quarta-feira, 17 de outubro de 2012

O incrível meme literário de um mês - parte dois

Como havia combinado, é chegada a hora de postar a segunda parte do meme literário de um mês, proposto pelo blog Happy Batatinha. Quem perdeu a primeira parte pode conferir minhas respostas aqui e mesmo que a brincadeira já esteja em andamento, você também pode arrumar um esquema próprio para participar. :)



08 - Cite um livro que você gostaria que nunca acabasse: 

A Culpa É Das Estrelas. O que eu senti lendo esse livro foi tão gostoso, emocionante e maravilhoso que ele ainda não voltou pra estante. Fica aqui em cima da minha mesa e vira e mexe eu preciso pegá-lo de volta para dar uma futricada em certas citações. Foi uma leitura muito especial, um livro do tipo que eu devoraria fácil mas que me forcei a postegar a leitura porque era tudo bom demais e não podia ter fim. Nem consigo imaginar como torná-lo infinito, só sei que meu coração de leitora apaixonada queria viver pra sempre dentro do diário de Hazel Grace.

09 - O que você acha dessa moda de livros que acabam virando séries? É contra? A favor? Não fede nem cheira?

Li poucas séries até hoje, muito mais pelo desinteresse pela história do que pelo fato de ser um livro em série. Não sou a maior fã do mundo muito mais pelo gênero - que no geral é aventura e fantasia - do que pela questão de serem vários livros. Só questiono um pouco se todas essas séries de livros que existem hoje realmente foram concebidas como tais ou acabaram se desdobrando em vários volumes por oportunismo da editora e dos autores que viram ali uma oportunidade de ganhar dinheiro fácil. A Tatiana Feltrin sugeriu isso no seu vídeo sobre Jogos Vorazes e fiquei um pouco encucada a respeito disso, o que acham?

10 - Spoilers te assustam? Fica triste quando lê algum sem aviso prévio ou não faz diferença saber detalhes essenciais da história? 

Eu gosto de ser surpreendida. Acho deliciosa a sensação de ser totalmente pega de surpresa e passar dias pensando: como é que não pensei nisso antes? Apesar disso, já li diversos livros sabendo o final ou alguma revelação importante da história e nem por isso deixei de gostar, ou não fiquei mexida por aquilo. Spoilers só atrapalham livros ruins que concentram todo seu poder em uma sequência de acontecimentos. Sou da opinião de que se o livro é bom, você pode saber a história de trás pra frente e ainda assim a leitura valerá a pena.

11 - Na sua opinião, o que faz um grande escritor? E um grande livro? Quais são as qualidades essenciais em ambos, para que estejam entre os melhores?

Nunca parei para pensar sobre isso e sei que se o fizesse agora não responderia isso tão cedo, mas acredito que um bom escritor precisa ter talento e colhões. Eu sei que é uma resposta meio óbvia, mas talento, na minha concepção, não é simplesmente saber escrever um texto coerente e coeso. Isso é redação do Enem, não literatura. Talento é aquela coisa que faz um amontoado de palavras juntas, sejam elas palavras bonitas e sofisticadas ou as mais simples do mundo, dançarem aos olhos de quem lê, de uma forma especial e cheia de significado. Já os colhões, minha gente, é porque eu acredito que não existe um escritor bom que seja frouxo. Precisa ter fibra pra construir personagens, passar a substância pra eles, ter alguma coisa pra dizer, senão não sai nada. E um bom livro precisa ter uma espinha dorsal coerente, personagens carismáticos e profundidade - não no sentido que todos os livros precisam ser cabeça, mas no sentido de não se limitarem a contar uma historinha.

12 - Você prefere livros narrados em primeira ou terceira pessoa? Na sua opinião, o tipo de narrador pode influenciar a história?

