quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Filminhos da vez #6 (ou pelo menos aqueles que eu ainda lembro)

Isso não é um projeto e eu vou parar de pedir desculpas por ele.

Teve uma época que eu gostava de ver filmes, me empenhava, lia sobre eles, fazia listas, metas e objetivos. Foi uma época boa, mas ela acabou. Eu ainda gosto de ver filmes, mas eu prefiro fazer outras coisas - ainda que uma dessas coisas seja ver de novo filmes que eu já vi mil vezes. E tudo bem. Essa seção é só pra eu registrar o que eu assisti, porque do contrário eu vou esquecer. Assim sendo, vamos ao que eu andei vendo nesses cinco meses (!). Juro que serei breve (até porque já esqueci da maioria). 

Short Term 12 (Destin Daniel Cretton, 2013): Quando esse filme entrou no catálogo da Netflix, a Rainbow Rowell praticamente obrigou todos os seus seguidores a assisti-lo, porque simplesmente não. parava. de. falar. a. respeito. Confesso que não lembro de muita coisa, mas gostei muito e fiquei com o emocional em frangalhos. O filme conta a história de uma espécie de casa de acolhimento onde adolescentes abandonados ou órfãos ficam até completar 18 anos. O lugar é administrado por jovens que também estiveram nessa situação, e a personagem principal acaba se vendo muito na história de uma menina nova no lugar, e isso acaba trazendo de volta tudo que ela sofreu quando era mais jovem. É um filme realmente forte, e deve afetar especialmente quem tiver vindo de lares abusivos. 

X-Men: O Confronto Final (Brett Ratner, 2006): Na Páscoa (!) fiz uma maratona de todos os filmes dos X-Men já lançados, para me aquecer até o lançamento do novo filme. O terceiro filme saiu numa época que eu já estava desencanando de X-Men (absurdo!) e nunca cheguei a ver ele inteiro. Como a crítica caiu de pau em cima, e na época eu era uma pessoa que ligava pra isso, nunca fiz muita questão de assistir. De fato, é um filme deveras peculiar e algo me diz que ele vai ser simplesmente ignorado na cronologia da história. Apesar de ter seus momentos de breguice extrema (o que vocês me dizem daquela cena final) e furos de roteiro, eu achei ele bem divertidinho. Gosto mais dele, por exemplo, que do segundo, com quase três horas de duração e um roteiro lentíssimo que demora a chegar em algum lugar. I regret nothing.




X-Men: Primeira Classe (Matthew Vaughn, 2011): Gente, outro nível de filme de super-herói. Seria meu favorito da franquia se não fosse pelo meu apego absurdo pelo primeiro, mas em termos de qualidade é definitivamente o melhor. Esse turma dos anos 60/70 é sensacional, e os personagens dos outros filmes que aparecem mais novos simplesmente matam a pau. Pensei que meu útero explodiria com o James McAvoy de Professor Xavier, mas achei ele Tiago Potter demais pro meu gosto. Agora, Fassbender como Magneto elevou um personagem já sensacional pra um outro nível de awesomeness. Adoro a forma como eles inserem o episódio histórico da Crise dos Mísseis com a trama dos mutantes, amei a forma como a origem do Beast foi explorada (sempre foi um dos meus personagens favoritos, antes até do Nicholas Hoult dar aquela ajuda pra ele) e amei o aprofundamento dado para a história da Mística. É a primeira vez que Jennifer Lawrence me ganha sem ressalvas (viu que eu dou o braço a torcer?) e adoraria um Origens sobre ela.
X-Men: Dias de um Futuro Esquecido (Bryan Singer, 2014): O lançamento desse ano segue a mesma linha do First Class, mas a turma do passado se junta com o futuro num filme que fica indo e voltando no tempo. Fiquei um pouco confusa, principalmente por causa do final, esses filmes de viagem no tempo sempre me confundem um pouco. #humanas Ele também traz aquilo que funcionou super bem no anterior, que é misturar fatos históricos com a vida dos mutantes. É um filme muito bom, mas não chegou no nível do Primeira Classe de THIS IS FUCKING AWESOME. Nunca li os quadrinhos, mas tenho um amigo obcecado que me doutrinou bastante a respeito da história, por isso me sinto no direito de ficar nervosa pela perda de espaço de vários personagens (you go Kitty Pride) para dar mais destaque ao Wolverine. De resto, amei o Mercury e as piadinhas internas dele.

