sexta-feira, 23 de abril de 2010

Não gostei de Alice, e agora?

Eu sou uma pessoa que tem um problema muito sério: eu não consigo abstrair. E eu sou muito cabeça dura. Na verdade, eu sou assim em se tratando de cinema. Por exemplo, li o famoso Drácula de Bram Stocker e fiquei apaixonadíssima pelo livro e dei a bobeira de logo depois de terminar a leitura, assistir ao filme "Nosferatu", do cineasta alemão Werner Herzog. O filme é legal pra caramba, mas durante todo o tempo eu ficava tendo uns comichões de aflição pensando em tudo que estava incoerente com o livro e, no caso desse filme, há muita incoerência. Mas o filme é super legal. O mesmo caso com a adaptação mais fiel, o Drácula do Coppola, aquele com o Gary Oldman. Um filme tão bom e eu só lá, resmungando feito uma velha reumática sobre tudo que não estava certo.

Entendo que adaptar é difícil pra caramba. Foi difícil chegar a essa aceitação, mas eu finalmente entendi. Nunca um filme vai ser cem por cento fiel à qualquer coisa da qual ele se inspire, porque é impossível. Aí lendo entrevista do Tim Burton falando que, ao adaptar "Alice..." ele só se apropriou do universo mas criou um roteiro todo novo, minha cabeça começou a doer. Porque eu sabia que eu não ia engolir fácil uma mudança na história, sabia que não iria aceitar assim de pronto uma Alice com 19 anos fugindo de um casamento. Mas eu confiei, confiei porque Tim Burton mora no meu coração há tanto tempo que eu sabia que ele não me decepcionaria, não com uma história que eu gosto tanto, um clássico da minha infância.

Só que, na minha leiga opinião, existe sempre uma essência, de cada coisa que se use. Você pode alterar os fatos, mas não pode mudar sua essência. E foi nisso que, para mim, o Tim Burton errou. Assistindo "Alice no País das Maravilhas" eu não reconhecia a história, não reconhecia os personagens, não saquei qual era a do Chapeleiro (foi o que mais me incomodou, depois do gato de Chesire). Eu via tanta referência de outros filmes, principalmente do primeiro Crônicas de Nárnia, e custei a ver referência de Alice. Uma parte do filme mostra um flashback, com a Alice se lembrando da primeira vez que esteve em Wonderland, e me dá um aperto no coração, porque eu queria tanto que aquela fosse a história, que tudo parasse e recomeçasse dali, que ai, que droga. Talvez eu tenha ficado tão perdida porque não conheço a história do segundo volume de Lewis Carroll, "Alice No País dos Espelhos", e tenho a impressão que muito do filme é tirado de lá, como a história da Rainha Branca.

Não gostei da visão do Tim Burton sobre o Chapeleiro Maluco. Não gostei do Chapeleiro feito pelo Johnny Depp. Via tudo ali, menos Chapeleiro. Ele era uma mistura de Willy Wonka com afetações de Jack Sparrow, que tinha suas horas de ser adorável (porque estamos falando de Johnny Depp, apesar de tudo), mas era na maioria das vezes estranho. E constrangedor, como no final do filme.

Para mim, quem arrebenta é Helena Bonham Carter enquanto Rainha Vermelha (que até o Tim Burton beber perfume, era de Copas)! Ela está incrível e é, de longe, minha personagem favorita! A caracterização está incrível, a maquiagem demais demais demais, aquele cabecismo dela é ótimo, sem contar em toda a atitude it-queen. No final, estava torcendo para ela, a vilã da história, se dar bem, mas isso não é novidade, porque eu sempre torço pelos vilões.

Além da Rainha, o que mais curti no filme foi o visual. A fotografia do filme está impecável, e a Wonderland meio sombria que foi criada está linda de morrer. Verdade que fiquei muito aborrecida com o gato ser cinza com azul, quando na verdade ele é todo incrível com aquelas listras roxas, mas falando de imagem, estética, não tenho do que reclamar. E o figurino é um amor, Alice só usa vestidos lindíssimos, sem falar nos cabelos, maquiagens, principalmente a da Rainha Branca, interpretada pela Anne Hathaway. E lógico, a impressionante caracterização do Johnny Depp enquanto Chapeleiro.

