sexta-feira, 12 de março de 2010

Guerra aos Na'vi.

Domingo passado eu assisti ao Oscar inteiro pela primeira vez na vida. Desde o countdown cheio de encheção de linguiça na E!, passando pelo red carpet (minha parte favorita) e a premiação em si. Perdi preciosas horas de sono ficando acordada até as 2h da manhã num domingo, sendo que eu teria aula e uma exaustiva tarde de estudos na segunda. Aguentei aquela premiação chata, toda a entrega de prêmios técnicos, e achei que valeu muito a pena. Valeu a pena só por ver a Kathryn Bigelow levar o Oscar por melhor direção e melhor filme com o seu "Guerra ao Terror". Sendo bem sincera, não assisti ao filme, e se for pra torcer por alguém, minha torcida mais efusiva é única e exclusivamente de Tarantino e seus bastardos inglórios.

Eu só não queria que "Avatar" ganhasse as duas estatuetas mais importantes.

Esse filme sim, assisti, logo quando estreiou, quando estava aquele buzz louco acerca do empreendimento milionário de James Cameron. Não é um filme ruim, não é mesmo. Os gráficos são fantásticos, como se alerdeou em todos os cantos, o filme de fato nos proporciona uma imersão muito grande no planeta Pandora. As cenas de vôo são de tirar o fôlego. Porém, o filme tem um grande problema: é chato. O roteiro é manjadíssimo, e assim que a história toma forma, você já sabe como ele vai terminar, e pode até prever os diálogos. Me desculpem, mas não é um monte de imagens incríveis que me prendem por quase três horas numa sala de cinema.

Cochilei, joguei sudoku no celular, me mexia pra cá, espreguiçava pra lá, comi quase dois pacotes inteiros de Halls, e o filme não acabava. Acho que tô ficando velha, porque minha tolerância para filmes grandes anda muito pequena. O filme tem que ter um roteiro muito incrível pra me fazer sair da sala de cinema depois de mais de duas horas sem ter me sentido enfadada vez ou outra. Um dos fatores que levo em consideração ao pensar se gostei ou não de um filme é quantas vezes eu olhei no relógio para ver quanto tempo faltava pra acabar. E acreditem, em "Avatar" isso aconteceu muitas, muitas vezes.

E dizem que nem sempre o Oscar vai para o melhor filme de fato. Tem que cair no gosto da Academia. Só que o prêmio ainda tem certa valia, um peso, um crédito. Eu sei que eu perderia minhas esperanças no futuro do cinema se um filme com roteiro fraco e batido levasse os dois prêmios mais importantes só porque foi feito com uma tecnologia revolucionária. Dizem que a tendência a partir de agora é fazer com que a interação espectador-película seja cada vez maior, que os filmes se tornem mais palpáveis. Olha minha cara de quem se importa. Acho que é por isso que eu tenho uma birra com 3D, uma certa relutância. Estão querendo reduzir os filmes a um apanhado de imagens incríveis.

As coisas tem ficado cada vez mais tácteis, mais mastigadas. Tem-se reduzido a quantidade de palavras e aumentado as gravuras, as fotos num jornal impresso nunca foram tão importante.s Não sou contra, mas não quero ver isso tomar conta. Me desculpe, Alice, mas pra mim não há graça nenhuma num livro só com ilustrações. Livros são de histórias, palavras que juntas formam frases que tecem amores, conflitos e dramas que nos acompanham e marcam pro resto da vida. E filmes são feitos de um roteiro bem pensado, bem sacado, bem executado, com diálogos marcantes - ou não. Pra não dizer que minha briga é com as imagens, peguemos como exemplo "2001 - Uma odisséia no espaço", um filme quase sem diálogos, com imagens e efeitos espetaculares. São quase 3h de filme e menos de 40min de falas. Mas o filme é genial. As imagens contam uma história, e a mensagem passada através daquilo é tão sublime, mas tão urgente e incrível!

Um filme independente bater o grande trunfo de um megalomaníaco é motivo de gravar o Oscar e assistir a premiação inteira novamente. Lembro uma vez que um professor de inglês disse que a principal coisa que um filme precisava para ser bom era uma boa produtora, porque filme sem orçamento milionário não decolava. Não me surpreende que ele tenha dito que o diretor não fazia tanta diferença. Eu acho que uma história bem pensada e bem executada é o mais importante. Quantos filmes low-budget que vemos por aí que são incríveis? "Guerra ao Terror" é um deles, porque para um filme de guerra, o orçamento foi baixíssimo.