Vampire Academy (Mark Waters, 2014): Da série: filmes horríveis que são maravilhosos. É zoado nível hard? É. A produção é pobríssima? Sim. A gente fica com vergonha da maquiagem dos vampiros? Demais. É muito muito muito brega? SIIMMMMM!!! É sensacional? HELL YES!!111 Então, é tipo isso mesmo. O filme é zoadão, a produção é bem capenga, nível altíssimo de breguice e vergonha alheia, porém: maravilhoso. Eu realmente adorei a série de livros (preciso muito escrever sobre) e acho que eles mereciam um filme melhorzinho (até porque eu preciso de um segundo filme porque eu preciso de um Adrian personificado), mas esse me divertiu bastante (é o mesmo diretor de Meninas Malvadas!) e acho que a Zoey Deutch foi uma Rosinha absolutamente perfeita. Vem, Frostbite!

A Culpa é das Estrelas (Josh Boone, 2014): Bom, eu já falei sobre todas as emoções que experimentei vendo esse filme no cinema, então acho desnecessário repetir que amei demais. Enquanto adaptação, acho o filme perfeito: respeitou a essência do livro e dos personagens, e acaba corrigindo alguns "defeitos" da obra, que impediram algumas pessoas de curtirem o livro. Shai e Ansel são Hazel e Gus perfeitos, e os coadjuvantes não ficam pra trás (TE AMO, NAT WOLFF). É um filme triste, mas tem momentos onde é possível dar genuínas gargalhadas - e quando é pra chorar a gente chora mesmo. Se pudesse mudar algo, colocaria uma trilha sonora mais expressiva. O mimimi acústico predominante do Ed Sheeram e da Birdy não me emocionou em momento algum (DSCLP), e senti falta da vibe Hectic Glow.

Hoje Eu Quero Voltar Sozinho (Daniel Ribeiro, 2014): Esse filme me enche de orgulho! Acompanho a história desde o curta lançado em 2010 e fiquei muito feliz que a história conseguiu chegar no cinema, com tanta qualidade. Fiquei emocionada por ter a chance de ver o filme no cinema da minha cidade, uma iniciativa de fãs pra levar Hoje Eu Quero Voltar Sozinho pra mais salas do cinema (inclusive no interior), e me apaixonei pelo resultado. Dá gosto de ver um trabalho brasileiro autoral como esse conquistar tanto público e ainda ganhar prêmios dentro e fora do país. Curti demais a transição do curta pro longa, aprovei o desenvolvimento dos personagens e as histórias paralelas. Os atores são ótimos e a trilha sonora é fantástica: Belle & Sebastian como tema principal, além de Cícero e David Bowie. Amor!

Jogo de Cena (Eduardo Coutinho, 2007): Minha professora de TV passou um trecho desse documentário em sala, e eu achei tão incrível que fui atrás dele assim que cheguei em casa. O Coutinho colocou um anúncio no jornal chamando mulheres comuns para contar sua história de vida diante da câmera. O depoimento das mulheres é intercalado com atrizes dando o mesmo texto que elas, e é incrível a forma como ele flerta com a realidade do documentário e a interpretação visceral das atrizes. Em alguns casos, a gente fica meio em dúvida se a atriz está contando a própria história ou simplesmente interpretando o monólogo da vida alheia. As personagens da vida real dele tem histórias de vida muito impressionantes, e a maioria delas também muito forte. Chorei horrores assistindo e passei semanas pensando nelas.

O Espelho (Mike Flanagan, 2013): Eu e minha via crucis em busca de bons filmes de terror contemporâneos. Achei O Espelho bem honesto, e curti bastante a proposta. O roteiro tem uma estrutura bem legal, fazendo com que a história do filme se passe simultaneamente no passado e no presente. Do meio pro final, quando as coisas realmente esquentam, essas duas dimensões meio que se encontram, e ele brinca com a sua percepção. Não dá pra saber o que está acontecendo de verdade, o que é memória dos personagens e o que não passa de ilusão. Como a maioria dos seus companheiros, ele peca pelo excesso no final do filme, ao pesar a mão nas criaturas que aparecem, recurso que eu não curto muito e que acaba tirando um pouco do suspensa da história.


Malévola (Robert Stromberg, 2014): Queridos leitores, achei esse filme uma morte horrível. Fãs que me desculpem, mas ele é uma absoluta enganação. Encheram tanto o peito pra falar que criaram uma Malévola humanizada, diferente do maniqueísmo da animação, que simplesmente se esqueceram de desenvolver os outros personagens. Aurora, o rei, as fadas e todo o resto são simplesmente acessórios para que a história da Malévola se desenrole, o que contribui para que eles não façam o menor sentido. O roteiro é cheio de furos, o filme acaba tão logo entra no ritmo, a Aurora é uma boba alegre e as fadas são retardadas. O que salva o filme é o personagem do Corvo (pouco explorado) e a produção, que recria muito bem cenas do filme clássico e faz cenas de ação interessantes.

