quinta-feira, 19 de março de 2015

Rory & Jess

(Contém alguns spoilers de Gilmore Girls que não vão atrapalhar sua vida) 

Minha maratona de Gilmore Girls tem ido muito bem, obrigada. Não vou dizer a todo vapor porque estamos há meses nessa e eu ainda estou no meio da terceira temporada, mas meu ritmo com série é assim mesmo. Fico revezando entre várias e não termino nenhuma, é absolutamente ineficiente (principalmente se já assisti antes) - recomendo a todos. O importante é que entre a segunda e a terceira temporada acontece a coisa mais emocionante de toda a série: Rory e Jess começam a namorar.

Gente, Jess Mariano. Como começar a explicar Jess Mariano pra um leitor não familiarizado com esse conceito de bad boy complicado e perfeitinho, que gosta de punk, de literatura e de cometer pequenos delitos com a mesma paixão? Tudo isso de jaqueta jeans, munhequeira, sobrancelha levantada, e um sorriso torto que faz até com que a gente esqueça que ele é baixinho. 

OLAR
De todos os namorados que a Rory tem ao longo da série, o Jess é de longe o meu favorito. Aliás, deixa eu ser sincera: o Jess é o único realmente interessante. Ok, ele também é um babaca. Babaca o suficiente pra eu não ter coragem de relativizar a imaturidade e o egoísmo dele em nome da sua linda boquinha torta, mas o importante é que Jess é o namorado que desperta o lado mais legal da Rory. 

Veja bem, eu AMO a Rory, ela é uma das minhas personagens femininas favoritas da TV e o principal motivo pra isso é que ela é muito mais que a menina que vive com o nariz enfiado nos livros. Adoro me identificar com o amor dela pelos livros, e tenho a moça como minha inspiração sempre que quero muito alguma coisa ou quando penso em todos os livros do mundo que eu ainda tenho que ler. No entanto, ela tem esse outro lado de pessoa obcecada por cultura pop e filmes ruins, ela lê livros subversivos e gosta de punk, e é capaz de sair totalmente da sua figura de menina de ouro de Chilton/Yale pra fazer umas loucuras. Tipo matar aula e fugir pra Nova York. Tipo atirar ovos no carro dos outros só porque está muito brava. Tipo roubar um beijo do menino que ela gosta, por mais que ache isso errado. Tipo todas as coisas que ela faz pelo Jess. 

Não tem nem discussão, os episódios em que ele aparece são sempre os melhores. 


E como cheguei na fase em que eles finalmente namoram, meu mundo foi abaladíssimo por esse relacionamento. Tudo porque, meu Deus, TODOS OS SENTIMENTOS!!111 O legal dessas séries mais sutis e lentinhas é que um casal demora tanto pra se formar que fica tanta tensão e expectativa acumuladas que um segurar a mão do outro já é motivo pra um surto fangirl. Eu, pelo menos, quase sofri um derrame cerebral numa cena em que Jess entrelaça seus dedos no de Rory, puxa ela pra mais perto, os dois dizem "Hi" e é isso. Não me surpreende o fato dos atores terem começado a namorar de verdade nessa época. Os dois se apaixonaram por eles mesmos. Eles nem chegam a se beijar e dá pra ouvir meu coração batendo mais forte. Porque eu sou patética assim mesmo, e acredito que se a Rory um dia assistisse Gilmore Girls, ela e a Lorelai teriam o mesmo tipo de reação. 

Eis que hoje de manhã eu percebi que, além de sofrer com borboletas na alma vendo casal adolescente dar a mãozinha, eu tinha todas as músicas deles no meu celular - e sabia dizer exatamente quando cada uma tocada, inclusive com alguns diálogos decorados. Percebi que isso poderia ser um bom mote para mixtape, já que a trilha de Gilmore Girls é sensacional, e em menos de uma hora tinha uma lista completa. Nesse mix coloquei as músicas que tocam em momentos importantes da história de Rory e Jess e também algumas outras que me fazem lembrar os dois, por diversos motivos - clique em 'leia mais' para saber o contexto de cada uma. Como estava com muito tempo livre, subi as músicas no 8Tracks, que é minha plataforma favorita pra isso, mas também montei uma listinha no Rdio e no Spotify. Fala sério, melhor blogueira. 

Mas usuários do Spotify vão perder a maravilhosa faixa bônus, um motivo pra vocês abandonarem esse site feio pra brincar comigo lá no Rdio - que tem uma interface bonita e Taylor Swift no catálogo. 