Meu maior medo é que essa febre por 3D e gráficos faça com que as pessoas esqueçam do fundamento de um bom filme, e pensem que monstros coloridos e originais, e homenzinhos azuis com cabo USB embutido em alta resolução sejam tudo. Ainda que o cinema daqui esteja exibindo "Avatar" até hoje desde a estréia, em três salas, e filmes como "Guerra ao Terror", "Precious" e "Inglorious Bastards" tenham ficado em cartaz por uma semana, com dois ou três horários de exibição. É que eu já perdi a esperança no cinema daqui, mas ainda boto fé no bom senso da Academia.

19 comentários:

  1. Oi Anna!

    Bem, nem preciso dizer que adoro os seus textos e admiro muito a sua pontualidade com seu blog, porque eu, sempre começo um e nunca posto regularmente. hehe
    Bem, quanto ao post, eu sempre disse que não podemos entender de tudo nessa vida, e acredito que filmes e música sejam meu ponto fraco. Sim, pois eu sempre me deixo levar pela emoção de uma história bobinha de amor ou por uma ritmo contagiante, mesmo que a letra da música não diga absolutamente NADA. Por isso precisamos de alguém que nos exponha críticas quanto ao que estamos vendo/ouvindo. Eu sinceramente me deixei levar pelos gráficos fabulosamente elaborados de Avatar, e por que não, por uma história de amor tão mínima em comparação ao enredo do filme. O fato é que não o posso criticar de todo, pois admiro muito diretores como Cameron que tem tamanha imaginação para a criação de mundos tão alheios ao nosso, e o admiro ainda mais por conseguir inserir o nosso mundo nessa história. Fato que pra mim, foi uma das coisas mais interessantes do filme, sem contar com o estudo por trás de toda a produção, citando o exemplo do realizado para a elaboração do dialeto Na'vi.
    Enfim, no dia do Oscar fiquei bastante decepcionada por Avatar não ter levado o Oscar de melhor filme. No entanto, parei pra pensar e conclui que eu estava sendo ignorante, pois nem sequer tive a curiosidade (ou oportunidade) de ver o Guerra ao Terror. Mas, como você mencionou, eu ainda acredito na academia e tenho certeza que a premiação não foi por acaso.
    Bem, acho que é isso.
    Um abraço bem apertado!
    Natalia F.

    ResponderExcluir
  2. Pois eu tb olhei diversas vezes para o relógio no dia que fui ver!
    Que bom que ganhou o outro hehehe!

    Beijoss!

    ResponderExcluir
  3. Avatar é uma droga.
    ok, é um filme VISUALMENTE lindo, e só.
    A história não é "revolucionária" nem de muito, muito longe... coisa besta.

    Também estava torcendo pela Kathryn, não só por ser mulher, mas porque realmente não conseguia compreender como Avatar poderia estar na competição... é o poder da propaganda, acho!!

    sendo sincera, também não gostei de Bastardos Inglórios... lol
    mas, por outros motivos...

    e cinema no Brasil é um saco, fica cada vez mais caro (o ingresso e a pipoca), e eles mal exibem os filmes de que todo mundo está falando lá fora. Fui procurar o Precious aqui, cadê? Nada! nem sabia que tinha entrado em cartaz por um tempo. o "onde vivem os monstros", a mesma coisa. vários filmes que no fim eu tenho que assistir pelo pc, porque os cinemas não gostam de mim (sério, como assim Alice só estréia mês que vem?)

    ResponderExcluir
  4. Avatar não me atraiu e torci contra com todas as forças (deu certo). Não gosto de 3D.

    (www.caixinhadeopinioes.zip.net)

    ResponderExcluir
  5. Foi a primeira vez que vi todo o Oscar também, e fiquei maravilhada por Avatar não ter ganho.
    Acho que nem tenho muito o que falar, pois você falou tudo.
    Tenho uma grande birra com 3D também, justamente pelo que você falou. Tenho medo que as pessoas esqueçam o verdadeiro significado de um bom filme!
    Falando um pouco de Avatar: eu achei um tédio completo. Totalmente previsível e clichê. Saí da sala inúmeras vezes usando a desculpa que iria no banheiro, mas na verdade só queria sair dali!