Os Homens São de Marte... E é pra lá que eu vou (Marcus Baldini, Homero Olivetto, 2014): Eu sou bem chata com filmes de comédia, então o fato de eu ter gargalhado vendo esse filme, até o ponto de babar e a barriga doer, conta muito. É um filme bestinha, desses que a gente sabe como vai terminar desde o começo, mas a jornada vale a pena porque a Monica Martelli (que protagoniza e assina o roteiro) é uma criatura fantasticamente engraçada, e as situações narradas por ela são hilárias. Os coadjuvantes também funcionam muito bem, principalmente o Paulo Gustavo (mesmo personagem sempre? sim. incrível mesmo assim? oh yes) e a Dani Valente. Filme gostoso de ver domingo à noite, pra morrer de dar risada, se identificar com umas histórias e terminar com o coração quentinho.


Vou encerrar por aqui, senão o post fica muito grande. Semana que vem eu termino de contar o que eu vi nesse longo tempo e o que tenho visto nos últimos dias. Até lá, vocês podem me acompanhar no Filmow, onde tento avaliar e tecer comentários (poucos, juro) sobre o que vejo. Vocês gostam desse formato de post? Me sugiram uns filmes legais, vai que eu me animo!

10 comentários:

  1. Salvei o post porque tem filmes muito legais que gostaria de assistir hihi. Eu também estou nesse ~hiatus~ de assistir filmes :/
    Eu nunca tinha dado muita bola pra X-Men, até esse ano só tinha assistido ao primeiro, depois que descobri que o Fassbender e James faziam o filme, fiz maratona e realmente o First Class é maravilhoso!
    Eu fiquei super curiosa pra assistir o primeiro filme (e ainda tem no Netflix <3) e o documentário.
    Uma dica de filme, que foi o ultimo que assisti: o grande hotel Budapeste. É maravilhoso!
    Beijos!
    http://www.deborabp.wordpress.com

    ResponderExcluir
  2. Cê sabe que esse tá longe de ser meu estilo de post favorito porque: eu nunca vi nada e nunca sei o que comentar. MAS dessa vez eu vi. DOIS. No mesmo dia, rs. Assisti "Os homens são de marte", chorei de rir, levantei a cabeça, saí do cinema e entrei de novo para a pré estreia de "TFIOS". Sim, eu detonei minha comédia vendo um drama depois, sou dessas. Eu já conhecia OHSM pela peça, que vi duas vezes de tanto que amei. Como quase tudo o que a gente vê adaptado nesse mundo, acho a peça mais engraçada, porque né, é um monólogo então a Mônica conta tudo pelos olhos dela e ela imita os outros personagens. Muita coisa foi cortada no filme, e perdemos piadas SENSACIONAIS. O amigo gay, por exemplo, ela conhece quando ela SAI com ele, porque a tia avó dela arranja os dois. E ela contando que acaba virando amiga porque descobriu que eles estavam no mesmo barco: "NÓS DOIS PROCURÁVAMOS A MESMA COISA: UM HOMEM" é muito engraçado. MAS ENFIM. O filme ficou uma delicinha mesmo. E sobre TFIOS eu não falo mais porque esgotei tudo o que tinha para falar a respeito. Hoje eu apenas amo amo e amo sem ter que falar sobre. Já assisti 4 vezes, hihi.
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
  3. Ana, eu vi o trailer de Short 12 aqueles dias e até me emocionei, quero muito ver o filme, só falta tempo! Eu preciso fazer maratona de todos os filmes do X-men, até porque nem tenho certeza se cheguei a ver o 2 inteiro, mas realmente o Primeira Classe eleva o nível dessa franquia, eu fiquei embasbacada em o quanto é ótimo! Eu não era muto fã do Magneto, mas meu impossível não amá-lo depois desse filme. Não vi o último ainda, mas já sei que vou curtir :3
    AMO VA também! Toca aqui o/ e eu não sei que feitiço colocam nesse filme, porque é uma MERDA, mas no final você fica "aaah até que é bom", acho que deve ser o desejo enorme que os fãs tinham de ver tal história maravilhosa nas telas... E eu preciso de Adrian também <3
    ACEDE é um livro que me tocou bastante também e eu estava mega ansiosa para o filme! E ele cumpriu minhas expectativas, Ansel é um Gus incrível, não conseguia desgrudar os olhos deles. Só não chorei nem um terço do que pensei que ia, acho que minhas lágrimas secaram no livro haha
    Malévola já não estava muito empolgada, agora com seu comentário então... E Hoje Eu Quero Voltar Sozinho deve ser doce e maravilhoso, assisti apenas ao curta é meu coração se derreteu :3
    Mas, na verdade eu só comentei aqui para te indicar um filme do Coutinho. Eu trabalhei com ele praticamente o semestre todo na disciplina de Introdução ao Doc. Brasileiro e me apaixonei pelo modo como ele faz cinema! As Canções, que é seu último filme é ótimo e como sou toda chorona com pessoas contando e se emocionando chorei bastante, mas o que tocou meu coração mesmo e me fez sentir como se conhecesse os personagens e quisesse conversar com eles foi Edifício Master, assista é lindo <3 Vi recentemente Ligados pelo Amor e achei legalzinho, talvez você curta! E A Hora do Espanto é legal como suspense!
    Gosto desse estilo de post, fica bem organizado e distribuído!
    Beijoooos! :D
    http://vanille-vie.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não revisei o comentário e agora tá cheio de erros :(
      mas, valeu a intenção! HAHAHA

