quarta-feira, 21 de julho de 2010

Uma pseudo-trilogia

Por recomendação do meu tio, que nunca me indicou um filme do qual eu não tenha gostado, assisti nos últimos três dias três filmes que não tem conexão alguma um com outro, com exceção do tema geral, que me foram recomendados a serem assistidos em sequência, apesar de não serem parte de uma trilogia oficial. Os filmes foram "A Malvada", "Crepúsculo dos Deuses" e "O Que Terá Acontecido a Baby Jane?". Desses três o único que já tinha assistido era "A Malvada", mas o reassisti para não perder o fio da meada.

O comum dos três filmes é que todos tratam sobre fama e show business, sempre mostrando o lado obscuro, sem glamour e praticamente doentio da coisa. Adorei a experiência de tê-los assistido, todos são obras-primas e também amostras de um tipo de cinema que não se vê mais nos dias de hoje, uma coisa tão bem pensada, instigante, um roteiro tão bom que me faz me sentir mal pelas produções atuais. Por mais que tenhamos nossos tesouros, a maioria não chega aos pés dos grandes clássicos, que eu não saberia exatamente dizer em que tanto se diferenciam, só sei que é toda uma atmosfera diferente.

"Fasten your seat belts, it's going to be a bumpy night!"

A Malvada: Nesse filme, temos a história da grande dama do teatro Margo Channing, interpretada pela maravilhosa Bette Davis, que se vê ameaçada por sua grande admiradora e assistente pessoal, Eve Harrington, que de um dia pro outro parece estar tentando roubar tudo que é seu, sua fama, seus amigos, sua credibilidade, e também seu namorado. Enquanto Eve é belíssima e está na flor da idade para uma atriz, Margo já se vê ultrapassada para a maioria dos papéis que costuma interpretar, e insegura em relação ao que a chegada de Eve, que se revela uma ótima atriz, pode lhe trazer como consequência. O melhor desse filme, para mim, é a atuação de Bette Davis, que consegue unir num só personagem uma estrelona afetada um tanto arrogante e mimada, e também uma doce mulher frágil e insegura. Além disso, Anne Baxter, que interpreta Eve, é uma vilã do pior tipo que se pode imaginar, que vai pelos cantos, tem rostinho angelical e se esconde por trás de uma história triste e exagerada humildade, sendo sempre solícita e com um sorriso no rosto consegue arrancar dos outros tudo que deseja. Além das grandes atuações e ótima história, temos diálogos incríveis, e uma pequena participação de Marilyn Monroe!

"I am big! The pictures that got small!"

Crepúsculo dos Deuses: Norma Desmond é uma estrela dos filmes mudos que perdeu seu espaço em Hollywood devido à evolução do cinema. Ela vive sozinha com mordomo, fortuna e loucura em uma mansão em Sunset Blv. (título original do filme) até que Joe Gillie, interpretado pelo charmosérrimo William Holden, aparece em sua mansão, pensando que ela está abandonada, para se esconder de uns cobradores. Joe é um roteirista desempregado, e ao saber disso, Norma o contrata para revisar um roteiro em que vem trabalhando a anos, que seria o filme de seu grande retorno ás telas, dirigido por Cecil B. DeMille. Os dois passam então a viver uma estranha relação, com Joe se mudando para a mansão, e Norma desenvolvendo por ele uma estranha paixão, ao passo de que sua loucura aumenta. É um filme fantástico, que mostra o lado mais podre de Hollywood, o da decadência com suas piores formas, e conduzido de uma forma sublime por Billy Wilder, que é um dos meus diretores favoritos. A cena final, na escadaria da mansão, é de arrepiar, e é uma das mais famosas da história do cinema. O que achei interessante é como o diretor me surpreendeu, com esse filme noir (com muitas sombras e altos contrastes, puxado pro suspense e mistério, tratando de personagens moralmente ambíguos), tão diferente de seus outros mais leves e puxados para a comédia, como "Quanto Mais Quente Melhor", "Sabrina" e "O Pecado Mora Ao Lado". Sabiam que esse filme concorreu com "A Malvada" no Oscar, e acabou perdendo para ele a estatueta de melhor filme?

"I didn't forget your breakfast, Blanche, I just didn't bring it."

O que Terá Acontecido a Baby Jane? Baby Jane foi uma criança prodígio que encantava a todos nos palcos, mas era uma criança mimada e intratável nos bastidores. Enquanto fazia enorme sucesso, sua irmã Blanche ficava nos cantos, morrendo de inveja. Quando as duas cresceram, Blanche tornou-se uma grande atriz, enquanto Jane foi esquecida. A carreira de Blanche foi interrompida por um acidente que a deixou paraplégica, pelo qual sua irmã sempre levou a culpa. Quando mais velhas, as duas acabam vivendo juntas, se odiando, rivalizando uma com a outra o tempo inteiro, até que Jane sucumbe totalmente à loucura e passa a torturar sua irmã. O mais interessante nesse filme é que as atrizes Bette Davis e Joan Crawford (Jane a Blanche, respectivamente) se odiavam na vida real, e que a tensão entre elas no filme não era mera ficção e o clima nos bastidores não era muito diferente do da história. Quando Jane perde a noção da realidade, acontece uma das cenas mais sensacionais do filme, onde ela coloca novamente a roupa que usava em suas apresentações de criança e começa a cantar uma de suas antigas canções, "I've Written a Letter To Daddy", tão cândida outrora, mas que no momento soa bem tétrica. É um baita de um suspense muito bem produzido, com atuações maravilhosas, e uma trilha sonora muito bem feita. Confesso que, apesar de ter amado loucamente todos os três, esse foi o que mais me conquistou.