Ouça também no Rdio ou no Spotify

01 Then She Appeared (XTC)
02 Girl From Mars (Ash)
03 Monkey Gone to Heaven (Pixies)
04 Human Behaviour (Björk)
05 Beat Your Heart Out (The Distillers)
06 I Blame Myself (Sky Ferreira)
07 That Great Love Sound (The Raveonettes)
08 Suffragette City (David Bowie)
09 Cool Jerk (The Go Go's)
10 52 Girls (The B-52's)
11 You're No Rock'n'Roll Fun (Sleater-Kinney)
12 Troublemaker (Weezer)
13 3AM (Kate Nash)
14 Oh! (Sleater-Kinney)
++ Bônus track: Treacherous (Taylor Swift)

FAIXA A FAIXA


01 Then She Appeared (XTC)
É a música que toca no primeiro beijo oficial dos dois, quando eles começam a namorar. "É bom saber que, independente do que aconteça entre a gente, pelo menos agora a gente sabe que essa parte funciona". ♥

02 Girl From Mars (Ash)
É a música que toca depois de eles terem uma daquelas tantas briguinhas que são meio flerte, meio raiva, e aqui um dos primeiros grandes reconhecimentos de um no outro - já que Jess usa referências literárias maravilhosas e Rory fica balançadinha. Porque lógico.

03 Monkey Gone to Heaven (Pixies)
É a música que está tocando na loja de discos que os dois visitam juntos em NY.

04 Human Behaviour (Björk)
Essa música toca no final do episódio do Bracebridge Dinner, quando Rory vê que a l g u é m destruiu o boneco de neve super elaborado do concurso dos bonecos de neve, colocando o que ela e Lorelai fizeram em vantagem. Foi o Jess que disse também que o boneco delas parecia com a Björk.

05 Beat Your Heart Out (The Distillers)
A música não toca na série, mas tá aqui porque uma vez Jess surpreendeu a Rory com ingressos pra ver um show da banda.

06 I Blame Myself (Sky Ferreira)
O refrão dessa música diz "I blame myself for my reputation", o que me lembra um pouco a Rory cansada das pessoas ficarem culpando o Jess pelo acidente de carro que eles sofreram, quando na verdade ela sente que a culpa foi dela, uma vez que ela que pediu que ele dirigisse e ela que pediu pra eles andarem mais de carro.

07 That Great Love Sound (The Raveonettes)
Não aparece na série e nem tem uma referência auspiciosa, mas acho essa música a cara deles? Gotta love amor punk rock.

08 Suffragette City (David Bowie)
Essa música toca rapidinho ao fundo numa cena, e é o Jess sozinho que ouve, mas qualquer motivo é motivo pra se colocar David Bowie numa playlist.

09 Cool Jerk (The Go Go's)
Além do fato de a Rory comprar um disco das Go Go's em Nova York com o Jess, essa música se chama COOL JERK, a definição perfeita de Mr. Mariano. Pra deixar minha curadoria ainda mais precisa, essa música está no disco que a Rory compra - só faltou o autógrafo da Belinda.

10 52 Girls (The B-52's)
Música toca aleatoriamente no fundo num episódio em que eles conversam por telefone, logo depois de Jess se mudar pra NY.

11 You're No Rock'n'Roll Fun (Sleater-Kinney)
Gente, tudo que eu queria dizer pro Dean. Amigo, YOU'RE NO ROCK'N'ROLL FUN.

12 Troublemaker (Weezer)
O nome diz tudo, Jess é o troublemaker que abala nossos corações.

13 3AM (Kate Nash)
A letra dessa música é super fofa, com uma Kate Nash apaixonadinha e sofrendo com insônia e ideia fixa. Me lembra a Rory quando começou a gostar do Jess e a ficar meio biruta por conta disso.

14 Oh! (Sleater-Kinney)
Musiquinha punk de amor cuja letra me lembra muito os dois ♥

++ Bônus track: Treacherous (Taylor Swift)
Gente. THIS SLOPE IS TREACHEROUS, THIS PATH IS RECKLESS, THIS SLOPE IS TREACHEROUS AND I I I LIKE IT 

13 comentários:

  1. Ai, mas esse post é o meu preferido de todos do mundo sobre Gilmore, certeza absoluta. Ninguém entende meu amor pelo Jesse e muito menos do amor que tenho pelo casal. Só você, migs <3 Queria muito que Jesse fosse forever e não sabia que eles tinham namorado na vida real!!!!!!!11 and i think that's beatiful
    <3
    Já baixei todas as músicas sim ou claro?
    Beijos! <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. E eu que fiquei escrevendo JessE e achando maravilhoso? HAHAHAHA

      Excluir
  2. Amiga, preciso tanto assistir Gilmore Girls! Já tentei começar duas vezes e amei o comecinho, mesmo sem ter passado do ep 5 em nenhuma das vezes. Mas é que não tenho nenhuma disciplina pra ver série online em qualquer site que não seja o netflix e não organiza exatamente qual o próximo ep que eu tenho que ver, de forma que eu nunca lembro e fico muito mau-humorada, aí desisto. Vivo prometendo que vou comprar o box de GG, porque tenho certeza que vou amar muito. Quem sabe nesse ano eu não faça isso de uma vez?
    E: amorzinho adolescente, ai, <3
    Te amo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem no catálogo americano do Netflix, é só usar uma extensão no Chrome que mude sua localização ;)

      Excluir
  3. Uau! Vim comentar aqui só porque é GG (o único GG que importa, vale frisar). Quando eu assistia a série, long time ago, eu era #teamDean e jess pra mim era tipo, WTF. Mas hoje, crescida, hahaha, eu entendo o que Rory viu nele. Ela precisava de um BadBoy na sua vida. Não adianta, a gente sempre gama, rs. Saudadeeee da melhor série! Por que não tem na Netflix? Só tenho as duas primeiras temporadas.