Mas não se desanimem com as minhas reclamações, vão assistir ao filme! Grande parte das minhas percepções são devidas ao fato de que, como dito no início do post, eu sou muito cabeça dura e não consigo abstrair. É mais forte do que eu. Vocês não imaginam o quanto dói reclamar do Tim Burton e, principalmente, do Johnny Depp.


27 comentários:

  1. Isso deve ser fidelidade à literatura, está perdoada!!!
    Concordo com você sobre a essência, vamos ver se vou pensar e sentir o mesmo, ao assistir o filme. Você sabe que hoje em SP o Cinemark estava um inferrrno, vai ter que ficar pra mais alguns dias depois.
    beijo grande, florzinha.

    ResponderExcluir
  2. Ahhh Anna.
    Qdo li que ia ser o retorno de Alice ao país das maravilhas meu coração começou a se partir de raiva.
    Espero que quando eu assita o filme ele não termine de partir e saia de dentro dele uma fumacinha negra de ódio, hahaha.
    Queria mto que fosse o desenho transformado em filme, pq eu sou simplesmente LOUCA pelo desenho
    =(

    ResponderExcluir
  3. Oi Anna!
    Bom, tem um tempinho que eu vi! mas eu gostei muito! mesmo com todas as mudancas, adaptacoes, eu gostei! claro que eu preferia que tivesse sido como o original, alias era isso que eu esperava, masssssssss... gostei desse tb.
    Achei meio infantil apesar das coisas "sombrias" e tals.
    E o Johnny, ah nao! como que vc nao gostou?
    Adorei o jeito descontrolado dele, sem contar as cores fortissimas (vendo em 3D fica mais viajante ainda).
    Sei la, eu amo ele de todo jeito euheueh! mas eu gostei; pq alias, o filme eh todo cheioo de "defeitos" especiais, fantasia e etc.
    Enfim, virou post isso aqui :P
    Tb amei a red queen! e todo o figurino maravilhoso ;D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu ainda não assisti o filme, por que queria ler o livro antes (até comecei uma vez, mas não cheguei a terminar)... Mas depois desse post, vou assistir o filme primeiro. Um filme tão esperado de uma história não clássica não poderia agradar a todos, né? Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Eu entendo bem isso. Tenho um sentimento de revolta quanto aos filmes do harry potter (quem não tem?)mas tenho muito orgulho da adaptação do Coppola para "O poderoso chefão", ele é bom para adaptações!
    Ando (bastante) sem tempo por isso estou sumida da daqui. Não sei se vai melhorar, mas quando der eu passo , ok? adoro seu blog :D
    beeijos

    ResponderExcluir
  6. Assisti ontem e resolvi deixar minha opinião pra lá para não deixar quem não assitiu desanimado. MAs realmente eu tbm não curti.
    Visualmente falando é um espetáculo, mas pára por aí.

    bjos

    ResponderExcluir
  7. olá!
    também não gostei de Alice.
    na verdade, acho que teria gostado mais se não se chamasse "alice no país das maravilhas".

    alice não tem sentido, não tem missão, e não é pra ter um sentido ou uma missão. no filme, deram sentido e missão à alice. pra quê??!
    a graça era o nonsense!!

    senti que no filme a transformaram naquele clichê de menina segura de si à frente do seu tempo, que eu acho um saco completo.

    também concordo com vc sobre a Helena. Maravilhosa, adorei a personagem dela!!

    sobre o Johnny, quando eu ainda estava na Inglaterra e as críticas sobre o filme estavam começando a sair, tanto ingleses quanto escoceses reclamavam que ele ficava alternando entre o sotaque escocês e o inglês. aparentemente era pra dar um ar esquizofrênico pro chapeleiro, mas tp, como se precisasse...

    enfim.
    é um filme bonito, mas acredito que será esquecido logo.

    sei que o comentário está grande demais, mas amei as cenas que mostravam a alice em "underland" quando criança.
    como teria sido incrível se esse filme fosse fiel ao livro, e não uma adaptação questionável!...