    E como sempre..amei o que tu escreveu (:
    Beeeijo

    ResponderExcluir
  6. Ei Anna, concordo plenamente. Tbm fiquei torcendo ferforosamente e quase pulei do sofá comemorando quando os 2 premios foram pra Kat e sua guerra ao terror. Tbm n vi o filme, mas estava torcendo contra os bonequinhos azuis computadorizados. Acho que ele ganhou os que merecia. E eu tbm fiquei super entediada no cinema.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  7. Oi Anna!
    Bom, pela primeira vez em mto tempo, eu esqueci do Oscar! kkkkk..
    Nem vi se repetiu, mas enfim, nao sei nada do que se passou.
    Avatar eh um caso a parte; eu nao assisti ate hj e sinceramente, ja perdi a curiosidade que eu tinha.
    Ja Alice, me desculpe, mas eu AMO! na verdade eh mais infantil; mas eu tenho um certo fascinio por filmes/historias infantis! acho que pq marcaram mtas fases da minha infancia e tals; enfim, eu gostei mto do Alice e assistindo em 3D ficou bem mais divertido (apesar q foi meu primeiro filme visto com 'oclinhos' 3D).
    Eu gosto mais pela questao fantasia msm, nao tanto pela msg que passa e tals..
    Se fosse pra escolher um filme bom dos que vc descreveu aqui, eu escolheria o Inglourious Basterds!
    Realmente nota 10!

    Beijos e bom fds!

    ResponderExcluir
  8. Eu também ando sem paciência para filmes longos e Avatar me encheu,ao contrário de você,não consegui assistir inteiro,caí fora no meio do filme,ou acho que até mesmo no começo.Gráficos e efeitos não são tudo,e embora eu ache que a academia ainda valoriza muito a atuação dos atores,sinto muito que Johnny Depp ainda não tenha ganho nenhum,apesar dele não fazer questão disso.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Olha, fiquei curiosíssima pra assistir Avatar, cheguei a olhar umas 3 vezes enquanto estava no shopping, mas simplesmente não tinha horário. As sessões se esgotavam no dia anterior... e sabe, não acho que valeria tanto a pena assim.
    Eu não assisti nada do Oscar. Aliás, não assisto há muitos anos... a premiação em si já perdeu seu encanto, pelo menos pra mim. Gosto mesmo é de ver os artistas no Red Carpet .D
    Beijo, Anna!

    ResponderExcluir
  10. Oi Anna!
    Eu sou um chato em relação a cinema. E concordo com o que vc escreveu sobre Avatar ganhar o grande prêmio.
    Acho mto justo que a indústria dos filmes evolua, aplicando cada vz mais tecnologia ao formato final de uma obra. Porém eu sou conservador demais em relação a isso tudo. Acredito que a Academia seja assim tb. Cinema para eles como se pode ver em toda a sua história, é saber contar boas histórias com atuações de excelência da direção, produção e elenco. Os efeitos graças aos céus ainda são premiados apenas como efeitos. Eu apenas faria uma ressalva, criando um Oscar paralelo, premiando filmes como Avatar numa categoria diferenciada. Talvez até em outro dia, para não misturar as coisas.
    Se o Oscar nem comédias costuma premiar, que dirá algo que não é exatamente cinema na essência né?
    E.. nossa, não teria paciência de ficar vendo toda a linguiça ser enchida antes do próprio evento. Enfim... mais uma vez vc mostra o tanto de sensibilidade e conteúdo que tem.. adoro e admiro demais isso!
    Parabéns pelo post minha amiga! Bjos

    ResponderExcluir
  11. Conseguiu dizer tudo o que eu queria e não conseguia sobre o filme! Estou junto com você, torcendo para que os filmes ainda sejam roteiros, e não um monte de imagens impressionantes. Beijo!

    ResponderExcluir
  12. Meu sonho é assistir o Oscar inteiro. Mesmo sem ter assistido, eu fiquei me informando e torcendo.
    A minha torcida tb foi contra Avatar. O que esse povo tem na cabeça de indicar um filme como melhor, sendo que nem roteiro bom ele tem?! Só tem efeitos especiais!