    ResponderExcluir
  4. Se tem um tópico em Gilmore Girls que levanta extensas discussões, esse é qual namorado da Rory é o favorito. Eu, pessoalmente, tenho um carinho enorme pelo Dean, e consigo entender o lado dele, mesmo com todos os defeitos. Mas o Jess é fascinante, fato que ninguém pode contestar. Eu gosto do Jess por ele ser o Jess com todos os atributos que você mencionou no post, e por todas as interações dele com o Luke, que são hilárias. Realmente, só não consigo gostar dele como namorado da Rory, porque, para mim, foi difícil aturar a falta de honestidade dos dois até finalmente ficarem juntos. Mas, apesar de eu ter essa opinião contrária à sua, eu amei o post. <3 Sou feliz trocando ideias sobre GG. *fangirl*

    Sobre a playlist: não precisei ouvi-la, porque acabei de perceber que as músicas já estão gravadas na minha cabeça. Na verdade, estou viciada em Girl From Mars desde o começo do ano, sem enjoar. <3² Jess e Rory pode não ser o meu casal favorito, mas a trilha sonora deles é infinitamente melhor, e isso é difícil de contestar também.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Sdds GIlmore Girls, eu nunca terminei de ver e queria muito todas as temporadas pra fazer uma maratona. PORÉM não tenho dilmas nem coragem de baixar tudo no pc... Coitado já tem todas as temporadas de Arrow e Flash em 1080 e mais uns 600 episódios dos meus animes e AI! Hahah AMO AMO AMO O MILO VENTIMIGLIA mesmo ele sendo baixinho e ele era um feto em GG haha

    Faz tempo que você não faz mixtape Annoca, gostei de ver/ouvir essa dai.

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tem no catálogo americano do Netflix, é só usar uma extensão no Chrome que mude sua localização ;)

      Excluir
  6. Preciso dizer primeiro que tô chocada que Analu nunca viu Gilmore Girls! Vou lançar esse tópico para discussão no Zap Zap!

    Então....eu não gostava tanto de Jess assim. Achava ele meio inconsequente demais da conta, mas sentia sim a química que havia entre ele e Rory, isso é inegável. Sempre fui Team Dean (sei, pode me matar afinal o cara casou e ainda traiu a mulher com a Rory) mas fazer o que, a gente não manda no coração.
    Só sei que essa série é algo que eu amo de paixão. Tenho todas as temporadas em DVD e tô com saudade. Talvez eu comece uma sessão revival algum dia desses.

    Vou ouvir a Playlist porque pelo nome não conheci muitas músicas não... #aquelas!!!

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Cê sabe que amo esse ator desde que ele fez Oposity Sex, e onde ele ainda nem sonhava em ser o encantador e perturbado namorado da Rory <3

    ResponderExcluir
  8. Posso amar pra sempre esse post, Anna?

    Hhahaah ENTÃO, os namoros da Rory nao foram lá muito bons, sabe? O Dean (a primeira vez) era tão água com açúcar que eu nem lembrava que eles namoravam... O Logan, aaaaaagrrrrrrrrrrrrrr eu não suporto! ez parte da época que eu menos gostei da Rory, quando ela me parecia muuuuito mimada e chata.
    Então sobra o Jess, que apesar de eu não amar terrivelmente, concordo que seja o melhor namorado da Rory. Afinal, eles combinavam e tinham certa química <3
    A trilha sonora é sensacionaaaaaallllll, senhô! Mágico. Vontade de rever tudo mesmo tendo visto o ano passado. Sdds das primeiras temporadas haha bjssss

    ResponderExcluir
  9. FINALMENTE achei tempo pra poder ler esse teu post (e inclusive estou escutando a playlist nesse momento), e adorei tudo.

    "Gente, tudo que eu queria dizer pro Dean. Amigo, YOU'RE NO ROCK'N'ROLL FUN." É, miga, tamo junto.

    Eu detesto o Dean. Não consigo colocar em palavras o quanto acho ele insuportável. Só de olhar aquela cara dele eu tenho vontade de estapear. Jess é muito superior. Eu super cairia por ele se fosse a Rory (ou até eu mesma). Uma vez já me envolvi com um wannabe Jess, só que mais babaca. Risos.

    Enfim, Rory&Jess. ♥♥♥

    Beijos!

    Obs.: o boneco da Björk HSADFDKJFHDKSFHDSF

    ResponderExcluir
  10. Anna, que playlist maravilhosa! <3
    David Bowie é muito pro Jess, dá pra ouvir e vê-lo direitinho. :)

    Adorei, as que não conhecia já coloquei no celular, porque sim.

    Beijos.

    ResponderExcluir