quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Baby, you're a rich man

Quinta-feira passada eu deveria estar estudando, mas estava no telefone com a Naná stalkeando um garoto gracinha da nossa turma de revisão. Com poucos cliques descobrimos praticamente toda a vida do garoto e nossas curiosidades foram satisfeitas quase que por completo. Tudo tão prático, fácil e automático. Você conhece alguém, se interessa, dá uns cliques no Facebook ou no Orkut e se não for igual eu que só se interessa por garotos que praticamente não tem vida virtual, descobre informações e referências valiosas rapidinho. E quando não existia essa parafernália toda? E quando para descobrir algo sobre alguém você deveria, sei lá, sentar e conversar e tentar descobrir algo? Era nesse tipo de coisa que eu não parava de pensar enquanto assistia A Rede Social.

Para quem não sabe esse é o filme que conta a história da criação do Facebook, de como Mark Zuckerburg se tornou bilionário em poucos meses construindo uma rede social que fez parte da via de mais quinhentas milhões de pessoas, e tudo começou com uma dor de cotovelo e uma noite de tédio, bastante cerveja e algorítimos no seu dormitório em Harvard.

Em uma cena do filme, Sean Parker, criador do Napster que entra na barca da rede que nasceu como The Facebook - e ele deu a ideia de tirar o 'the' -, diz que na sociedade que vivemos hoje viver virou uma coisa secundária, um objetivo intermediário: mais importante é mostrar pros outros aquilo que você acabou de viver. Mesmo se a festa de ontem foi meio miada o negócio é postar aquele monte de fotos e dizer pra todo mundo que foi incrível. E se você não consegue manter uma conversa com uma pessoa real por mais de cinco minutos sem gaguejar ou ter um tique no olho não tem problema, contanto que socialize online com mais pessoas do que já conheceu em toda sua vida. Sem contar com aquele velho e pertinente papo que ninguém quer te conhecer de verdade, eles querem a sua ideia, a imagem que você constrói de você mesmo. Quantas vezes você já não percebeu que ela pessoa que online parecia super legal na verdade era um mala, ou então desencanou de alguém só porque o perfil da pessoa era meio queima-filme? É a desilusão orkutico-facebookica amorosa que a gente passa em vários momentos da vida, quase sem perceber sua real dimensão.

E sobre Mark Zuckerberg: ele é um personagem tão interessante que me deixou com vontade de rever o filme e até mesmo de ler o livro no qual ele foi inspirado, Bilionários Por Acaso. Você nunca sabe qual é a dele realmente: se é um gênio, se é incompreendido, se é um babaca egocêntrico, se tem um complexo de deus, se é inseguro e solitário, se é tudo isso ao mesmo tempo ou alguma coisa que não consegui captar. Se a história dele com o Saverin foi uma coisa de recalque, se ele ficou cego com o crescimento rápido, se foi de tanto o Sean Parker falar na cabeça dele, ou se ele simplesmente não se importava, quem poderá dizer? Sobre Erica, sua ex-namorada, foi tudo por orgulho e auto-afirmação ou ele realmente se importava com ela? Sujeitinho difícil de "ser lido", e foi interpretado muito bem pelo jovem e fofo Jesse Eisenberg.

Antes de assistir o filme li algumas colunas em jornais e revistas sobre ele, colunistas e críticos que eu respeito se rasgando com o filme, dizendo que era espetacular, sensacional, genial e tudo isso e eu pensava com os meus botões que, apesar de ser uma história interessante e extremamente contemporânea, não tinha muito motivo pra todo esse hype. Não tinha muito lado pra essa estupefação toda. Mero engano, o filme é mesmo animal.

Gosto bastante dos filmes do David Fincher, e até agora todos que assisti me passaram uma sensação de grandiosidade. Clube da Luta é um de seus mais famosos e adorados por aí e sendo um filme tão ótimo e cheio de momentos memoráveis, insisto em me manter firme na minha escolha de cena preferida, que é a final. O desfecho do filme é incrível e o que dá o toque final é Where Is My Mind? do Pixies começando tímida e tomando conta da cena. Com The Social Network a cena final também me paralisou e é bem por causa da trilha sonora que não poderia ser mais apropriada. Beatles, vejam só!