    ResponderExcluir
  8. Anna Vitória, vc é muito inteligente. Sua analise critica sobre cinema é muito coerente. Todos os filmes e livros que vc leu e comentou ja passaram por mim, e concordo plenamente que adaptações são muito perigosas.
    Alguns filmes do Harry Potter são tão bons como o livro, apenas alguns.

    Mas a melhor adaptação pro cinema que já assisti é do livro de Mario Puzo, " O Chefão", que deu origem a trilogia " O Poderoso Chefão". Vc é novinha pra curtir esse gênero, mas um dia se tiver curiosidade leia o livro e depois veja o filme. Apesar de ser um filme mais para "menino", a presença de Al Pacino e Marlon Brando, valem.

    abração....Parabéns pelo blog tão bom.

    ResponderExcluir
  9. alice, definitivamente, não fez parte da minha infancia, então duvido q eu vá me sentir do jeito q vc se sentiu.

    mas eu tenho isso tb, com harry potter (haha, o mais óbvio! vou chorar esse ano com as coisas que farão ao meu tão adorado ultimo volume), aqueeelas adaptações q a gente sempre espera ser perfeita...

    mas anna, no fundo não adianta, gente perfeccionista é assim mesmo: sempre tem alguma coisa que incomoda numa releitura de algo que se goste!

    bjuxx

    ResponderExcluir
  10. Caramba Ana ! Me identifiquei muito com esse texto. Saí do cinema completamente murcha. Achei tão fraco. Tão lindo e tão fraco. Curto. Não dava tempo pra apreciar os personagens, os cenários lindissimos...NADA. Saí vazia do cinema ( literalmente pq o ingresso 3D não é nada barato mesmo com meia ). Aliás comprei meu ingresso uma semana antes com lugares divinos...pra nada. Tristeza o filme e lindeza seu texto. Beijos linda !

    ResponderExcluir
  11. Eu nunca li Alice, então eu tenho pouca noçao da história. Quero muito ver o filme, mas no cinema da minha cidade nem chegou.
    Talvez a maioria das pessoas tenham gostado do filme, pq conhecem pouco da história original.

    ResponderExcluir
  12. Oi Anna, quanto tempo =D
    Bem, essa falta de abstrair após ter lido o livro acontece comigo com a saga Twilight, eu adoro a forma como Stephenie Meyer usa os detalhes, os filmes simplesmente estragaram a magia do livro, Robert e Kristen roubaram a minha visão de Edward e Bella e não tem como voltar =( SUX!

    E sim, eu assistirei Alice, terça, ou o mais rápido possível. Muita vontade de ver aquela beleza toda, e também por adorar Tim Burto, tirando "A fantástica fábrica" que me passa um ar sombrio e fico com uma sensação estranha, e o que salva é Jhonny sempre impecável!

    ;**

    ResponderExcluir
  13. Olha como vou assistir ao filme na terça feira dai te conto... eu li um livro chamado "The notebook" a versão e inglês, ai após um tempo estava no cinema e durante os traillers não estava prestando atenção, mas quando vi uma cena... dos cisnes no lago... identifiquei o filme na hora (diário de uma paixão), e foi muito bem reproduzido.

