sexta-feira, 30 de julho de 2010

Na redação

Quinta-feira passei a tarde no jornal Correio de Uberlândia. Conversando sério com mamãe a respeito do meu futuro acadêmico, ela sugeriu que eu fosse lá conhecer e conversar com jornalistas de verdade, ver como é a dinâmica de trabalho, com o objetivo de desencantar ou então me apaixonar mais ainda pela profissão. Conseguir a visita foi fácil, tenho uma prima que é muito amiga da editora-chefe de lá, que topou me receber com a maior boa vontade.

Acompanhei uma reunião de pauta diária com os repórteres e é bem como eu pensava. Cada um recebe uma história para averiguar e na reunião apresenta o que encontrou e os chefes discutem se vale nota, matéria, manchete, etc. Eles discutem alguns assuntos, pensam em pautas que podem ser relevantes para aquele dia, e logo depois cada um sai ou para concluir sua matéria ou para ir às ruas buscar mais material. Uma coisa que percebi foi que lá todos os dias são diferentes, se em um dia você está trabalhando em um tipo de assunto, no outro seu foco é totalmente diferente e você tem um dia só (no caso do jornal, que é diário) para fazer sua história vingar, porque no outro provavelmente ela não será mais relevante.

Depois bati um papo com os dois editores-chefes para tirar as minhas dúvidas. Conversamos sobre a questão do formato do jornal estar mudando, dando lugar a reportagens mais analíticas do que aquelas que apenas visam passar a notícia, falamos sobre a questão da obrigatoriedade do diploma e eles me disseram que independente de ter um diploma em mãos ou não o importante é saber escrever, se renovar e se virar diante de imprevistos, que são as coisas mais frequentes num dia de trabalho. Perguntei também sobre faculdades, os melhores cursos que eles conheciam, a opinião sobre o curso aqui da UFU, sobre o mercado de Uberlândia, se aqui existe assunto todos os dias pra um jornal inteiro (sempre me perguntei isso)...

Conheci toda a redação, conversei com um dos diagramadores, vi ele montando as páginas no InDesign, depois conversei com um dos caras responsáveis pelo site do jornal, que me falou um pouco sobre a necessidade de adequar a linguagem ao público que lê as notícias através do site, sobre a interação com os leitores, e também as famosas mídias sociais. Vi que o esquema de administração do site não é muito diferente daquele usado na blogosfera, principalmente para quem já está habituado a trabalhar com php e essas coisas. Ele até me perguntou de onde eu sabia o que diabos era um serviço de MySQL, FTP e toda essa coisa, e eu até teria contado toda minha saga para tentar aprender sozinha todas essas coisas caso o final fosse vitorioso, mas como me rendi ao confortável e preguiçoso serviço do Blogspot, me calei.

Não poderia ter sido mais feliz conhecendo um jornal. Sou completamente apaixonada por jornais, e se tem uma coisa que me faz feliz é me esticar para ler a Folha de São Paulo depois do almoço. Embora na maioria dos dias não dê tempo de ler todo o jornal, sempre arranco meus cadernos preferidos e colunistas queridos para ir lendo ao longo do dia, o que deve deixar meu pai bem infeliz, já que desmembro o jornal inteiro. Aliás, por conta da minha paixão por colunas, perguntei se havia algum dos colunistas do jornal por lá naquele momento e por sorte havia, justo o que escrevia a respeito de política! Conversamos um pouco sobre seu trabalho, ele me contou como funciona, de onde recebe os principais tópicos, como decide sobre o que irá escrever, sobre o cuidado que deve ter, que um colunista deve entender muito bem sobre o que está falando e sempre checar dados, pois suas palavras tem muito peso, uma vez que é um formador de opinião.

Preciso dizer que estou mais apaixonada ainda, e que já tenho quase meus dois pés inteiros no ladro negro da Força, como disse a Luh?

22 comentários:

  1. É, com certeza o fato de você ter visitado um ambiente desses deve ter feito você realmente se decidir com relação ao seu futuro. Quando comecei a mexer com Informática, foi a mesma coisa. Meu pai me levou no trabalho dele, e acompanhei um dia. Foi um dia de cão, mas confesso que me deixou animada pra caramba. E hoje estou aqui, na Informática, amando cada mais essa profissão cada dia que passa. :) Espero que tenha gostado e claro, agora aprofunde seus conhecimentos! Hehehe. MySQL / PHP é fundamental! Não tem pra onde fugir! Felizmente aprendi muito de programação no meu estágio, então não sofro tanto! :)

    ResponderExcluir
  2. Aninha !
    que bom vc ter tido esse contato com o jornalismo, já que pretende seguir a profissão, pra que não tenha duvidas e assim vc será bem sucedida com certeza.
    beijo grande !!

