quarta-feira, 27 de julho de 2011

Gosto mesmo é do Joey

 Este post é pra Analu. Pra ela, que fez uma série-de-posts contando sobre seus episódios favoritos de Friends, onde derramou todo seu amor pelo casal Ross e Rachel, e nos quais eu, sem dó nem piedade, disse que não acreditava nos dois como um casal perfeito, e disse mais, disse que o Joey era o par perfeito para a Rachel. Sei que essa opinião faz com que as pessoas me olhem torto e desconfiem do meu bom coração, e esse post é a justificativa da minha opinião tão subversiva.

 
Motivo nº 1 - O Ross é chato: Ross Geller é o típico personagem que é essencial pra série, brilhantemente interpretado, divertido, mas que se eu fosse pensar nele como uma pessoa, é do tipo que eu jamais gostaria de ter que conviver. Tipo o Sheldon. Claro que ele é uma boa pessoa, mas analisando friamente, dá pra perceber como ele é mimado, arrogante e extremamente infantil. Nunca me esqueço do episódio em que ele descobre que a Rachel está apaixonada por ele, na segunda temporada, e apronta o maior escândalo, dizendo que ela não tem o direito de se dizer apaixonada por ele, agora que ele está namorando outra. Fala que ele passou 10 anos apaixonado por ela e foi desprezado, sendo que a Rachel nunca soube disso, porque ele nunca teve coragem de falar.  Tem também aquele episódio em que a Phoebe diz que não acredita na Teoria da Evolução e o cara fica maluco, surtado, e passa o episódio inteiro torrando o saco da Phoebe, tratando ela como a maior ignorante do mundo. No episódio da lista, um dos motivos listados para que ele não namorasse a Rachel é o de que ela era apenas uma garçonete mimada. Reflitam. Sem falar que ele é muito bebê chorão, adora se fazer de coitado e se consulta com seu pediatra até hoje só porque é tratado de forma especial. E muito ciumento! A Rachel merece coisa melhor!

 
Motivo número 2 - O Ross é devoto da Rachel: Quando disse que gostava muito mais do Joey, a Aninha veio logo dizer que não tinha como, pois o Ross ama a Rachel de uma forma que beira a devoção. Pois é, eu não acho isso legal. O amor do Ross pela Rachel é daquele tipo que faz uma pessoa lamber o chão que a outra pisa e beber um copo de gordura para conseguir perdão. Pode parecer tudo muito fofo, como por exemplo naquela vez em que ele deixa de fazer uma aparição num programa de tv, ocasião pela qual ele estava muito ansioso, para levar a Rachel pro hospital, pensando que ela havia quebrado a costela, mas na verdade é uma coisa meio sufocante. Dá pra perceber isso pelo fato dele ser extremamente ciumento e muitas vezes não confiar na palavra da Rachel (como naquela história do Mark) e ultrapassar os limites de forma insana, como quando ele apaga o recado do cara que a Rachel estava pegando da secretária eletrônica. Sempre senti a relação dos dois muito desigual. Se fossem os dois malucos um pelo outro, ok, mas dá pra perceber que a Rachel não sente nada de tão forte. No começo, ela descobre que ele é apaixonado por ela desde sempre num momento em que está passando por uma crise existencial por só se envolver com idiotas. Daí ela vê o Ross, amigo dela, cara bacana, completamente maluco por ela de um jeito que cara nenhum nunca havia sido. Foi juntar dois e dois. Sem falar que ele estava indisponível, o que adiciona a emoção de se querer aquilo que não se pode ter. Não nego a enorme afinidade dos dois, mas dá pra perceber como são sentimentos diferentes. Eles não são como o Chandler e a Monica, e Phoebe e o Mike. Se Friends não fosse uma comédia e sim um drama, temporadas inteiras se desenvolveriam em cima dessa discrepância, coisa de fazer Meredith Grey e Derek Shepard parecerem bem resolvidos.