      Excluir
  4. eu curti malévola mas não posso deixar de concordar que de fato o restante dos personagens foram bem pouco trabalhados. e sim, o corvo deveria ter sido mais explorado :) but, ainda assim gostei

    esse último do x men tô querendo assistir. é tanta gente falando bem e mal que me bateu a maior curiosidade, HAHA

    fiquei curiosa quanto ao short term 12 e o espelho. vou colocar aqui na lista dos próximos a assistir.

    curti esse post viu. acho sempre válido indicações de filmes :) principalmente os que não são muito falados e acabam passando despercebidos :*

    ResponderExcluir
  5. Me identifiquei totalmente com esse post. Como boa fã de X-Men e eternamente apaixonada pelo Wolverine (clichê) eu estava super ansiosa, contando os dias pra esse novo. E igualzinho a ti, eu n tinha assistido o três todo, então corri atrás pra chegar no cinema sabendo de tudo. A moral é que me confundi toda. Eles simplesmente ignoraram o terceiro, Jean e Ciclope não morreram coia nenhuma. Assim como o professor Xavier. E o Magneto Gandalf graças a Deus não perdeu seus poderes. No fim das contas isso foi bom, pq o terceiro foi mt nada a ver. Eu to ansiosa pelo próximo, veremos. De qualquer forma o 1 é o the best ever. Eu tbmmmm adoro filmes de terror e sempre busco aqueles que vão me deixar chocada e agarrar o excelentíssimo em cada susto, mas ultimamente anda complicado. Eu vi um de vampiros q era tão ruim q nem lembro o nome, e O nevoeiro que pelamordedels, Stephen King bebeu umas e fumou outras quando escreveu aquela história. Enfim, te adicionei no Filmow, acho a melhor rede social de todas <3

    ResponderExcluir
  6. AH! Faltou dizer que Jogo de Cena é sensacional e eu ficava chocada depois que alguma mulher terminava de contar uma historia chocante emocionante e dizia no final: E foi isso que ela disse. COMASSIM? É uma confusão muito bacana e o Coutinho era foda!

    ResponderExcluir
  7. Adoro ler post que falam sobre filmes assim, dá vontade de ver todos o mais rápido possível, dessa lista vi "A culpa é das estrelas", li o livro antes e gostei da fidelidade do diretor ao fazer o filme.
    Amei, Beijos.

    ResponderExcluir
  8. Primeiramente, A culpa é das estrelas: sem comentários. Amor absoluto. Apenas.
    Vampire Academy: Você falou tanto que eu to louca pra assistir, sabia? Tá na lista!
    Malévola: Jura que você não curtiu? Eu amei demais. Amei mesmo. Mas sobre os demais personagens, concordo. Mas não consigo amar menos. Achei genial. A maquiagem, a fotografia, a história, tudo.
    Os Homens São de Marte... E é pra lá que eu vou: Estou amando esses novos filmes brasileiros. Tenho dado muitas risadas. Gargalhei demais no cinema. Você assistiu SOS Mulheres ao Mar? É DEMAISSSSSSSS TAMBÉM. FICA A DICA. Amo esses seus posts, viu. E te amo também. Beijosss!

    ResponderExcluir
  9. Malévola é um terror de tão ruim! rs Postei sobre ele hoje. Vim conferir seu post por causa da indicação de uma amiga.

    Short Term 12 ta na minha lista "vou ver", me falaram super bem! :)

    www.elianalee.blogspot.com.br

    ResponderExcluir