    Ah... então achei mais uma fâ de fusca??? ... hahahaaha

    ResponderExcluir
  14. Nossa, eu nem vi ainda o filme, não posso opinar porém.. vi o trailler e empolguei querendo ver o filme(coisa q devo fazer esta semana)! Mas Anna, eu não sei bem mas assistir a um filme do Tim Burton é de algum modo prever que a obra terá a cara dele, custe o que custar. Nunca gostei do tom alegórico da versão setentista da Fábrica de Chocolate, nem do elenco. Mas qdo vi a versão do Tim pela primeira vez, não engoli. Pq não era a fábrica que eu conhecia. Era uma fábrica concorrente, uma coisa com o TOM do TIM, sombrio, gelado mas divertido ao msm tempo. Levei tempo pra aceitar mas não engoli. Não sei se será assim com Alice, mas hj já sei que irei ver uma Wonderland totalmente diferente daquela que eu 'crescí' conhecendo.
    De toda forma, esquecendo o q eu penso, e lembrando que o post está perfeito... fica um parabéns mais uma vez pela tua sensibilidade e percepção! Bom demais te ler. Paro com meu blog esta semana, mas não deixarei de visitar aqui! Bjoooo e boa semana!

    ResponderExcluir
  15. Poxa, que pena que vc não gostou mto :/
    Eu tô super empolgada pra ver o filme!! Gostei do que vi nos trailers e como normalmente AMO os trabalhos do Tim Burton, tô com as expectativas bem altas... Espero não me decepcionar :/
    Beijo :*

    ResponderExcluir
  16. estou louca pra assistir, mas não vai chegar aqui, pelo menos por enquanto. tô considerando seriamente em ir a Recife só assistir esse filme.

    expectativas são grandes. e como nossos gostos são diferentes em alguns pontos, tô me valendo disso pra não desanimar por você não ter gostado.

    neijo.

    ResponderExcluir
  17. Também tenho preconceito qto a filmes que são livros, porque nunca em todo o mundo eles conseguem ser fiéis, eu tbm fico brigando com o filme, chata, chata, chaaata, rs...

    Mas vou assistir com bons olhos, rs, estou tentando me predispor a gostar deste filme...

    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Eu já sabia que esse filme era diferente, mas não sabia que ela estava fugindo do casamento.
    Queria fazer como minha irmã falou: vamos ver o original e assistir ao do cinema. Mas, pelo visto, não é preciso.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  19. Será que eu vou conseguir dizer tudo que tenho pra dizer em um comentário?
    1- entendo vc pq passei por isso com HP6. Todo mundo dizendo que era o máximo dos máximos, e aí eu fui ver e n~çao gostei do filme. Mas Alice, eu adorei, não só pelo visual como tb pela alice ser jovem, e pelo tim burton ter apostado em um novo roteiro. Ah, e o filme tb não tem nada a ver com Alice no país dos espelhos, eh uma criação totalmente nova. MAs eu queria muito ler o Alice no País das maravilhas original, mesmo mesmo.
    2- Eu tb sempre acabo torcendo pelos vilões hihihih
    3- O tim burton tb mora do meu coração.
    4- VOCÊ me inspirou a começar a ver material da Aldrey Hepburn, e eu adorei! Meu pai perguntou de onde eu tinha tirado esse interesse repentino pela atriz, e eu indiquei seu blog. Eh, ele se apaixonou pelo so contagious e elogiou seu bom gosto! rsrs
    Um beijo amiga, jah faz um tempo que eu nçao comento no seu blog, neah?

    ResponderExcluir
  20. Eu já cansei de me decepcionar com adaptações heheh Realmente, quando perde a essência é péééssimo.
    Ainda não assisti Alice, mas não estou criando muitas expectativas...Só o visual mesmo é que parece de arrasar.