    ResponderExcluir
  3. Ah, era o que queria antes de me render às Exatas, apesar de que ainda tenho meus delírios com coisas na área de criação ou comunicação :x
    Acho que tenho uma vida inteira ainda pra descobrir.

    Isso é muito bom, acho válido você conhecer, descobrir o que vai fazer, antes de fazer pra valer né?
    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  4. Acho que uma das melhores que coisas que alguém que vai prestar vestibular pode fazer é isso: visitar uma agência, escritório, o que seja! É melhor saber o que acontece no dia-a-dia do profissional direto da fonte, não é mesmo? Às vezes a visão de quem está de fora é muito romântica, embaça a visão, haha. Super válido saber com antecedência o que pode encontrar na vida profissional. Boa sorte pra vc! =*

    ResponderExcluir
  5. Anna, preciso me apaixonar pelo jornal como vc. Preciso ler mais. Eu não tenho costume de ler jornal, e consequentemente sou totalmente alienada das informações e como professora isso é péssimo! kkk.

    Boa sorte, querida! Vc tem sucesso nessa carreira, rs.

    beijos!

    ResponderExcluir
  6. Faltou contar se o jornal realmente tem assunto de Uberlândia pra falar todo dia! hahahaha.
    E que bom que vc gostou da visita, Anna! Se eu soubesse assim da profissão e tivesse feito uma visita dessas teria entrado na faculdade com uma cabeça completamente diferente.
    Faça uma boa escolha do que quer fazer da vida! Boa sorte.
    beijos

    ResponderExcluir
  7. Ihh, Anna! agora acho que não tem mais volta, viu? haha! Quando eu conheci a redação da Folha de SP, aos 14 anos, bati o martelo.
    Muito legal o post! :)

    ResponderExcluir
  8. Caramba, me senti lá contigo! deve ter sido fantástico :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Imagino que delícia deve ter sido conhecer tão de perto o lugar onde sonha em trabalhar! Acho que eu enlouqueceria em uma editora. Beijos

    ResponderExcluir
  10. VIVA! Mais uma jornalista para esse mundinho blogueiro de Deus, HAHAHA! ;) Já imagino o quão boas ficarão suas matérias e... tá paray! :)


    BJBJBJ

    ResponderExcluir
  11. Olha, uma das minhas primeiras opções quando pensei em fazer vestibular, lá no início do Ensino Médio (pensar nessas coisas me faz sentir velha), foi Jornalismo. Mas aí procurei saber mais sobre o curso e me desanimei um pouco. Eu gosto desse mundo, mas estudar isso é outra coisa. Penso em ter uma coluna em um jornal algum dia. Quem sabe...
    Beijo procê.

    ResponderExcluir
  12. Anna, vc sabe que eu tb amo ler jornal; principalmente a nossa Folha de S.Paulo. Eu tb tenho vontade de fazer Jornalismo. O que eles falaram sobre o curso de Jornalismo da UFU? Depois vc me conta? Já fui a redação da Folha Patense, mas devo ter ficado só uns 5 minutos lá, pq nem fui para conhecer, só para o meu pai pegar uns trabalhos.

    ResponderExcluir
  13. "Na minha época" eu super queria conhecer uma redação, mas não tenho tantos contatos assim ahaha. Fiquei na vontade (que você só aumentou).

    Estava mesmo querendo comentar isso com você desde que vi seu perfil novo: "até lá me decido se quero prestar Jornalismo, Direito ou Psicologia." Eu li e fiquei totalmente QUÊÊÊ?! Cadê a medicina meldels?!
    Jornalismo é uma tentação mesmo. Nem sei o que eu fiz pra não ir pro lado negro da força. Todos os meus amigos dizem que eu tenho "cara de jornalista" (seja lá o que isso signifique) e até gente que não me conhece direito, nunca leu nada do que eu escrevo (os amiguinhos novos da faculdade) dizem isso. Mas sei lá, direito tem muitas vantagens que jornalismo não tem e eu continuo no mundo das letras. Enfim, fiquei feliz de ver o Direito na sua listinha de opções.