22 comentários:

  1. Concordo demais com o que tu falou no post que na internet as pessoas são o que quiserem ser, aparentam o que quiserem aparentar. Isso acaba decepcionando quando a gente conhece pessoalmente.
    Já marquei de assistir esse filme duas vezes, e não foram só palavras não. Sai de casa linda e perfumada em direção ao cinema mais próximo, mas nunca deu certo. A última foi ontem.

    ResponderExcluir
  2. Quero ver o filme!

    Obs.: Tenho trauma de nunca descobrir muita coisa pelo orkut/facebook... rs

    ResponderExcluir
  3. Ainda estou para ir ao cinema ver esse filme. Mas adorei sua resenha - que me deixou ainda mais curiosa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Eu também achei A Rede Social excepcional. Ficou em segundo lugar no meu ranking de melhores 2010. E não é só a música dos créditos que é linda não, o filme todo tem uma trilha sonora digna de download. rs

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo anda falando desse filme! preciso assistir...
    E apesar do meu namorido achar que facebook eh o mesmo que blog, eu nao concordo! e odeio facebook/orkut com todas as minhas forcas... kkkkk; isso ja eh meio pessoal, mas eh justamente por isso dos outros "saberem" da sua vida.
    O blog vc diz o que quer, mostra o que quer e nao eh todo mundo que digita seu nome la e aparece isso; pelo menos o meu nao.
    Internet eh bom, mas tenho saudade dos tempos que ela nao era tao presente assim......

    PS: ri mto do post anterior.. aproveite as ferias; beijos

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler o post e quando eu vi, já tava morrendo de ler spoilers. Não vi o filme ainda! Mas ainda vou assistir!

    Então, o começo do seu post sobre stalkear, era a cara da minha pré-adolescência, hahaha. Eu e a minha amiga fizemos amizade com o porteiro do colégio, e ele anotava dados dos nossos paquerinhas.. E tinhamos altas técnicas para descobrir nomes e interesses! Enfim, ridículo, e que hoje seria muito mais prático. Sorte que o meu passado de Stalker me abandonou.

    Beijo!

    ResponderExcluir
  7. Quem assistiu o filme, chegou em casa e procurou o nome dele no google poe o dedo aqui, que ja vai fe-char, nao adianta cho-rar.

    Afinal, literalmente, quem eh Mark Zuckerberg no google ne?

    p.s. tive que dar ctrl c e ctrl v no nome dele, porque olha...)

    p.s.s. to sem acentos. nao me julgue por ter escrito "eh"

    ResponderExcluir
  8. Quero muito assistir a este filme, apesar do meu irmão não ter feito críticas tão boas após ter assistido. Enfim, meu irmão é um chato e provavelmente é o único que não gostou do filme hahahaha Mas a história me interessa baaaaastante!

    ResponderExcluir
  9. eu não achei o filme tão bom assim - ok, é bom, mas nem tanto - mas realmente concordo com todo o negócio do quanto isso facilitou a vida. não dá pra imaginar mais um mundo no qual você não possa stalkear as pessoas. e a opção "status de relacionamento", como é dito no filme, é outra invenção épica e indispensável pro funcionamento do mundo.

    ResponderExcluir
  10. Não achei o filme tudo isso que falam, sei lá, um filme comum sobre uma história comum nos dias de hoje. Será que o Orkut veio primeiro que o Facebook? Eu não tenho certeza, mas se veio primeiro, logo o Facebook fica deslocado nessa animação toda. O Mark Z. me parece meio autista, meio prepotente, mas como você disse, é realmente difícil saber o que se passa naquela cabeça bilionária.