    ResponderExcluir
  13. Nossa eu nunca consegui ver o oscar inteiro kkk.
    Eu gostei de avatar, acho que o Cameron ta felizao com a bilheteria, deve ter enchido o bolso de dinheiro.

    Quanto ao oscar eu ate acredito na teoria de que Guerra ao Terror ganhou pq colocou os eua como herois e não como viloes como aconteceu em avatar. xD

    muahhhh

    ResponderExcluir
  14. Quando vi a Academia fazendo um apanhado de tooodos os filmes mais aterroziantes da história eu lembrei da: Anna! Sério mesmo. Você, depois da minha BFF Thaís é a que mais aprecia esse gênero.

    Quando vi "O iluminado" e a cena do corredor com 2 meninas - não assisti ao filme e fiquei com mais medo depois que o apresentador disse ser um dos filmes mais assustadores - me deu mais receio de assistí-lo. Mas, achei a homenagem super "perca o medo e assista". Me senti a tal por ter assistido pelo menos ao oripilante "Sexto sentido" e o frio na espinha ainda rola solto só de pensar.

    Quem sabe um dia eu não perca o medo e assista ao filme mais medonho dito pelo apresentador.

    ;*

    *obs.: tenho medo que os filmes em 3D se tornem o foco e que tenhamos comédias românticas em 3D e que dê pra ver a faringe daqueles que se beijam ahahahahahaha! O_O

    ResponderExcluir
  15. Concordo contigo. É uma tristeza ver o cinema se limitando a imagens bonitinhas em sequência. Parece que as histórias estão cada vez mais em segundo plano... Uma pena :/
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  16. Oi Anna!

    Naquele domingo eu não estava com a mínima vontade de assistir ao Oscar,mas assim que a minha timeline do twitter começou a pipocar com links de gente comentando o Red Carpet,não me contive e resolvi assistir!
    Ver os vestidos é minha parte favorita,juntamente com as partes musicais,sempre fazem uma homenagem à alguem e gosto disso.
    Quanto à "Guerra ao Terror" x "Avatar",tenho que confessar que não vi o filme da Bigelow! mas concordo com o que você disse quanto aos novos filmes estarem se tornando essa compilação de imagens incríveis.Avatar tem seu mérito,lógico,eu achei o filme fascinante,não pela história que realmente é bem previsível,bem Hollywood mesmo,mas pelos efeitos.Avatar merece todos os prêmios técnicos por sua inovação,mas na verdade acho que "Bastardos Inglórios" merecia ganhar melhor filme.Bom,ainda não vi Guerra ao Terror,talvez eu mude de idéia quando ver...mas sei que o meu gosto pessoal nunca bate com a Academia! hehauehaue

    ;**

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Olá!!!
    Anna, pra ser bem sincera, apesar de não entender tão bem sobre este assunto como você, eu não confio muito no Oscar. Acho que pra mim é mais um produto americano, mais um show... mais uma maneira de reverenciar os Estados Unidos. Sei lá, acho que quem está ficando velha aqui sou eu... rsrsrs é porque muitas das premiações que foram dadas enquanto eu pude acompanhar achei meio manjadas, como este lance de que se a atriz fica feia pra interpretar um papel ela é condecorada com o prêmio de Melhor Atriz. Enfim.
    O que eu acho de verdade, e agora é um achismo que é quase uma certeza, é que você daria uma excepcional jornalista crítica de cinema.
    um beijo grande!

    ResponderExcluir
  19. Assiti guerra ao Terror a gostei muito. Mas sabe, muito mesmo. Acho que foi bem a justa a premiação.
    E concordo extremamente com você no que diz respeito ao tempo de pemanencia de certos filmes.
    Foi dessa maneira que não assisti Preciosa e muitos outros ( alista pe grande). Dessa forma quando dá me desloco até a Zona Sul ( o unico lugar com salas que exibem certos "tipos" de filme ), pago mais caro e assisto. Mas não é sempre que dá.
    Bigelow deu um show de elegancia. E cameron ficou chupando seus dedinhos milionários. Adorei!

    beijos.

    ResponderExcluir