Motivo nº 3 - O Joey é muito legal: Ele pode ser completamente burro, galinha e até meio porco e folgado, mas Joey Tribbiani é um cara sensacional. Por ser caricato, as pessoas assistem a série ocasionalmente sempre tem a impressão que o Joey é um personagem muito raso, mas quando você acompanha as temporadas e o conhece melhor, dá pra perceber que ele tem um coração de ouro. O Joey dá um enorme valor aos seus amigos e é extremamente leal, tanto que, quando se apaixona pela Rachel, nem cogita ter nada com ela, pois sabe que o Ross nunca aceitaria e pra ele é melhor sofrer sem ela do que trair o Ross dessa forma, mesmo sendo Rachel o primeiro amor verdadeiro dele. A única vez em que ele tropeça é quando não aceita o relacionamento do Chandler com a Janice, mas mesmo não suportando-a, ele tenta com todas as forças gostar dela antes de entregar os pontos. Joey é incrivelmente doce, e a relação dele com a Rachel é a coisa mais linda. O cuidado que ele tem com ela na gravidez é maravilhoso, sem falar que ele sempre foi muito atencioso com a Emma, e olha que ele ter que morar com um bebê foi um enorme inconveniente. Apesar de garanhão, Joey é muito inocente, dá pra ver que ele odeia ter que mentir pros amigos na época que tem que encobrir o relacionamento da Monica e do Chandler, e na forma como ele fica mortificado ao descobrir que o pai tem uma amante.

 
Motivo nº 4 - Joey e Rachel combinam mais: Rachel e Joey tem tudo a ver um com o outro, os dois são mostrados como os mais burrinhos da série, e eles se entendem muito por isso e não estão nem aí com esse fato. Eles se divertem pra caramba quando juntos, e não sei quanto a vocês, mas eu sempre pensei no amor da minha vida, meu par perfeito, como alguém com quem eu possa brincar, me divertir, rir junto. O Ross se leva muito a sério, e um dos piores defeitos de uma pessoa é se levar a sério demais. Tanto a Rachel como o Joey sabem rir de si, e isso é incrível. Eles são companheiros e tem um carinho enorme um pelo outro, como naquele episódio em que o Joey leva a Rachel a um encontro, porque ela não vai em um há muito tempo pois está grávida, e corre tudo tão bem que ali ele se apaixona por ela, e se sente de uma forma como nunca se sentiu antes. Quando a Rachel começa a gostar do Joey, ela também fica muito diferente e mudada e dá pra perceber que o amor que um sente pelo outro é super sincero. E, mais importante, o relacionamento dos dois tinha tudo pra ser leve e feliz, como o da Monica e do Chandler, pois eles se encontraram no meio do caminho e descobriram que tem tudo a ver um com o outro e só resta mesmo o amor. Só que aí vem o Ross e estraga tudo, e o resto vocês já sabem.

Analu, ainda somos amigas?

19 comentários:

  1. Adorei hahahaha, eu adoro o Joey, ele e a Phoebe! Eu também prefiro a Rachel com o Joey do que com o Ross, o Ross é realmente chato. Adoro a amizade do Joey com o Chandler. Beijos

    ResponderExcluir
  2. Pois eu gosto mesmo é do Chandler! Olha que maravilha, eu, você e Aninha nunca vamos brigar, hahaha! Também acho o Joey o máximo, mas gosto de Ross & Rachel juntos. Amo o episódio em que ele pensa que é a Phoebe quem está grávida, a pede em casamento e ela aceita na maior cara-de-pau! Quem não aceitaria? Os gestos do Joey são mesmo muito fofos. Mas Anna, você descreveu o Ross como muitos dos personagens de ficção que nós amamos. Tipo, até Seth Cohen sabe ser "mimado, arrogante e extremamente infantil". Acho que isso é bom porque humaniza os personagens... Enfim, adorei o post! E tenho certeza que Aninha te perdoa, hahaha! Beijo :*

    ResponderExcluir
  3. HAHAHAH, guria, eu tava DOIDA pra ler esse post, desde que você comentou a respeito. Então, eu amo Ross e Rachel de paixão, mas as cenas dela com Joey também me cativaram. Olhando todos esses pontos, realmente Joey e Rachel formariam o casal perfeito, mas eu acredito em contos de fadas, daquele onde as pessoas se apaixonam à primeira vista e vivem juntos para sempre. Só na ficção, claro. Porque eu já entrei em um relacionamento onde o cara era devoto a mim, e eu gostava dele, mas não dá mesma forma. Ficamos, eu terminei, e aí, adivinha, foi só ele começar a namorar com outra que eu fiquei LOUCA da vida, achando que estava completamente apaixonada. Bem capaz né, paguei uns micos, mas minha mente, gracias, voltou ao lugar. Enfim, tudo isso é pra dizer que acho que um romance Ross e Rachel, com as condições que acontecem, não devem mesmo dar muito certo na vida real, mas eu não deixo de me arrepiar e sonhar com isso pra mim quando vejo na telinha.
    E agora somos amigas mais do que nunca, porque amigos verdadeiros não precisam ter tudo em comum. Não precisam ter NADA em comum. E mesmo assim, têm TUDO em comum. ;)