    ResponderExcluir
  21. Você viu o filme, então posso dizer: que final foi aquele? Como assim Alice resolve mudar os negócios da família para a China? Oi, então ela é responsável pela abertura/estupro do mercado chinês pré-primeira guerra mundial? WTF??
    Esse foi meu único momento de indignação durante o filme.
    Gostei, mas concordo com você que a essência mudou, não dá mesmo para reconhecer o filme original e eu que li os dois livros te garanto que também se afastou deles.
    O Burton não bebeu tanto perfume assim não, a Rainha Vermelha dele é mistura da Rainha Vermelha do Através do espelho com a Rainha de Copas do País das Maravilhas.
    Achei o Chapeleiro MUITO doido, além da conta. Eu gostava muito do Johnny Depp, até me dizerem que ele não era criativo, que todos os personagens dele tinham os mesmos tiques nervosos e as excentricidades. Fiquei abismada, reconheci isso e continuo achando Jack Sparrow o máximo, mas não o Johnny Depp.
    A Helena estava mesmo maravilhosa, parece que isso foi unânime :) AH CARA, eu odiei a Anne Hathaway! Que mãozinhas irritantes eram aquelas? Mia Thermopolis que sofreu uma lavagem cerebral da Grandmère, ocm certeza.
    Meu comentário mais longo no seu blog xD
    Beijo!

    ResponderExcluir
  22. eu ainda não assisti Alice (algo que farei neste domingo, inclusive). E concordo contigo que, nem sempre uma adaptação dá certo (Crepusculo serve de exemplo?), tampouco o tim burton world é tão bom assim.
    E sou cabeça-dura com isso tambem. O unico filme que eu pude achar melhor do que o livro foi Peixe Grasnde, que tambem o Tim Burton adaptou e ficou PERFEITO por não ter se prendido ao livro.

    Vou assistir, depois te falo. Beijo.

    ResponderExcluir
  23. Bem, como eu só li a metade do livro e assisti o desenho, meu sentimento não é mútuo. É claro que no momento que o filme começou eu fiquei um pouco que chocada com Alice, já que ela era bem mais... sombria do que na estória e no filme e com a idade dela: 19! Eu pensei; alguém me belisca, eu pensei que estaria vendo um filme sobre uma Alice pequena, não uma mulher prestes a se casar (e fugir...)? Não gostei muito de como o filme ficou também...

    Amei o Johnny como Chapeleiro, só não gostei de toda a maquiagem e da personalidade dele lá. A Rainda Vermelha do outro lado, AMEI. A Helena é minha atora favorita e ela é perfeita em tudo que faz! :D

    Gostei do post, é sempre bom ler sobre opiniões diferentes! :3


    Bjuss, =*

    ResponderExcluir
  24. Ainda não vi Alice (e apesar do namorado ter me dado o livro, ainda não li), mas sou apaixonada pelo desenho! E como sou cabeça dura que nem você, estou tendo calafrios só de pensar no dedão do Tim Burton no meio do filme, estou indo mais pela fotografia, que pelo jeito é incrível!

    ResponderExcluir
  25. "Rainha Vermelha (que até o Tim Burton beber perfume, era de Copas)"

    Anna, eu não sei ao certo porque nunca li 'País dos Espelhos também, mas já ouvi falar que a Rainha Vermelha é personagem desse segundo livro!

    Ainda não assisti ao filme, tá tudo esgotado aqui x.x

    ResponderExcluir
  26. Daí que eu assisti Alice e gostei. Pensei em escrever um texto sobre isso, mas desisti. Mas sabe, fui pro cinema sem esperar grandes coisas. Sabia que me decepcionaria com algumas, que gostaria de outras... e no final das contas, me senti no lucro (:
    O problema todo de Alice + Tim Burton + Johnny Depp foi toda a expectativa que criaram em cima de tudo. Eu sabia qeu muita gente se decepcionaria muito antes de o filme ser lançado.
    Beijo beijo

    ResponderExcluir
  27. Pronto, já assisti. A Rainha de Copas (com esse nome) realmente não aparece, a Rainha Vermelha realmente existe no segundo livro... acho que o Tim "juntou" as duas, porque a Vermelha (no livro) não manda cortar a cabeça de ninguém.

    Concordei com praticamente tudo que tu disse aqui. Vi o Willy Wonka em peso na atuação do Johnny, achei a história chatinha... o melhor foi a Rainha Vermelha, que atuou lindamente, a Alice, que conseguiu incorporar as dúvidas da verdadeira, e a fotografia..

    =*

    ResponderExcluir