No geral gosto mais de terceira pessoa, pois assim me sinto mais próxima dos personagens, no geral consigo entendê-los muito melhor, e acho que isso deixa a história muito mais rica. Acho que o narrador influencia totalmente, já que ele condiciona o ponto de vista sob o qual você vai ver a história, e mesmo que eu goste mais de terceira pessoa, acredito e já li vários livros que não fariam o menor sentido se narrados dessa forma, e não na primeira pessoa. 

13 - Cite um trecho de um livro que você gosta

"O desejo de tornar perenes as histórias, registrando-as em palavras indeléveis, me parece aparentado da convicção de que somos maiores que nossa biologia." O incrível Jonathan Franzen em Como Ficar Sozinho.

14 - Você costuma frequentar bibliotecas? A municipal? Da faculdade? Quantos livros você costuma pegar?

Até os 14 anos eu frequentei assiduamente a biblioteca da minha escola. Aos nove anos até ganhei um prêmio por ter sido a aluna que mais pegou livros em um ano. No colegial a gente não podia levar os livros pra casa, o que destruiu a minha vida porque a biblioteca da escola nova tinha vários títulos muito bacanas e eu não tinha tempo pra ir pra escola só pra lê-los, né? Entrei na faculdade esse ano e logo encarei uma greve de quatro meses, então tive pouco tempo pra usufruir da biblioteca, mas já peguei alguns livros e filmes lá e pretendo usar bastante esse serviço. Quanto à municipal, mesmo tendo ficha e tudo, frequentei pouquíssimo porque ela é bem longe de casa, mas agora estou fazendo francês numa escola que fica no meio do caminho e passo lá perto sempre que estou indo pra aula, e pretendo fazer mais visitas.

Gostaram? Tem opiniões diferentes? Quero saber o que vocês acharam e semana que vem eu volto com a terceira parte!

7 comentários:

  1. Gostei muito das suas respostas, de verdade, mas uma que eu concordo totalmente, sem tirar nem pôr, é a sua opinião sobre o que faz um bom escritor e livro.

    Besoo Anna.

    ResponderExcluir
  2. Essa pergunta das 'séries' anda uma polemican! Cada um entende uma coisa, HAHAHA. Amei esse trecho que você escolheu! Eu fui mais 'fã apaixonada' nesse momento, e só lembrei de Harry Potter e ACEDE, hahaha. No fim, pela lealdade, fiquei com Harry Potter. Assino embaixo do que você escreveu sobre o que faz um bom escritor! Talento, colhões, e muita dança de palavras! <3
    Amo você

    ResponderExcluir
  3. Concordo com tudo que você disse! Quanto a Jogos Vorazes, acho que realmente foi feito pra ser um livro só e acabou se transformando numa série, porque o primeiro livro meio que fecha a história já, não precisaria dos outros!
    Mas cara, a gente respondeu tudo meio parecido! Bizarríssimo hahahaha
    Abraços minha flor de lis <3

    ResponderExcluir
  4. Ainda acho que foi Bananis que viajou na pergunta das séries, haha! Fui até fuçar no blog da idealizadora e ela foi na nossa onda, Annokita, hihi. Sou cabeça dura, eu sei (:

    Amei suas respostas, mas eu acho que as minhas seriam completamente diferentes! Aliás, você já leu "Eu sou o mensageiro"? É do mesmo cara que escreveu A Menina que roubava Livros e seria minha resposta certeira pro livro que eu não queria que terminasse.

    Essa história de talento e colhões seria uma fala perfeita pra algum personagem progressista do Jorge Amado, amiga! Adorei, haha!


    AI, TÔ LOUCA PRA LER COMO FICAR SOZINHO! Mas vem cá, já veio algum chato perguntar se você tá depressiva ou se tá lendo autoajuda? Hahaha.


    Beijo!

    Te amo moooito!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha avó, tadinha! Foi ela que me deu o livro né, aí quando estávamos na livraria e eu escolhi ela olhou com uma cara estranha e perguntou se era autoajuda! HAHA

      Excluir
  5. E cá estou, ficando cada dia mais com vontade de ler A culpa é das estrelas. A culpa é de vocês! hahaha

    ResponderExcluir