    ResponderExcluir
  4. Eu sempre fui team Ross e mesmo tendo duas amigas que defendem a mesma posição que você, não me convenço. Amo o Joe, acho ele divertidíssimo, mas para mim sempre foi e sempre será Rachel e Ross...
    She got off the plane! ;)
    Bjitos!

    ResponderExcluir
  5. Acho que nunca comentei aqui, mas tudo tem sua primeira vez, certo? E nada mais adequado do que um post sobre Friends para fazer isso, hahaha
    Não consigo não torcer por Ross e Rachel, afinal, sou fã de romances iô-iô. E sei que isso não acontece na vida real, a coisa que mais odeio no mundo é quando aparece um Ross todo devoto e babão na minha vida (e que simplesmente não desiste! aah!).
    Achei muito bonitinho como mostraram o Joey se apaixonando pela Rachel, e também me derreto pela inocência dele, apesar de ficar em dúvida se o personagem mais distante da realidade ali é ele ou o Ross. Acredito que seja ele. Todo mundo conhece pelo menos um Ross, mas Joeys são espécies em extinção! A doçura, a inocência e principalmente a lealdade dele contrastam com toda aquela galinhagem e burrice.
    Pois é, jamais vou torcer por Joey e rachel. Talvez porque eu queira um Joey pra mim!
    Beijos :)

    ResponderExcluir
  6. Também sou totalmente a favor da Rachel com o Joey. Mesmo assim, meu favoritíssimo pessoal é o Chandler (não pra ficar com a Rachel, ew). O Ross é só engraçadinho e meio chato.

    ResponderExcluir
  7. Te dizer que quando Rachel ficou com Joey eu não senti "aquilo", sabe? Não pareceu natural como quando ela ficou com o Ross pela primeira vez.
    Eu concordo com tudo que tu falou do Ross, sempre achei ele super mimado e eles só foram e voltaram várias vezes por culpa dele, por ser extremamente ciumento e imaturo.
    Meeeesmo assim, eu não consigo encaixar Joey e Rachel, apesar de AMAR Joey. Era fissurada nele quando criança. haha

    Amo Chandler&Monica DE PAIXÃO. É o casal mais apaixonado do mundo! No blog da Analu, comentei que o meu casal preferido de todas as séries é Ross&Rachel por tamanho drama que envolve aqueles dois, mas se for falar de paixão e química eu fico com Chandler&Monica. :D
    Beeijo!

    ResponderExcluir
  8. acho que fiquei condicionada a Ross & Rachel, mas, nossa, você tem toda a razão. Eu gostava quando teve a história do Joey & Rachel, eles formavam um bom casal, bem divertido. Achei chato que só o Joey ficou sem namorada no final do seriado. Deviam ter arrumado uma menina bem legal pra ele, porque ele merece.

    ResponderExcluir
  9. hahahahahahaha
    eu li tambem os posts da AnaLu! Adoro aquele blog rs..

    Adoro Friends também, talvez não tanto como vocês. Fã mesmo eu sou da Rachel.

    beijoca

    ResponderExcluir
  10. Engraçado, já eu acho que a Rachel deveria ficar sozinha, porque ela não é do tipo que se "amarra" em um relacionamento. Acho ela avoada demais, indecisa demais. Isso é pano pra manga :P

    ResponderExcluir
  11. Então. Se tem um pedaço entre as 10 temporadas de Friends que eu não gosto, é essa parte que Joey resolve se apaixonar pela Rachel. Eu adoro o Joey (pq amar mesmo eu amo o Chandler), mas eu sou uma pessoa que não gosta de mudanças, já te falei. E mesmo concordando com você em tudo a respeito de Ross (eu não ia NUNCA aguentar alguém devoto do meu lado - e tenho experiências de vida que eu FUGI literalmente de gente assim), eu também acho o Ross criança, mimado, chato, egoísta demais e todo o resto das coisas que você falou. Mas se desde o início o negócio foi Ross-Rachel, chegar lá na oitava temporada e querer colocar na minha cabeça que o negócio agora é Joey-Rachel foi demais pra mim. E eu também acho que pra gente ficar com alguém pra sempre tem que rir de si mesmo, tem que rir junto e tem que gostar igual. Por isso, meu casal preferido da série e de toda a ficção é Chandler-Mônica. Esse sim é o relacionamento que eu queria pra mim. :)