    E acredite, com três opções, emsmo que tenho um nó na sua cabeça, você está melhor do que MUITA gente que, no terceiro ano, não tem ideia do que fazer da vida (tipo eu!).

    beijo Annoca.

    ResponderExcluir
  14. Ei Anna!
    Colegas de profissão então?? Hahaha.
    Eu tbm acho muito legal o clima de uma redação de jornal. Apesar disso, eu gosto mais de jornalismo de revista, porque prefiro reportagens mais extensas, e como vc bem disse, mais analíticas. Acho uma notícia de jornal algo bem curto e grosso, eu gosto de algo maior. Por isso que não vejo a hora de ter aulas de jornalismo literário, ahahhaaha.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Realmente, jornal é uma coisa muito legal. Tenho, também, esta mania de desmembrar todo o jornal para ler o que mais gosto (política, agenda cultural, palavras cruzadas - sim, eu amo-, crônicas - principalmente da amada Martha Medeiros). Que tu sejas uma ótima jornalista! Por favor, não seja como muitos que escrevem matérias sobre política sem ter certeza do que escrevem.

    PS: Sim, eu gosto muito de Shrek! Aliás, sou uma doida varrida por animação e infantil! O único filme de animação até hoje que eu não gostei foi "Putz, a coisa tá feia". haha :)

    beijos, ótimo domingo! :D

    ResponderExcluir
  16. Nossa, escolher profissão é tão complicado né? Mas pelo visto você já tem quase certeza do que quer fazer. Queria estar assim também. Desmembrar jornais também é um dos meus passatempos mas me
    divido entre Jornalismo, Publicidade e Arquitetura.
    Mas com certeza você vai ser uma ótima Jornalista. Colunista então? você escreve muito bem :)

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  17. Que bom que você gostou tanto assim! Espero que você se dê muito bem se você realmente escolher isso, porque talento você tem.
    Eu também sempre fui curiosa a respeito do dia-a-dia em uma redação, mas acabei descambando por outro caminho. Espero que você seja muito feliz fazendo o que você escolher, seja o que for. Porque no fim é isso que importa, né?

    ResponderExcluir
  18. Isso é muito bom pra vc saber exatamente que tipo de profissional vai ser. Eu sou muito mais a favor do jornal do que do tele-jornal. Meu pai é jornalista e sempre diz que televisão é um jogo de interesses... acho que isso seria o lado negro da força haha... agora a redaçao talvez seja o lado bom =)

    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Tenho a sorte, Anna, de conhecer jornalistas ótimos em minha cidade, embora não esteja no convívio profissional deles. Sei que ralam muito e respeito bastante o trabalho desses senhores que, na verdade, sao jovens como nós.
    Você já escreve muito em - o que é meio caminho andado. Te desejo sorte e bom desempenho na escolha que tem em maos. Essa semana, creio, vou visitar uma faculdade para saber como funciona o ensino de Historia, que é o que pretendo fazer.

    Desculpa ter sumido, adorei o visu do teu blog e a minha "volta" traz homenagem pra ti.
    Beijos mil!

    ResponderExcluir
  20. Olha Anna, acho que você já foi uma privilegiada por conseguir passar um dia por lá, ser recebida e ter um contato mais direto com a profissão que você pretende escolher. Quem dera se todos tivessem essa oportunidade.
    Que no seu caso pode ter sido determinante, afinal, se você disser que prestou vestibular para jornalismo, sei que muito terá sido influência desse dia na sua vida.
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  21. Eu já sabiaaaaaaaaaaaaaa!
    Você vai virar articulista no caderno de cultura, escreve a profecia.
    beijos!

    ResponderExcluir
  22. Poxa, faz tempo que eu não vinha aqui!! Parabéns pelo visual do blog!!


    Pois é, eu estou no 6º semestre de Jornalismo e amo o que faço!! Acho que é algo de vocação mesmo!! Ahhh, eu compartilho a ideia de não ter diploma. O que conta é a competência do cara!! Fiquei feliz de conhecer um pouco mais de como é em uma redação, já que eu acho que é o meu futuro!!

    Bjus

    ResponderExcluir