13 comentários:

  1. Olá.
    Eu não conheço muito de cinema antigo, embora ainda quero ver todos os filmes do mundo.
    Fiquei curiosa pelos filmes que você viu, devem ser realmente muito bons!

    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  2. aaaaaaaaaaah, fiquei morrendo de vontade de assistir! (deus, há quanto tempo não comento aqui? hmmm) sempre tenho vontade de assistir os filmes de que você fala, mas esses fiquei com mais vontade ainda porque, se tinha ouvido falar, foi muito vagamente. devo admitir só que nem li as sinopses do filme, para guardar o mistério (realmente gosto de assistir só sabendo que é bom, sem conhecer a história).
    adorei o layout novo! beautiful! a escolha de cores foi um amor. e amei você ter começado a apresentar os posts no formato "hierarquia" (blogger que chama assim ok), sempre morri de curiosidade de saber quantos posts por mês você tinha, já que você está sempre sempre postando e antes não era assim. ai, dear, você post muito! adoro, porque são sempre posts longos e cheios de conteúdo. (não vou mentir que tenho preguiça de ler alguns, mas li esse todinho - hm, tirando a parte das sinopses. o das locadoras li todo também!)
    certo, hoje vai ser um dia cheio e tenho que ir, beijocas! ♥

    ps: tira a verificação de palavras dos comentários, é um saco! :(

    ResponderExcluir
  3. Crepúsculo dos Deuses é um dos meus filmes preferidos! Norma Desmond é um personagem sensacional.
    Vou ver os outros!

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Amei as dicas! Fiquei interessada nos três filmes, em especial no "A Malvada", que eu já planejava assistir!
    Ah, seu layout está um espetáculo.

    ResponderExcluir
  5. Adoro filmes antigos! Minha família já adora implicar comigo por causa disso, e olha que a minha bagagem nesse ponto é minúscula! Vou procurar esses três, fiquei muito interessada!
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. gostei tanto desse layout novo que vc nem imagina!
    gosto dessas coisas retinhas e tudo mais.. aheuheua

    estou cansada dos filmes atuais, onde estão os bons roteiristas?
    parece que todos os filmes são
    refilmagens
    continuações
    adaptações de livros/games

    acho que o menos pior pra mim são as adaptações de livros, mas ainda assim eu fico triste por não ser simplesmente uma história feita 'pra filme', mas sim uma adaptação... sei que é estranho...

    'a malvada' é um que eu eternamente quero assistir, mas nunca assito. sou besta mesmo D=

    ResponderExcluir
  7. oi anna, tudo bom?
    não costumo assistir filmes antigos, mas fiquei curiosa em assistir alguns grandes clássicos do cinema depois do teu post. não conhecia nenhum dos três filmes que tu falou aqui, mas acho que foi um incentivo para eu começar a explorar esta parte do cinema, já que eu adoro filmes. então guardei a dica! ;)

    beijos e bom finde!

    ResponderExcluir
  8. Não costumo assistir filmes antigos :S
    Bom, eu gostei do novo layout, ainda não tinha visto :)
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. Oi Ana,

    entao, eu ja ouvi falar mto bem desse tipo de filme, cinema antigo, mas nunca assisti! e pra ser sincera mas nao mto ignorante, acho que nao teria paciencia pra ver; nao pq sao antigos, mas nem os novos eu ando com mta paciencia.. rs
    talvez a antiga seja eu! :P

    beijos!

    ResponderExcluir
  10. Como algumas pessoas aqui,também não costumo assistir filmes antigos,o meu máximo de clássico é Dançando na Chuva,mas ás vezes me pego vendo na tv a cabo aqueles de faroeste!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Passando por aqui e lendo seus posts, otimos como sempre... as dicas dos filmes são excelentes...

    Assita mamaezinha querida... esse filme é show de bola tb.

    bjs

    ResponderExcluir
  12. Anna,
    Não sabia deste detalhe que as duas se odiavam. Adoro ver filmes onde se percebe que o clima entre duas personagens vêm de "deeeeentro".... hahahahaha! Suas indicações estão anotadas!!!!
    Que tio legal, heim???
    beijos!

    ResponderExcluir
  13. Crepúsculo dos Deuses é simplesmente GENIAL. Tenho o DVD e sempre que dá vontade assisto.

    p.s. - uma vez comentei com uma pessoa que ia assistir crepúsculo dos deuses e ela me falou "não é crepúsculo dos deuses! é só crepúsculo! dããã!!!" Pode? hahaha

    ResponderExcluir