    Beijo

    ResponderExcluir
  12. AHHHHH, por que eu sempre tô excluída de alguma coisa?! Nunca assisti Friends direitinho, então não posso opinar! Whatahell. :/

    ResponderExcluir
  13. Assisti muito Friends na minha infância, mas te juro que só me lembro nitidamente de um episódio em que a Phoebe toca violão canções que ela compôs. Era uma versão bizarra de Audrey Hepburn em Bonequinha de Luxo.
    Beijão.

    ResponderExcluir
  14. devo ser uma das poucas pessoas que não curte friends hauehuahu eu li um pedaço do post e me senti perdida, assisti poucos episódios só pra confirmar que eu não estava sendo realmente preconceituosa, mas enfim eu acho esse cara "joey" bem engraçado em outros trabalhos dele :P

    ResponderExcluir
  15. AHUAHAUHAU. Acho que a Analu não curtiu esse post. Ah, eu adoro o Ross e a Rachel, então discordo totalmente nisso de a Rachel combinar mais com o Joey. Sempre achei os dois meio nada a ver juntos, sabe?! Fico com um ? na cabeça sempre que aparece uma cena dos dois. Maaaaas... o Joey é bem mais legal mesmo! Dos homens, acho que é o mais legal. Apesar de achar impossível definir qual dos seis amigos é o mais adorável. Sei lá, complicado. =(

    ResponderExcluir
  16. ACHEI ALGUÉM QUE CONCORDA COMIGO ALELUIA IRMÃOSSSSSSSSS!

    ResponderExcluir
  17. Gosto do Joey, é meu personagem favorito, sem sombra de dúvida! Mas concordo com o final dele: solteiro. Não vejo o Joey em um relacionamento sério. Ele é um grande amigo. O melhor de todos, com o maior coração. O cara mais fofo do mundo. Mas é isso. Tanto é que o relacionamento dele com a Rach não deu certo justamente por isso. Eles são amigos demais, quase irmãos. Não funciona.
    O Ross têm todos os defeitos do mundo, mas também é um cara doce e com o coração enorme. Ross peca por tentar agradar, por tentar ser o melhor namorado, por amar demais. É um cara difícil, sim. Mas a Rach o ama, de verdade. Não da maneira louca dele, porque cada um ama de um jeito. Mas do jeito dela. E quando a gente ama, de verdade, a gente aprende a conviver com os defeitos do outro. Nenhum relacionamento é perfeito.
    Acho linda a amizade da Rach com o Joey. Mas também acho lindo o relacionamento dela com o Ross. Nem sempre dá para achar tudo num cara só, e é por isso que temos amigos. (:

    ResponderExcluir
  18. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, parei de ler qdo vc disse q a rachel nao sabia q o ross gostava dela no colegial, no piloto da série qdo eles estao na sala conversando o ross diz q sentia algo por ela e ela diz q sabia disso.
    Qdo o Ross diz o nome dela no casamento com a Emily a Rachel falando com a Phoebe deixa claro q sabia dos sentimentos do Ross desde o colegial.
    Acho q vc inverteu os papéis pq quem é mto mimada e irritante é a Rachel, pra mim a pior personagem dos 6, o Ross é o personagem mais centrado da série e mais maturo. Não vejo ele mimado.

    ResponderExcluir
  19. eu gostava de ross e rachel , ate chorei no primeiro beijo deles , e tbm assim q ela chega no casamento dele com Emily p falar q ainda gosta dele , e eles se abraçam e ela acaba n dizendo . CHOREI PAKAS , mas dai fui achando ross devagar dms , e o romance um pouco sem nexo qnd o Joey se apaixonou por ela foi tipo (AGORA SIM!!!!!) AMEI... ELES DOIS JUNTOS SÃO PERFEITOS .. acho q eh o único ponto q eu sou meio assim :/ com a serie .. queria q eles ficassem juntos .

    ResponderExcluir