    Cara, eu sou da época em que a internet ainda estava ganhando espaço na vida de todo mundo, vivi o "antigo" esquema de descobrir os segredos do garoto bonito hahaha era divertido, viu? E até me entristece saber que a juventude não vai passar por isso, mas são os tempos... =)

    ResponderExcluir
  11. Estou muito curiosa pra ver esse filme, também li várias críticas em revistas, jornaise internet. Adoro seus posts, principalmente as críticas! Você escreve muito bem. Beijão :*

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esse filme! O cara era realmente inteligente. E o pior! Ele converteu as pessoas a um hábito aparentemente nerd. Porque justamente os nerds não conseguem chegar e conversar com a pessoa por quem se interessa.
    =1

    ResponderExcluir
  13. Quero muito ver o filme, os críticos que eu confio estão super babando meeeeesmo na coisa toda! Concordo muito com você, hoje é muito mais fácil descobrir sobre tudo sobre os outros. Tem um vídeo genial dos anões em chamas, depois se você quiser eu te passo, onde o cara perde a memória e quando acorda começa a descobrir tudo sobre si mesmo através do computador. E facebook... um dia quando eu estiver bem "sociável", eu crio o meu.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  14. Aaah Stalker, que atire a primeira pedra quem nunca foi um stalker?! huahsuhsuh
    eu já fui!

    aii David Finsher, como amo esse cara! Como amo Clube da Luta, como me emocionei com Benjamim Buttom, como achei genial Seven, O quarto do Pânico interessante...
    não vi ainda A Rede Social ;/
    mas quero demaaais ver (L)

    ;**

    ResponderExcluir
  15. Acho que vou aproveitar as férias pra assistir o filme. Temos que admitir, o que o cara fez pode ser considerado uma revolução. Por mais que eu ache que a vida devia ser muito mais verdadeira antes disso tudo, não vou ser hipócrita pra falar que eu viveria sem. Ninguém mais vive sem isso. E todo mundo tem seus dias de stalker, não adianta.
    :*

    ResponderExcluir
  16. É mesmo, esses dias mesmo eu estava atrás de um rapaz e, logo pelo Facebook, vi que não prestava. Hehehe. Mas esse filme deve ser muito interessante. Acho que o dinheiro vem se você tem A IDEIA. Não precisa nem ter muita técnica nem anos de estudo, basta A IDEIA! :D

    http://thaisacorrea.com/b/

    ResponderExcluir
  17. Eu tinha a impressão que ela daqueles super tímidos inseguros e neuróticos que não consegue falar com as pessoas pessoalmente,por isso criou o Facebook,mas eu acabo tendo medo de pessoas assim,elas me parecem quase piscopátas...
    Eu já até pesquisei meu nome e apelido no Google pra ver o qto eu tô exposta rsrs
    Beijos

    ResponderExcluir
  18. Daí que quando eu vi o trailer desse filme no cinema, ele nem me chamou a atenção. Mas depois de toda essa balbúrdia em torno do filme, e depois de descobrir que o diretor é David Finch, descobri que não posso deixar de assistir. Até minha irmã, que ultimamente anda irritantemente cult, tá interessada. Veremos. Espero que logo.
    Ah! Tô com blog novo... falei no twitter, mas tem o endereço ali no meu perfil (:
    Beijo, Anna.

    ResponderExcluir
  19. estou curioso pra ver Rede Social oh,
    mesmo nao mexendo muito no facebook.
    =p

    ResponderExcluir
  20. Quando quero saber a critica de um filme eu entro no teu blog Anna, gosto muito de cinema e sempre concordo com o que tu diz. Sabe no que tu mais parece com a Audrey Hepburn? Que tu encanta as
    pessoas mesmo elas não te conhecendo.

    Bjo Anna.

    Anderson Itaqui-RS

    ResponderExcluir
  21. Quero assistir, Anna! O último que eu vi, e ADOREI (mas sou suspeita) é o do Woody. Este filme combina com alguma amiga... vou marcar JÁ!
    beijo grande!

    ResponderExcluir
  22. Sabe Anna, o que você escreveu ali no terceiro parágrafo sobre mostrar o que estamos vivendo me deixou com vontade de assistir ao filme. Parece que ele mostra um lado da realidade.
    Bjitos!

    ResponderExcluir