos duas e certamente tem mais como nós.rs
    Abraços
    Raquel

    ResponderExcluir
  15. Bom, estava eu em minha busca incessante sobre esse lindo do Andrew McCarthy e eis que me deparo com esse blog e com esse texto maravilhoso. Tambem AMO esses filmes teens do anos 80 e apesar de ter começado o filme achando que iria torcer pelo Duckie, fiz igual você, não pude resistir aos encantos do Blane <3

    ResponderExcluir